Fotos

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pessoas já estão recebendo implantes de chips em vários países


Filmes de Hollywood servem para disseminar a ideia

O implante de chips em seres humanos já é uma realidade. Esta semana, uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Cisco Systems mostrou que cerca de um quarto dos profissionais entre 18 e 50 anos seriam voluntários para receber um implante cerebral que lhes permitisse unir instantaneamente seus pensamentos com a Internet.
Entre outras conclusões, o relatório revela que até 2020, a maioria dos profissionais acredita que os smartphones e os “wearables” (computadores vestíveis) serão os dispositivos mais importantes na força de trabalho.
Na verdade, a tecnologia já existe e está sendo testada em diferentes países. Em setembro, um grupo de australianos inseriu microchips sob a pele para poderem controlar dispositivos eletrônicos apenas com um movimento.
Ben Slater, diretor de publicidade para a Apple na Austrália, tornou-se famoso por demonstrar como os smartphones interagem com quem já usa um chip com a tecnologia RFID (Identificação por Radio- Frequência). Do tamanho de um grão de arroz, o implante subcutâneo permite que o usuário possa abrir portas, ligar e desligar luzes e uma série de outras coisas apenas com gestos, sem precisar tocar nas coisas.
O celular identifica o movimento e se “comunica” com os objetos, numa simbiose que até recentemente só era possível se ver em algum filme de ficção. Sua ação foi uma maneira de promover o lançamento do IPhone 6 na Austrália e mostrar de que maneiras o telefone se comunica com os chips.
Além de Slater e outros australianos, a tecnologia também ganhou adeptos na Suécia. Durante a conferência SIME 2014, realizada este mês em Estocolmo, voluntários suecos implantaram chips similares, que permitem a interação com aparelhos eletrônicos.
Emilott Lantz, 25, é parte de um grupo de cerca de 100 pessoas que vivem com um microchip de tecnologia RFID. Durante a SIME, onde foi debatido e apresentado os mais recentes avanços na área de tecnologia, todos os participantes interessados receberam o implante do microchip de graça. Trata-se do mesmo tipo comumente usado para rastrear animais de estimação.
O diferencial é que eles estão programados para servirem aos seres humanos como substitutos de chaves e senhas. Para Lantz, além da curiosidade, esse foi o principal motivador. Agora, ela não precisará carregar tantas chaves como de costume.
“A tecnologia não é nova, mas o assunto torna-se sensível apenas porque é no corpo humano”, disse ela. “Eu não me sinto como se isso fosse o futuro – este é o presente. Para mim, é estranho que não vimos isso ser usado antes”, conclui.
Nos Estados Unidos, um homem chamado Robert Nelson inseriu chips com a tecnologia NFC, a qual permite a troca de dados por aproximação, nas duas mãos. Uma reportagem do site ‘Ubergizmo’, mostra que Nelson já conseguiu simular pagamentos, pois é a mesma tecnologia usada no pagamento por smartphones.
De acordo com RT News esse mesmo tipo de chip NFC foi implantado por um grupo de holandeses. Eles fazem parte de um experimento comandado pelo empresário Martijn Wismeijer. Através de estruturas de vidro “biocompatíveis”, ele conseguiu implantar dois chips nas mãos que são capazes de armazenar e realizar transações com a moeda virtual “bitcoin”. Ou seja, ele literalmente não precisa mais de dinheiro ou cartões de crédito para fazer compras.
Co-fundador da empresa MrBitcoin, que é especializada em negociações com moedas virtuais, ele explica que os chips se comunicam com qualquer smartphone que rode o sistema Android. “O terminal de pagamento continua sendo o telefone, mas é possível transferir bitcoins a partir dos chips”, explica.
Em vários países desenvolvidos, os benefícios de se usar chips (com fins medicinais ou não) são bastante debatidos entre os adeptos do trans-humanismo, também chamado de Humanidade +.
Esse movimento filosófico deseja explorar as inovações da ciência e tecnologia e sua relação com a humanidade. Seu objetivo é fazer a humanidade vencer as barreiras do organismo e prolongar a vida indefinidamente. O assunto foi tratado de maneiras diferentes em dois filmes lançados este ano: “Lucy”, estrelado por Scarlett Johansson, e “Transcendence – A Revolução”, com Johnny Depp. Com informações de Daily Mail e The Local


