Fotos

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Suicídio: uma tragédia silenciada pelo tabu



Resultado de imagem para Suicídio: uma tragédia silenciada pelo tabu  Suicídio ou autocídio (do latim, sui, ou do grego autos: “próprio” e do latim caedere ou cidium: “matar”) é o ato intencional de matar a si mesmo.

Nos últimos meses, temos sido impactados com o aumento de casos de suicídio em todo mundo, os motivos são variados e não obedecem a um parâmetro, um único motivo, alguns chocam mais por não ter aparentemente motivo – e esses merecem ainda mais cuidado, pois não nos dão sinais.
Aproximadamente 0,5% a 1,4% das pessoas morrem por suicídio, perto de 12 a cada 100,000 pessoas por ano. Idade entre 13 e 19 anos (35% dos adolescentes brasileiros entre 13 e 19 anos tem ideação suicida)ou depois dos 65;. Estima-se que haja entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio não fatais a cada ano em todo o mundo.
O suicídio é a décima causa de morte no mundo, com cerca de um milhão de pessoas mortas anualmente. Em todo o mundo as taxas de suicídio aumentaram 60% nos últimos 50 anos, principalmente nos países em desenvolvimento. A maioria dos suicídios do mundo ocorrem na Ásia, que é estimada em até 60% de todos os suicídios do planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde,
Qualquer pessoa pode ser vitima dessa auto agressão fatal, homens, mulheres, adolescentes, idosos, de qualquer classe social ou país. O suicídio não obedece uma regra, porém vemos que na atualidade com aceitação do suicídio como direito em alguns países, tem havido um aumento assustador.
No ocidente, os homens morrem muito mais frequentemente por meio de suicídio do que as mulheres, embora as mulheres tentem o suicídio com mais frequência. Especialistas acreditam que isso decorre do fato de que os homens são mais propensos a acabar com suas vidas através de meios eficazes de violência, principalmente quando as mulheres usam métodos mais lentos, como consumo excessivo de medicamentos.
Um estudo encontrou maior frequência de suicídio entre pessoas com famílias desestruturadas e após rompimentos de relacionamentos amorosos entre jovens.
Quanto a biologia, para boa parte dos especialistas, a genética tem um efeito sobre o risco de suicídio responsável por 30-50% de variância. Grande parte deste relacionamento atua através da hereditariedade da doença mental, outros afirmam que a hereditariedade é polêmica, alguns autores alegam que é apenas consequência de viver com pais com transtornos mentais (e esses sim seriam hereditários).
Há muitos fatores que podem levar uma pessoa ao suicídio?
Sabe-se que quem atenta contra sua vida acredita estar, supostamente, pondo um fim às suas dores, frustrações ou sofrimento. Sim, muitos que tentam contra sua vida tem um sentimento de desesperança, e acreditam erroneamente que a morte pode aliviar esta dor.
Muitos dizem que é covardia, já eu penso que tem que se ter muita coragem para pôr fim a uma vida de uma forma tão violenta. Não há agressão maior do que esta.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco, os mais comuns são transtornos mentais e/ou psicológicos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, uso e abuso de drogas – incluindo alcoolismo e uso de benzodiazepinas.
Uma pessoa pode atentar contra sua vida, como resultado de atos impulsivos devido ao stress e/ou dificuldades econômicas. Problemas de relacionamentos ou bullying também merecem a nossa atenção.
Casos de suicídio na família e pensamentos suicidas com tentativas anteriores podem, em um momento de desespero, levar uma pessoa a atentar contra sua própria vida.
Nada justifica, porém, que a pessoa que esteja passando por um stress emocional muito grande, e não tem estrutura psicológica para enfrentar uma situação dramática, associada a comorbidades e a falta de esperança, cometa esse crime contra sí mesmo.
Como prevenir o suicídio?
As medidas de prevenção do suicídio passam pela restrição de acesso a métodos de suicídio, como armas de fogo, drogas ou venenos, mas o principal seria o tratamento de transtornos mentais e toxicodependência.
Incentivar a fé, a convivência com pessoas emocionalmente saudáveis e grupos de ajuda mútua, apresentação de exemplos e reportagens apropriadas sobre casos de suicídio, com mensagem de otimismo, ajudam muito.
Ajudar a pessoa a melhorar suas condições econômicas também podem prevenir, se o caso estiver ligado a questão financeira. A Associação Americana de Suicidologia e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) defendem que aprender sobre o suicídios, sinais de alerta sobre ideação, fatores de risco e proteção, e como intervir em crises são importantes medidas de prevenção
Ideação suicida
A psicologia aponta que existem e vários comportamentos que indicam a possibilidade de ideação suicida, como por exemplo o relato de querer desaparecer, querer dormir para sempre, vontade de ir embora e nunca mais voltar ou mesmo objetivamente o relato do desejo de morrer, devem ser considerados indícios significativos e levados a sério mesmo quando as ameaças são em tom de brincadeira.
