Foto: pixabay.com
Foto: pixabay.com
A leitura é uma prática fundamental no processo educacional e no crescimento cultural e intelectual do indivíduo. Quando esse hábito é criado, traz benefícios, uma vez que gera conhecimento e amplia a visão de mundo do leitor.
No âmbito cristão, além da Bíblia, revistas, mangás e outros livros têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. De acordo com o empresário Sinval Filho, da Editora 100% Cristão, o brasileiro, em geral, lê pouco, mas o cristão lê uma média de três vezes mais que o brasileiro comum. “A pessoa, quando se converte, quando está no meio de uma comunidade cristã, está lendo, consumindo literatura, mais do que a média nacional, mas ainda eu diria pouco perto do que poderia”, diz Sinval.
Segundo o empresário, no Brasil, mesmo em lugares mais distantes, “onde tem uma igreja, tem leitura da Bíblia sendo aplicada […] e outros livros que são agregados para edificar a vida das pessoas”.
Cultura pop ou geek
Imagem: Reprodução/Internet
Imagem: Reprodução/Internet
No meio secular, a cultura pop ou “geek” cresceu de forma exponencial no mundo inteiro. Esse crescimento deu-se por um movimento estabelecido pelo consumo de séries de TV filmes, revista em quadrinhos, entre outros produtos culturais. “Tomou uma proporção muito maior do que havia antes. […] Em contrapartida, o meio cristão ainda não acompanhou essa proporção”, explica Sinval. A cultura “geek” cristã tem crescido aos poucos. “Esse é o desafio e o que a gente tem feito. Temos publicado histórias em quadrinhos, mangás, jogos, materiais diferenciados daquilo que já tem”.
Por exemplo, o livro “O Peregrino”, que, depois da Bíblia, é o mais conhecido no meio cristão, recebeu uma versão em mangá, história em quadrinhos de origem japonesa. Todo ilustrado, o livro é uma representação do original, escrito pelo pastor John Bunyan e publicado em 1678, na Inglaterra. A história é uma alegoria da vida cristã e leva o leitor a refletir sobre a importância de ser vigilante na vida terrena
Outro mangá cristão é o “Eclesiástico”, que conta a história de um homem levantado por Deus para agir no mundo, que corre um grande perigo. A revista foi ilustrada por Igor Cicarini, publicitário, teólogo e pastor da Lagoinha que criou o mangá J5 e tem trabalhos publicados pela Marvel Comics (Avengers e SpiderMan). O roteiro ficou por conta do teólogo e pastor Richarde Guerra, coordenador-geral da Mocidade Lagoinha.
Seguindo a linha “geek” cristã, Igor Cicarini já publicou várias edições do mangá J5, que conta a história de cinco jovens convocados por Deus para lutar contra as forças das trevas que assolam a humanidade.
*Com informações de entrevista realizada em programa da Rede Super de Televisão
:: Dayane Cristina