“Nada a Perder”: Igreja Universal estaria comprando livros do bispo Macedo e distribuindo a fiéis, diz jornalista


“Nada a Perder”: Igreja Universal estaria comprando livros do bispo Macedo e distribuindo a fiéis, diz jornalista
O bispo Edir Macedo estaria usando um expediente não muito convencional para alavancar as vendas do terceiro livro da trilogia Nada a Perder, que conta de forma não cronológica sua história de ascensão na vida pessoal, ministerial e empresarial.
Os três livros foram lançados pela editora Planeta, e escritos pelo jornalista Douglas Tavolaro, que é um dos responsáveis pelo setor de jornalismo da TV Record.
De acordo com o jornalista Lauro Jardim, colunista da revista Veja, o bispo Edir Macedo e seus assessores da Igreja Universal do Reino de Deus estariam comprando exemplares do livro e distribuindo a fiéis. Essa estratégia visaria garantir que o bispo se tornasse o maior vendedor de livros no Brasil atualmente.
“Nos lançamentos do bispo, sempre aparece um representante da Igreja Universal horas antes que acerta com a livraria a compra de determinada quantidade de livros; e, depois, distribui para os fiéis que são transportados para o local em ônibus. Toda semana o livro é lançado em alguma cidade brasileira”, informou Lauro Jardim.

Polêmica

Se comprovada, a história se assemelharia à polêmica protagonizada pelo pastor Mark Driscoll nos Estados Unidos. O fundador da megaigreja Mars Hill confessou que ordenava que os tesoureiros da denominação fizessem a compra de seus livros assim que lançados, a fim de fazê-los chegar ao topo da lista dos mais vendidos.
O escândalo tomou grandes proporções, incluindo acusações de suborno da parte de Driscoll a editores de revistas para manter seus títulos entre os primeiros colocados nas listas de mais vendidos, e uma onda de insatisfação atingiu a igreja, com protesto de pastores e membros.
O resultado de toda a história foi a demissão de Driscoll do cargo de pastor da igreja que ele mesmo fundou, e um desmembramento das filiais da igreja. Em alguns casos, essas congregações anunciaram falência por falta de recursos para arcar com as dívidas.

Filmes, Internacional, Israel, Mundo Cristão “Êxodo: deuses e reis”: Ator Christian Bale compara Moisés a “terroristas” dos dias atuais


“Êxodo: deuses e reis”: Ator Christian Bale compara Moisés a “terroristas” dos dias atuais
O ator Christian Bale, que interpretou o papel de Moisés no filme “Êxodo: deuses e reis”, afirmou que nos dias de hoje o líder hebreu seria considerado um terrorista.
O protagonista do filme épico – como vem sendo descrito pela mídia especializada em cinema – disse que apesar do povo israelense vê-lo como um herói e libertador, provavelmente os egípcios teriam um pensamento diferente a respeito.
“Absolutamente, [Moisés foi] visto como um combatente da liberdade para os hebreus, mas um terrorista em termos do império egípcio”, disse o ator em entrevista ao programa Nightline, da emissora NBC.
Christian Bale acrescentou que, a seu ver, nos dias de hoje Moisés seria perseguido por exércitos: “O que aconteceria se Moisés surgisse hoje? Drones seriam enviados atrás dele, certo?”, questionou, fazendo alusão à forma como terroristas são vigiados e combatidos no Oriente Médio.
Conhecido mundialmente por interpretar Batman na trilogia dirigida pelo cineasta Christopher Nolan, Christian Bale disse em outra entrevista que em suas reflexões a respeito do personagem, chegou à conclusão que Moisés era um “esquizofrênico bárbaro perturbado e tumultuado”.
A Bíblia descreve o líder hebreu como uma pessoa que passou por diversos problemas ao longo de sua vida, e o próprio Moisés aparentava ser alguém impaciente (Êxodo 17:5 e 6 e Números 20:8 a 11) e descrevia-se como uma pessoa com pouca afeição pelo debate: “Então disse Moisés ao Senhor: ‘Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua’. Êxodo 4:10”.
Êxodo: deuses e reis” foi dirigido pelo cineasta Ridley Scott e tem estreia prevista para o dia 12 de dezembro de 2014 nos EUA e Inglaterra. No Brasil, a estreia do filme acontecerá no dia 25 de dezembro, segundo informações da distribuidora Fox Film do Brasil.

