Fotos

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Hoje o pastor Saeed Abedini completa dois anos de prisão.

Há dois anos, o pastor Saeed Abedini está preso no Irã por suas atividades cristãs. Naghmeh, a esposa dele, está organizando uma segunda vigília de oração por Saeed e por outras centenas de cristãos que são perseguidos em todo o mundo por sua fé em Jesus Cristo 


26_Abedini.jpg

Cristãos ao redor do mundo tem se mobilizado sobre o caso do pastor Saeed. Vigílias de oração estão planejadas para acontecer hoje em mais de 180 cidades dos Estados Unidos, e vários países como Brasil, Uganda, Austrália, Canadá, Chile e outros mais. participe também!
A esperança é que, por meio das orações, os cristãos perseguidos sejam fortalecidos e sintam que não estão sozinhos. Naghmeh Abedini acredita que essas vigílias facilitarão um mover de Deus entre o Corpo de Cristo, promovendo a união dos cristãos livres de perseguição com os irmãos que sofrem por seguir a Jesus.
“A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5.16


Sua oração pode continuar transformando a China.


A história da Igreja chinesa é inspiradora. Mesmo sob severa perseguição, um grande avivamento tomou conta do país. De 1 milhão de cristãos em 1949, a Igreja hoje conta mais de 80 milhões de pessoas, mas ainda há muito o que fazer


25_China_0300100083.jpg
O avivamento cristão que aconteceu na China tem impactado o país há mais de três décadas. Dezenas de milhões de pessoas aceitaram a Cristo como seu Senhor. É possivelmente o exemplo mais significativo e duradouro na história da Igreja. Mas existem algumas regiões da China que ainda estão à espera desse avivamento.
Recentemente, uma equipe da Portas Abertas visitou as províncias de Gansu, Ningxia e Qinghai, que são habitadas principalmente pela minoria muçulmana da China. Dez dos 55 grupos minoritários na China são muçulmanos, totalizando mais de 20 milhões de pessoas. Os Hui são um dos maiores grupos de pessoas na região e um dos mais resistentes ao evangelho.
O islã que eles praticam é, muitas vezes, uma variação popular, que incorpora o culto aos antepassados, por exemplo. As pressões sociais e culturais para permanecer em suas tradições fizeram do crescimento da Igreja um esforço lento e dificultoso na área.
Ao longo dos anos, a Portas Abertas mudou o foco do seu ministério na China. Há agora uma ênfase na mobilização de cristãos chineses para servir os cristãos perseguidos na China e no mundo. Igrejas chinesas da etnia Han estão sendo incentivadas a se envolver com o grupo mais perseguido na China: os ex-muçulmanos.
Ore para que o evangelho continue se espalhando pela China, para que os grupos mais afastados e fechados sejam impactados por esse avivamento.

Uso de lei na Malásia restringe a liberdade de expressão.


Na Malásia, qualquer pessoa que for flagrada testemunhando a um muçulmano pode ser multada e presa por um período de até dois anos. Mesmo assim, o cristianismo é a segunda maior corrente religiosa do país e a que mais cresce.


26_Malasia_0310008259.jpg

O escritório de Direitos Humanos da ONU pediu que as autoridades da Malásia suspendam, imediatamente, as investigações e processos penais que restringem a liberdade de expressão no país.
"Estamos preocupados com o recente aumento do uso da Lei de Sedição de 1948, para prender e processar as pessoas por sua expressão pacífica de opinião na Malásia", disse o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, em Genebra.
Desde o início de agosto, pelo menos 19 pessoas, incluindo líderes religiosos, atores da sociedade civil, membros da oposição política e ativistas, um professor universitário e um jornalista foram acusados ou colocados sob investigação por sedição, de acordo com o Escritório do Alto Comissariado (ACNUDH).
Mais recentemente, foi aberta uma investigação contra Edmund Bon, um advogado constitucional e de direitos humanos, por seus comentários em um artigo sobre o uso legal da palavra "Alá". Bon criticou as atuais restrições a membros de outros grupos religiosos (não islâmicos), que não podem utilizar o termo (traduzido como “Deus” em muitas literaturas cristãs, o que faz com que as Bíblias e livros cristãos que usem o termo sejam proibidos no país).
A ONU disse que também está preocupada que as autoridades da Malásia estejam aplicando a lei para silenciar as vozes críticas.


Dois milhões de civis fogem da violência no Sudão do Sul.


