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quarta-feira, 10 de abril de 2019

Quando começa a vida espiritual de uma pessoa?



Saiba quando começa a vida espiritual de alguém

A dimensão espiritual começa a desenvolver-se quando emerge e se realiza uma nova consciência e um novo controle das próprias ações, ou na tomada de posse da própria realidade. É uma passagem notável, que vem em um determinado momento da historia humana, nas pessoas particulares, e representa a última etapa da maturidade. É difícil determinar essas passagens, seja pela humanidade ou pelas pessoas individuais. Se a nossa humanidade está cerca de trezentos mil anos sobre a Terra, a dimensão espiritual é muito mais recente. A prática religiosa pertence agora ao âmbito psíquico e constituiu o ambiente no qual se desenvolveu a dimensão espiritual.
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Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Essa emerge quando o homem toma consciência de ser inserido em um processo maior, de ser âmbito da manifestação de uma “energia” mais profunda, de uma realidade transcendente, e assume a postura correspondente, ou seja, a postura de acolhimento. Isso vale para todas as culturas e religiões. O homem espiritual afirma: “Não sou eu a pensar, mas é o pensamento que me faz exprimir-se; não sou eu a amar, mas é o bem que me faz transformar-me em amor. Não sou eu a querer, mas é a força da vida que em mim faz transformar o desejo e a ação”.
As experiências místicas das diversas religiões são as expressões de uma vida espiritual que atinge a maturidade.
As estruturas de comunicação comerciais, industriais e políticas requerem uma nova espiritualidade. A dificuldade que a humanidade, hoje, prova é que existem estruturas universais, mas não existem homens espirituais que saibam gerenciar essas estruturas. Estamos em retardo a respeito do caminho do desenvolvimento humano, da técnica e da ciência.
Hoje, existe uma forte exigência de espiritualidade, que não é exigência de prática religiosa. A prática religiosa é necessária, mas não é suficiente. Exige-se alguma coisa maior: entrar em sintonia com a força criadora que requer uma postura nova.

Estamos diante de uma realização da história humana, que requer novidade psíquica e espiritual. Umberto Galibert sustenta que, hoje, o homem é inadequado a viver a estação histórica, porque não é capaz de prever as consequências de suas ações. “É essa capacidade que o homem de hoje tem de menos, não é mais capaz de antecipar, nem mesmo de imaginar os efeitos últimos do seu fazer. Nessa inadequação, o seu risco máximo, assim como na ampliação da sua capacidade de compreensão do desmedido que o circunda, a sua flexível esperança” (Livro: Psique e Techne, Feltrinelli, Milano, 1999).
Por isso, ele sustenta a necessidade de um suplemento psíquico. Cremos que todos estamos de acordo sobre esse ponto, precisando talvez que o suplemento psíquico seja de natureza espiritual. Ocorre assim um suplemento de espiritualidade.

Espiritualidade do ser para a espiritualidade da relação

A espiritualidade, ou seja, as posturas que correspondem ao emergir da dimensão espiritual do homem, do qual hoje tem necessidade, é uma espiritualidade da relação. Vale dizer a passagem da espiritualidade do ser para a espiritualidade da relação. Nós não somos, mas nos tornamos; somos, mas o nosso ser é continuamente feito pela relação, porque antes de mim estão os outros, dos quais venho. Essa é a dimensão espiritual da pessoa.
Uma parábola de Jesus, do Evangelho de Lucas, exprime em modo prático a diferença entre o homem psíquico e o homem espiritual, e entre as duas correspondentes espiritualidade: a parábola do fariseu e do publicano que sobem ao Templo para rezar (Lc 18,9-14). O fariseu agradece a Deus pela sua bondade, que ele pode se vangloriar: observa a lei, paga o dízimo, é fiel com a esposa, realiza a justiça. Porém, torna a casa não justificada, ou seja, não em justa relação com Ele. A razão está no fato de que ele está centralizado em si mesmo, pensa de ser princípio do bem aquilo que cumpre por norma: paga as taxas e faz os jejuns.
O homem espiritual, ao contrário, é consciente de não ser ele o princípio da sua perfeição e da sua ação. Jesus o repreende dizendo: “Por que dizes bom mestre? Ninguém é bom a não ser um só: Deus” (Lc 18,19). O publicano, ao contrário, assume uma postura de escuta e acolhimento: “Tende piedade de mim pecador”. Por isso, “voltou para casa justificado” (Lc 18,14).
São Paulo, da sua parte, utiliza três modelos diversos. Distingue o homem velho e o homem novo; o homem exterior e o homem interior; o homem psíquico e o homem espiritual. As três fórmulas têm referências culturais diversas, mas, na prática, podem coincidir. Hoje, prefere-se utilizar a terceira fórmula para indicar o caminho da maturidade humana.

padre Anderson Marçal

Anderson Marçal Moreira é padre da Igreja Católica Apostólica Romana. Natural da cidade de São Paulo (SP), padre Anderson é membro da comunidade Canção Nova desde o ano 2000. No dia 16 de dezembro de 2007, foi ordenado sacerdote. Estudou Teologia Pastoral Bíblica-Litúrgica na Universidade Salesiana de Roma.