Jovens cristãos entram em conflito com sua fé quando confrontados pela sexualidade, dizem pesquisadores


Jovens cristãos entram em conflito com sua fé quando confrontados pela sexualidade, dizem pesquisadores
Os jovens cristãos vivem um paradoxo na tentativa de conciliar os ensinamentos sobre sexo que recebem nas igrejas e a realidade encontrada em seus relacionamentos e círculos de amigos. A tese é defendida professora de estudos religiosos e pesquisas, doutora Teresa Delgado.
Segundo Teresa, há uma mudança de atitude de alguns cristãos sobre questões relacionadas à sexualidade humana, e principalmente à doutrina de que o sexo só deve ser praticado dentro de um casamento heterossexual.
Um estudo realizado no ano passado constatou que os jovens da geração Y, que têm entre 18 e 30 anos, são propensos a desconsiderar a doutrina recebida nas igrejas sobre o tema.
De acordo com o Christian Post, muitos adultos que se identificam como cristãos têm adotado uma postura mais liberal em relação ao sexo antes do casamento, o que levanta questões sobre como as igrejas devem enfrentar a situação.
A própria Teresa Delgado afirma que durante os nove anos em que leciona Teologia e Ética como professora associada do departamento de Estudos Religiosos da Universidade de Iona, nos Estados Unidos, tem ouvido relatos de alunos sobre sentimentos conflitantes quando o sexo e a fé se encontram.
O instituto cristão Pew Research Center apresentou um relatório de um levantamento que aponta para um aumento de norte-americanos sem religião, e frisou que esse grupo é basicamente formado por “adultos mais jovens, políticos liberais e pessoas que tomam posições liberais sobre o casamento do mesmo sexo”.
O Instituto Público de Pesquisa da Religião (PRRI, em inglês) constatou durante uma pesquisa que os jovens da Geração Y tendem a ser mais tolerantes sobre o assunto da homossexualidade e o casamento gay.
O PRRI destacou que há uma tendência notada a partir da pesquisa que os jovens deixem a religião aprendida na infância. “Quase um terço dos que abandonaram sua religião de infância, dizem que os ensinamentos ou tratamentos desfavoráveis a gays e lésbicas desempenharam um papel importante nessa decisão”, afirmou Robert P. Jones, presidente do PRRI.

Emissora de TV estuda veicular série de comédia sobre igreja evangélica dirigida por agnóstica



Emissora de TV estuda veicular série de comédia sobre igreja evangélica dirigida por agnóstica
Atriz e produtora Amy Poehler
Uma nova série de comédia que aborda as igrejas contemporâneas poderá ser veiculada pelo canal NBC, um dos maiores dos Estados Unidos. A iniciativa para produção da série foi da atriz Amy Poehler, que também é produtora.
No Braisl, Amy Poehler é conhecida por seus papeis na série Parks and Recreation e também no programa de esquetes Saturday Night Live, que são transmitidos por canais de TV por assinatura.
O roteiro da série de comédia seria baseado na personagem de Amy, uma agnóstica, que herda uma igreja junto com um grupo de pessoas de temperamento bastante forte que formam a comunidade.
De acordo com o Christian Post, Amy Poehler e sua parceira na produção da série, Aisha Murrarar, já gravaram o episódio piloto e agora aguardam a decisão da emissora sobre dar continuidade ou não ao projeto.
O nome da série e elenco de atores também não foi revelado ainda pelas produtoras à imprensa, muito menos a inspiração para a criação do programa de TV.
Na vida real, Amy Poehler foi criada no catolicismo, mas publicamente não fala sobre sua crença ou filiação religiosa.

