Fotos

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Jesus está sempre disponível para você!





Jesus está sempre disponível para você!

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
Mateus 7:7-8
Deus sempre respeitou demais o ser humano. Ele poderia fazer com que toda a humanidade o aceitasse, mas Ele preferiu dar a nós a escolha de querer ou não viver com Ele.
Nos versos que você acabou de ler, Jesus deixa claro o quanto quer nos abençoar, mas, para que haja uma reação dEle, primeiramente precisamos agir, precisamos querer!
Se nós pedirmos, Ele nos dará; se nós o buscarmos, Ele se deixará ser achado; se nós batermos, Ele abrirá a porta. Ou seja, Jesus está sempre disponível para nós. Ele não é inacessível nunca, mas nós não somos obrigados a nada. Jesus é uma escolha.
Se estivermos decididos a viver com Ele, a resposta dEle é sempre positiva. Ele sempre tem a saída para nós, pois Ele é a própria saída.

E você? Está disposto a ter uma vida com Ele verdadeiramente?

Você precisa estar, se quiser desfrutar de tudo que Ele tem para te oferecer. E o que Jesus tem para oferecer? Vida, em todos os sentidos. Sem Ele, não há alegria verdadeira, não há esperança, não há paz, não há segurança e nem salvação, nem aqui nesta terra e nem na eternidade.
Jesus é o único caminho até Deus; Ele é o único caminho que nos leva a tudo que precisamos. Não perca mais tempo! Entregue-se a Ele completamente ainda hoje e viva o melhor relacionamento da sua vida com este Deus que tanto te ama e quer transformar o que preciso for em seu benefício!
Declare em voz alta: Jesus, a minha resposta é “sim” para ti. Eu quero viver uma vida contigo, quero te buscar, quero me relacionar contigo, quero abrir completamente o meu coração. Hoje, eu quero que tu faças uma obra completa na minha vida, pois reconheço que não existe verdade em nenhum outro caminho. Jesus, vem morar no coração e conduzir toda a minha vida. Eu me entrego completamente a ti. Amém.
por Helio Peixoto

Cristãos vão se unir para clamar pelo Brasil durante 72 horas ininterruptas, em Brasília




Além da oração, os cristãos irão ler a Bíblia completa sete vezes, profetizando sobre a nação.



A ação ocorrerá entre os dias 20 a 22 de abril, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. (Foto: Reprodução).
A ação ocorrerá entre os dias 20 a 22 de abril, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. (Foto: Reprodução).
Cristãos de todo Brasil estão se preparando para uma grande oração em Brasília.

Liderados pela pastora Ezenete Rodrigues, líder do ministério de intercessão da Igreja Batista da Lagoinha, os participantes irão clamar pela nação durante 72 horas, sem parar.

“O Brasil está vivendo esse tempo tão turbulento e difícil, mas ao mesmo tempo eu vejo que o Senhor está chamando a igreja para clamar. Não tem outra porta. Desde 2015 Ele vem despertando o meu coração de uma forma muito direta, para parar a igreja do Senhor”, comentou Ezenete.

“Eu acredito nisso porque muitas pessoas oram e já deixaram as suas lágrimas jorradas nessa terra. Nós estamos chegando em um tempo muito estreito. Em muitos lugares, pessoas pagam o preço pelo Brasil por meio da oração. Mas nós queremos despertar a Igreja para orar”, ressaltou.

“Nós precisamos atrair o povo de Deus para colocar o joelho no chão. Eu creio que Deus nos deu essa missão. Nós cobramos o governo, mas o governo não vai mudar o Brasil. Só o Todo Poderoso que pode fazer isso. Nós como igreja temos autoridade para clamar e pedir a glória de Deus, o reino de Deus e o favor do Senhor”, disse a líder.

“Esse ajuntamento não é para promover nenhuma igreja ou ministério específico. Várias igrejas de Brasília e no Brasil já estão mobilizadas para participar desse grande momento onde, como Igreja, vamos declarar Ordem e Progresso sobre nossa Nação. Serão 72 horas de oração ininterruptas”, esclareceu.