Família e amigos devem ficar alerta para pessoas com ideação suicida que começaram a usar antidepressivos. Medicação antidepressiva – apesar de diminuir a ideação a longo prazo – nos primeiros meses aumenta bastante os riscos, ao melhorar a capacidade do indivíduo de tomar decisões e tomar atitudes, e por isso precisa de acompanhamento constante.
“Os transtornos mentais são frequentemente presentes durante o momento do suicídio, com estimativas de 87% a 98% dos casos. Transtornos de humor estão presentes em 30%, abuso de substâncias em 18%, esquizofrenia em 14% e transtornos de personalidade em 8 a 20% dos suicídios. Estipula-se que entre 5 e 15% de pessoas com esquizofrenia morrem de suicídio”.
Importante saber!
Induzir, estimular, dar dicas ou apoiar de qualquer outra forma o suicídio de outra pessoa é um crime em vários países ocidentais, considerado como uma forma de homicídio doloso (intenção de matar). Essa punição leva em conta inclusive quando o estímulo é feito na internet. No Brasil o artigo 122 do Código Penal prevê reclusão de dois a seis anos para quem induz, instiga ou ajuda alguém a cometer suicídio, ou reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
As interpretações acerca do suicídio têm sido tratadas sob amplos pontos de vista culturais, mais especificamente em temas existenciais como religião, filosofia, psicologia, honra e o sentido da vida.
O que a Bíblia fala sobre suicídio?
A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter).
Alguns consideram Sansão um exemplo de suicídio (Juízes 16:26-31), mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo. A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que assassinato, pois isso é exatamente o que é – auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer.
Há controvérsias se o cristão que comete suicídio perde a salvação ou não, mas uma certeza temos, que todos que tentaram na Bíblia não aguentaram o peso do pecado, viviam atormentados com o pecado.
Porém, há muitos depressivos na Bíblia, como por exemplo Elias, que não cometeu suicídio mas claramente pedia para sumir, ser arrebatado por não conseguir mais viver neste mundo, Deus o tratou mas no final o arrebatou…
Deixe Deus resolver seus problemas, se precisar Ele te leva. Mas só Ele tem esse direito.
O que precisamos entender com amor e sabedoria, é que muitos desses que tentaram suicido, na Bíblia, e outros lideres religiosos que se suicidaram hoje na atualidade, poderiam estar atormentados psicologicamente. Se estes tivessem tido a chance de se medicar, de se tratar adequadamente, nas quatro dimensões do problema ( bio-psico, social e espiritual) sem tabus, a depressão diminuiria e com certeza ainda estariam vivos.
Não condeno, não tenho esse poder e direito de condenar pessoas que se suicidaram – as famílias delas estão vivas , e sofrem -, porém tenho que dizer para aqueles que pensam em atentar contra sua vida, que lutem pela vida, pois é a única chance que temos neste mundo.
Nascemos para um propósito, e eu creio que o suicídio é um atentado contra o coração de Deus. Imaginem um pai terreno perder um filho pelo suicídio. Imaginou? Agora imagina o quando Deus sofre, em saber que para você o sangue de Cristo não tem poder na sua vida, que o sacrifício dele (João 3:16) foi em vão, quando pensarmos em atentar contra nossa vida, é n’Ele que temos que pensar, e encontrar força para lutar pela nossa vida ainda que pareça ser insuportável viver, e saiba que na maioria da vezes a depressão é química e melhora muito com medicamento.
Infelizmente muitos têm preconceito em aceitar essa verdade científica. E o diabo claro, se aproveita. Só há esperança quando ainda há vida. Nós todos juntos podemos mudar esta triste realidade, estando mais próximos, falando sem tabus dentro das igrejas, treinando pessoas para acolher os depressivos, os adictos, aqueles que sofrem desesperança.
Tratar os líderes religiosos, como seres humanos que são, que sofrem, se frustram. Não como super-herois ou semi deuses, pois não são. I Tessalonicenses 5:23: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Nossa mente é afetada pelo pecado, mas também somos vítimas da nossa cultura, da sociedade, ou seja, de todos os problemas que são gerados pelo meio em que vivemos e pela nossa história. Temos que entender isso: nem sempre é espiritual, nem sempre é pecado. Podem ser transtornos, doenças, hereditariedade, cultura, sociedade, tudo que pode nos adoecer psicologicamente e espiritualmente, e temos que buscar ajuda psicológica e espiritual sem preconceito.
“Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci” -João 16: 33.
Fonte:
O Manual Completo de Suicídio https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Manual_Completo_de_Suicídio
SANSANO, R. Suicídio: Buscando alternativas. Barcelona: Clie 1992.
Ministério da Saúde. Sistema de Informações sobre Mortalidade [SIM]- DATASUS (Online). Disponível em: http://www.datasus.gov.br
Klerman, G.L. – Clinical epidemiology of suicide. J Clin Psychiatry 48(12 suppl.): 33-38, 1987.
Vivian Roxo Borges & Blanca Susana Guevara Werlang (2006) ESTUDO DE IDEAÇÃO SUICIDA EM ADOLESCENTES DE 13 E 19 ANOS. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, 2006, 7 (2), 195-209
por Marisa Lobo