Bíblia

As produções de entretenimento dos Estados Unidos vêm dedicando bastante espaço para temas bíblicos  nos últimos tempos.
Mais recentemente, filmes como “Noé”, com Russel Crowe, e “O Apocalipse – O Começo do Fim” (refilmagem do filme cristão “Deixados Para Trás”), com Nicolas Cage,  chegaram às telonas.
No próximo mês, estreia o filme “Êxodo: Deuses e Reis”, dirigido pelo premiado cineasta Ridley Scott, com o ator Christian Bale no papel de Moisés. O longa metragem pretende narrar a história do êxodo do povo hebreu de seu cativeiro no Egito rumo à Terra Prometida.

Estratégia de evangelismo online da Associação Billy Graham registra 5 milhões de conversões a Cristo


Estratégia de evangelismo online da Associação Billy Graham registra 5 milhões de conversões a Cristo
O ministério de evangelismo online da Associação Evangelística Billy Graham alcançou um marco no último final de semana, ao registrar a 5.000.000ª pessoa a aceitar a Jesus através das mensagens que existem no site PeaceWithGod.
“Isto é importante porque estamos seguindo o legado de Billy Graham ao usar as capacidades técnicas mais avançadas disponíveis e alcançar as pessoas onde elas estão com a esperança de Jesus”, disse John Cass, diretor de Evangelismo na Internet da Associação Evangelística Billy Graham. “Essa ferramenta nos deu a oportunidade de ir até os confins da terra”, acrescentou.
Os cinco milhões de convertidos pela estratégia de evangelismo da Associação aceitaram a Jesus após terem contato com apresentações de vídeo bem produzidas, com passagens bíblicas e explicações sobre o plano da salvação.
O projeto, lançado em maio de 2011, atualmente atinge 20 mil pessoas por dia. “Durante décadas, temos trabalhado para preencher espaços com pessoas que assim como Billy, Franklin ou Will Graham possam anunciar o Evangelho. A forma como olhamos para esse desafio é a mesma como se estivéssemos falando para uma arena cheia […] A diferença é que o nosso público pode estar na Rússia ou Arábia Saudita, ou outros lugares onde podemos não ser capazes de ir numa situação normal”, explicou John Cass.
De acordo com o Christian Post, no mês de outubro passado, 45 mil pessoas no Iraque, 34 mil na Síria e 33 mil na Arábia Saudita ouviram a mensagem do Evangelho através do portalPeaceWithGod.net.
O trabalho, no entanto, não para por aí: os integrantes da Associação Evangelística Billy Graham se dedicam a atrair os convertidos online para um discipulado fora da internet. Para isso, uma equipe de voluntários fica à disposição em chats ao vivo para responder dúvidas de quem acessa o portal, e convencê-los a procurar uma igreja na região onde vivem.
“Mesmo que nós estejamos comemorando e dando louvor a Deus pelas 5 milhões de conversões a Cristo através deste ministério, percebemos que [o trabalho] não se resumem a números. Toda e qualquer pessoa que tenha respondido à mensagem do Evangelho em nosso site – desde o primeiro até o 5.000.000º – é filho ou filha de alguém; pai ou mãe de alguém.  Cada pessoa é alguém que recebeu oração e alguem amado por Deus”, finalizou.


Justiça revoga sentença que proibia cidadãos de fazerem orações em nome de Jesus Cristo