“Estamos gerando esse tempo em oração. Pedindo a direção do Senhor para cada detalhe. A Palavra de Deus nos diz que muito pode a oração de um justo, e também, que na unidade o Senhor ordena a benção”, salientou.

Ela deixa o convite a toda igreja brasileira. “Mobilize-se, traga a sua família, sua igreja, faça a sua caravana. Contamos com você”, finaliza. A ação ocorrerá entre os dias 20 a 22 de abril, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os interessados devem fazer uma inscrição no site likeeventos.com.br/ezeneterodrigues.

Confira o convite:

Guardados como a menina dos olhos



menina dos olhos

Guardados como a menina dos olhos

“Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte.”
Salmos 17:8-9
A expressão usada neste salmo – menina dos olhos – significa algo bem especial.
A “menina dos olhos” remete a uma parte do corpo bem sensível (as nossas pupilas) e que tem muito valor. Por isso, deve ser bem cuidada.
Deus é muito zeloso com cada um de nós. Porque somos humanos, somos limitados e frágeis, Ele nos esconde na sombra das Suas asas. Em todo tempo, Ele está conosco e olha por onde nós andamos. Ele acampa os Seus anjos ao nosso redor e protege a nossa vida.
Se dependermos das notícias e do sistema deste mundo, viveremos amedrontados e até prisioneiros em nossa própria casa por causa das tragédias que acontecem tão perto de nós. Mas Deus nos garante segurança e tranquilidade. Mesmo que caiam mil ao nosso lado e dez mil à nossa direita, nós não seremos atingidos (Salmos 91:7)!

Zelo de Deus, uma prova de amor

Quando andamos com Deus, Ele é a nossa garantia. Quando nos sentimos inseguros, Ele nos dá o conforto que precisamos. É este o motivo pelo qual não devemos ficar aflitos pensando: “Como vai ser hoje? Como vai ser amanhã? Como eu vou fazer isso ou aquilo?”.
Deixe o medo, as preocupações e toda ansiedade de lado. Você é precioso aos olhos do Senhor. Ele vê você em particular e nunca deixará de te amar. Apenas confie neste cuidado e descanse no zelo de Deus por você, pois Ele te ama demais.
Declare em voz alta: Pai, como me conforta saber que não estou sozinho, largado no mundo e à mercê das circunstâncias. Você é o meu abrigo, o local onde me refugio e tenho paz. Eu deixo para trás toda aflição, angústia ou medo; eu me apego a ti e às tuas promessas de cuidado sobre a minha a vida e família. Em nome de Jesus, amém. 
por Helio Peixoto

Inspirado em música cristã, “Eu Só Posso Imaginar” estreia em maio nos cinemas



   

Resultado de imagem para Inspirado em música cristã, “Eu Só Posso Imaginar” estreia em maio nos cinemas    Os atores J. Michael Finley e Nicole DuPort interpretam os cantores Bart Millard e Amy Grant. (Foto: Divulgação)

O filme “Eu Só Posso Imaginar” é inspirado na canção ‘I Can Only Imagine’, do cantor e compositor Bart Millard.

O filme “Eu Só Posso Imaginar”, inspirado na canção ‘I Can Only Imagine’, do cantor e compositor Bart Millard, irá estrear nos cinemas brasileiros em 31 de maio.
Com distribuição nacional pela Paris Filmes, o longa que estreou nos Estados Unidos em 16 de março e já ultrapassou U$70 milhões em renda no país. No Brasil, “Eu Só Posso Imaginar” desperta curiosidade dos brasileiros admiradores do cinema e também de música.
Criada por Bart Millard, vocalista da banda norte-americana MercyMe, a música “Eu Só Posso Imaginar” é o single de maior sucesso do grupo. No Brasil, a canção foi gravada por artistas como Chris Duran, Eduardo e Silvana e Giselle Di Mene.
O filme vai relatar a conturbada relação de Bart (J. Michael Finley) com sua família e seu encontro com a fé por meio da música. Enquanto ele se distancia do convívio com seu pai (Dennis Quaid), o jovem persegue o sonho de cantar e usa sua dor como inspiração para desenvolver sua carreira. Nesta missão, o artista reencontra o amor, e é surpreendido por ensinamentos de fé, que irão ajudá-lo a perdoar e transformar seu pai.
A canção que inspirou o filme ganhou dois Dove Awards em 2002, dos quais um foi na categoria "Música Pop/Contemporânea do Ano" e outro na categoria "Música do Ano". Millard também ganhou na categoria "Compositor do Ano". No Brasil, artistas como Chris Duran e Eduardo e Silvana regravaram a música.
Além de Dennis Quaid e J. Michael Finley, o drama reúne os atores Madeline Carroll, Cloris Leachman, Trace Adkins e Rhoda Griffis.

