Fotos

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

VOCÊ TEM MEDO DA MORTE?



Resultado de imagem para morteLucas 16: 22- 26

Falamos muito pouco sobre céu, porque, automaticamente, falamos de morte. Normalmente buscamos uma vida nova na Terra, livres de sofrimentos, doença, culpa e miséria. Todos queremos ir para o céu, mas ninguém quer morrer. No momento em que uma criança nasce ela começa a morrer. Tudo que criamos ou amamos um dia se transformará em pó.
Na visão celestial, morrer significa voltar para casa. Muitas pessoas não gostam de falar do assunto e, se escutam sobre morte, dizem que é para tomar cuidado porque a conversa pode atrai-lá, mas esse é um assunto que temos que ter como algo resolvido. Precisamos saber que um dia todos nós morreremos e encararemos a eternidade no céu ou no inferno.
Um corretor de seguros bem treinado pode passar duas horas vendendo um seguro de vida para você e nem sequer usar a palavra morte ou morrer. Temos muitas maneiras de falar que alguém morreu, dizemos que passou dessa para melhor, expirou, deu seu último suspiro, partiu, foi para o descanso eterno, foi promovido.
O céu não será um lugar de estagnação, entediante, passivo, mas sim será um lugar de muitas aventuras e descobertas. É onde seremos restaurados e livres da maldição e do sofrimento. O corpo morre, mas a alma e o espírito vivem para sempre.
Teremos consciência de quem somos. Nós não vamos ficar flutuando nas nuvens ou tocando harpa por milhares de anos. Nós podemos gozar de tremendas habilidades intelectuais e físicas provenientes dos nossos poderosos corpos ressurretos, que podem viajar do céu a Terra na velocidade de um pensamento. Imagine como será usar 100% da incrível capacidade do cérebro que Deus nos deu. Hoje usamos de 3% a 10% no máximo.

 Em Apocalipse 5:10 diz que o Senhor nos fez reis e sacerdotes e reinaremos com ele.

Apesar da Nova Jerusalém, como cidade celestial, ser o nosso lar permanente, mesmo assim estaremos aptos a viajar sobre a Terra.
Jesus foi a primícia da ressurreição. “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação”, 1 Coríntios 15:14. Se você tiver a convicção sobre a ressurreição, não terá medo da morte.
“Precisamos saber que um dia todos nós morreremos e encararemos a eternidade no céu ou no inferno”
:: JOEL PEREIRA 

Verdadeiro ou falso? Vídeo mostra sons de trombetas e nuvens em chamas nos céus de Jerusalém



Resultado de imagem para Verdadeiro ou falso? Vídeo mostra sons de trombetas e nuvens em chamas nos céus de Jerusalém   Um vídeo que mostraria sons de trombetas sobre os céus de Jerusalém vem tomando proporções gigantescas nas redes sociais e gerando questionamentos sobre sua veracidade e o significado.


Muitas pessoas associaram o conteúdo do vídeo ao arrebatamento da Igreja, descrito no Apocalipse, e dezenas de páginas no Facebook compartilharam o material, abrindo espaço para as mais diversas reações das pessoas.
No vídeo, o céu da cidade ganha contornos em forma de um anel, com o aspecto de uma aurora boreal. O movimento das bordas desse “anel de nuvens” fez com que muitos internautas especulassem se a formação seria feita de fogo ou apenas ilusão de ótica.
Assista ao vídeo

Farsa

O site e-farsas, especializado em desmistificar conteúdos que surgem na internet com ares de absurdo, revelou que o vídeo apareceu no dia 03 de outubro de 2016 no YouTube, e foi produzido pelo cineasta israelense Ronen Barany.
O vídeo original tem seis minutos de duração e já foi republicado, com durações variadas, em muitos canais da plataforma de streaming.
De acordo com a apuração do e-farsas, o vídeo seria fictício, seguindo a linha de outros materiais semelhantes divulgados por Barany, como a explosão de uma bomba nuclear lançada pelo Irã contra Jerusalém e uma invasão alienígena.
O arrebatamento é bíblico e acontecerá, porém, esse vídeo não mostra esse evento.
por Tiago Chagas

