Ilustração realizada pelo adolescente Matheus Tobit
Ilustração realizada pelo adolescente Matheus Tobit
Quem nunca brincou com um balão cheio de ar? Nessa brincadeira tão simples, que faz qualquer um se empolgar, o balão é levado, sem escolha, de um lado para o outro. O mais incrível é que, assim como o balão, muitas pessoas têm sido levadas de um lado para o outro.  Vivemos num tempo em que algumas pessoas não têm base ou alicerce. São muitos os que vão à igreja, mas não sabem por que vão e o sentido de tudo que estão seguindo. Outros são muito rasos em seus princípios e valores. A consequência disso é que são facilmente levados para outro caminho, por outras ideias.
No evangelho de Mateus 7.24 a 27 e Lucas 6.46 a 49, Jesus conta uma parábola muito interessante do prudente construtor e o insensato construtor. Essa parábola tem elementos muito interessantes que nos ajudarão a entender sobre alguém com fundamento e alguém sem fundamento.
Um dos personagens da história de Jesus, o prudente construtor, fez sua casa e se preocupou com o lugar onde ela estava sendo construída, qual era o alicerce dela. Ele estudou, planejou e não se preocupou com o tempo que iria gastar para terminar de construí-la. Já o outro personagem, o construtor insensato, não fez nada do que o prudente fez: ele não se preocupou com a base de sua casa, queria um resultado rápido e buscou algo mais fácil para construir. O resultado dessa história é que, quando veio à tempestade, a casa do prudente ficou de pé e a do insensato foi destruída.
As pessoas que não têm base cometem o mesmo erro do insensato construtor: elas não se preocupam com os fundamentos. Como consequência disso, acabam sendo levadas e destruídas pelas influências externas, as crises, as dificuldades da vida que vêm para todos nós. Muitos adolescentes e jovens estão se perdendo em filosofias erradas, em vícios, abandonando a fé cristã, vivendo somente em busca de prazer, tendo uma fé relativa e principalmente sem nenhuma identidade.
O desejo de Deus é que cada cristão tenha base, alicerces e fundamentos bem claros. Que tenha conhecimento da Palavra de Deus e não leia a Bíblia como um livro qualquer. Que conheça os fundamentos da fé cristã, tenha princípios fundamentados e inegociáveis. Que viva com uma identidade verdadeira, coloque Deus no centro de tudo que faz e, por fim, tenha uma comunhão sincera com o Pai.
Dicas de textos Bíblicos para semana: Tg 1.22 a 27, 1Pe 3.15, Jo 14.21 a 24, Ne 8.1 a 6 

Pastor e Teólogo

 Arlei Terra