Dois anos de ataques suicidas a duas igrejs do Egito



O cristão Magid é um sobrevivente, mas perdeu a esposa em um dos ataques e agora tem que criar os dois filhos sozinho

Magid e os dois filhos, Youssef e Maryam, perderam a esposa e mãe, morta em ataque à igreja
Magid e os dois filhos, Youssef e Maryam, perderam a esposa e mãe, morta em ataque à igreja
Há dois anos, exatamente em 9 de abril de 2017, a Igreja Perseguida do Egito foi marcada por ataques a duas igrejas na época da Páscoa. Cerca de 50 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. Uma das igrejas atacadas por um fundamentalista islâmico foi a que Magid e sua família frequentavam, em Alexandria.
Às 6h da manhã daquele domingo, a filha (Maryam, de 6 anos) ficou na igreja com a tia, enquanto a esposa (Hannan) e o filho Youssef, 8, ficaram ajudando Magid a vender folhas de palmeiras para a celebração cristã. Por volta das 9h da manhã, eles ouviram a notícia de que uma igreja tinha sido atacada na cidade de Tanta. Por segurança, o líder cristão finalizou o culto mais cedo que o usual. Mesmo assim, não pôde evitar o ataque: um homem-bomba se detonou perto do portão da igreja.
Magid descreve o momento: “Após a explosão, havia muita fumaça. Quando a fumaça passou um pouco, eu vi partes de corpos por toda parte. O rosto do guarda estava totalmente preto. Então vi Hannan, minha querida esposa, em uma poça de sangue”. Hannan não sobreviveu, assim como um tio e um sobrinho de Magid. O cristão ficou uma semana sem dormir. Youssef viu o que aconteceu, pois estava lá.
Agora, Magid tem que criar os dois filhos sozinho. Eles sempre olham para a foto de Hannan com os dois filhos, tirada um pouco antes de ela morrer. O pai espera que os filhos lembrem da fé da mãe: “Ela estava sempre lendo a Bíblia com eles e os ensinou a orar”, diz. Magid diz que o que o conforta é que Deus envia pessoas para orar com eles. Ele também apresenta seus pedidos de oração: “Orem por meus filhos e por mim, para que Deus nos dê forças para suportar”.
Pedidos de oração
  • Interceda por Magid e seus dois filhos, para que sejam confortados pelo Senhor, experimentando sua paz e alegria.
  • Ore por todos os outros cristãos egípcios que perderam entes queridos em ataques.
  • Clame pela segurança da Igreja Perseguida do Egito durante a Páscoa deste ano, para que não haja mais incidentes violentos.
Um com eles
Neste mês de Páscoa, você tem a oportunidade de se unir aos cristãos perseguidos, mostrando seu amor de forma prática. Desafiamos você a dar um dia da sua renda mensal para os projetos de apoio à Igreja Perseguida. Mostre aos nossos irmãos que eles não estão sozinhos, seja um com eles.
Por Portas Abertas

Igreja vira abrigo para sem-teto


Diadema. (Foto: Divulgação)
Diadema

Prédio abrigará 75 pessoas por noite

Um templo da Igreja da Escócia, na capital Edimburgo, foi convertido em um abrigo para os sem-teto. O prédio da antiga paróquia de Stenhouse Saint Aidan atenderá até 75 pessoas.
Na reforma do prédio foram gastos 220 mil libras, equivalente a mais de um milhão de reais. Além do espaço para as camas, há chuveiros e um banheiro coletivo para homens. 
As mulheres usarão um outro espaço similar, num anexo. Uma cozinha industrial também foi equipada.
O projeto de acomodação é uma parceria entre a prefeitura local, a Igreja da Escócia e o fundo beneficente Bethany Christian. Responsável pela reforma David MacLennan, disse em um comunicado que o “projeto piloto tem sido um sucesso retumbante”.
“Jesus tinha uma grande preocupação com os pobres e marginalizados e acreditamos firmemente que devemos compartilhar o amor de Deus por aqueles que são menos afortunados do que nós”, assegurou.
O prédio, que agora é chamado de Diadema, reúne voluntários de cerca de 70 congregações em Edimburgo que cozinham refeições para os sem-teto todas as noites. O abrigo está aberto das 21h às 6h30 , quando é servido um café da manhã.
Os usuários do sistema que necessitam também recebem doações de roupas de segunda mão e produtos de higiene pessoal.
O projeto do abrigo é antigo. Desde 1996 parte do prédio era ocupado para abrigar pessoas durante as noites durante os meses mais frios do ano. Até agora, os sem-teto dormiam em esteiras no chão.
Ruth Longmuir, gerente de abrigo da Bethany Christian, comemora: “Diadema é um local maravilhoso e estamos muito satisfeitos com o que fizemos. As camas novas e os chuveiros fizeram uma enorme diferença para os nossos hóspedes. Somos gratos que a Igreja compartilha nossa visão para oferecer abrigo e cuidados e ofereceu este edifício para nosso uso a longo prazo”.
Em todo o Reino Unido, igrejas antigas vêm sendo desativadas. Com baixa frequência e alto custo de manutenção, os prédios acabam sendo vendidos e transformados em mesquitas, restaurantes, hotéis e até em casas particulares.
por Redação (Gospel Prime)