"Os civis continuam suportando o impacto do conflito armado em curso, bem como o fracasso de seus líderes para parar a luta", disse a vice-alta comissária da ONU para os direitos humanos.


26_Sudao_0270001498.jpg

Apesar de ter diminuído o número de violações de direitos humanos cometidas pelas partes envolvidas no conflito armado do Sudão do Sul, a agência da ONU para os direitos humanos (ACNUDH) informou, nesta quarta-feira (24), que o número de civis obrigados a fugir da violência já se aproxima dos 2 milhões e que não há probabilidade de que essas pessoas regressem às suas casas.
“Os civis continuam suportando o impacto do conflito armado em curso, bem como o fracasso de seus líderes para parar a luta”, disse a vice-alta comissária da ONU para os direitos humanos, Flavia Pansieri, em um painel de discussão do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o Sudão do Sul, em Genebra.
Pansieri confirmou que desde dezembro de 2013, cerca de 1,5 milhão de pessoas ficaram deslocadas internamente no interior do país, e 400 mil pessoas se refugiaram nos países vizinhos – Quênia, Uganda, Etiópia e Sudão. Além disso, ela alertou que o país atravessa extrema insegurança, além de uma possível escassez de alimentos.
Ao longo do conflito, a Portas Abertas tem divulgado notícias sobre a forte perseguição aos cristãos no Sudão do Sul. A violência já resultou em centenas de vítimas. Em fevereiro desse ano, diversas igrejas foram atacadas e saqueadas no país; e pastores foram presos.
Além disso, ondas de violência obrigam a Portas Abertas a interromper o seu trabalho em algumas regiões do Sudão do Sul. Ore pela segurança da equipe no campo, pelas pessoas envolvidas no trabalho e pela paz no país.
Apesar de todas as dificuldades, vale a pena servir nossos irmãos sul-sudaneses.


Pastor lista “sinais da vinda de Cristo” e diz que a Grande Tribulação começará no próximo ano.


Pastor lista “sinais da vinda de Cristo” e diz que a Grande Tribulação começará no próximo ano
A aparição das luas de sangue no início deste ano ainda rende discussões no meio cristão, e agora um teólogo afirma que o período da Grande Tribulação descrito no Apocalipse se iniciará em 2015.
Mark Biltz é um teólogo, pastor e estudioso sobre profecias, e acredita que há sinais claros que estão no céu e na terra de que a Grande Tribulação começará em um ano, no máximo. Para ele, a aparição da primeira lua de sangue na última Páscoa marcou o início do processo.
Desde 2008 ele vem fazendo o que ele chama de “alerta para a Igreja”, através das quatro luas de sangue em datas proféticas entre 2014 e 2015, segundo informações do portal Noticia Cristiana.
Judeu, Biltz passou anos estudando as profecias de Gênesis sobre o sol e a lua, onde a Bíblia afirma que as luzes no céu serviriam como “sinais para as estações do ano”. “O termo hebraico significa que ele não é apenas um sinal, mas um sinal da Sua vinda”, explica Biltz, que explica que a palavra traduzida como “estações” tem o significado de “certo tempo”, o que significa que as celebrações do feriado estabelecidas por Deus no Antigo Testamento seguem o calendário lunar adotado por judeus.
“Os eventos são agora fora de controle”, escreveu o pastor em um artigo. A lista destes “eventos”, inclui ataques contra os cristãos por muçulmanos radicais como Estado Islâmico e Boko Haram. Ele também menciona o surto de Ebola na África, que afeta pelo menos cinco países e ameaça tornar-se uma epidemia continental.
O pastor afirma que, embora com menos espaço na mídia, os ataques terroristas em Jerusalém têm crescido exponencialmente nos últimos meses, de acordo com o Serviço de Segurança de Israel (Shabak).
Em um estudo sobre terremotos, o aumento dos tremores que atingiram mais de 6 pontos na escala Richter foi confirmada. 116 terremotos ocorreram este ano, 70 deles durante a primeira lua do sangue. Ou seja, em 2014, um crescimento médio superior a quatro vezes em relação aos grandes terremotos na última década.
Biltz diz ainda não ter dúvidas de que estas são “as dores de parto da vinda do Messias”, e afirma que estamos vivendo o relógio profético.

Igrejas podem ser obrigadas a pagar taxas de direitos autorais para tocar músicas em cultos.