Justiça revoga sentença que proibia cidadãos de fazerem orações em nome de Jesus Cristo
Uma decisão da Justiça restaurou a liberdade dos membros da comissão de um pequeno condado nos Estados Unidos de fazerem suas orações em nome de Jesus.
Em março de 2007, as entidades União das Liberdades Civis Americanas e Americanos Unidos pela Separação entre Igreja e Estado processaram a Comissão do Condado de Forsyth, na Carolina do Norte, pois três pessoas alegaram sentirem-se ofendidas ao presenciarem palestrantes fazer suas orações em nome de Jesus.
Desde então, a Comissão do Condado de Forsyth era obrigada a orientar seus convidados e palestrantes a não “incluir referências a Jesus Cristo, ou qualquer outra divindade sectária, como parte de suas orações”.
Agora, baseado em uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, um tribunal federal da Carolina do Norte restaurou a liberdade de oração a Jesus na Comissão do Condado.
A decisão do Supremo se deu em outro caso semelhante, e os magistrados entenderam que o argumento de “que a oração legislativa pode ser dirigida apenas a um Deus genérico” era uma forma de limitar a liberdade religiosa.
“Nossa tradição pressupõe que os cidadãos adultos, firmes em suas próprias crenças, podem tolerar e talvez apreciar uma oração cerimonial entregue por uma pessoa de uma fé diferente”, dizia trecho da sentença do Supremo.
A Aliança pela Defesa da Liberdade foi a entidade que se posicionou contra a proibição feita ao Condado de Forsyth, e comemorou a decisão do Tribunal Federal.
Brett Harvey, consultor sênior da Aliança, afirmou que uma distorção foi corrigida pela Justiça: “Todos os americanos devem ter a liberdade de orar sem serem censurados, assim como o Supremo Tribunal considerou apenas alguns meses atrás, e estamos muito satisfeitos em ver essa liberdade restaurada em Forsyth […] A Suprema Corte afirmou a liberdade dos americanos para orar de acordo com suas consciências diante de reuniões públicas. Por esse motivo, o Tribunal do Distrito tinha que suspender sua ordem anterior contra a política de oração de Forsyth County, que é claramente constitucional”, comentou, segundo informações do Charisma News.

Eleito deputado federal, Irmão Lázaro diz que lutará contra a homofobia: “Pessoas são livres”


Eleito deputado federal, Irmão Lázaro diz que lutará contra a homofobia: “Pessoas são livres”
O cantor Irmão Lázaro (PSC-BA), eleito deputado federal com mais de 161 mil votos, afirmou que apesar de sua crença a respeito da homossexualidade, vai lutar para reduzir a violência praticada contra gays no país.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Lázaro se descreveu como um “conservador”, afirmou ser contra a descriminalização da maconha e ressaltou que usará seu mandato para defender a família “no modelo de Deus, homem e mulher”.
O ponto de vista expressado a respeito da homossexualidade é o mais equilibrado possível dentro do cenário de tensões criadas sobre o tema. O próprio Lázaro afirma que sua postura é “estranha do ponto de vista religioso”, mas defenderá a liberdade individual: “Se quiserem viver juntos, isso deve ser respeitado. Tem que se entender que homossexualismo é pecado, mas as pessoas são livres”.
Atualmente, Irmão Lázaro tem quase 8 milhões de seguidores nas redes sociais, e hoje é o parlamentar com mais expressividade nessa área. Na Câmara, o segundo colocado é o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), com 1,9 milhões de seguidores, seguido pelo ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ), que tem pouco mais de 800 mil inscritos em suas páginas.
A título de comparação, Irmão Lázaro tem 17 vezes mais seguidores nas redes sociais do que o deputado mais votado do Brasil, Celso Russomano (PRB-SP), que obteve 1,5 milhão de votos e tem pouco mais de 460 mil seguidores.
Mesmo com tamanha representatividade, Irmão Lázaro diz que não defenderá uma bandeira específica no Congresso nesse seu primeiro mandato. A linha de pensamento conservador será aplicada a todas as atividades em que se envolver, e nas votações mais sérias também.
Irmão Lázaro foi integrante do Olodum, e hoje é pastor da Igreja Batista Lírio dos Vales, em Salvador (BA). À Justiça Eleitoral, declarou bens na casa de R$ 4,7 milhões, construído a partir da carreira na música gospel e nos empreendimentos que abriu. “Tenho uma história de superação que as pessoas veem como inspiração […] Cheguei a viver nas ruas, comendo lixo”, resume o cantor, pastor e deputado federal.



