Fotos

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Homem queima viva esposa que não lhe dava filhos no Paquistão


Imagem: DivulgaçãoUm homem queimou a esposa viva em uma aldeia no centro do Paquistão, porque ela o desobedeceu e não engravidou após três anos de casamento.
O assassinato ocorreu na última sexta-feira na aldeia de Manakpur, a cerca de 30 km da cidade de Multan, na província agrícola do Punjab, a mais populosa do Paquistão.
Shabana Bibi, 25 anos, chegou em casa depois de ter ido visitar a irmã sem a permissão do marido. Furioso, o homem espancou a esposa e, com a ajuda do pai, jogaram gasolina sobre ela e atearam fogo, segundo a polícia.
A mulher sofreu queimaduras em mais de 80% de seu corpo e morreu no sábado no Hospital Nishtar Multan, de acordo com as autoridades.
“Nós já prendemos o marido e o sogro da mulher falecida e os acusamos por de assassinato e terrorismo”, disse à AFP Rai Zameer-ul-Haq, chefe da polícia do distrito de Muzaffargarh, onde o crime ocorreu. A acusação de “terrorismo” é aplicada regularmente em tais casos, a fim de agilizar o processo legal.
Shabana Bibi já tinha recebido várias surras de seu marido por não ter tido filhos em seus três anos de casamento, explicou o irmão da vítima, Muhammad Azam, que fez a queixa na polícia.
No Paquistão, muitos casamentos são acordados entre as famílias e as mulheres não podem escolher o seu marido ou desobedecê-los, o que é considerado uma “desgraça “.
De acordo com a fundação Aurat, uma ONG em defesa das mulheres, mais de 3.000 paquistanesas morreram desde 2008 em vários tipos de “crimes de honra”, que muitas vezes ficam impunes apesar de novas leis aprovadas para impedi-los.

Anderson Freire recebe discos de ouro e de platina


Anderson Freire recebe discos de ouro e de platinaAnderson Freire recebe discos de ouro e de platina
O cantor Anderson Freire é o representante masculino do gospel que mais vende CDs no Brasil, segundo uma pesquisa realizada com lojistas pela equipe do Gospel Prime [dados de outubro do ano passado].
A prova de que seu trabalho tem sido espalhado de Norte a Sul do país são as certificações entregues ao cantor pela equipe da MK Music. Durante o culto da Rádio 93 FM, Anderson Freire recebeu três prêmios: dois Discos de Ouro e um Disco de Platina Triplo, pelo CD e Play Back Raridade e pelo DVD Essência.
As certificações de vendagem foram entregues pelo deputado Arolde de Oliveira, presidente da rádio que faz parte do grupo MK. O cantor ficou bastante emocionado e agradecido pelos certificados.
Naquela noite Anderson Freire cantou a música “Raridade” que é sucesso em todo o país, “Bom Samaritano” e ainda mostrou uma canção inédita que diz: “Tudo é vaidade, mas caminhar com Deus é cultivar sementes no terreno da eternidade”.

Filme sobre a vida do bispo Edir Macedo será custeado pela TV Record, diz jornalista


Filme sobre a vida do bispo Edir Macedo será custeado pela TV Record, diz jornalista
O filme biográfico do bispo Edir Macedo já está em fase de pré-produção, com os responsáveis definindo o orçamento e a equipe que levará a vida do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus às telonas.
De acordo com os jornalistas Flávio Ricco e José Carlos Nery, a TV Record é quem vai bancar a produção do filme, que pegará os relatos de Macedo ao vice-presidente de jornalismo da emissora, Douglas Tavolaro, nos livros “Nada a Perder” como base do roteiro.
“O orçamento do filme sobre a trajetória de Edir Macedo, com provável direção de Alexandre Avancini, será bancado com recursos próprios do Grupo Record, emissora da qual o líder da Igreja Universal é proprietário. Por enquanto, pelo menos, ninguém fala em pegar dinheiro de fora, de grandes empresas ou outros que tais. Outra questão em cima do mesmo assunto é quem será o ator escolhido para o papel do bispo. O longa-metragem será inspirado na trilogia biográfica de Macedo, ‘Nada a Perder’”, publicou Ricco em sua coluna no Uol.
O filme já teria uma data de estreia prevista e deverá ser produzido por profissionais de Hollywood, segundo o jornalista Lauro Jardim: “A Record Filmes será reativada com um projeto ambicioso: levar às telas a versão cinematográfica de Nada A Perder, o livro de memórias do bispo Edir Macedo, cuja trilogia já vendeu 5 milhões de exemplares. No momento, busca-se uma produtora americana para dar vida ao filme, que deverá ser lançado no final de 2016”, escreveu no site da Veja.
O primeiro nome especulado para interpretar o bispo foi o do ator Wagner Moura, que se recusou a pegar o papel mesmo antes do convite ser feito: “Não vou interpretar o Edir Macedo, como já sugeriram. Sei que a Record, há muito tempo, convidou o [José] Padilha (Tropa de Elite, Robocop) para dirigir a biografia dele, mas nunca me chamaram. E se me chamarem, não farei”.