Igrejas podem ser obrigadas a pagar taxas de direitos autorais para tocar músicas em cultos
A eterna batalha em torno dos direitos autorais das músicas tocadas nas igrejas pode ter um capítulo final caso o Projeto de Lei do Senado (PLS) 100/2011 seja aprovado. A lei em vigor atualmente, de número 12.853 e regulamentada em agosto de 2013, prevê que as igrejas paguem pelos direitos autorais dos artistas ao executarem as músicas durante o culto.
Essa lei, em vigor atualmente, regulamentou a atividade do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) – órgão privado que tem como função fiscalizar e cobrar os valores referentes a direitos autorais de músicas executadas em público ou emissoras de rádio e/ou TV – e concedeu poderes para que sejam feitas cobranças inclusive nas igrejas.
A proposta do PLS 100/2011 visa isentar da cobrança os eventos religiosos, gratuitos e sem finalidade de lucro. “Entendemos que, desde que a representação ou execução pública da obra se dê no âmbito de evento destinado à manifestação religiosa e sem finalidade lucrativa, não há por que sujeitá-la a prévia autorização e, especialmente, à arrecadação de valores por parte do ECAD, tendo em vista que os responsáveis não auferirão nenhuma vantagem pecuniária e, portanto, não tirarão proveito econômico algum das obras utilizadas, não havendo, pois, ofensa aos direitos patrimoniais do autor”, argumentou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), autora do projeto e atualmente concorrendo ao governo do Paraná.
Segundo a senadora, o projeto conta com precedentes jurídicos a seu favor e concilia o direito fundamental à liberdade de culto e o direito do autor, também protegido por lei.
“Não há conflito entre a modificação legislativa aqui proposta e o inciso XXVII do art. 5º da Constituição, que assegura proteção ao direito autoral. O caso, a bem da verdade, é de harmonização de normas e princípios de status constitucional”, argumentou.
Caso o projeto não seja aprovado, o ECAD terá caminho livre para executar as cobranças de direitos autorais de músicas executadas durante os cultos e/ou eventos religiosos que não tenham sido autorizadas previamente.

Cientistas que estudaram o cérebro de quem vê o rosto de Jesus em torradas ganham prêmio


Cientistas que estudaram o cérebro de quem vê o rosto de Jesus em torradas ganham prêmio
Uma imagem em que supostamente o rosto de Jesus aparecia numa torrada queimada circulou tempos atrás nas redes sociais com grande repercussão, causando grande burburinho entre internautas e fazendo surgir discussões sobre a seriedade ou não das “imagens”.
Porém, um grupo de cientistas levou a discussão a sério e promoveu um estudo sobre o cérebro das pessoas que enxergavam a imagem de Jesus no pedaço de pão torrado.
O fenômeno que leva um indivíduo associar uma imagem abstrata a outra figura conhecida é denominado pela ciência como pareidolia, e descrito como um processo psicológico. Quem percebe imagens ou sons em situações aleatórias e os associa com uma pessoa, objeto ou música pode ter apofenia, que é a capacidade cognitiva de percepção de padrões ou conexões em situações que são presumidas como aleatórias, de acordo com informações do Wikipedia.
Como resultado da experiência com o cérebro de pessoas que viam o rosto de Jesus na torrada, os cientista chineses chegaram a uma conclusão de como funciona o raciocínio desses indivíduos e de quebra receberam um prêmio internacional promovido pela revista de humor científico Anais da Pesquisa Improvável.
A revista publica desde 1991 um ranking com as dez pesquisas mais incomuns, bizarras ou óbvias publicadas durante o ano. O prêmio é considerado uma provocação no meio científico e geralmente é levado na brincadeira pelos estudiosos, que comparecem à cerimônia e recebem os troféus das mãos de vencedores do verdadeiro Prêmio Nobel.
Os cientistas chineses receberam o Ig Nobel 2014 na categoria “Neurociência” numa cerimônia realizada no auditório da Universidade de Harvard.
De acordo com o G1, uma dupla brasileira já venceu o Ig Nobel em 2008. Astolfo Gomes de Mello Araujo e José Carlos Marcelino, da Universidade de São Paulo, foram os primeiros brasileiros a ganhar o prêmio por mostrarem o impacto do tatu nas pesquisas arqueológicas.

31ª Bienal é acusada de blasfêmia por materiais que se referem a Deus como “bicha” e fazem apologia ao aborto.