Confira o trailer:

SEU APOIO EMOCIONAL A CRISTÃ CONGOLESA VALE MUITO




Você pode encorajar Manda, cristã perseguida do Congo, ao escrever um cartão que será enviado a ela
Seu apoio emocional a cristã congolesa vale muito Ore pela recuperação de Manda e por sua segurança (Foto representativa por razões de segurança)
Manda, 29 anos, é uma congolesa que foi cristã nominal durante toda a vida, até realmente ter um encontro pessoal com Jesus no começo de 2017. Ela é casada e tem quatro filhos. Três meses após ser batizada, seu marido, irritado por sua conversão, chegou em casa bêbado e ateou fogo nela e no filho que amamentava. Manda foi socorrida pelos vizinhos, mas o bebê não sobreviveu. Ela ficou internada por três meses com graves queimaduras pelo corpo e, durante esse período, foi rejeitada pela família.
Mas a cristã encontrou apoio e conforto através dos irmãos da igreja. Depois que recebeu alta, ela continuou sendo cuidada pela igreja local. Por causa dos ferimentos, ela ainda não pode trabalhar muito tempo no sol, então é difícil conseguir se sustentar. A Portas Abertas, através da igreja local, tem ajudado nas despesas com o tratamento médico. Manda conta com as orações da igreja brasileira.
Mas além de orar e apoiá-la financeiramente, queremos também levar apoio emocional. Por isso, incentivamos você a escrever cartões de encorajamento para essa cristã perseguida por sua fé, que precisa cuidar dos filhos. Que através do nosso amor em palavras, Manda saiba que muitos se importam com a dor dela e que não está sozinha nessa luta. Até 30 de maio de 2018, você tem a oportunidade de escrever cartões em inglês ou francês para Manda e seus filhos. Para saber mais detalhes sobre como enviar seu cartão, clique aqui.
por Portas Abertas

TV russa pede que telespectadores estoquem alimentos, prevendo “guerra nuclear”



Resultado de imagem para TV russa pede que telespectadores estoquem alimentos, prevendo “guerra nuclear” 

Apresentador recomendou que russos se preparem para conflito iminente


A crise na Síria, que tende a piorar após os ataques com armas químicas pelo ditador Bashar al-Assad, levou o canal da TV estatal da Rússia a fazer um anúncio considerado alarmista.
Alexey Kazakov, da emissora Vesti 24, pediu que os telespectadores comecem a estocar água e alimentos por causa do ‘risco crescente’ de uma guerra nuclear. A imagem de fundo era de uma explosão atômica.
Segundo o apresentador, os principais alimentos a serem comprados pelos civis seriam arroz, açúcar e farinha de aveia. Destacou ainda a necessidade de armazenar muita água e ter baterias ou geradores caso não haja eletricidade.
Após dar dicas para a população sobre como conservar alimentos por mais tempo e se proteger de radiação, Kazakov afirmou que os EUA registram “um pânico muito maior”, tendo aumentado a construção de abrigos antinucleares desde que Donald Trump foi eleito.
Embora tenha sido anunciada como parte de uma reportagem sobre como sobreviver a um ataque nuclear, há uma certa ironia na fala de Kazakov ao mencionar os norte-americanos. “O verdadeiro pânico não está aqui [na Rússia], mas do outro lado do oceano”, afirmou, dando a entender que confiaria numa vitória russa.