Jean Wyllys não compareceu à gravação do Na Moral, onde debateria com o pastor Silas Malafaia


Jean Wyllys não compareceu à gravação do Na Moral, onde debateria com o pastor Silas Malafaia
O ativista gay e deputado federal não compareceu à gravação do programa Na Moral, da TV Globo, onde debateria sobre o conceito de família com o pastor Silas Malafaia.
A informação de que Wyllys não foi ao programa veio do próprio Malafaia, que publicou um tweet e posteriormente o deletou. A gravação foi realizada no último sábado, 18 de abril.
Tweet do pastor Silas Malafaia sobre ausência de Wyllys que foi apagado
Tweet do pastor Silas Malafaia sobre ausência de Wyllys que foi apagado
No programa, o pastor Silas Malafaia foi questionado, junto com os demais convidados, sobre as questões contemporâneas envolvendo a família, e defendeu o ponto de vista bíblico, que conceitua a família como um homem, uma mulher e seus filhos.
“Acabou a gravação no Na Moral. Eu contra 3, e o Jô Soares imparcial. O programa pegou fogo! Não perca, quinta-feira, 23h”, escreveu o pastor em seu perfil.
Wyllys, que havia sido confirmado como um dos participantes, não compareceu ao programa. Segundo sua página no Facebook, ele viajou para participar da “Conferência Parlamentar Internacional que acontece em Berlim, na Alemanha, a convite do Fundo de População das Nações Unidas”.
O deputado não usou suas plataformas para justificar sua ausência no programa, nem a TV Globo se manifestou a respeito do assunto.
O colunista do Gospel+, Paulo Teixeira, fez uma pergunta em seu blog, Holofote.net, sobre a ausência de Wyllys: “Será que ele aceitou, mas depois recuou e arrumou um espaço na agenda para participar do evento na Alemanha?”.
Diversos veículos de informação repercutiram a ausência de Wyllys, assim como internautas nas redes sociais. Ele e o pastor Silas Malafaia são adversários no campo das ideias e a expectativa era que o encontro promovesse uma discussão frente a frente inédita.

“Ufologia Bíblica”: jornalista diz que crer que a Bíblia fala de alienígenas “destrói seu sentido”


“Ufologia Bíblica”: jornalista diz que crer que a Bíblia fala de alienígenas “destrói seu sentido”
As discussões sobre vida extraterrestre a partir do relato bíblico costumam usar trechos do Velho Testamento para defender que seres alienígenas vieram à Terra e interagiram com os povos antigos.
Esse tipo de debate é conhecido como “ufologia bíblica”, e parte do pressuposto que as narrativas e monumentos dos povos da época são vestígios de ETs.
Um dos defensores dessa linha de pensamento é o escritor e pastor presbiteriano Barry Downing, que publicou um livro chamado “The Bible and Flying Saucers” (“A Bíblia e os Discos Voadores”, em tradução livre”), que tem como base e inspiração o versículo 13:2 de Hebreus: “Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos”.
Outros adeptos das teorias da “ufologia bíblica” alegam que a passagem bíblica de Ezequiel 1:4 seria o vislumbre de uma visita alienígena: “Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, e cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente”, diz o texto bíblico.
Porém, para o jornalista e escritor Carlos Orsi, as discussões sobre ufologia a partir da Bíblia Sagrada são vazias e imprecisas, especulações montadas a partir de “uma defesa da verdade literal da narrativa bíblica”, mas que, no entanto, “destrói” o sentido primária da Bíblia: “Ela deixa de ser sobre a relação entre Deus e os homens e passa a ser sobre relação entre a humanidade e os ETs”, opina, em artigo para a revista Galileu.
Orsi, que se dedica a artigos opinativos sobre descobertas científicas, diz que a visão de Ezequiel foi resultado de uma enxaqueca, e não uma revelação ou encontro com alienígenas: “Em seu livro clássico sobre o assunto – intitulado ‘Enxaqueca’ – o médico e pesquisador americano Oliver Sacks descreve como alguns sofredores desse mal experimentam alucinações – ‘auras’ – que muitas vezes envolvem luzes e padrões geométricos. Sacks não tem dúvida de que a santa medieval e visionária Hildegard de Bingen deveu suas espantosas visões místicas a ataques de enxaqueca. Usando o trabalho de Sacks como base, o professor de Literatura e pesquisador da Bíblia Randel Helms estende a conclusão a Ezequiel. O que faz sentido”, escreve o jornalista, cometendo a mesma especulação que criticou, afinal não é possível provar que sejam as enxaquecas as responsáveis pela inspiração do autor do livro do Velho Testamento.