Muçulmano taxista se converte ao ser evangelizado por um passageiro cristão


Resultado de imagem para Muçulmano taxista se converte ao ser evangelizado por um passageiro cristãoPara um cristão que entende bem o “Ide” de Jesus, descrito no livro de Marcos 16:15-16, como está escrito: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”, reconhecer o momento de anunciar as Boas Novas de Deus para a humanidade é apenas uma questão de oportunidade.

Foi isso o que fez um cristão chamado Kevin ao viajar pelo norte da África. Ele e a sua esposa solicitaram um táxi, mas não imaginaram que o motorista fosse um muçulmano refugiado da guerra civil na Síria. Após se apresentar para o casal, dizendo a sua origem, Kevin disse imediatamente: “Orei pelo seu país essa manhã”. Esse foi o meio encontrado por ele para iniciar uma conversa onde o muçulmano pudesse ouvir de Jesus Cristo através de um cristão.
Terek, o nome fictício do muçulmano taxista (o verdadeiro foi omitido por razões de segurança), é um engenheiro que fugiu com a sua família da Síria devido a guerra civil. Ele tentou iniciar um novo trabalho em sua profissão, mas foi roubado e perdeu todo o seu investimento. A única alternativa que Terek encontrou para sustentar a sua família foi dirigindo um táxi.
Kevin e a sua esposa fizeram várias viagens com o taxista, até então muçulmano, e em cada uma delas o cristão aproveitava para explicar as dúvidas que Terek tinha do cristianismo, até que lhe deu uma Bíblia de presente. Após ler 100 páginas da Palavra de Deus em seu primeiro dia, o taxista já percebia que algo estava acontecendo em sua vida:
“Foi plano de Deus eu ter deixado a Síria para vir aqui. Foi plano de Deus você estar aqui, e agora eu tenho este livro”, disse ele para Kevin, segundo informações do God Reports. Desde então, Terek e Kevin mantiveram contato, criando uma amizade onde o cristão ficou orando por sua conversão e para que o novo amigo conseguisse se firmar como refugiado no país.
Após algum tempo, Terek foi aceito no país como refugiado e ele atribuiu isso às orações do amigo Kevin:
“Deus está ouvindo suas orações”, disse ele para o amigo, anunciando também a sua decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. “Eu sempre seguirei Jesus. Foi plano de Deus quando eu peguei você em meu táxi no primeiro dia, e agora eu amo a Jesus”.
por Gospel Mais