A declaração da TV russa foi transmitida em meio a troca de ameaças entre Trump e o governo da Rússia, sobre uma iminente ação militar na Síria como resposta ao ataque com gás venenoso.
O presidente americano declarou que mísseis “estão a caminho” e criticou duramente Moscou por apoiar o ditador sírio, dizendo que eles deveriam “Estar prontos”.
Pelo Twitter, Trump disse ainda “Nossa relação com a Rússia está pior do que jamais esteve, e isso inclui a Guerra Fria”.
O Kremlin vem minimizando as ameaças, dizendo que estabeleceu uma linha de comunicações de crise com os EUA, na tentativa de evitar um conflito de grandes proporções por causa da situação na Síria. Com informações de The Sun
Por Jarbas Aragão

Cidade de Kosovo ganha primeira nova igreja após 700 anos



Pastor pede oração para cristãos de todo o mundo

Urim Bogaj
Urim Bogaj
O Kosovo é um país relativamente novo, tendo se tornado independente da Sérvia em 2008. Sua história é marcada por conflitos desde que fazia parte do Império Otomano – entre 1455 e 1912. O islamismo é a religião principal desde então.
Há cerca de 700 anos não surgia uma nova igreja na cidade de Malisevo, sudoeste do país. Mas isso mudou com a determinação e fé de Urim Bogaj.
Ele cresceu em uma família islâmica praticante e desde cedo aprendeu a odiar os cristãos, que são minoria no país, cerca de 5%.
A tia de Urim se converteu ao cristianismo em 1999, época em que o pequeno país tentava se recuperar de uma sangrenta guerra. Toda a sua família se voltou contra a mulher, inclusive ele, que tinha apenas 15 anos.
“Era difícil ouvir o que ela tinha a dizer. Sempre soubemos que os cristãos eram serpentes. As serpentes eram más. Eu não queria ser cristão”, conta o hoje pastor. Mesmo assim quando ganhou da tia uma Bíblia, começou a lê-la com um misto de curiosidade e descrença.
Dentro de alguns meses, ele entregou sua vida a Cristo. As orações da tia e o testemunho de Urim tiveram forte impacto naquela família. Todos acabaram renunciando ao Islã.
“Houve desafios. Houve problemas diferentes. Perseguição de todos os tipos”, lembra. Mesmo assim, ele plantou recentemente uma igreja em Malisevo, onde os cristãos são menos de 1% da população.
O pedido de Urim é que os cristãos de todo o mundo lembrem de orar pelo trabalho que ele está fazendo lá. “Somos a primeira geração de cristãos em séculos, precisamos de suas orações para continuarmos nos fortalecendo em Cristo e permanecermos fieis até o fim”, sublinha. Com informações CBN
por Jarbas Aragão

GRAÇAS AO SEU APOIO, CASAS SÃO RECONSTRUÍDAS NO IRAQUE


GRAÇAS AO SEU APOIO, CASAS SÃO RECONSTRUÍDAS NO IRAQUE

Todo o processo de reconstrução precisa ser regado com orações. Você pode fazer parte disso
Graças ao seu apoio, casas são reconstruídas no Iraque O cristão perseguido Faraj mostra a comparação de como ficou sua casa quando o Estado Islâmico invadiu a cidade e como ela está agora
O processo de reconstrução do Iraque começou, graças ao apoio de nossos parceiros. A Portas Abertas ajudou a reconstruir centenas de casas na Planície do Nínive. Nossos parceiros locais puderam trabalhar no processo de reconstrução eficientemente, usando trabalhadores locais e consultando as famílias proprietárias das casas. Há também doações internacionais que são alocadas para a reconstrução de casas de cristãos no Iraque. No entanto, nossos parceiros temem que o dinheiro não esteja sendo usado da melhor forma e acreditam que a igreja poderia reconstruir com um custo-benefício melhor.
Peça que Deus dê sabedoria aos líderes de igrejas que estão na liderança do processo de reconstrução para saberem o que priorizar. Interceda pela Portas Abertas Internacional, que lida com governos e organizações internacionais, pedindo a eles que reestruturem seus sistemas de financiamento, possibilitando que os líderes de igrejas acessem esses fundos. E, agradeça a Deus pelas casas reconstruídas e pelas famílias que agora podem voltar.

