Fotos

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Líder islâmico diz que a Europa é a “filha ingrata” do islã


Ele acredita que se não fosse a civilização islâmica, não existiria a Europa
19 isla
Conforme informações locais, o líder religioso muçulmano, Abdul Adhim Kamouss, disse em um sermão proferido em Berlim, que a Europa moderna é a “filha ingrata”  do islã. Ele alegou o seguinte: “O islã pertence à Alemanha, sem dúvida! O islã pertence à França, sem dúvida! O islã pertence à Itália, à Europa, aos EUA, à Suécia e a todos os países ocidentais, sem dúvida”.
Ele ainda afirmou em seu discurso: “Se não fosse a civilização islâmica, a Europa moderna nunca teria existido”. Dennis, analista da Portas Abertas, comenta: "O conteúdo da pregação dele é compatível com a perspectiva participacionista do islamismo, promovida pelo presidente da União Mundial de Sábios Islâmicos, Yusuf al-Qaradawi, o mandante intelectual da Irmandade Muçulmana na Europa”.

Segundo Dennis, o movimento islâmico prioriza intervenções específicas destinadas a "islamizar" cada esfera da sociedade. “Ao afirmar que a Europa moderna é uma filha ingrata do islã, Abdul quer enfatizar que a Europa não inclui o islã em suas estratégias de educação, em seu sistema de ensino, nas suas universidades, e em sua política”, explica o analista.
“O líder religioso parece estar repetindo implicitamente a mesma agenda proposta por al-Qaradawi e os participantes do movimento estão muito visíveis, o que preocupa demais os cristãos europeus”, finaliza.
FontePortas Abertas Internacional

Portas Abertas comemora seus 60 anos



Culto de celebração aconteceu neste sábado (18) na Comunidade de Graça. O Correspondente Internacional da Portas Abertas no Oriente Médio, George B.*, foi instrumento de Deus para impactar a igreja livre
Culto_60anos
No último sábado (18), a Portas Abertas realizou na sede da Comunidade de Graça, na Zona Leste de São Paulo, um culto em comemoração aos seus 60 anos de ministério no mundo. Com igreja cheia, parceiros e convidados participaram da celebração que reuniu louvor e adoração com um dos pastores locais e cantor, Adhemar de Campos. E logo após ouviram as experiências, histórias e testemunhos trazidos pelo Correspondente Internacional da Open Doors, George B.
George compartilhou muitas histórias de fé e amor por Cristo e, como amigo do Irmão André, repassou à igreja muito sobre a visão do fundador da Portas Abertas. Ele enfatizou que para o Irmão André a base principal é Jesus Cristo, acima de qualquer outra coisa. Um dos momentos mais marcantes e citado pelos ouvintes foi quando o Correspodente afirmou que "não existe uma igreja livre e uma Igreja Perseguida, as duas são uma só. Por isso, quando em um corpo algum membro se fere, automaticamente, faz com que todos os outros membros sintam. A mesma coisa acontece conosco. Somos um corpo e quando a Igreja Perseguida sofre, a igreja livre sente".
Houve também um momento de intercessão pelos cristãos perseguidos, onde todos se concentraram em falar com Deus com o mesmo próposito. Foi possível vivenciar um pouco do "Céu na Terra", assim como diz em umas das músicas ministradas pelo pastor Adhemar de Campos. A igreja brasileira foi impactada pelo tamanho da fé e coragem dos nossos irmãos perseguidos que vivem no Oriente Médio. Apesar da distância, somos um só corpo com uma só escolha, seguir a Jesus Cristo. Junte-se a nós no fortalecimento dos cristãos perseguidos!
*Nome alterado por motivos de segurança.
FontePortas Abertas Brasil