31ª Bienal é acusada de blasfêmia por materiais que se referem a Deus como “bicha” e fazem apologia ao aborto; Assista
A 31ª Bienal de São Paulo está sendo realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com exposição de trabalhos polêmicos que giram em torno da “transgressão, da transcendência e da transexualidade”, segundo os organizadores.
Dentre os trabalhos expostos, alguns atraíram a fúria de ativistas católicos, seja por conta da defesa do aborto ou pela blasfêmia de se referir a Deus como “maricas” (“bicha”, numa tradição literal do espanhol).
Na exposição, há ainda representações da virgem Maria que a mostram como travesti ou como um ninho de baratas, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
“Uma verdadeira Babel de ódio a Deus”, disse Daniel Martins, 28 anos, horrorizado com o conteúdo desta edição da Bienal. “É um acinte à religião, ao Deus nosso Senhor. Um guia convidou alunos a assinar uma petição pela abolição do inferno”, relatou.
Martins é coordenador da ação jovem do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira (IPCO), um grupo católico que promove valores cristãos e acredita que “Depauperar a família destrói a civilização”.
Como parte dos protestos, o grupo imprimiu 50 mil panfletos para denunciar “aborto, blasfêmia e sacrilégio” e pretendem distribuí-los aos visitantes da exposição. O grupo também produziu um vídeo em que protesta contra a “ditadura feminista” e denuncia a apologia ao aborto.

A Bienal

“A 31ª Bienal se entende como eminentemente contemporânea, em diálogo com o presente: com a situação atual na cidade de São Paulo, com o Brasil, com a América do Sul, e, além do seu contexto imediato, com o mundo”, diz trecho do material de divulgação, que enfatiza que o objetivo da exposição é “analisar diversas maneiras de gerar conflito”.
Os curadores da Bienal defendem-se das críticas feitas ao conteúdo afirmando que “a arte reflete sobre questões que afetam a vida das pessoas” e dizem que ao expor tais materiais, apenas cumprem o papel de instigar o debate: “Falar de coisas complexas, invisíveis ou apagadas é fundamental. Acreditamos  que o debate publico que esta surgindo é importante para tratar de assuntos tão delicados como o direito das mulheres de tomar decisões sobre os seus próprios corpos, a questão da liberdade sexual e o lugar e papel da religião e da fé na nossa sociedade”, argumentam.


Antigo aliado do PT, bispo Edir Macedo muda de lado e publica severas críticas ao governo Dilma.


Antigo aliado do PT, bispo Edir Macedo muda de lado e publica severas críticas ao governo Dilma
A dez dias das eleições presidenciais, o bispo Edir Macedo publicou um artigo em seu site com críticas indiretas ao governo do PT e com um chamado a seus fiéis para lutarem por um país mais justo.
O texto resume a história de Neemias como líder em Israel e a façanha de reconstruir os muros e portas de Jerusalém em 52 dias, após décadas de abandono e exílio do povo hebreu.
Escrito pela colaboradora Núbia Siqueira, o artigo usa a história bíblica do Velho Testamento para traçar um paralelo com o atual cenário político e social brasileiro, e instiga os fiéis a protestarem nas urnas contra os desmandos que são noticiados diariamente.
“Imensidões de terras nas mãos de latifundiários que as tornam improdutivas, enquanto pequenos agricultores sonham ter um pedacinho de chão para plantar. Temos o segundo maior rebanho bovino do mundo, e milhões de pessoas passam fome. Temos a maior bacia hidrográfica do mundo na Região Norte, e entre sua população milhares de moradores sem água potável. Essa mesma região tem o maior tesouro do mundo, a Floresta Amazônica, mas a perde aos poucos para os predadores internacionais. Nosso índice de analfabetismo está entre os maiores do mundo, e alguns que são contados como alfabetizados têm dificuldade para interpretar um simples texto, tamanha é a incompetência da educação oferecida. Vemos o caos instalado no sistema de saúde pública, onde os doentes são tratados como lixo. As cidades, com taxa de criminalidade altíssima, têm os seus piores crimes cometidos principalmente por jovens. Além disso, o consumo de drogas está entre os mais elevados do mundo. Sem falar no sistema judiciário moroso e desforme devido a leis caducas”, diz o texto publicado por Macedo.
Embora não fale diretamente contra o PT, os fatores acima são fonte das principais críticas feitas pela sociedade como um todo contra o atual governo, e responsável pela ânsia por mudança que a população demonstra. Historicamente, Edir Macedo é um dos principais aliados do Partido dos Trabalhadores dentre os líderes religiosos do país, e o fato de publicar um texto que cobra mudança, embora não revele apoio político a nenhum dos adversários de Dilma Rousseff, mostra uma tomada de postura até então inesperada.
“O Brasil é um gigante em sua extensão e nas desigualdades também, de Norte a Sul. E nós, evangélicos, não podemos nos esconder orando e esperando que um milagre salve o País que moramos. É preciso mais! Na democracia temos a liberdade de escolher aqueles que terão o poder para mudar essa realidade. Mas você sabe reconhecer um bom líder? Liderança grande ou pequena, espiritual, política ou secular nunca pode ser desvinculada do seu caráter íntegro. Apenas qualificações intelectuais e profissionais não são suficientes. Escolha quem realmente tem princípios. Se buscarmos pelo alto padrão de Neemias, poderemos ter uma sociedade mais justa e com menos escândalos de corrupção para nos irritar. Seja cristão, mas também cidadão neste mundo, e bem informado. Não fuja da realidade nem de suas responsabilidades sociais”, sugere o texto.