CASO DE ASIA BIBI PODERÁ SER DECIDIDO EM BREVE




Segundo a autoridade judicial, o destino da cristã deve ser decidido até julho deste ano
Caso de Asia Bibi poderá ser decidido em breve  Ainda há esperança de libertação para o caso da cristã Asia Bibi
O principal juiz da corte do Paquistão, Saqib Nisar, disse que decidirá, "em breve", o destino de Aasiya Noreen, conhecida como Asia Bibi, que está na prisão desde 2009 e foi condenada à pena de mortepor blasfêmia um ano depois. O caso da cristã fixou a atenção mundial na forma como o país lida com as minorias religiosas.
O juiz chefe Saqib Nisar disse ao advogado de Asia, Saif ul Malook, no dia 21 de abril, que ele ouviria o apelo da cristã, que está presa desde 2009. “Esteja preparado, Saif ul Malook. Eu vou consertar o seu caso em breve e eu mesmo vou presidir o banco”, foi o ele disse, segundo o serviço de notícias UCAN.
"A família de Asia e todos os outros que entendem a caminhada da cristã estão entusiasmados com a notícia de que seu apelo será ouvido em breve", disse Malook à UCAN. De acordo com o jornal Pakistan Today, Saqib Nisar também disse que todos os apelos penais, como é o caso de Asia Bibi, deverão ser decididos até julho deste ano.

ENTENDA O CASO

Asia, mãe de cinco filhos, foi presa por supostamente fazer comentários depreciativos sobre o profeta do islamismo, Maomé, durante uma discussão com uma mulher muçulmana. Ela está na prisão desde então e foi condenada à morte por blasfêmia um ano depois.
Pedidos de Oração
  • Clame a Deus para que a decisão do apelo seja positiva e que Asia Bibi seja libertada e volte a viver em comunhão com a família e igreja, para a glória de Deus.
  • Agradeça ao Senhor porque o processo está em andamento e alguém irá escutar a versão do ocorrido pelo lado da cristã.
  • Ore por sabedoria ao advogado de Asia Bibi, por proteção à cristã e por paciência, fé e confiança no Senhor.
por Portas Abertas

O orgulho de Naamã era pior que sua lepra




Resultado de imagem para O orgulho de Naamã era pior que sua lepra

Por qual procedimento você tem se negado passar para que sua condição de vida melhore?


O fato de o profeta Eliseu não ter saído para orar por Naamã e de ter lhe enviado um recado para que ele se banhasse no Rio Jordão para que fosse curado, fez suscitar um mal que acompanhava o comandante do exército da Síria que era pior do que a lepra que carcomia seu corpo.
O entendimento descrito acima advém do fato de Naamã ter pegado a estrada de volta para a Síria e ter passado a resmungar a “falta” de consideração do profeta Eliseu para consigo bem como a condição de que precisava se banhar no Jordão. A busca por uma cura era tão urgente que tanto a escrava como a esposa e seu próprio rei se engajaram nesta missão.
Tudo que Naamã precisava fazer era se submeter a um procedimento específico para que fosse – como foi – curado. Ao perceberem que seu comandante perderia a bênção por causa de seu orgulho, passaram a aconselhá-lo de forma bastante pacífica afetuosa e ponderável, que o que fê-lo mudar de ideia e ir se banhar no Rio Jordão.
Perceba que o orgulho fez com que ele ignorasse o fato de que precisava de uma grande bênção que melhoraria sua autoestima, lhe traria alívio, melhoraria seu relacionamento conjugal e aumentaria seu tempo de vida na terra. Perceba que a missão do orgulho é nos roubar a capacidade de enxergarmos o todo e de fazer com que nos prendamos em nós mesmos.
O orgulho nos leva a problematizar tudo que não está de acordo com o que nos agrada, e é aí que perdemos a bênção. Só porque o profeta não procedeu como ele imaginara e ainda o mandou banhar-se em um rio, onde ele teria de se despir, o que deixaria seu problema à mostra, ele se revoltou. As vezes o que nos leva à vulnerabilidade é o que nos conduzirá à cura.
É preciso nos rendermos aos procedimentos que Deus estabelece para que sejamos abençoados. Um dos exemplos disso é que nós só melhoramos nosso relacionamento familiar na medida em que nos submetemos aos procedimentos do amor e do perdão que, em princípio, parecem nos deixar vulneráveis, mas são elementos que curam nossas “lepras” emocionais aumentando o tempo de vida útil de um casamento.
Por qual procedimento você tem se negado passar para que sua condição de vida melhore?
por Fernando Pereira