Ladrão assalta lotérica, se arrepende, vai à igreja confessar o crime e pede para ser preso


Ladrão assalta lotérica, se arrepende, vai à igreja confessar o crime e pede para ser preso
Arrependido de um assalto que praticou, um ladrão foi a uma igreja evangélica, confessou o crime e pediu para ser preso. O caso foi registrado na cidade de Monte Aprazível, interior de São Paulo.
O rapaz, identificado como Gilliard França, de 34 anos, havia assaltado a lotérica da cidade com um comparsa, e depois de levar os R$ 10 mil do caixa do estabelecimento, tomou um taxi e fugiu para a cidade vizinha de São José do Rio Preto.
Horas depois, seu parceiro de assalto foi preso com o dinheiro após denúncia do taxista que os levou a Rio Preto. Gilliard escapou da prisão, mas arrependido, foi a uma igreja e confessou o crime. Um policial que estava no local, à paisana, o aconselhou sobre como proceder para se entregar.
“Ele chegou contando que havia participado de um assalto, estava arrependido e queria orientações do que fazer. Perguntei se podia ligar no 190, e ele prontamente aceitou. Aí foram tomaram as devidas providências”, contou o policial militar Gustavo Camargo, em entrevista à TV TEM.
O policial que foi destacado para efetuar a prisão de Gilliard chama-se Clodoaldo de Jesus. A repórter que fez a reportagem não evitou a piada: “Com Jesus de farda, não teve jeito”.
O PM Camargo, que é frequentador da igreja, afirmou que se Gilliard está mesmo arrependido, será perdoado por Deus, mas “a consequência do pecado não tem jeito: ele será indiciado, será julgado e vai pagar pelo que fez”, concluiu.
A dupla de assaltantes foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, onde aguarda a conclusão do inquérito e o julgamento.

Travesti que arrancou orelha de carcereiro diz que estava “possuída pelo demônio”


Travesti que arrancou orelha de carcereiro diz que estava “possuída pelo demônio”
O caso do travesti Veronica Bolina se espalhou pelas redes sociais na última semana, e causou grande polêmica por causa do espancamento que o rapaz de 25 anos sofreu na cela do 2º Distrito Policial de São Paulo, para onde havia sido mandado depois de agredir uma senhora idosa.
Preso, o travesti agrediu um carcereiro e arrancou sua orelha a mordidas. O comportamento violento foi respondido pelos colegas e policiais do DP com mais violência, e Verônica Bolina foi espancado.
Fotografado seminu, com o rosto desfigurado e já sem o aplique de cabelo, o travesti tornou-se uma espécie de celebridade trágica dos ativistas gays nas redes sociais, que atribuíram a agressão à homofobia.
Em depoimento à Polícia, Verônica Bolina disse que estava sob ação de um espírito maligno quando agrediu a vizinha de 73 anos e, posteriormente, arrancou a orelha do carcereiro: “Eu estava possuída pelo demônio”, disse o travesti.
Carcereiro sem parte da orelha, que foi arrancada por Verônica
Carcereiro sem parte da orelha, que foi arrancada por Verônica
O delegado responsável pelo caso, Luiz Roberto Hellmeister, disse que o responsável pelos hematomas do travesti foi o carcereiro que perdeu a orelha e negou que o caso seja resultado de preconceito: “Quem lesionou a cara dele no soco foi a vítima (carcereiro) que perdeu a orelha. Não foi porque era travesti”, frisou.
Após alegar possessão demoníaca, Verônica Bolina confirmou a versão do delegado: “Eles tiveram que usar as leis deles. Eu só fui contida, não fui torturada”, diz o travesti durante uma entrevista à coordenadora estadual de Políticas para Diversidade Sexual, Heloísa Alves.
De acordo com informações do Diário do Nordeste, o delegado destacou que o travesti poderia ter solicitado uma cela separado dos demais detentos, mas não fez a solicitação. Agora, a Secretaria de Segurança Pública investiga o vazamento das imagens do rosto do travesti.