Nova lei sobre religião será praticada em algumas semanas



A lei é repleta de restrições que afetam as atividades nas igrejas, inviabilizando cultos, eventos e outras ações praticadas pelos cristãos

1-mulher-vietnam-crista
Uma nova lei sobre religião no Vietnã está programada para entrar em vigor nas próximas semanas e tem sido fortemente criticada por várias organizações de direitos humanos. Até mesmo os legisladores que pertencem à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês, Association of Southeast Asian Nations), uma organização regional e intergovernamental, composta por dez Estados, se juntou aos críticos para protestar.
A lei, de fato, é repleta de condicionamentos sobre o registro dos locais de culto, pessoas que o frequentam, detalhes sobre as atividades, o destino dos fieis ao deixar o local, programas que devem ser apresentados um ano antes para o trabalho de aprovação, inviabilizando desta forma qualquer ação por parte dos cristãos. “Mesmo havendo algumas citações na nova lei que podem ser consideradas melhorias para quem pratica o cristianismo, os regulamentos em si certamente vão acarretar grandes dificuldades às igrejas”, comenta um dos colaboradores da Portas Abertas.
Segundo ele, até mesmo o termo “estrangeiro” constante nos documentos pode muito bem levar a interpretações e ações arbitrárias por parte do Estado. O Vietnã é um dos poucos países no mundo que ainda é governando por um partido comunista. A liberdade de religião e de expressão é extremamente controlada pelos líderes. É possível que a igreja perceba rapidamente os impactos da nova lei, o que não é motivo de desmotivar os cristãos que já têm lutado há tanto tempo para manter sua fé no país. Ore por essa nação.

Por Portas Abertas

Damares libera novos clipes pela Sony Music Live



Resultado de imagem para Damares libera novos clipes pela Sony Music Live   Clipes revisitam clássicos da música cristã contemporânea na cidade natal da cantora

A cantora Damares participou, mais uma vez, da série Sony Music Live, nesta terça-feira (1/11). Desta vez, a intérprete paranaense lançou três clipes: “Divino Companheiro”, “Em Fervente Oração” e “Cristo Tem Poder”. Todas as canções estão na plataforma VEVO.
A proposta da Sony Music Live de Damares se diferencia da maior parte dos artistas que participaram da série. A cantora optou por não trazer o repertório de sua carreira e, em cada episódio, relembra canções que foram importantes em sua vida.
Ao mesmo tempo, durante os episódios, Damares retorna a lugares importantes em sua trajetória pessoal. Natural da cidade de Umuarama, a intérprete utilizou as locações, com direção de vídeo de Hugo Pessoa, para contar sua história de vida.
O clipe de “Divino Companheiro”, por exemplo, traz a participação de seu irmão Ageu que, segundo a cantora, também está preparando seu primeiro trabalho. Outra locação foi uma igreja, em que Damares canta “Em Fervente Oração”. A última performance é de “Cristo Tem Poder”, gravada ao ar livre.
Futuras novidades
A primeira semana de novembro está sendo agitada para Damares. A artista lançará, nesta sexta-feira, o álbum Obra Prima. Antes disso, a gravadora Sony Music Brasil liberará um preview das faixas do álbum. O vídeo está previsto para amanhã (3/11).
A produção musical de Obra Prima foi assinada por Melk Carvalhedo e Rogério Vieira. O repertório foi selecionado por Damares e Melk em um processo que durou mais de um ano. Eram 400 faixas originalmente destinadas para o projeto que, mais tarde, foram diminuídas para 20, até chegar ao número final, 15.
As músicas foram gravadas no estúdio Mosh, em São Paulo. Onze ficaram a cargo de Melk, enquanto quatro na responsabilidade de Rogério. O single escolhido para a obra foi “Ressuscita” que, até o momento, soma mais de 76 mil execuções na plataforma de streaming Spotify.
Assista o videoclipe de Damares, “Divino Companheiro”:
Assista o videoclipe de Damares, “Em Fervente Oração”:
por Tiago Abreu