GARANTINDO SEU LUGAR NO FUTURO DO PAÍS

Ano passado, o Conselho de Segurança da ONU finalizou uma regulamentação pela qual os membros do Estado Islâmico deveriam ser responsabilizados pelo envolvimento em crimes contra minorias religiosas no Iraque. Apesar de ser um ponto positivo, sabemos que os cristãos enfrentam perseguição e discriminação da comunidade em geral, o que também deve ser levado em conta. Os cristãos perseguidos do Iraque precisam ser ouvidos e seus testemunhos, respeitados. Eles precisam saber que têm um lugar garantido no futuro do país. Ore para que toda forma de perseguição contra minorias seja reconhecida e punida.
Faça parte da reconstrução da igreja no Iraque
Você pode fazer diferença na vida dessas famílias cristãs afetadas pela guerra. Ore e envolva-se para que os cristãos iraquianos voltem para casa e sejam restabelecidos em suas cidades. Para saber como doar, clique aqui.
por Portas Abertas

Alheio à hostilidade por se converter, Yudi diz que “andar com Jesus” surpreendeu sua família



Resultado de imagem para Yudi    Yudi Tamashiro está experimentando a hostilidade direcionada a quem entrega a vida a Jesus e muda seu comportamento, alinhando sua conduta aos princípios que a fé cristã prega. O apresentador, no entanto, contou que não se sente intimidado e reitera que sua escolha tem mudado sua vida.
“Recebi milhões de mensagens falando: “‘Você está indo pela moda’. Se for moda, eu quero que essa moda se espalhe, porque é uma moda que está fazendo muito bem para o meu coração”, disse ele em entrevista ao programa TV Fama, da RedeTV!, na última terça-feira, 10 de abril.
A mudança de vida, as novas prioridades e a postura resultante dessa nova fase têm sido elogiadas pela família do apresentador. “É algo que me completa. Não só está me completando, como minha família também. Eles sentem a diferença do Yudi andando com Jesus”, acrescentou Yudi.
“Eu sei o que passa dentro de mim, Ele sabe o que passa também. Ele está cuidando de mim direitinho, então não posso abandoná-Lo e jamais negar que realmente sou evangélico, sou crente”, enfatizou, minimizando a importância das críticas e opiniões de pessoas que não fazem parte de sua intimidade.
Durante a entrevista, Yudi Tamashiro foi questionado se apagaria suas tatuagens por causa da conversão, mas o apresentador demonstrou maturidade ao responder: “Eu tenho uma gueixa morta aqui no meu braço e não vou apagar, porque é só uma tatuagem. O que ficou para trás, ficou para trás. Hoje eu vivo algo novo na minha vida e acho que não tem o porquê estar nesse pensamento”, concluiu.
Conhecido por sua parceria com Priscila Alcantara à frente do programa infantil Bom Dia & Cia, do SBT, Yudi Tamashiro se converteu ao Evangelho em 2017, e foi batizado nas águas em novembro último, compartilhando o momento com seus seguidores nas redes sociais.
por Gospel Mais