Estado Islâmico divulga novo vídeo com execução de 30 cristãos: “Vocês não estão a salvo”


Estado Islâmico divulga novo vídeo com execução de 30 cristãos: “Vocês não estão a salvo”
Uma nova execução bárbara de cristãos, perpetrada pelo Estado Islâmico, foi anunciada pelo grupo terrorista no último domingo, 19 de abril. No vídeo, um porta-voz dos extremistas diz que a perseguição aos seguidores de Cristo continuará até que se convertam ao islamismo.
Segundo as agências internacionais, a autenticidade do vídeo ainda está sendo avaliada, mas o material segue os padrões de propaganda usados anteriormente. Nele, é possível presumir que 30 cristãos foram assassinados decapitados ou com um tiro na cabeça.
“Nossa batalha é a batalha entre a fé a blasfêmia, entre a verdade e a falsidade […] O derramamento de sangue muçulmano nas mãos da religião de vocês não é barato […] Os inimigos do Estado Islâmico não estão a salvo nem em seus sonhos, até que adotem o islã”, afirmou o terrorista, vestido de preto, mascarado e com uma arma na mão.
O vídeo mostra o símbolo da Al-Furqan, uma espécie de assessoria de imprensa do Estado Islâmico, e mostra os fiéis “seguidores da cruz da inimiga Igreja etíope” sendo executados. O primeiro grupo de cristãos assassinados é formado por 15 pessoas, que são decapitadas numa praia. No segundo grupo, outros 15 são executados numa área desértica.
Com 29 minutos de duração, o vídeo mostra alguns dos cristãos que foram mortos explicando que os integrantes do Estado Islâmico ofereceram a chance de ficarem vivos em troca de negarem a Jesus, mas eles recusaram. A segunda opção era pagar uma multa, e eles optaram por dar dinheiro aos extremistas muçulmanos.
Essa é a primeira vez que o Estado Islâmico filma e divulga o assassinato de cristãos etíopes. A Etiópia é um país africano de maioria cristã, em sua maioria, da Igreja Ortodoxa Copta, que está estabelecida na África Oriental desde o século I. Muitos etíopes migram de seu país em busca de trabalho na Europa, e para isso, passam pela Líbia, onde podem ter sido capturados pelos terroristas.

Gênio do jazz é tratado como santo e álbum clássico vira bíblia


O disco gravado há 50 anos por John Coltrane inspira uma igreja que leva o nome do saxofonista

Gênio do jazz é tratado como santo e álbum clássico vira bíbliaGênio do jazz é tratado como santo
Você já ouviu falar no músico John Coltrane? O saxofonista americano morto em 1967 vítima de um câncer de pulmão é reverenciado como um santo na Igreja Africana Ortodoxa de São John William Coltrane, em San Francisco (Estados Unidos).
A igreja, que segue uma religião africana, tem o álbum “A Love Supreme” [“Um Amor Supremo”, em português] como uma bíblia, onde o músico aparece como um santo, sentando em um trono com seu instrumento de um lado e com uma folha escrita do outro.
A igreja que venera o saxofonista foi fundada dois anos após a sua morte. Adoradores de Coltrane se reuniram como comunidade religiosa até que em 1982 foram incorporados à religião africana que resolveu canonizar o músico.
São Coltrane é tido como “padroeiro dos artistas” e as canções do álbum lançado em 1965 são usadas como ajuda para superar vícios.
“Muitas vezes estamos sobrecarregados por ‘espíritos ameaçadores’, e a música tem o poder de nos aliviar e nos libertar. Outras vezes é uma celebração, um batismo em som, em que nos alegramos”, diz o reverendo Haqq da igreja de São Coltrane.