“Deus a fez reviver”




“Minha esposa quase morreu, aos olhos humanos parecia não haver esperanças, mas Deus a trouxe de volta”

02-paquistao-mulher-niqab
Nuzhat* enfrentou um grande ataque e vários bombardeios no Paquistão. Seus relatos de cura e restauração são exemplos de fé para aqueles que a conheceram. Sua história chegou até a Portas Abertas através de um professor de escola bíblica, que ficou impressionado com sua redação cujo tema era “Quem sou eu”. Ele conta que a reflexão teológica e espiritual de Nuzhat ilustra como a tragédia pode mudar personalidades e também desafiar a identidade das pessoas de maneira positiva. A cristã que praticamente nasceu de novo escreveu seu texto com a mão que já havia sido quebrada durante a violência que marcou sua vida. 
“Minha esposa se recuperou de 22 feridas e muitos ossos quebrados, além de várias infecções que contraiu durante os nove hospitais por onde passou. Durante meses ela esteve numa cama e gritava de dor, mas lutou e confiou em Deus o tempo todo”, relata o marido. Ele conta que seus momentos de alívio eram quando ele e os filhos a visitavam. Parte de seu tratamento e reabilitação foi assistido por colaboradores que a confortaram através da Palavra. Os médicos não deram garantia de que ela teria uma vida normal no futuro mas, três anos após o ataque, Nuzhat já podia sorrir novamente.
Embora a cristã perseguida ainda não tenha condições de contar certas partes de sua história e de momentos que ainda lhe ferem a alma, ela já consegue dizer que “está tudo bem”. Uma das conselheiras pós-trauma comentou: “Parecia que ela ia morrer, então chamamos alguns jovens para cantar para ela e levar alguns cartões artesanais como demonstração de afeto e amor. Esses jovens também passaram pela perseguição violenta e entendiam sua dor. Eles riam para ela, contavam piadas e não desistiram de ser tanto amigos quanto palhaços naquele momento difícil”, lembra ela com uma risada descontraída. O marido derramou algumas lágrimas ao dizer: “Minha Nuzhat está de volta”. O professor que contou essa história completou: “Se não fosse culturalmente inadequado, naquele momento teríamos nos abraçado fortemente”, conclui.
*Nomes alterados por motivos de segurança.
Motivos de oração
  • Louve a Deus pela recuperação de Nuzhat e pelos colaboradores da Portas Abertas que estiveram com ela durante esse período difícil.
  • Ore pela total recuperação, tanto física quanto emocional e peça ao Senhor para que use a vida de Nuzhat como testemunho para outros que necessitam de forças para seguir em frente. 
  • Interceda pela igreja perseguida no Paquistão e peça pela presença constante do Espírito Santo naquele lugar, especialmente nos cultos e encontros clandestinos entre cristãos.
por Portas Abertas

Pesquisa encontra 2 trilhões de galáxias e astrofísico diz que informação já estava prevista na Bíblia


Resultado de imagem para Pesquisa encontra 2 trilhões de galáxias e astrofísico diz que informação já estava prevista na Bíblia  As informações reunidas por cientistas através dos dados coletados pelo telescópio Hubble ao longo de duas décadas permitem afirmar que o universo no qual estamos inseridos possui dois trilhões de galáxias. E essa constatação está prevista na Bíblia Sagrada.