Corpo de jovem levado pelas águas durante batismo é encontrado por pescadores após quatro dias.


Corpo de jovem levado pelas águas durante batismo é encontrado por pescadores após quatro dias
O corpo de um jovem que estava desaparecido desde a última sexta-feira, 19 de setembro, foi encontrado nas águas do Rio Jacuí, em Restinga Seca, na região central do Rio Grande do Sul (RS). O adolescente participava de uma cerimônia de batismo de uma igreja evangélica na cidade de Agudo, no mesmo estado.
Rafael Carvalho , 15 anos, foi convidado a participar do batismo promovido pela Igreja Evangélica Senhor Jesus Cristo. No momento da cerimônia, a correnteza do rio estava muito forte, e ele foi levado pelas águas.
Após intensas buscas, o corpo foi encontrado por pescadores na manhã da última terça-feira, 23 de setembro, por volta das 15h00, segundo informações do G1.
Apesar de ter aceitado participar do batismo, o jovem não se sentia pronto para participar da cerimônia, segundo declarações da mãe, Zenilda Carvalho: “Ele dizia que não estava pronto ainda, não era a vontade dele, mas… insistiu, e ele veio”, lamentou.
Testemunhas do acidente informaram que o jovem escapou das mãos de um dos pastores que realizavam o batismo e foi levado pela correnteza.
À Polícia, o missionário Clóvis Antônio Bastos, 41 anos, afirmou que o batismo era consentido pelo jovem, e que o local havia sido escolhido pela irmã de Rafael, que também iria se batizar.
O pastor responsável pela igreja, Alenir Werppe, afirmou em depoimento à Polícia Civil de Agudo que as cerimônias de batismo são autorizadas por ele e que geralmente ocorrem no tanque batismal da igreja ou em piscinas. O pastor destacou que não é comum a denominação realizar cerimônias em rios e que o batismo da última sexta-feira não era de seu conhecimento.
Os bombeiros que lideraram as buscas pelo corpo de Rafael disseram que o local onde o batismo seria realizado era de difícil acesso: “Temos aqui muitas árvores submersas, e é uma região de bastante pedras também. Com certeza não é recomendado para nada, nem para prática de banho”, afirmou o tenente Jônatas Gabriel.

Igreja Renascer realiza segunda Marcha para Jesus em Israel.


O evento atraiu dezenas de pessoas e teve a participação de Thalles Roberto

Igreja Renascer realiza segunda Marcha para Jesus em IsraelRenascer realiza segunda Marcha para Jesus em Israel
No dia 17 de setembro a Igreja Renascer em Cristo realizou mais uma Marcha para Jesus em Israel. A Caravana Apostólica 2014 chegou na Terra Santa no dia 15 de setembro e retornou ao Brasil no dia 22.
Dezenas de fiéis acompanharam o casal Estevam e Sônia Hernandes nesta viagem que teve a participação especial de cantores como Thalles Roberto, Renascer Praise e Damares.
A Marcha para Jesus foi realizada na orla do Mar da Galileia, a manifestação começou por volta das 15 horas, no horário local, no Parque Nacional de Cafarnaum e seguiu até a praia de Amnon-Kinere onde um palco foi montado para a apresentação das bandas.
A caminha pela orla do Mar da Galileia teve dois quilômetros de percurso, durante todo o trajeto os fiéis cantaram e fizeram orações clamando, entre outras coisas, pela paz na Terra Santa.
primeira Marcha para Jesus em Israel aconteceu em outubro do ano passado durante a caravana da Renascer. Na mesma semana foi gravado o CD e DVD “Renascer Praise 18 – Canto de Sião” lançado pela Universal Music.