Músico queria ser santo

Em uma entrevista realizada em Tóquio, John Coltrane afirmou que queria ser um santo quando foi questionado sobre o que ele gostaria de ser dali dez ou 20 anos.
O principal disco de sua carreira foi produzido em uma esfera religiosa que, segundo a esposa do músico Alice Coltrane, foi inspirado como os dez mandamentos entregues por Deus para Moisés.
“[Ele] parecia Moisés descendo da montanha, foi lindo. Ele desceu, e havia uma alegria, uma paz em seu rosto, uma tranquilidade. Eu disse: ‘conte-me tudo, faz uns quatro ou cinco dias que a gente nem se vê…’. Ele respondeu: ‘Esta é a primeira vez em que me veio toda a música que quero gravar, como uma suíte [sequência de composições instrumentais]. Pela primeira vez, tenho tudo, tudo pronto’.”
Essas declarações foram dadas por Alice para o livro “A Love Supreme – A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane”, de Ashley Kahn e é apenas uma das provas de que o álbum instrumental tem ligações religiosas.
Coltrane teve influências de religiões africanas, indianas e até do candomblé e este álbum reafirma suas crenças como ele afirmou no encarte do disco.
“A música de nosso santo tem o poder de facilitar a compreensão da religião e o contato com Deus”, afirma o reverendo. “Consideramos que a música de São John é o som ungido que saltou do trono do céu, direto da própria mente de Deus, e encarnada em John William Coltrane.” Com informações Uol

Imigrantes muçulmanos são acusados de terem jogado cristãos ao mar na viagem entre a África e a Europa


Imigrantes muçulmanos são acusados de terem jogado cristãos ao mar na viagem entre a África e a Europa
Autoridades da Itália investigam imigrantes muçulmanos do norte da África de terem cometido “múltiplo homicídio agravado por ódio religioso”. A suspeita é que os adeptos do islamismo tenham jogado ao mar imigrantes cristãos durante a viagem rumo à Europa.
A Europa tem vivido um fenômeno imigratório bastante chamativo nos últimos anos, recebendo pessoas que se arriscam em embarcações precárias, partindo da África, numa tentativa de conquistar a oportunidade de lutar por uma vida melhor.
Somente na última semana, mais de 10 mil imigrantes desembarcaram na Itália, segundo as contas da Guarda Costeira Italiana. Há na comunidade europeia a suspeita de que, entre os muçulmanos, estariam soldados do Estado Islâmico e outros grupos extremistas, que estariam viajando ao Velho Continente com a missão de espalhar o terrorismo da jihad.
A partir de depoimentos das testemunhas, a polícia de Palermo, na Itália, acredita que os muçulmanos jogaram doze cristãos da embarcação durante uma discussão, segundo informações da BBC. Os investigadores acreditam que a chance desses cristãos terem sobrevivido é ínfima.
Os imigrantes cristãos eram oriundos de Gana e Nigéria. Já os muçulmanos são da Costa do Marfim, Senegal, Mali e Guiné. Todos faziam parte de um grupo de 105 pessoas que partiram da Líbia na terça-feira, 14 de abril, em um barco inflável.
O papa Francisco, que encara a situação como um caso de calamidade pública – a maioria dos que se arriscam na viagem precária entre os continentes fogem de guerras civis e da miséria de muitos países africanos -, fez inúmeros apelos às autoridades do continente para que ajudem os imigrantes.
A perseguição religiosa de muçulmanos contra cristãos também foi tema de uma homilia do papa durante a Páscoa, quando destacou que os seguidores de Jesus são os que mais morrem em decorrência da intolerância.

Conheça a Bíblia Sagrada Online em Vídeo e saiba quais foram os vídeos mais vistos da semana


