Fotos

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Israel e Palestina: eis a questão???



Estamos acompanhando nestes últimos dias um velho e histórico conflito entre duas nações no Oriente Médio que envolve conflitos entre pessoas que traçam suas linhagens ao mesmo homem Abraão.

A herança bíblica árabe de “Ismael  que se tornou um príncipe árabe e o fundador de muitas tribos árabes, povo que Deus prometeu cumprir suas promessas e não os desamparar (Genesis cap, 21,  13 – 20)”, porém, nosso conhecimento sobre a herança bíblica árabe é superficial, tema que discutiremos em uma próxima oportunidade.

E, do outro lado esta o filho da promessa (Isaac) Isaque e sua descendência, Jacó, através do Povo Escolhido por Deus.
Folheando uma edição da revista o ultimato, decidi compartilhar estas informações com vocês sobre estudos já feitos sobre este tema que é um termômetro para o livro de apocalipse e todas as profecias contidas no novo testamento, podemos dizer que sem alarde ou esteira que estamos passando por um momento de dor que não é o fim mais um momento de reflexão sobre nossa fé, convicções sobre tudo que temos aprendido e guardado neste tempo que caminhamos, nos passos do Senhor Jesus nesta terra.

As manchetes dos jornais pintam com um forte vermelho o mais recente conflito entre Israel e Palestina (iniciado no dia 08 de julho). 1.100 pessoas já morreram, a maioria palestinos, segundo a ONU. A situação é grave, e não há lugar para meras frases de efeito e achismos. O tema é complexo e duro de resolver-se. Além do problema político, uma das questões que afetam as crenças dos evangélicos no Brasil é o chamado sionismo. Selecionamos alguns artigos que falam sobre o assunto – e sobre a relação entre judeus e muçulmanos - para ajudar nossos leitores a aprofundarem suas reflexões.

1. O sionismo cristão evangélico, a igreja palestina e a comunicação do amor de Cristo aos muçulmanos (Marcos Amado). Publicado na revista Ultimato 348, em maio de 2014.
O que às vezes se assemelha a uma limpeza étnica de árabes palestinos (muçulmanos e cristãos) é interpretado como se fosse a implementação da vontade de Deus e o cumprimento de profecias. 

2. Palestina: o Holocausto dos Filhos de Ismael (Robinson Cavalcanti). Artigo publicado na revista Ultimato 194, em 1988.
Não podemos esquecer que o sionismo significou um revés para a Igreja Cristã naquela região. Em 1948, 50% da população de Jerusalém era cristã, bem como 90% da população de Belém.

3. 
“É melhor para Israel que todos os missionários cristãos voltem para casa”(entrevista com o judeu messiânico Joseph Baruch Shulam). Publicado na revista Ultimato 288, em maio de 2004.
O povo judeu tem estado no exílio desde a destruição do templo em Jerusalém no ano 70 d.C. Durante a maior parte desse tempo, os judeus foram perseguidos, expulsos de seus países pelos tiranos e reis em toda a Europa, Rússia e até mesmo na América do Sul. 

4. Cristãos e muçulmanos: uma longa história de conflitos (Alderi Souza de Matos). Publicado na revista Ultimato 273, em novembro de 2001.
Um evento que acabou por gerar nova animosidade entre os países muçulmanos e o Ocidente cristão foi a criação do Estado de Israel, em 1948, e a percepção de que o Ocidente, principalmente os Estados Unidos, apóia incondicionalmente o estado judeu em sua luta contra os palestinos e outros povos árabes.

E você, acha que Israel tem direito divino sobre o território que ocupa? Dê sua opinião aqui ou em nossa enquete na home (canto inferior direito).


Leia também
Israel x Hamas: a Palestina pode ser considerada um Estado? (Bráulia Ribeiro)

Que Deus te Abençoe!!!
Um Forte Abraço 
Até uma próxima oportunidade !!!










Pastor e Teólogo

 Arlei Terra