Trama de Apocalipse, da Record, tem muitos paralelos com eventos atuais




Novela da Record entra em sua fase final com domínio total do Anticristo

Sergio Marone
Sergio Marone
Desde o início de Apocalipse, a aposta da Record foi colocar no ar uma versão romanizada de uma interpretação bastante conhecida da Bíblia, o dispensacionalismo. Porém, uma olhada atenta às notícias do momento indica que o timing da mensagem na telinha é bastante propício.
O folhetim, dividido em três partes, tem como personagem central o judeu Ricardo Montana (Sergio Marone), o Anticristo. Rico, poderoso e com mania de grandeza, ele é um grande farsante, que consegue enganar a maior parte da população da Terra.
Depois do capítulo sobre o Arrebatamento, que foi ao ar em fevereiro, o ritmo da narrativa ficou mais lento, dando muito mais espaço para a história da jornalista Zoe (Juliana Knust) e uma subtrama policialesca sobre um serial killer no Rio de Janeiro.
Desde o início desta semana o ritmo se intensificou novamente, com o fim dos três anos e meio de paz e o início, de fato, dos três anos e meio da chamada Grande Tribulação.
Para conquistar essa falsa paz, o Anticristo conseguiu conciliar palestinos e judeus e alavancou a construção do Terceiro Templo em Jerusalém, ao lado das mesquitas que ficam no alto do Monte do Templo.
Descartada no passado, essa possibilidade voltou a ser cogitada de verdade em Israel, após um pedido do novo Sinédrio.

Terceira Guerra Mundial

Outro aspecto que mostra como ficção e realidade estão andando em paralelo é a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial, desta vez nuclear, opondo uma coalização de nações lideradas pelos Estados Unidos e a Rússia e seus aliados árabes. Na novela da Record o cenário é a Líbia, no norte da África. Na vida real, algo muito próximo disso está se desenrolando na Síria. Trump de fato fez ameaças e Putin ameaçou revidar, gerando uma expectativa de confronto iminente.
A guerra que se iniciou no Apocalipse da ficção mostrará nas próximas semanas como o caos toma conta do mundo, tendo uma invasão de Israel como um fato inevitável. Essa possibilidade vem sendo propagada em nossos dias tanto pelo Irã quanto pela Turquia, tendo como foco a “retomada” de Jerusalém, considerada sagrada pelo islamismo e que está no centro da disputa de um futuro reconhecimento da Palestina como nação, que exigiria a porção Oriental como sua capital.

Nova Babilônia na Arábia

Outro aspecto que chama a atenção na novela é a “Nova Babilônia”, considerada a cidade do futuro. Edificada no meio do deserto, ela seria um indicativo de uma nova era nas relações humanas, pelo seu desenvolvimento revolucionário e discurso de convivência harmônica entre todas as pessoas.
Atendendo pelo nome de “Neom”, uma cidade futurista já está começando a ser edificada pela Arábia Saudita. Com 26 mil km² – 33 vezes maior que a cidade de Nova York – e com um custo estimado de US$ 500 bilhões, ela pretende ser pioneira em diversos setores: energia e água, mobilidade, biotecnologia, alimentação, engenharia avançada e até entretenimento.
Faze parte do projeto a construção de uma ponte ligando a Ásia à África (da Jordânia ao Egito) e um sistema revolucionário de meios de transporte autônomos, com um sistema inteligente de monitoramento de tráfego e a utilização de drones para entrega de todo tipo de encomendas. Será 100% ecológica, com o uso somente de energia sustentável, gerada por estações eólicas e solares.
Idealizada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, Neom também promete ser um modelo de tolerância para as outras religiões no país que é o berço do islamismo

Morte e ressurreição do Anticristo

Na semana que vem, Apocalipse mostrará o ápice do poder do Anticristo, que já é o presidente do Conselho das Nações (entidade que se assemelha à ONU). Durante a inauguração da Nova Babilônia, diante da imprensa de todo o mundo, Ricardo Montana será assassinado.
Nesse momento uma figura negra, que representa Satanás tomará novamente o corpo dele, transformando-o na “besta”. Dado como morto, durante seu velório, ele ressuscitará.
Stefano Nicolazi (vivido por Flávio Galvão), líder mundial da Igreja da Sagrada Luz, também tomado por Satanás assume a condição de Falso Profeta e proclama Ricardo como um ‘deus’ e começa a fazer grandes sinais, invocando “fogo do céu”.
Jonas Éfeso (Murilo Grossi), o pastor que só se converteu de verdade após o Arrebatamento, vem lembrando o telespectador em diversos momentos que tudo que os personagens estão vendo acontecer no mundo estava escrito desde que o apóstolo João teve seu apocalipse (revelação, em grego) na ilha de Patmos, por volta do ano 90.
Esse talvez seja o paralelo mais difícil de encontrar em nossa realidade. As teorias sobre a identidade do Anticristo se multiplicam, com diferentes nomes disputando o “posto”. A existência de falsas religiões e falsos messias também é um aspecto detectável em nossos dias.
Difícil mesmo tem sido denunciar as falsas igrejas e falsas teologias, como a do pastor Jonas antes do Arrebatamento. Muito falado no final da década de 1980 e início dos 1990, o estudo da escatologia não é mais tão comum. Talvez, com a curiosidade despertada em parte da população por causa da novela, o assunto volte a ser popular na igreja brasileira.
por Jarbas Aragão