Cristianismo ainda é a maior religião do mundo


Estudo sobre o crescimento da Igreja apresenta dados de 2015

Cristianismo ainda é a maior religião do mundoCristianismo ainda é a maior religião do mundo
Dentro da teologia existe uma área específica que estuda a propagação do evangelho e o avanço da igreja, chamada de missiologia. Uma das revistas especializadas neste estudo, o Boletim Internacional de Pesquisa Missionária (IBMR na sua sigla em Inglês) publica há 31 anos um levantamento das estatísticas religiosas em todo o mundo.
O cuidadoso trabalho é feito pelo prestigiado Seminário Teológico Gordon Conwell através do seu Centro Para Estudo do Cristianismo Global.
Os dados de 2015 indicam que a Igreja está crescendo mais lentamente na Europa e América do Norte, mantendo a tendência de anos anteriores. Desde 1900, a Igreja na Europa testemunhou um aumento de 52,2%, chegando a 559.900.000 em 2015. No entanto, a população mundial cresceu 78% no mesmo período.
Por outro lado, a Igreja continua experimentado um crescimento dramático e explosivo na Ásia, na África e na América do Sul. Por exemplo, em 1900 havia menos de 9 milhões de cristãos africanos. Existem hoje mais de 541 milhões. Nos últimos 15 anos, a Igreja na África aumentou 51%.
De modo geral, o cristianismo se mantém como a maior religião do mundo, ao menos nominalmente. As estatísticas consideram como parte do cristianismo todos que assim se denominam, incluindo protestantes, católicos e ortodoxos.
Existem mais de 2,4 bilhões de cristãos em todo o mundo, pouco mais de um terço do total da população mundial. O Islã ocupa o segundo lugar, com 1,7 bilhão de fiéis. De acordo com este estudo, existem cerca de 136.400 mil ateus no mundo, ou 1,8% da população mundial.
A estudiosa Molly Wall explica: “De modo geral, o mundo está se tornando cada vez mais religioso, e lugares historicamente não religiosos (antigos países comunistas, especialmente a China) agora veem suas populações declarando-se religioso novamente e os números globais refletem essa mudança.”
O relatório anual faz projeções para o ano 2050 levando em conta as tendências atuais. Entre os dados levantados, confirma-se a tendência de concentração urbana nas chamadas megacidades (mais de um milhão de habitantes).
Também existem estudos específicos sobre a Igreja cristã, desde o número de templos até o número de Bíblias. No quesito “não evangelizadas” leva-se em conta a impossibilidade de uma pessoa ter contato com o evangelho a qualquer hora do dia seja ouvindo, lendo ou encontrando com um cristão.
Veja abaixo uma versão resumida do estudo.
Tabela---Religião-2015

Pastor faz fiéis comerem cobra e garante: “Vai virar chocolate”


Pastor faz fiéis comerem cobra e garante: “Vai virar chocolate”Pastor ensina fiéis a comer cobras em culto
O pastor Penuel Tshepo, que se auto intitula “profeta”, é líder do ministério Discípulos do Final dos Tempos. Em sua igreja na cidade de Pretória, na África do Sul, ele já fez muitas coisas polêmicas, como ensinar as pessoas a tirar as roupas para que ele pudesse sentar sobre seus corpos nus para orar por elas por cura.
Novamente ele chamou atenção da imprensa por fazer algo bizarro no culto. Segundo o jornal inglês Metro ele está fazendo os fiéis engolirem cobras vivas. Mais estranho ainda é o fato de ele ensinar que elas se transformarão milagrosamente em chocolate em contato com a boca.
Em sua página no Facebook, Penuel justifica que tudo isso funciona por causa da fé dos seus seguidores. Seu ensino é que o crente possui “autoridade” para mudar qualquer coisa e isso acontece quando se aprende a exercer essa autoridade.
Existem várias fotos e depoimentos sobre a prática. “Eu fiz o que me mandaram. Comi e senti gosto de chocolate. Era diferente, mas era bom”, afirmou um fiel.
Outro membro da igreja, explica “Eu não tinha muita segurança da primeira vez, mas quando mordi a cobra, percebi que era o melhor chocolate que já havia comido”.
No Facebook, o texto que acompanha as fotos diz que é uma demonstração do poder de Deus e cita inclusive o versículo de Romanos 14:2 “Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais”.
O controverso Penuel já ensinou os membros de sua igreja a beber gasolina e comer pedaços de pano para serem abençoados.  Esse tipo de prática parece ser popular em igrejas de Pretória.
Ano passado o pastor Lesego Daniel, do Ministério Centro Raboni, na mesma região, ficou mundialmente conhecido por ensinar os fiéis de sua congregação a comer grama por que, desta maneira, poderiam estar “mais perto de Deus”.
Meses depois, divulgou um vídeo onde pega uma garrafa contendo gasolina e ensina a congregação que, pela fé, o conteúdo da garrafa se transformaria em suco de abacaxi. Muitos fiéis aceitaram o desafio e beberam o líquido testificando que ocorrera uma transformação milagrosa.