Conheça a Bíblia Sagrada Online em Vídeo e saiba quais foram os vídeos mais vistos da semana
A Bíblia Sagrada Online em Vídeo é mais uma ferramenta de evangelismo e de acesso à Palavra de Deus que a tecnologia proporciona. Agora, a leitura diária pode ser feita através de vídeo, com trilha sonora, de forma rápida e prática.
Com o sucesso da Bíblia Sagrada no Facebook, alcançando mais de 2,2 milhões de internautas diariamente, a missão de espalhar o Evangelho cresceu e chegou ao YouTube. A Bíblia Sagrada Online em Vídeo publica trechos da Palavra de Deus que falam diretamente ao coração e ajudam a renovar a fé em meio à cansativa rotina.
Bíblia Sagrada Online em Vídeo, em pouco tempo, já compartilhou diversos vídeos com a mensagem que transforma vidas, cura, liberta e dá paz ao cansado.
Esse projeto tem o intuito de incentivar a leitura da Palavra de Deus, gratuitamente, para que todas as pessoas, de todas as faixas etárias, classes sociais e denominações tenham mais uma forma de se manter alertas contra as astúcias do inimigo, heresias e falsos profetas.
A cada semana a Bíblia Sagrada Online em Vídeo adiciona novos vídeos, no mesmo formato, criando um acervo maravilhoso de passagens das Escrituras Sagradas. São trechos que destacam o amor de Deus para com seus Filhos, Suas promessas e bênçãos!
Assine o canal Bíblia Sagrada Online em Vídeo no YouTube, ou acompanhe aqui no Gospel+, semanalmente, a lista com o TOP 5 dos vídeos mais acessados nos últimos dias. Confira abaixo, uma lista com os vídeos que mais inspiraram pessoas essa semana:

Gênesis 7

Apocalipse 1

I João 3



Entidades cristãs divulgam carta aberta aos políticos evangélicos pedindo que honrem seus mandatos


Entidades cristãs divulgam carta aberta aos políticos evangélicos pedindo que honrem seus mandatos
Um grupo de entidades cristãs de ação social publicou uma carta aberta aos políticos evangélicos brasileiros pedindo, em resumo, que honrem o mandato para o qual foram eleitos respeitando as leis e os princípios cristãos.
No texto, a Aliança Bíblica Universitária do Brasil, a Rede FALE e o Seven Movimento Estudantil afirmam que seu propósito é expressar as “inquietações sobre os desafios que estão diante de nós para a construção de uma nação justa e inclusiva”.
Os representantes das entidades destacam que o Brasil é um país com leis modernas, mas que precisam ser colocadas em prática para que exista justiça social e cidadania.
A carta ainda destaca que é preciso vigiar pelos “direitos consagrados na Constituição Federal e que estão de acordo com o princípio basilar da Justiça do Reino de Deus”, e lembra que a separação entre a religião e o Estado é uma bandeira da Reforma Protestante.
Um dos pontos que essas entidades se posicionam de forma contrária à maioria dos parlamentares da bancada evangélica no Congresso Nacional é a redução da maioridade penal.
Confira a íntegra da carta:
O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra”. Provérbios 21.21
Prezados irmãos e irmãs parlamentares,
Nós, organizações evangélicas envolvidas com a agenda de ação social e de direitos humanos e engajados na transformação efetiva de nossa nação, escrevemos essa carta com intuito de manifestar nossas inquietações sobre os desafios que estão diante de nós para a construção de uma nação justa e inclusiva.
Constatamos que a cada ano aumenta a inserção dos evangélicos na vida pública brasileira. Percebemos que o momento atual nos apresenta uma oportunidade concreta para a promoção e a defesa dos direitos das pessoas e grupos mais vulneráveis. Entendemos que a postura apropriada de irmãos e irmãs que ocupam cargos de função pública é de escuta a Deus e à sociedade, a fim de que seu exercício esteja a serviço daqueles que mais carecem. Quando um cristão está imbuído desse espírito, ele dá bom testemunho de sua fé e promove a justiça e equidade do Reino. Com esse entendimento, escrevemos esta carta como um apelo à boa consciência dos congressistas que tem orientação de fé evangélica.
Em primeiro lugar, julgamos que cabe aos deputados evangélicos o respeito ao princípio do Estado Laico. A laicidade é, sobretudo, uma das grandes bandeiras históricas doo protestantismo brasileiro. Devemos valorizar esse legado como uma bela contribuição que nossos irmãos do passado deram para a sociedade e a democracia brasileiras. Somos chamados a respeitar a liberdade de crença e a pluralidade que é tão presente numa sociedade complexa como a nossa.
Entendemos também que é importante que a nossa luta se paute pelo reconhecimento de que é preciso assegurar direitos consagrados na Constituição Federal e que estão de acordo com o princípio basilar da Justiça do Reino de Deus. Embora o Brasil tenha uma legislação avançada em diversas áreas, em muitos casos ela ainda precisa ser efetivada. Conclamamos nossos irmãos para a defesa de direitos já adquiridos de crianças, adolescentes e jovens, idosos, negros, índios e mulheres. Somos ainda um país que não superou o racismo, que destrata os mais velhos, desconsidera os índios, massacra seus jovens e violenta as mulheres, desvaloriza professores, de mineradoras que violentam o solo, desperdiçando toneladas de água e pelo total desrespeito ao meio ambiente. Que a defesa das famílias brasileiras se paute, sobretudo, pela eliminação dessas tragédias que se perpetuam e assaltam os lares em todo país. Ao lidar com essas situações que geram morte, desejamos que se faça defesa intransigente desses direitos.
Soma-se a esses pontos uma necessária e urgente reforma política que coíba os vícios que corrompem o jogo democrático. É preciso frear os grupos poderosos que financiam campanhas astronômicas para logo depois cobrar a fatura com esquemas que violentam a ética e a moralidade públicas. Apoiamos também a criação e formalização de instâncias de participação social em todas as fases de elaboração, definição, aprovação e execução de Políticas Públicas. Defendemos também, como pauta positiva, a efetivação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o Plano Nacional de Juventude e o PL 4771/2012, que trata do fim do auto de resistência. Infelizmente há ainda uma grande desproteção social que coloca os jovens pobres em situação de vulnerabilidade ante a violência institucional, pela falta de perspectiva de trabalho, cultura, educação, saúde e lazer de qualidade.
Irmãos e irmãs, o apóstolo Paulo pede para que oremos por nossas autoridades. Nosso clamor é para que tenham sabedoria para honrar seus mandatos. A Palavra do Senhor nos diz em Provérbios 14.31 que somos honrados por Deus quando cuidamos dos pobres. Que o caminho da defesa dos pobres seja a coroa dos vossos mandatos.
Em Cristo,
  Organizações:
– Aliança Bíblica Universitária do Brasil
– Rede FALE
– Seven Movimento Estudantil