O número ao qual os atrônomos chegaram até agora já é dez vezes maior do que se esperava inicialmente. De acordo com o astrofísico Christopher Conselice, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, 90% dessas galáxias não podem ser observadas da Terra, o que limita a possibilidade de estudo dos equipamentos terrestres a apenas 10% do total.
Esse estudo foi desenvolvido ao longo de quinze anos e será publicado na revista científica Astrophysical Journal, segundo informações da Veja.
Os astrônomos definem uma galáxia como um sistema que reúne, através da gravidade, milhões ou bilhões de estrelas, formando internamente sistemas planetários, em um modelo que pode ser ilustrado pelo nosso sistema solar, no qual a Terra e os outros sete planetas orbitam o Sol.
No estudo, os pesquisadores astrônomos chegaram à conclusão de que, no princípio do universo, existia cerca de dez vezes mais galáxias.
De acordo com o portal Christian Post, o astrofísico cristão Jason Lisle comparou o anúncio aos textos bíblicos do Velho Testamento que fazem alusão à criação e afirmou que toda essa descoberta científica já estava relatada nas Escrituras.
O projeto Answers in Genesis, liderado pelo pesquisador e criacionista Ken Ham, publicou um artigo de Lisle chamado “Voltando à Astronomia”, em que passagens bíblicas são apontadas como narrativas científicas.
Em Isaías 40:22, o profeta diz que “Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar”. Em sua interpretação pelo viés científico, esse versículo é apontado por Lisle como uma referência à “distensão” do universo, que segundo os astrônomos vem acontecendo ao longo de milhões de anos.
O estudioso cristão diz que a passagem bíblica sugere que, assim como dizem os astrônomos, o universo teria sido aumentado de tamanho e talvez ainda esteja em expansão, porque Deus o estendeu após criá-lo.
O Answers in Genesis apontou que a pesquisa da Universidade de Nottingham, comandada por Christopher Conselice, chegou à mesma conclusão de Lisle sobre o versículo bíblico: “Isto é muito surpreendente, pois sabemos que, ao longo dos 13,7 bilhões de anos de evolução cósmica desde o Big Bang, galáxias foram crescendo através de formação de estrelas e fusões com outras galáxias. Encontrar mais galáxias no passado implica que a evolução significativa deve ter ocorrido para reduzir o número de galáxias através de uma extensa fusão de sistemas”, pontuou o astrofísico Conselice.
por Tiago Chagas

Filme “Para Sempre” alcança mais de 2 milhões de pessoas na internet



Resultado de imagem para Filme “Para Sempre” alcança mais de 2 milhões de pessoas na internet    O filme conta a história de um casal que precisa enfrentar uma doença que pode atrapalhar os planos de casamento


A Canzion Films se prepara para o lançamento do filme “Para Sempre” que chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 8 de dezembro.
Para divulgar a novidade a empresa divulgou o trailer do filme alcançando mais de 2 milhões de pessoas na internet.
“Para Sempre” conta a história de Michael e Michelle (Stephen Anthony Bailey e Madison Lawlor, respectivamente) que vivem um noivado pleno de amor, unidos pela fé.
O drama, um gênero comum no cinema cristão, mostra as dificuldades do casal quando Michael é diagnosticado com uma forma rara de leucemia.
Baseado em uma história real, “Para Sempre” emocionou os próprios roteiristas do filme, entre eles Michael Linn que também assina como diretor.
“Nós sempre pensamos que esta é uma das mais belas histórias de amor já contadas, então ver a resposta do público é incrível. Ser capaz de compartilhar esta história de amor com o mundo é um sonho tornado realidade”, disse ele.
O longa mostra a força do amor em meio ao temor, a esperança em meio à perda e a realidade da fé em meio à dúvida.
Assista: https://youtu.be/2essGj7O6-E
por Leiliane Roberta Lopes

Benny Hinn afirma que na Igreja Católica há mais milagres que nas outras



Resultado de imagem para Benny Hinn afirma que na Igreja Católica há mais milagres que nas outras    Pastor alega que isso ocorre por que eles “veneram a Eucaristia”