Ore pela pequena Christine e por sua família


Aos 3 anos de idade, ela foi sequestrada pelo Estado Islâmico há quase um ano e sua situação ainda é desconhecida
20 Christine_0260101199
Arrancada dos braços da mãe pelo Estado Islâmico (EI), a pequena Christine ainda está sequestrada. Ela acaba de completar quatro anos de idade, no sábado, 18 de julho. Onze meses atrás ela levada pelo EI. Durante todo esse tempo, a Portas Abertas permaneceu em contato com os pais da menina por meio de fontes locais e recentemente visitou a família novamente. Ayda, mãe de cinco filhos, explica que seu filho mais velho, de 24 anos, está se casando, mas disse que sua maior alegria seria ver a filha retornando para casa.
No dia 6 de agosto do ano passado, a cidade de Qaraqosh foi invadida por militantes do Estado Islâmico. Khader Abada, o pai da família, é cego, e por esse motivo eles decidiram continuar na cidade, mesmo após a invasão. Eles não tinham nenhum lugar para ir. Então ficaram esperando que os extremistas tivesem misericórdia das pessoas com necessidades especiais, mas isso não aconteceu. Dias depois, a família recebeu a notícia que de eles precisavam fazer um check-up médico. Outros cristãos também foram convocados. A maioria deles ficou em Qaraqosh por razões semelhantes a da família de Christine; por causa de deficiências, em função da idade avançada ou por causa de outras limitações que os impedia de fugir.
O "exame médico" provou ser um pretexto, a fim de roubar as famílias e, posteriormente, deportá-los de Qaraqosh para limpar a cidade. Ao chegar no lugar, a situação no interior do edifício era muito caótica e com guerrilheiros do Estado Islâmico em todos os andares. Os cristãos levaram pertences valiosos, algumas roupas e cartões de identificação. Em determinado momento foi pedido que eles tirassem ouro e outros objetos de valor do corpo e assim os membros do EI tomaram os pertences.
Posteriormente, eles foram obrigados a entrar em um ônibus com as janelas cobertas com terra para bloquear a visão do lado de fora. Ayda continuava com a filha em seus braços. "Então, um deles veio e inspecionou as pessoas no ônibus. Ele andou até nós e pegou a minha menina dos meus braços e apenas se afastou", conta a mãe. Ayda correu atrás do homem que foi chamado de "Fadel," implorando-lhe para devolver a sua filha, mas ele continou seguindo em frente. E assim, Christine foi levada de volta para dentro do prédio.
A família juntamente com outras foi obrigada a entrar no ônibus que seguiu viagem. Em um determinado ponto, a ordem foi para que todos descessem. Eles estavam livres, mas tinham que atravessar um rio, trajeto que se tornou mais complicado para as pessoas com deficiência.
11 meses depois
Hoje, quase um ano depois do sequestro de Christine, ainda não se sabe nada sobre sua situação, localização e se ao menos ela está viva. A busca por informações tem sido em vão. A família tem recebido apoio da Portas Abertas, juntamente com outras famílias em um acampamento de refugiados.
Pedidos de oração
• Mesmo sem saber se Christine está viva ou não, interceda ao Senhor por ela e por sua família; que Deus traga consolo aos seus pais.
• Assim como Christine, outras crianças no mundo se encontram sob posse de grupos radicais. Suplique ao Senhor Jesus por esses pequenos.
• Ore pelos perseguidores, que eles conheçam o Deus vivo e o tamanho do seu poder e amor.
FontePortas Abertas Internacional

Junho violento em El Salvador


O recorde de maio foi quebrado e o número de mortos chegou a 677
20 El Salvador
O país da América Central foi considerado um dos mais violentos do mundo, de acordo com relatos do jornal britânico The Guardian e do ABC News (Australian Broadcasting Corporation).
Em março e abril, o número de homicídios foi de 481 e 421, respectivamente. Em maio, esse número chegou a 635, e em junho aumentou para 677. A maioria dos casos teve envolvimento com gangues de tráfico de drogas e extorção, mas muitos civis inocentes fazem parte da estatística.
Dennis, analista da Portas Abertas, comenta: "Atualmente, a violência de um modo geral é constante na triste história de El Salvador, mas há uma certa influência também da violência política proveniente da guerra civil”.
O analista acredita que esse quadro violento do país, é também um fator que contribui muito para a vulnerabilidade dos cristãos. “Uma viúva cristã que fugiu de El Salvador disse-me, recentemente, que seu marido foi morto em 2012 por envolver-se ativamente na divulgação dos direitos humanos, o que fez dele uma ameaça para as gangues locais”, conclui Dennis.
FontePortas Abertas Internacional

