Fotos

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Ore pelos resultados finais das eleições na Indonésia


Os resultados das eleições presidenciais e legislativas já começam a ser divulgados, mas o momento ainda é instável para os cristãos do país

Momento ainda é instável, mas parcial do resultado acende esperança de uma Indonésia menos discriminatória
Momento ainda é instável, mas parcial do resultado acende esperança de uma Indonésia menos discriminatória
Uma rápida contagem das eleições presidenciais e legislativas de 17 de abril revela que o presidente Joko Widodo, aparentemente, ganhou outro mandato. No entanto, os resultados finais serão anunciados apenas no dia 22 de maio. Por isso, pedimos oração para este próximo anúncio para confirmar novamente que Jokowi e seu partido venceram.
Esse resultado é especialmente animador para os cristãos indonésios, porque o outro candidato, Prabowo Subianto, tem o apoio de grupos muçulmanos de linha extremista. A parcial revela, portanto, que ele não será capaz de contestar os resultados. Vale lembrar que a Indonésia ocupa a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019, com registros frequentes de ataques de bombas motivados pela ideologia do Estado Islâmico (EI), que é uma tendência preocupante da radicalização no país.
Uma pesquisadora da Portas Abertas na Indonésia analisou os resultados e deu seu feedback. Ela disse: "Com base nos resultados, áreas muçulmanas conservadoras como Aceh e Sumatra Ocidental estão apoiando Prabowo, enquanto regiões com um maior número de cristãos como Papua, Sulawesi do Norte e Nusa Tenggara Timur estão apoiando Jokowi". Isso porque, o presidente vem desenvolvendo a infraestrutura no leste da Indonésia, onde a maior parte de cristãos do país está estabelecida. Muitos desses lugares foram ignorados e subdesenvolvidos em regimes anteriores.
“É notório que a religião não é o único fator negligenciado no leste da Indonésia. Afinal, os regimes passados se concentravam somente no desenvolvimento da Ilha de Java, onde a etnia majoritária (javanesa) vive, e representa 60% da população, ou seja, 260 milhões de indonésios estão nessa área”, afirma a pesquisadora. “Toda essa injustiça social é uma forma de perseguição. Agora que ele (Jokowi) quer desenvolver igualmente toda a nação, independentemente da fé, os cristãos estão lentamente se tornando menos discriminados socioeconomicamente”, complementa.

Pedidos de oração
  • Ore pela unidade após o anúncio, e que todos aceitem os resultados sem causar problemas, especialmente aos cristãos. Peça que Deus proteja seus filhos de qualquer incidência de violência por parte de grupos extremistas.
  • Ore por Jokowi, que como presidente, não feche os olhos para a perseguição. Ore para que ele tenha sabedoria e ousadia para lidar com isso.
  • Ore pelo desenvolvimento dos cristãos no leste da Indonésia. Ore para que Deus eleve a posição econômica da região e que os irmãos ali possam lutar para defender seus direitos religiosos.
  • por Portas Abertas

Israel mata comandante do Hamas em Gaza


Ataque foi reação a mais de 450 foguetes lançados contra cidades israelenses e aldeias do Sul do país


Ataques na Faixa de Gaza. (Foto: Mahmud Hams/AFP)

Neste domingo (5) os enfrentamentos enfrentamentos entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, deixaram ao menos 24 mortos, com vítimas nos dois lados, estendendo um conflito que começou no sábado com os palestinos lançando mais de 600 foguetes em Israel.
Com os ataques, quatro civis israelenses morreram, e, em retaliação, as Forças Armadas israelenses iniciaram os bombardeios na Faixa de Gaza.
Entre as vítimas fatais deste domingo está um comandante do Hamas em Gaza que foi atingido numa operação de assassinato seletivo – o primeiro do tipo, segundo os palestinos, desde a guerra de 2014. Além do comandante, 12 palestinos foram mortos e pelo menos sete deles eram militantes da Jihad Islâmica.
Esses são os confrontos fronteiriços mais sérios desde novembro, mostrando que a situação entre os dois povos está longe de ter uma solução definitiva. Civis israelenses também foram mortos neste domingo.
por Redaçao Gospel Prime

O Nepal precisa das nossas orações


País ocupa a 32ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2019 e representa um ambiente completamente hostil para os cristãos