Governo de Mianmar não consegue dar continuidade a processo de paz



Minorias étnicas seriam as maiores beneficiadas, porém diante de tantos desafios, isso parece não ter mais prioridade

Os cristãos de Mianmar não têm muita expectativa quanto a processo de paz no país (foto representativa)
Os cristãos de Mianmar não têm muita expectativa quanto a processo de paz no país (foto representativa)
Devagar e constante, o governo de Mianmar tem perdido o seu caminho. A paz e reconciliação com as minorias étnicas e insurgências parecem mais distantes do que nunca, como comentado no site The Irrawaddy. A afirmação foi feita porque, quando a Liga Nacional pela Democracia, sob o comando de Aung San Suu Kyi, foi eleita ao governo em 2015, havia muita esperança no país de que um verdadeiro processo de reconciliação pudesse ter início.
A comunidade internacional compartilhou de altas esperanças também. Hoje, entretanto, não apenas o processo de paz política (chamada Panglong) é um impasse, mas o governo enfretna uma série de outros desafios ao mesmo tempo.
Entre eles, a minoria muçulmana Rohingya está desabrigada; um novo grupo insurgente budista, chamado Arakam Army, apareceu no estado de Arracão; manifestações despontaram quanto a construção de estátuas representando o general Aung San nos estados de Mon, Kachin, Chin e Kayah. Esse último se tornou ainda pior já que as forças de segurança do governo reagiram com mão pesada, mostrando às minorias étnicas que todo o processo de paz pode muito bem acabar sendo sufocado pelo nacionalismo birmanês.
A paz, sem falar no federalismo, pode ter sido apenas uma ilusão no final de tudo. As minorias étnicas cristãs também são afetadas por tudo isso. Um exemplo disso é que radicais budistas alegam que ONGs perturbam a paz e arriscam inflamar tensões políticas quando provêm comida e alívio para minorias étnicas.
Pedidos de oração
  • Ore em favor de Mianmar, para que o processo de paz entre as minorias possa ter continuidade.
  • Interceda pelos cristãos no país, para que o Senhor providencie todo o recurso necessário.
  • Peça ainda por sua segurança e que possam se manter firmados em Cristo.
  • Por Portas Abertas

Ex-transgênero lamenta que sociedade está “fabricando crianças transexuais”



Walt Heyer

Um homem que passou por uma mudança de sexo em 1983 e viveu 8 anos como mulher usando o nome de “Laura” acabou se convertendo em um dos maiores ativistas contra o movimento transgênero nos EUA.

Walt Heyer é um cristão que constantemente denuncia como a sociedade atual está “fabricando” crianças transexuais e abusando psicologicamente delas. Ele fundou o ministério “Sex Change Regret” [Arrependidos da mudança de sexo] e relata como sofre perseguições por se opor à agenda LGBT.
Falando em um painel na Fundação Heritage, Heyer testemunhou como foi sofrer abuso psicológico por anos. Ele passou por cirurgias para modificar seu corpo, mas admite que sempre viveu em conflito.
Para ele, hoje em dia isso ocorre em larga escala maciça, com associações médicas e de psicologia promovendo perigosos tratamentos hormonais e intervenções cirúrgicas a milhares de jovens.
Heyer contou que recebe centenas de cartas de transgêneros pedindo ajuda, depois de terem vivido anos ou até décadas “em outro corpo”. “Eles estão dizendo: Walt, você pode me ajudar com a destransição? Este foi o maior erro da minha vida”, revelou. Contudo, as leis em vigor em alguns estados americanos simplesmente impedem que essas pessoas tenham ajuda de psicólogos, sob o preceito que trata-se de ‘cura gay’.
O presidente do Sex Change Regret destacou que sua vida mudou a partir do momento em que, aos 4 anos de idade, sua avó colocou nele uma saia e passou a “afirmá-lo” como menina. Ele acredita que esse tipo de coisa está cada vez mais comum. Como alguém que viveu isso, Heyer luta para que as crianças não sejam expostas a esses tipos de mensagens porque comunica que há algo errado com elas.
“Isso é abuso infantil”, afirmou. “Precisamos tratá-las como realmente são. ‘Afirmar’ uma criança, identificando-a com o sexo oposto, faz com que fiquem deprimidas e ansiosas sobre quem realmente são.”
“A única razão pela qual eu posso falar com você hoje é porque depois de 46 anos lidando com essa questão, eu consegui fazer a transição em 1990 depois que fiz psicoterapia, a mesma que os ativistas transgêneros estão tentando impedir que as pessoas hoje tenham acesso”, lamentou.
Ainda segundo ele, grande parte desse frenesi transgênero é causado pelo autodiagnóstico. “Estamos fabricando crianças transexuais. Estamos fabricando sua depressão, sua ansiedade, e isso se transformou em uma enorme indústria da qual as pessoas estão lucrando depois que as vidas das crianças estão completamente destruídas”, encerrou.
por Redação (gospel Prime)