O histórico do ministério do pastor Benny Hinn é cercado de polêmicas, desde que ele lançou o livro “Bom Dia, Espírito Santo”, onde narra uma série de fatos que foram contestados posteriormente. Mesmo assim, suas cruzadas de milagres em quase todos os países do mundo lhe renderem muita fama.
Em um desses encontros recentes, ele fez afirmações surpreendentes. Hinn disse que há mais milagres entre os católicos que nas igrejas pentecostais. O motivo para isso, segundo ele, é a “reverência à Eucaristia”. Segundo a tradição católica, a presença de Jesus é materializada na Eucaristia, na chamada transubstanciação.
O pão e o vinho verdadeiramente se transformam em Jesus, não é algo no sentido espiritual como nas igrejas evangélicas. Em geral, os protestantes ensinam que a ceia é apenas algo simbólico, um memorial da presença de Cristo.
O vídeo começou a ser compartilhado nas redes sociais e gerou amplo debate.
Benny Hinn começa falando de “estudos”, mas não explica quem os produziu nem onde estão disponíveis. “Divulgaram um estudo mostrando que há mais pessoas curadas na Igreja Católica que nas igrejas pentecostais”, afirma. Em seguida, repete para enfatizar: “Isso é um fato verídico, que os estudos comprovam”.
O portal Gospel Prime fez uma pesquisa sobre o assunto na internet, mas não encontrou informações a respeito desses “estudos”.
Segundo o renomado pastor, isso aconteceria “porque os católicos veneram a Eucaristia”. Faz então uma declaração que pode confundir muitas pessoas: “Bem, Jesus não disse ‘Este é o símbolo do meu corpo e este é o símbolo do meu sangue’. Ele disse: ‘Este é o meu corpo e este é o meu sangue”.



Sem explicar claramente se crê na transubstanciação, o televangelista diz apenas que já viu “isso” em seu próprio ministério.
Logo em seguida, procura apresentar o que seria uma comprovação de suas afirmações: o ministério de Makary Younan. Este sacerdote copta egípcio possui uma série de vídeos antigos postados no Youtube onde aparece fazendo orações que resultam em libertação e cura. Hinn o chama de “homem extraordinário”.

Por fim, faz uma crítica aos evangélicos que possuem o hábito de “pular” de uma igreja para outra, sem permanecer fiel a um único ministério. O pastor Benny assegura que esse aspecto também influencia na existência de mais milagres entre católicos do que entre evangélicos.
Como Benny Hinn sempre foi imitado por muitos pastores no Brasil – tanto seus ensinamentos quando suas práticas – basta saber se essa nova maneira de ver a ceia também será incorporada por aqui. Com informações de Church Pop