Predominantemente hinduísta, o Nepal representa um ambiente hostil e perigoso para os cristãos
Predominantemente hinduísta, o Nepal representa um ambiente hostil e perigoso para os cristãos
A República Democrática Federal do Nepal ou, simplesmente Nepal, é um país asiático da região do Himalaia, muito conhecido por ser onde se situa o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, com 8.848 metros. No entanto, apesar dessa grandeza mundial, o Nepal é um país pobre, sem litoral e encurralado entre a Índia e a China. Com a maior parte da população adepta ao hinduísmo, a vida para os cristãos nepaleses não é nada fácil.
Os grupos radicais hindus querem transformar o Nepal em um Estado hinduísta novamente, sendo esta a principal fonte de perseguição religiosa no país, já que a maioria dos cristãos ali são ex-hindus. Esses grupos são diretamente ligados aos hindus da Índia, onde a religião também predomina. Além disso, desde 2015, uma nova constituição foi adotada no Nepal, em que o governo passou a limitar a liberdade religiosa no país.
Em 2017, o parlamento nepalês também aprovou a legislação anticonversão. Esse foi outro sinal da piora da situação para os cristãos, que hoje atravessam períodos muito difíceis no país, diante de falsas acusações, agressões e ataques. Diante deste cenário, convidamos você a orar conosco por nossos irmãos nepaleses:
  • Ore por Sheela* e sua mãe que são perseguidas por seu marido e filhos por causa de sua fé em Jesus. Seus familiares também receberam a Cristo no passado, mas renunciaram à fé. Agora, o marido se tornou um sacerdote de um templo. Então, ele persegue Sheela* e sua mãe.
  • Ore por Arun* e sua esposa, que são idosos e estão sendo perseguidos por seu filho e nora. Eles também são socialmente boicotados pelos aldeões que não permitem que eles consigam água na torneira pública.
  • Ore por Preeti* que é perseguida pelo marido. Ele torturou, física e mentalmente, a esposa e os filhos por frequentarem a igreja. Uma vez, Preeti* foi severamente espancada e teve uma lesão na cabeça. Atualmente, o marido dela mora com outra mulher. Preeti* não tem um bom emprego e está lutando para atender às necessidades de sua família.
  • Ore por um pastor que foi recentemente interrogado sobre a sua igreja pela polícia. A polícia também continuou interrogando as pessoas na aldeia sobre isso. Portanto, o pastor e sua família estão preocupados, ore por paz e proteção.
  • Ore por Meena* que foi perseguida por seus irmãos e expulsa de casa. Ela está, atualmente, estudando teologia, mas não é apoiada financeiramente por sua família.
Recentemente, os líderes políticos iniciaram uma campanha de protesto para remover o secularismo em distritos do Nepal e também pressionar o governo a declarar o país como um Estado hindu. Agora, eles buscam acusar cristãos de qualquer maneira e por qualquer motivo. Por isso, apresente o Nepal em suas orações e peça para que Deus fortaleça nossos irmãos neste lugar.
por Portas Abertas

Por que a timidez é pecado?





E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos TÍMIDOS (ênfase minha), e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
É no mínimo intrigante a timidez estar presente na categoria de pecados perversos aos olhos de Deus. Causa certa estranheza que ser tímido é como ser incrédulo, abominável, homicida etc. Porém, é exatamente isso.
Jesus é compreendido nos evangelhos como o Emanuel (Deus conosco), um homem “manso e humilde de coração (Mateus 11.28-30)”. No entanto, quando o vemos falando em Apocalipse, percebemos que sua voz não é a de um Cordeiro, mas de um Leão.
Jesus, no capítulo 21 de Apocalipse, está completando a redenção dos santos. Aqueles que vieram a Ele pela fé, agora bebem da água da vida e não sofrerão nunca mais (vs. 4). Ele mesmo limpará dos olhos toda lágrima.
O Apóstolo João viu “novo céu e nova terra” (vs. 1) e a cidade santa, a “nova Jerusalém” (vs. 2). E somente entrará na cidade eterna “o vencedor” (vs. 7). Este é o que derrotou a dureza do próprio coração e literalmente padeceu com Cristo, por amor a Ele.
Os tímidos não entram na nova Jerusalém porque sua estima de si (ou autoestima) é elevada demais para considerar outra pessoa, mesmo que seja a Pessoa de Deus.
Talvez você concorde comigo que o orgulho é uma coisa ruim e a humildade uma coisa boa, mas aí você pensa: “Mas eu não tenho grandes dificuldades com orgulho”. Bem, faça um autoexame. Você é tímido demais para contar aos outros sobre sua fé? É introvertido demais para contar às pessoas a verdade? O que é isso se não um tipo de orgulho, receio de dar má impressão?
Perceba isso: não se pode viver eternamente na presença de Deus se sua “estima de si” é maior do que o seu amor por Ele.
Os tímidos não reinarão com Cristo porque amam demasiadamente a própria vida, ao ponto de negá-lo na sociedade e nas relações.
Se você teme a própria exposição em nome do evangelho, saiba que a fé salvadora ainda não te alcançou, infelizmente.
Ainda assim, há esperança para o tímido! O evangelho afirma que Cristo se expôs a vergonha para que você pudesse receber dupla honra (Isaías 61.7). Lance fora o medo de expressar sua nova vida nele em público! Se você nasceu do alto, se você está no amor de Deus, então “o perfeito amor lança fora o medo” (1 João 4.18).
Abrace a verdade pela fé e apegue-se a Cristo, pois a promessa da vida eterna é para o justo que vive pela fé e não retrocede (Hebreus 10.38), mas prossegue para o alvo até o fim.
por Maycson Rodrigues ( Gospel Prime)

Adolescente surdo conhece Barco da Bíblia em Macapá e se emociona com imagem de Jesu



Além de adquirir livros, os visitantes do Barco ainda podem conhecer um pouco da história de Jesus através do museu montado dentro da embarcação