PROJETO DE IDENTIFICAÇÃO CAUSA POLÊMICA NO AFEGANISTÃO




O projeto existe há muitos anos e seus benefícios ainda são discutíveis
Projeto de identificação causa polêmica no Afeganistão Projeto pode causar mais tensão para a vida dos cristãos afegãos (Foto representativa)
O tempo e o esforço empreendido para introduzir um cartão de identificação eletrônico para os cidadãos afegãos ilustra as profundas rivalidades étnicas e religiosas que dividem o Afeganistão, conforme relatado pela Rede de Analistas do Afeganistão (AAN), em 22 de fevereiro de 2018.
Thomas Muller, analista de perseguição da Portas Abertas, explica porque os cartões estão causando polêmica: “Como de costume no Afeganistão, o trabalho do chamado 'e-Tazkera' (projeto de produção dos cartões de identificação eletrônicos) já dura anos e tem sido fonte de um debate acalorado. Duas questões em particular causam muita polêmica. A primeira, deve-se conter uma seção sobre etnia? Em segundo lugar, a identificação deve conter uma linha que contenha a nacionalidade ‘afegã’?”.
“Fora das principais áreas de discussão, é interessante notar que a lei fundamental para a emissão do cartão exige que a religião do cidadão seja mostrada no cartão de identificação também. No entanto, nenhum afegão no país jamais ousaria admitir que é cristão”, complementa Muller.
Pedidos de Oração
  • Viver como cristão no Afeganistão é um desafio. Ore pela igreja secreta no país.
  • Clame por perseverança e crescimento na fé dos cristãos que, muitas vezes, vivem a fé sozinhos e sem o apoio de uma comunidade.
  • Coloque diante de Deus o projeto dos cartões de identificação eletrônicos. Que as decisões tomadas não sejam usadas para propagar o extremismo religioso.
  • por Portas Abertas

‘Canta Minh’Alma’: confira a versão de Hudson Almeida para a música do Hillsong



Resultado de imagem para ‘Canta Minh’Alma’: confira a versão de Hudson Almeida para a música do Hillsong 

O cantor Hudson Almeida lançou recentemente a música Canta Minh’Alma, acompanhada de um clipe no YouTube.
Esse é segundo single do artista pelo selo gospel da gravadora Universal Music, e é uma regravação de Then Sings My Soul, da banda gospel australiana Hillsong, com uma nova roupagem a partir da produção musical de Kleyton Martins.
Disponível nas plataformas digitais, a canção tem também uma versão playback. Já o clipe, produzido pela C1C2 Produções, tem direção assinada por Rafa Vidal e foi gravado em Botafogo (RJ).
“Estou muito feliz com este lançamento, pois essa canção tem sido canal de Deus para abençoar a vida de milhares de pessoas”, contou Hudson Almeida. Assista ao clipe:

‘Canta Minh’Alma’



Veja o amor do Pai
Mistério que não posso entender
Quão grande é o Seu amor
E o quanto nos deseja
As coisas deste mundo
Não são nada diante dele
Pai infalível
O que se compara a Ti?
Veja o Filho de Deus
Leão e o Cordeiro dado a nós
O Verbo se encarnou
Salvador da minha alma
Sofreu por tanto amar a humanidade
Em Seu sangue há salvação
Jesus Messias
O Justo se entregou
Não foi o fim
Ele ressuscitou
Canta minh’alma
Canta minh’alma
Que amor tão grande
Que amor tão grande
Que grande amor
Veja comigo está
O Espírito queimando em meu ser
Amigo e Protetor
Que me leva à verdade
Traz luz ao meu perdido coração
Até meu tempo aqui findar
Oh Santo Espírito
Teu Reino quero ver
Oh Santo Espírito
Faz em mim o Teu querer

“Então minh’alma canta a ti Senhor
Quão Grande És Tu, Quão Grande És Tu
Então minh’alma canta a ti Senhor
Quão Grande És Tu, Quão Grande És Tu”
por Gospel Mais