por Jarbas Aragão

Força e perseverança em meio aos desafios

“Aprendemos a lição mais importante que um cristão pode aprender sobre a terra, que é depender de Deus em todas as circunstâncias e acho que esse é o maior tesouro que a igreja cubana pode compartilhar nesse tempo”
03-igreja-cubana
A igreja cubana tem enfrentado grandes desafios e ao mesmo tempo tem se mostrado forte e perseverante. Alguns pastores que foram entrevistados contaram detalhes sobre a realidade dos cristãos no país. O que segue é uma síntese com as declarações mais relevantes. “Em Cuba tudo é difícil, mas nada é impossível. As igrejas têm ajudado os irmãos em seus negócios, e nós mesmos colaboramos uns com os outros para gerar recursos e também apoiamos a igreja”, disse um líder cristão. “Sabemos que, em nosso meio, muitos têm habilidades e dons, alguns são médicos, engenheiros, artistas, professores, entre outras profissões, e eles têm usado suas habilidades para o bem de todos. Há uma grande necessidade de assistência e educação em Cuba”, conta outro líder. 
Entre eles há o consenso de que os cubanos aprenderam a viver sem ter muito e usam o pouco que têm para continuar crescendo. “Nem todos temos formação de nível superior, mas aprendemos e hoje temos habilidades e preparo através da perseverança, do sofrimento e dos sacrifícios”, comentou um dos pastores que continua: “Os cristãos cubanos estão preparados para trabalhar com a América Latina, que é carente em algumas regiões de líderes preparados teologicamente. Além disso, queremos enviar missionários para o mundo, não temos recursos materiais, mas temos recursos humanos”, garante ele. 
Estratégias
O líder explica que pessoas que aprenderam a viver dentro das limitações econômicas e políticas acabam se superando em outras áreas e aspectos da vida. “Os cubanos são amigáveis para os países muçulmanos e isso significa que Cuba pode ir para qualquer país onde prevalece o islamismo sem chamar a atenção. Podemos ir e aproveitar essa reputação para pregar o Evangelho em terras hostis ao cristianismo. Temos uma dívida com o mundo, pois Cuba já criou guerras em diversos países. Agora queremos criar oportunidades de levar Jesus Cristo a eles”, diz. 
“Sim, os cubanos são amorosos. Para nós, é fácil sentir compaixão e amar as pessoas, aprendemos a ser generosos pois sempre vivemos com praticamente nada. Sabemos cuidar do pouco que temos e também vivemos bem se esse pouco nos for tirado. Quando um cubano se converte a Cristo, ele é lapidado e pode ser enviado para qualquer parte do mundo”, concorda um dos pastores entrevistados. “As experiências da igreja cubana precisam ser divididas com a irmandade. Nós aprendemos a trabalhar às margens das leis. Não é porque somos contra a Constituição, mas porque aprendemos a fazer o que é possível sem violar os procedimentos legais. Talvez não seja o maior exemplo do mundo, mas é interessante ver a igreja prevalecendo dentro do sistema que reina nesse país”, explica outro líder. 
“Queremos dividir nossas experiências com todos os nossos irmãos na fé. Queremos ter mais união e contar como aprendemos a reconhecer Deus em nossas vidas, em meio a tantas dificuldades. Aprendemos a ter um relacionamento pessoal com Jesus e a obedecer aos seus mandamentos. Também aprendemos a perdoar e a amar os nossos inimigos. Hoje, vivemos através da nossa fé, e queremos ajudar os demais irmãos perseguidos. Aprendemos a lição mais importante que um cristão pode aprender sobre a terra, que é depender de Deus em todas as circunstâncias e acho que esse é o maior tesouro que a igreja cubana pode compartilhar nesse tempo”, afirma e conclui o líder. 

por Portas Abertas

Denzel Washington fala sobre bênçãos e revela que queria ser pastor antes de virar ator



   O multipremiado ator norte-americano Denzel Washington, cristão evangélico, afirmou recentemente que tinha vontade de se tornar pastor, assim como seu pai.

Denzel afirmou que esse desejo surgiu na adolescência, mas quando virou ator, percebeu que o ministério pastoral não era seu chamado, mas isso não afetou sua fé em Deus.
Na entrevista concedida ao programa Good Morning America, da emissora ABC News, para divulgação de seu novo filme de ação western “Sete Homens e um Destino”. Ele falou que durante sua infância ele só tinha permissão para assistir a filmes bíblicos, pois seu pai era um homem rígido, de linha pentecostal, que não queria que seus filhos fossem influenciados pelo “mundo”.
Denzel afirmou que era visto como um rapaz “travesso” e que a certa altura da adolescência, percebeu que o ministério que seu pai exercia exigia muito de sua rotina, com situações de emergência nas quais ele precisava sair para atender as pessoas em dificuldades. “Parecia muito trabalho”, relembrou.
A fase de distanciamento da igreja chegou para Denzel e sua mãe interveio, com conselhos e orações: “Muitos dos meus amigos não tinham pai. Eu tinha um pai. Era um homem decente, muito espiritual e um cavalheiro”, contou. “Nunca houve um momento em minha vida que Deus não dirigiu, protegeu ou corrigiu. Houve momentos em que eu não fui tão fiel, mas Ele sempre teve fé em mim”, acrescentou.
Quando foi à faculdade, levou um tempo para descobrir sua vocação. Estudou medicina por um período, mas resolveu mudar para ciências políticas. Quando se deu conta de que não tinha o perfil, mudou para Direito, e depois, para jornalismo. Só se “encontrou” em Artes Cênicas, que concluiu na Universidade de Fordham.
Hoje é um dos atores mais icônicos e reconhecidos ao redor do mundo, com dois prêmios Globo de Ouro e dois Oscar, de “Melhor Ator Coadjuvante” no filme “Dias de Glória” (1990) e “Melhor Ator” em “Dia de Treinamento” (2002).
Alguns de seus filmes carregam uma mensagem explicitamente cristã, como “Um anjo em Minha Vida” e “O Livro de Eli”.
Por Tiago Chagas