Revista destaca o “jeito evangélico” de fazer política

Época acompanhou dois pastores em campanha

Revista destaca o “jeito evangélico” de fazer política(Foto: Sergio Lima)
A revista Época acompanhou dois pastores que fazem campanha política. Em uma reportagem intitulada “O jeito evangélico de pedir votos e fazer política”, acabou caindo na generalização. Contudo, revela alguns aspectos conhecidos de algumas denominações do país, em que os candidatos são apresentados nos cultos, pedem oração e distribuem seu material do lado de fora dos templos.
Os candidatos acompanhados pela revista foram Rodrigo Delmasso e Ronaldo Fonseca. Rodrigo, 34, é pastor da Sara Nossa Terra e concorre pelo PTN a deputado distrital (equivalente a deputado estadual no DF). Ronaldo, 55, pastor da Assembleia de Deus, concorre à reeleição como deputado federal pelo PROS, também no Distrito Federal.
Como é costumeiro, ambos fazem campanha focados nas igrejas evangélicas. Época acompanhou ambos em suas visitas a igrejas e encontros com pastores e líderes. Enquanto a Sara Nossa Terra está ligada a candidatos de oposição ao governo Dilma, a Assembleia de Deus de Fonseca defende os candidatos petistas.
O deputado federal Ronaldo Fonseca usa como material de campanha este ano a frase “Estarei obstinado a alcançar os sonhos que Deus escolheu para mim”. Lembra que ajudou a conseguir verbas para construir centros da juventude, criar clínicas da família e cobertura para quadras esportivas em Brasília.  Ele é o coordenador dos 23 parlamentares da Assembleia de Deus no Congresso e foi, por dez anos, coordenador político da igreja. Atualmente é membro titular da Comissão de Cidadania e Justiça e suplente na de Direitos Humanos.
Delmasso acredita que “O eleitor não é alienado. Nenhum ser humano admite ser manipulado por outro”. E acrescenta: “Muitos ainda usam o nome de Deus em segmentos que não têm nada a ver… É a pluralidade da democracia. A igreja é uma entidade social que representa um estrato da sociedade. Um bancário se elege para defender seus pares. Um taxista também. Se as categorias têm esse direito, por que a igreja, uma expressão da sociedade, não teria?” O candidato acredita que o eleitor evangélico é “mais difícil” de convencer que os outros.
“Quando falo com irmãos da igreja, tenho de convencê-los de que sou diferente. Eles me questionam: ‘Quem garante que você não entrará lá e se corromperá, sujando o nome da igreja?’. São mais difíceis do que qualquer outro público”, explica Delmasso.
Um dos motivos para isso foram os diversos escândalos de corrupção envolvendo políticos evangélicos. Em 2006, foi denunciado o “escândalo dos sanguessugas”, que envolvia desvio de dinheiro público destinado à compra de ambulâncias. Na ocasião, um dos envolvidos mais conhecidos era o Bispo Carlos Rodrigues, da Igreja Universal do Reino de Deus. Anos mais tarde ele também esteve envolvido no “mensalão”, chegando a ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ao contrário do que afirma a revista, nem toda igreja defendo o chamado “voto de cajado”, onde os fieis votam sem questionar no(s) candidato(s) apresentados pelos pastores nas igrejas.
O Censo de 2010 comprova que não se pode dizer que o eleitor evangélico típico é iletrado e pobre. Mais de 73% dos evangélicos ganham até três salários mínimos. Entre os católicos, o índice é de 75%. Enquanto 48,5% dos evangélicos não têm estudo ou têm apenas o fundamental incompleto, esse número chega a 51,2% dos católicos.
Ainda assim, é inegável que a estratégia de peregrinar pelas igrejas em busca do voto com perfil mais conservador e as plataformas em defesa da família e dos “valores cristãos” dá resultado para pastores que postulam cargos políticos.
A cientista política Isabel Veloso, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, escreveu sua tese de mestrado abordando o fato que os evangélicos gastam menos do que qualquer outro candidato para se eleger. “O eleitor, de qualquer segmento, quer escolher em quem votar tendo o menor esforço possível. Quando o líder religioso já é ou indica o candidato, essa escolha é facilitada. Some a isso o fato de que os evangélicos têm um grau altíssimo de frequência nos cultos. Nas igrejas pentecostais, especialmente a partir de duas semanas antes da eleição, a exposição ao tema político com esse tipo de discurso é muito grande”, explica.