JOVEM CRISTÃ ESCAPA DE MORTE PLANEJADA PELO PAI




Cristã congolesa tem a vida restaurada com ajuda da família da fé
Jovem cristã escapa de morte planejada pelo pai Ramona foi forçada a negar Jesus na sua conversão, mas ficou firme e honrou o Senhor (Foto representativa por razões de segurança)
Ramona, de 37 anos, nunca esquecerá o dia em que teve que fugir de seu pai, que planejava matá-la por causa de sua conversão a Cristo. Ela dormia após uma vigília na igreja quando acordou assustada. Ouviu seu pai falar com um estranho do lado de fora, pedindo ajuda para lidar com a filha dele. Ramona se levantou e foi até à sala de visitas, onde viu uma faca sobre a mesa. Ela ficou chocada quando percebeu o que ele estava planejando. Ramona fugiu para a casa de sua irmã, Mariam, que também era cristã.
Ramona cresceu em Beni, na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Depois que um amigo cristão a convidou para ir à igreja, Ramona visitava a igreja com frequência para ouvir os ensinamentos e decidiu entregar sua vida a Cristo. Mas, para sua família, sua decisão foi uma amarga decepção: “Depois que fui batizada, me ameaçaram. Eles queriam que eu negasse Jesus, mas eu lhes disse que não poderia ser uma hipócrita. Eu não podia negar Jesus”.
Nos últimos quatro anos, Ramona sofreu com a rejeição da família e chegou a adoecer. Felizmente, sua igreja a tem apoiado muito. “Eles me confortaram. Eu agradeço a Deus por eles. Seu apoio me ajudou a viver minha fé, independentemente das ameaças e da rejeição da minha família. Minha família da fé me inspira a permanecer fiel ao que acredito e a me apegar a Jesus. Eu sei que, em tudo que passo, o Deus que sirvo é capaz de me libertar”, finaliza.

APRENDENDO A PERDOAR

Cristãos em diversas partes da África vivem histórias parecidas com a de Ramona. Ao decidirem seguir a Jesus, enfrentam rejeição, ataques e violência vindos da família, amigos e de suas comunidades. O caminho para superar a rejeição e perdoar aqueles que os perseguem é doloroso, mas recompensador. Em Cristo e na família da fé eles encontram a força que precisam para perdoar e deixar para trás o fardo da ofensa.

por Portas Abertas

Faleceu o pastor assembleiano Nicodemos José Loureiro, aos 92 anos



Resultado de imagem para Nicodemos José Loureiro, aos 92 ano     O pastor Nicodemos José Loureiro, 92 anos, faleceu na última sexta-feira, 27 de abril, por falência múltipla de órgãos. O líder evangélico era presidente de honra da Catedral da Assembleia de Deus em Volta Redonda (RJ), Ministério Madureira.

Loureiro estava internado no Hospital Unimed por causa de problemas de saúde. Ele deixou 11 filhos e mais de 30 netos e bisnetos.
Nascido em 20 de junho de 1926 em Caiapó, município de Pirapetinga (MG), o pastor cresceu na cidade de Volta Grande e desde 1960 vivia em Volta Redonda, onde pastoreou a igreja local por 35 anos.
Em 1995, o pastor Nicodemos José Loureiro foi jubilado, tornando-se presidente de honra da congregação. Ao longo de seu ministério, também liderou as igrejas de Resende, Barra Mansa, Angra dos Reis e Piraí, todas no Rio de Janeiro.
De acordo com informações do portal A Voz da Cidade, Loureiro cultivou uma amizade de grande proximidade com o pastor Paulo Leivas Macalão, fundador do Ministério Madureira e um dos principais tradutores/compositores dos hinos da Harpa Cristã.
Loureira foi também o líder do projeto que ergueu o grande Templo da Cadevre, no bairro Laranjal, em Volta Redonda, que comporta mais de sete mil pessoas. Atualmente essa congregação é presidida pelo pastor Rinaldo Silva Dias.
Poeta e Compositor, Loureiro escreveu e publicou o hino de numero 525 da Harpa Cristã publicada pela CPAD, empresa onde trabalhou durante anos ocupando quase todos os cargos administrativos. O pastor também lançou o livro Meu Diário em Onze Países, e nos anos 1980, apresentou o programa Voz Pentecostal, na antiga rádio Siderúrgica Nacional.
O velório do pastor foi realizado na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda e o sepultamento foi no cemitério Porta da Saudade.
por Gospel Mais