Leandreson Santos folheia Bíblia ilustrada junto da irmã e amigos. (Foto: Victor Vidigal/G1)

O Barco da Bíblia está atracado na orla de Santa Inês, em Macapá, atraindo visitantes de todas as idades. A livraria flutuante leva exemplares da Bíblia pela Amazônia e pretende alcançar cerca de 15 mil pessoas até o mês de junho.
O projeto da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi visitado por Leandreson Santos, de 13 anos, um aluno surdo ficou bastante emocionado ao ter contato com os exemplares da Bíblia, sobretudo os ilustrados.
“Foi muito bom visitar o barco e conhecer vários tipos de Bíblia. Eu já tinha visto algumas, mas não tenho uma ainda. Foi algo marcante e a imagem de Jesus foi a que mais gostei”, revelou ele à reportagem da Rede Amazônica.
A SBB oferece exemplares da Bíblia a preços populares, atraindo cristãos que procuram por bíblias de estudo, ilustradas, entre outros modelos que estão disponíveis.
Além de adquirir livros, os visitantes do Barco ainda podem conhecer um pouco da história de Jesus através do museu montado dentro da embarcação.
O Barco da Bíblia fez sua primeira viagem de 2019 em 1º de abril e até 3 de junho terá passado por nove municípios dos estados do Pará e Amapá.
por Redação Gospel Prime

No contexto islâmico, seguir a Jesus pode custar a vida

Cristão ex-muçulmano da Índia foi morto pelo próprio irmão


Areefa e sua nova máquina de costura. Cristã ex-muçulmana, ela perdeu o marido, que foi morto por causa da fé
Areefa e sua nova máquina de costura. Cristã ex-muçulmana, ela perdeu o marido, que foi morto por causa da fé
Hoje começa o Ramadã, o mês de jejum islâmico, seguido pelos muçulmanos em todo o mundo. É um período chave de oração para que Deus se revele aos muçulmanos conforme eles buscam agradar a Deus através de um ritual. É um momento de suma importância para intercedermos pelos cristãos perseguidos também, pois muitos deles vivem em contexto de maioria islâmica. Com isso, eles ficam mais vulneráveis à pressão e ataques, por não observarem o mês de Ramadã. Neste dia, você vai conhecer a história de uma cristã indiana que se converteu do islamismo a Cristo.
Areefa* tem quase 40 anos e seu marido foi morto pelo próprio irmão por crer em Jesus. Areefa, no entanto, continuou firme na fé. A Portas Abertas visitou essa irmã, orou com ela e lhe deu uma máquina de costura nova, para que ela tenha como sustentar os dois filhos. Eles estavam indo para a escola quando os colaboradores da Portas Abertas visitaram a família. O filho de 13 anos se chama Sameer*, e tinha uma prova de matemática naquele dia, mas disse que era fácil, pois ele estava preparado.
“O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta muito importante na Índia, pois todos os filhos são incentivados pelos pais a estudar bastante para conseguir um bom emprego, com bom salário – um salário melhor que o dos pais que, na maioria dos casos, passam dificuldades financeiras. A educação parece ser sua única esperança de um futuro melhor para os filhos. A essa pergunta, Sameer respondeu: “Quero ser engenheiro e dar uma vida melhor para minha mãe. Ela trabalha muito”.
Depois que Sameer e a irmã foram para a escola, Areefa contou o que aconteceu quando ela e o marido, cristãos ex-muçulmanos, começaram a crescer na fé. “Deus abençoou nossos ganhos, meu marido parou de beber e nós dois trabalhávamos muito. E nos tornamos melhores de vida do que todos nossos parentes. Então, todos eles ficaram com inveja de nós e começaram a pedir que deixássemos a igreja e as orações. Eles diziam que isso era contra nossa tradição e cultura”, conta a cristã.
Na época, o irmão do marido de Areefa estava desempregado e morando com eles; ele era viciado em álcool. Ele se opunha à fé deles e começava brigas por pequenas coisas. “Uma noite ele começou a me xingar sem razão. Meu marido tinha acabado de chegar do trabalho. Quando ele tomou a frente para me defender e repreender o irmão, em um ataque de raiva meu cunhado o esfaqueou no peito”.
Nesse ponto, Areefa chorou incontrolavelmente enquanto continuou: “Pensávamos que fosse um corte pequeno, mas ele perdeu muito sangue e, em pouco tempo, deu seu último suspiro. Nós o levamos para o hospital, mas já o tínhamos perdido”. O incidente aconteceu há dez anos, mas era visível nos olhos de Areefa que a memória e a dor ainda estavam vivas para ela. (Essa história continua).
Pedidos de oração
  • Ore pelo contínuo cuidado, consolo e provisão de Deus sobre Areefa e seus filhos e para que permaneçam firmes na fé em Jesus.
  • Interceda pelos cristãos perseguidos da Índia no geral, que enfrentam tantas perdas por causa da fé em Cristo.
  • Clame para que durante este mês de Ramadã muitos muçulmanos, na Índia e em todo o mundo, tenham um encontro com Jesus e sejam salvos.
*Nomes alterados por segurança.
por Portas Abertas