Papa Francisco participará de celebração dos 500 anos da Reforma Protestante



Resultado de imagem para Papa Francisco participará de celebração dos 500 anos da Reforma Protestante   Iniciativa de Lutero democratizou o acesso das pessoas à Bíblia Sagrada


A Reforma Protestante completará 500 anos no próximo ano e o atual líder da Igreja Católica, papa Francisco, participará a partir da próxima segunda-feira, 31 de outubro, de uma celebração na Suécia que comemora a iniciativa de Martinho Lutero.
O gesto do papa – conhecido por sua incansável tentativa de reaproximação das duas tradições – já é visto como um fato histórico de reconciliação com os protestantes, já que a convivência nem sempre foi pacífica: ao redor do mundo, muitos conflitos armados entre fiéis de ambos os lados resultaram em muitas mortes.
De acordo com informações da agência France Presse, Francisco afirmou que considera a iniciativa do então padre Martinho Lutero um ato de democratização da Bíblia Sagrada, que até então, era impressa apenas em latim.
A cisão causada por Lutero, que denunciou a venda de privilégios e indulgências como uma prática desprezível, levou a Igreja Católica – à época liderada por Leão X – a considerá-lo herege em 1518 por não reconhecer a autoridade do papa e a excomungá-lo em 1520.
Durante sua estadia na Suécia, Francisco participará de uma cerimônia na cidade de Lund, sul do país, para comemorar o aniversário da Reforma. Nesse encontro, as diferenças doutrinárias entre as duas tradições serão deixadas de lado, com foco nas possibilidades de relação pacífica conquistadas no Concílio Vaticano II (1962-1965), em que a Igreja Católica estabeleceu a busca por respeito mútuo como uma meta.
“Não é todo dia que um papa celebra Lutero”, comentou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, ao ressaltar a importância histórica da visita. Francisco irá discursar em espanhol, numa tentativa de transmitir uma imagem atual da Igreja Católica, sediada em Roma, menos arrogante.
A Suécia é um país com nove milhões de habitantes, dos quais apenas 1,2% é católico, sendo a maioria luterana ou ateia. Na celebração em Lund, com o tema “Juntos na Esperança”, Francisco se reunirá com os membros da família real, com o primeiro-ministro e com os representantes da Federação Luterana Mundial.
“A participação do papa é um fato sensacional”, comentou o pastor alemão Theodor Dieter, diretor do Instituto de Pesquisa Ecumênica, com sede em Estrasburgo, e especialista em teologia luterana. “Não se deve esquecer que Lutero descreveu o papa como o anticristo e criticou muito severamente a Igreja Católica romana”, acrescentou o renomado teólogo.
A postura do papa, no entanto, é criticada por setores mais conservadores da Igreja Católica: “Não vamos comemorar tanto os 500 anos da Reforma Protestante, senão principalmente os 50 anos do começo do diálogo entre luteranos e católicos”, explicou o cardeal Kurt Koch à imprensa. “Lutero não queria dividir a Igreja. Não queria criar duas igrejas. Queria reformar a Igreja Católica, mas naquele momento não era possível, e [isso] deu lugar à divisão dos cristãos e a terríveis guerras de religião”, acrescentou, explicando o gesto de Francisco.
Por Tiago Chagas