Líder supremo do Irã pede que mundo muçulmano se una para destruir Israel


Aiatolá Khamenei acusa Estados Unidos de ter criado Estado Islâmico

Líder supremo do Irã pede que mundo muçulmano se una para destruir IsraelAiatolá pede que muçulmanos se unam para destruir Israel
O líder religioso do Irã é o aiatolá Ali Khamenei. Ele foi presidente do país de 1981 a 1989. Como aiatolá é considerado o líder supremo, sendo visto como uma espécie de “porta-voz” de Alá para seu país e milhões de outros muçulmanos do mundo todo.
Embora ignorado pela grande mídia, seus discursos continuam passando a mesma mensagem de sempre. Em sua aparição pública mais recente, no sábado (18), ele fez um discurso inflamado na comemoração do fim do Ramadã, período mais sagrado do calendário religioso muçulmano.
“Se as nações islâmicas estivessem unidas e reunissem ao redor de seus próprios pontos em comum, certamente seriam um poder único na cena política internacional. Mas as grandes potências impuseram essas divisões entre os Islâmicos para defenderem seus próprios interesses e protegerem o regime sionista [de Israel ]”, disse Khamenei.
Khamenei também defendeu o apoio do Irã ao Hezbollah, uma organização política e terrorista do Líbano e ao regime de Assad na Síria.
“Os americanos chamam a resistência libanesa de terrorista e consideram o Irã um apoiador do terrorismo por causa de sua ligação com o Hezbollah, na verdade os norte-americanos é que são os verdadeiros terroristas”, asseverou.
O Hezbollah foi originalmente criado pelo primeiro “líder supremo” de Teerã com a missão de “transformar o Líbano em um cemitério de judeus”, defende o seu líder, Hassan Nasrallah.
Para o líder supremo, o grupo terrorista Estado Islâmico e a Al-Qaeda foram criadas pelos Estados Unidos para “apoiar os perversos sionistas [Israel]”, acusa Khamenei.
Ao falar sobre o recente acordo nuclear com as potências mundiais, declarou ser uma vitória sobre os Estados Unidos.  “Este é o resultado da resistência da nação iraniana, da coragem e da criatividade dos queridos cientistas iranianos”.
Avisou ainda que, no caso de uma guerra, os Estados Unidos é que “vão ser os perdedores”, relatou a PressTV, órgão de imprensa oficial do governo iraniano. Com informações de Tasnim News eBreitbart