Padre Fábio de Melo defende o casamento gay e a laicidade do Estado em publicações no Twitter


Padre Fábio de Melo defende o casamento gay e a laicidade do Estado em publicações no Twitter
O padre Fábio de Melo publicou reflexões sobre a laicidade do Estado e o estabelecimento do casamento gay na sociedade, e terminou por criticar os que entendem que a o papel da igreja é protestar contra a união de pessoas do mesmo sexo.
“A união civil entre pessoas do mesmo sexo não é uma questão religiosa. Portanto, cabe ao Estado decidir. O Estado decide através dos que são democraticamente eleitos por nós. São eles que propõem, votam e aprovam as leis. Aos líderes religiosos reserva-se o direito de estabelecerem suas regras e ensiná-las aos seus fiéis. E isto o Estado também garante. Se sou cristão católico, devo observar o que prescreve a minha Igreja. Lembrando que o cristianismo é uma Lei inscrita na consciência”, escreveu o padre.
Na sequência, Melo acrescentou que Jesus ensinou a separar as coisas de Deus das questões legais, dando uma direção sobre qual deve ser o posicionamento do cristão nessas circunstâncias.
“As igrejas não podem, por respeito ao direito de cidadania, privar as pessoas, que não optaram por uma pertença religiosa, de regularizarem suas necessidades civis. Se duas pessoas estabeleceram uma parceria, e querem proteger seus direitos, o Estado precisa dar o suporte legal. São situações que não nos competem. A questão só nos tocaria se viessem nos pedir o reconhecimento religioso e sacramental da união. Portanto, vale a regra de Jesus: ‘Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!’ Mc 12, 17. Para encerrar: o cristianismo nunca foi vivo e convincente como nos primeiros séculos, período em que vivia apartado do Estado”, destacou.
O posicionamento do padre Fábio de Melo foi elogiado pelo jornalista e ativista ateu Paulo Lopes: “Melo pode estar martelando em ferro já moldado porque, afinal, a Constituição deixa claro que o Estado brasileiro é laico. Mas, na prática, não é bem assim, porque, como é público e notório, a laicidade é vilipendiada todos os dias por políticos (principalmente evangélicos) que, em determinados temas, tentam influenciar o governo a se pautar por princípios religiosos, cristãos, como se aqui fosse uma teocracia. Daí a importância neste momento das afirmações de Melo a favor de a religião não se misturar com o poder político”.
A repercussão das afirmações do padre nas redes sociais o levaram a voltar ao tema e criticar aqueles que deram interpretações distintas às suas palavras: “Estabelecer a distinção entre Estado/Igreja é para alguns, heresia. Deturpar o que você escreveu, e lhe condenar ao inferno, não. Ah gente!”, reclamou.