Papa Francisco pede valorização da vida e diz que fundamentalistas são “inimigos de Deus”

Papa Francisco pede valorização da vida e diz que fundamentalistas são “inimigos de Deus”
O papa Francisco classificou os extremistas como “inimigos de Deus” durante um discurso feito no Conselho da União Europeia. O pontífice católico comparece ao evento como chefe de Estado do Vaticano, o menor país do continente.
Em sua fala, Francisco condenou o fundamentalismo religioso que “nutre um profundo desprezo pela vida humana e mata de modo indiscriminado vítimas inocentes”, e afirmou que infelizmente o “terrorismo religioso e internacional” é “financiado por um tráfico de armas que, muitas vezes, não é incomodado” pelas autoridades responsáveis.
O discurso do papa abrangeu ainda as questões específicas do continente, dizendo que os cristãos estão dispostos a mostrar a “correta relação entre religião e sociedade” e oferecer apoio “ao desenvolvimento cultural e social”.
De acordo com o Jornal do Brasil, o papa Francisco pediu que as autoridades dos países europeus ouçam as contribuições que a Igreja Católica tem a oferecer na luta pela vida, e lamentou que o mundo ainda viva conflitos tão intensos.
“Infelizmente, a paz está muito ferida em muitas partes do mundo, onde irrompem conflitos de vários tipos”, disse o papa, ressaltando que as “tensões não cessam” e isso influencia negativamente.
Ainda falando sobre a valorização da vida, Francisco reconheceu que a Europa “não tem mais a capacidade de encarar o desafio com vitalidade e a energia” que era característica do continente no passado, mas pediu que a sociedade europeia “acolha os imigrantes que precisam de tudo que é essencial para viver e reconheçam a dignidade dessas pessoas”.
Em sua conclusão, Francisco afirmou que é preciso recuperar a autoestima no continente e se manter generoso com quem mais precisa: “Desejo vivamente que se instaure uma nova colaboração social e econômica, livre de condições ideológicas, que saiba enfrentar o mundo globalizado, mantendo vivo aquele senso de solidariedade e caridade recíproca que tanto a Europa ensinou. A obra generosa de centenas de homens e mulheres, alguns dos quais a Igreja Católica considera santos, que através dos séculos se empenharam para desenvolver o continente – tanto através da atividade empreendedora como em obras educativas, assistenciais e de promoção humana”.

Incêndio de grandes proporções destrói parte de templo de igreja evangélica no Rio


Incêndio de grandes proporções destrói parte de templo de igreja evangélica no Rio
Um incêndio destruiu parte do templo da Igreja Missionária Evangélica Maranata, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na tarde da última segunda-feira, dia 24 de novembro.
Os bombeiros foram acionados pelo dono de um lava rápido vizinho à igreja, e o atendimento ao chamado foi rápido: “Vi que estava saindo fumaça e chamei o zelador. Como começou a aumentar, eu liguei para o Corpo de Bombeiros, que chegou em torno de cinco minutos depois”, contou o empresário Celso Filho.
Testemunhas disseram ao G1 que a fumaça começou a aparecer por volta das 15h30. O major Ed, subcomandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros do Méier, afirmou que o incêndio destruiu o teto e os móveis que estavam no templo.
“O fogo ficou na parte das cadeiras e do altar. O teto, que é de alumínio, desabou. Mas a estrutura de concreto ficou intacta”, relatou o major Ed, que atendeu a ocorrência acompanhado de 23 homens, em três carros.
Após o controle das chamas, por volta das 16h45, a perícia assumiu o comando e passou a fazer vitorias para definir a real condição do templo e determinar se o incêndio foi criminoso ou ocorreu por problemas elétricos.
O trânsito nas ruas do bairro foi prejudicado pelo incêndio. Na rua Adriano, onde fica o templo, o tráfego foi interditado até 17h00, e os carros eram orientados a pegar os desvios nas ruas Paulo Silva Araújo e Ajuratuba, segundo o Centro de Operações da Prefeitura carioca.
Carros do Corpo de Bombeiros em frente ao templo após o controle das chamas
Carros do Corpo de Bombeiros em frente ao templo após o controle das chamas