Bíblia com mais de 1500 anos é achada em Israel


Pergaminho só pôde ser decifrado com uso de tecnologia moderna

Bíblia com mais de 1500 anos é achada em IsraelBíblia com mais de 1500 anos é achada em Israel
Constantemente surgem especulações de quanto a Bíblia foi adulterada com o passar dos anos. Graças a tecnologia de ponta desenvolvida em Israel, somente agora a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) foi capaz de decifrar um dos pergaminhos hebraicos mais antigos já encontrados. Com mais de 15 séculos de idade, ele foi encontrado em 1970, numa sinagoga em Ein Gedi, perto do Mar Morto.
O deteriorado pergaminho não podia ser lido, por isso até agora não era possível saber do que se tratava. Pnina Shor, falou em nome da AAI em coletiva de imprensa em Jerusalém nesta segunda (20).
A tecnologia mais avançada disponível nos permitiu desvendar o pergaminho, que fazia parte de uma Bíblia de 1500 anos de idade”, explicou Shor. O estado precário da peça encontrada em uma escavação em 1970 devia-se a ela ter sobrevivido ao incêndio que provavelmente destruiu a sinagoga.
Os especialistas utilizaram uma técnica de escaneamento tridimensional da empresa israelense Merkel Technologies. Os resultados foram enviados para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A instituição possui um programa de imagem digital que possibilitou pela primeira vez na semana passada a leitura do que antes era visto como um “pedaço de carvão”.
O fragmento possui sete centímetros de comprimento e contém os oito primeiros versículos do livro de Levítico, que explica as regras dos sacrifícios rituais.
Pergaminhos
Lena Liebman, do laboratório de conservação dos pergaminhos do Mar Morto, mede um fragmento de pergaminho queimado na segunda (20), em laboratório em Jerusalém (Foto: AFP Photo/Gali Tibbon)
“Depois dos Manuscritos do Mar Morto, esta é a descoberta mais significativa de uma Bíblia escrita”, reiterou Shor na coletiva.
O arqueólogo Sefi Porat era um membro da equipe que escavou as ruínas da sinagoga há 45 anos. “Nós tentamos lê-lo, mas sem sucesso”, disse ele. “Nós não sabíamos o que estava escondido lá”.
Durante mais de quatro décadas, a peça foi mantida no escuro, em cofres climatizados da AAI, junto com trechos dos Manuscritos do Mar Morto.
Shor acredita que a descoberta preenche uma lacuna importante entre os Manuscritos do Mar Morto, escrito há mais de 2000 anos atrás, e o conhecido Códice de Aleppo, do século 10.
Os 870 rolos do Manuscritos do Mar Morto foram descobertos entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, perto do Mar Morto. O documento mais antigo deles remonta ao século III a.C e o mais recente por volta do ano 70 d.C., quando as tropas romanas destruíram o segundo templo e toda a Jerusalém.
O Códice de Aleppo foi escrito em Tiberíades, na Galileia, por volta do ano 930 dC. Com suas quase 500 páginas de pergaminho, é considerada a mais antiga cópia conhecida da Bíblia completa.
Roubado durante as Cruzadas em 1099, acabou ficando em Alepo, na Síria, e escondido durante seis séculos. Foi revelado ao mundo em 1957. O códice encontra-se atualmente no Museu de Israel, no mesmo prédio onde estão os Manuscritos do Mar Morto.
Uma leitura atenta de todos esses documentos importantes e mais o texto encontrado agora revelam que não há diferenças significativas, comprovando o cuidado extremo que os judeus sempre tiveram em preservar suas Escrituras Sagradas. Com informações de Israel National News
Assista:

Pesquisa constata que evangélicos leem, na média, o dobro do que a população como um todo


Pesquisa constata que evangélicos leem, na média, o dobro do que a população como um todo
Uma recente pesquisa realizada no Brasil constatou que os evangélicos brasileiros leem, na média, o dobro do que a população em geral. O levantamento Retratos da Literatura no Brasil foi feito pelo Instituto Pró-Livro, com aplicação do Ibope.
Diante desse cenário, a Feira Literária Internacional Cristã (FLIC), que será realizada em São Paulo (SP) entre os dias 12 a 14 de agosto, tem como objetivo reunir escritores, editores, fornecedores, distribuidores e livreiros.
A ideia da feira, organizada pela Associação Brasileira de Editores (ASEC), é que com a maior interação entre as partes, o leitor tenha a oportunidade de adquirir cada vez mais livros e tenham acesso a eventos que promovam a cultura e o incentivo à leitura, segundo informações da assessoria de imprensa.
Dentre as entidades confirmadas no evento estão a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Casa Publicadora Brasileira das Assembleias de Deus (CPAD), editoras Luz e Vida, Bom Pastor, Geográfica, APEC, Vida, Hagnos, entre outras.
Estão previstas também palestras, sobre temas diversos, como a “Educação no Brasil e no Mundo: desafios de uma visão cristã”, com Paulo de Souza Oliveira Junior, “A importância de saber contratar e manter seus colaboradores”, com Selmi Aquino, “Estratégias para despertar e capacitar líderes na igreja”, com Josué Campanhã, e muito mais.
A organização do evento destaca que os ciclos de palestras acontecerão durante os três dias de feira, com seus mais variados temas.
No dia da abertura oficial do evento será realizado, às 09:00, um café de líderes, conduzido pelo reverendo presbiteriano Hernandes Dias Lopes, que falará sobre a programação do evento e dará as boas-vindas aos visitantes, dentre eles, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e ministros de louvor.