PERSEGUIÇÃO ATINGE IGREJAS E ESCOLAS CRISTÃS NA CHINA




Governo chinês busca aumentar controle sobre atividades religiosas, principalmente na província de Henan
Perseguição atinge igrejas e escolas cristãs na China A perseguição na China é institucionalizada
Autoridades locais da província de Henan, na região centro-leste da China, removeram cruzes de igrejas, fecharam escolas de educação infantil pertencentes à igreja e pediram aos cristãos de uma cidade para se registrar. As cruzes foram obrigadas a ser removidas porque eram ilegais, alegou um oficial do Escritório de Religião e Etnia do condado de Yichuan. “Atividades em prédios construídos ilegalmente serão proibidas, enquanto as atividades legais vão continuar”, disse o oficial ao jornal estatal Global Times na última segunda-feira (9). Ele acrescentou que o governo está focalizando atividades ilegais, não os cristãos.
Sob a liderança do presidente Xi Jinping, o governo chinês tem procurado aumentar o controle sobre assuntos e práticas religiosas no país, resultando, entre outras ações, na controversa campanha de remoção de cruzes na província da costa oriental de Zhejiang. Enquanto isso, cristãos da comunidade de Pingyuan na cidade de Anyang receberam ordem para se registrar, numa aparente tentativa de aumentar o controle sobre os cristãos na região.

O BERÇO DA IGREJA DOMÉSTICA

Uma fonte local afirmou que “restrições religiosas são geralmente mais severas em Henan que em outros lugares”, principalmente após os novos Regulamentos sobre Questões Religiosas que passaram a vigorar em 1º de fevereiro. A nova regulação inclui critérios detalhados que as organizações religiosas devem seguir para obter o registro ou para estabelecer um lugar para suas atividades.
Henan é a província onde o movimento de igrejas domésticas rurais começou, gerando a formação da “igreja subterrânea”, que são igrejas sem registro que se reúnem nas casas das pessoas. Duas das maiores redes de igrejas domésticas operam a partir de Henan, e há muitos cultos na província, o que a torna um local ainda mais “delicado” sob o ponto de vista das autoridades. O governo quer controlar essas organizações, afirma a fonte.

GOVERNO FECHA ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Também em Anyang, mês passado, uma escola de educação infantil de uma igreja foi fechada por oficiais, por ser supostamente “desqualificada”. A polícia colocou avisos no portão da escola duas vezes, em 14 de fevereiro e 14 de março, e depois a fechou definitivamente. Os cerca de 60 a 70 alunos tiveram que procurar outra escola. “Outras escolas em condições piores não foram fechadas, só a que pertencia à igreja. As autoridades prestam mais atenção às escolas de igrejas”, uma fonte local disse à Portas Abertas.
Na capital do país, Pequim, as autoridades locais também fecharam uma escola de educação infantil no mês passado. A polícia tomou o local e impediu a entrada de professores e pais por três dias. Cerca de 40 policiais invadiram a escola e confiscaram livros e carteiras. Os pais perguntaram quem eram os superiores deles, mas os oficiais se recusaram a responder. O pastor Joseph Cui foi mantido em um veículo da polícia por meia hora e um dos pais (que tentava entrar na escola) ficou ferido e foi levado ao hospital. A escola e a Igreja Aijiabei funcionam no mesmo local. O governo está pedindo ao proprietário que expulse a congregação de lá.
por Portas Abertas