Leonardo Gonçalves responde Thalles Roberto e cantor pede perdão; Assista ao vídeo


Leonardo Gonçalves responde Thalles Roberto e cantor pede perdão; Assista ao vídeo
Após a enorme polêmica causada por suas declarações, o cantor Thalles Roberto resolveu pedir perdão pelo teor do que afirmou, e reiterou que sua decisão de investir numa carreira secular foi tomada sob orientação do Espírito Santo.
“Tomei essa decisão em uma visitação do Espírito Santo, que ele fez comigo, mudou minha história, minha mente, e tudo que eu tava pensando. Deus veio me direcionar para coisas novas. Mas primeiramente, eu queria pedir perdão, porque se você assistir o vídeo inteiro, você vai ver que eu estava falando de mim. Quando eu falo ‘isso aí é fácil fazer, essa música qualquer um faz’, eu estava falando de mim. Eu estava desafiando a mim a partir. Mas soou que eu estava desvalorizando os irmãos cantores da música gospel, as pessoas da igreja, pastores que eu amo. Então, a nobreza de um homem cristão, como eu, um homem de Deus, é pedir perdão. Perdoe. No afã de falar o que Deus está me mandando fazer, eu posso ter me equivocado, sim. Sou um homem, falho. Me desculpem, não foi essa minha intenção”, afirmou Thalles.
Assista:

A repercussão

Diversos cantores da música gospel brasileira comentaram as declarações de Thalles Roberto, mas a resposta que mais foi compartilhada pelos usuários do Facebook foi a escrita pelo cantor Leonardo Gonçalves.
O cantor, casado com a cantora e compositora Daniela Araújo, pontuou a fala de Thalles e o criticou severamente por sua postura arrogante em relação aos colegas de ministério e profissão. Confira a íntegra:
Quando alguém demonstra achar que todos que discordam dele apenas o fazem por inveja, então não há mais muito o que fazer. Só orar, mesmo. E tenho orado bastante por você, Thalles Roberto.
Mas entenda que o problema nunca foi você me diminuir ou diminuir meus colegas de ministério. Sua opinião a nosso respeito não faz a menor diferença, nem para nós, nem para nosso público (e talvez pra ninguém, mesmo). O que assustou e assusta é a imagem que você tem de si mesmo. Talvez você não saiba disto (porque chegou faz pouco tempo), mas nunca antes na história da música cristã no Brasil alguém se arvorou a tanto. E é por isso que, já há algum tempo, você está em minhas orações.
Não quero e nem nunca quis sua fama e seu dinheiro. Estou feliz com o que o Senhor me deu. E o que ELE me deu não é pouco! Com certeza muito mais do que eu mereço. Tanto pela pessoa falha que sou como pelo talento que – diga-se de passagem – ELE me deu.
Não sou ninguém pra questionar sua sinceridade, mas acho estranhas também as conversas que você diz ter com ELE e as coisas q você diz que ELE fala, nestes diálogos. Algumas delas não me parecem muito com as coisas que ELE diz em SUA PALAVRA. Oro também pra que você encontre alguém que lhe ajude a ler e compreender melhor SUA PALAVRA. Como já disse, você chegou faz pouco tempo e um ou outro equívoco é natural, neste processo de caminhar com ELE.
Mas se ELE está chamando você pra cantar outras coisas pra outras pessoas, faça isto! Eu e muitos outros cantores cristãos estaremos orando por vc. Se não der certo e você quiser voltar, também estaremos aqui, pra receber você de braços abertos, mais uma vez, se necessário for. Porque assim é o Evangelho.
P.S.: Apenas para sua informação: você não é o número 1 do meio gospel. Se é que isso existe (e com certeza não importa) esse lugar é de Aline Barros”.
A repercussão da fala de Leonardo Gonçalves foi similar à fala desmedida de Thalles, e o cantor resolveu apagar sua resposta, e publicou outro texto, explicando seu desabafo. Confira:
Publiquei ontem um texto a respeito de algumas declarações públicas de Thalles Roberto. Meu texto foi sincero. E não acho nada que eu tenha escrito “errado”. O objetivo do que escrevi foi de tentar canalizar toda a consternação que eu e muitos outros estávamos sentindo em uma direção mais cristã, porque estava havendo muito sarcasmo (talvez numa tentativa de não levar tudo tão a sério) e outros sentimento ainda menos nobres.
Fato é que acordei triste. Com toda a situação, mas também com meu texto.
O escrevi pouco antes de sair pra cantar, fui à igreja, atendi as pessoas, jantei e voltei pro hotel depois de 1 AM. Foi quando entrei no FB de novo pra olhar que comecei a me sentir mal. Nunca um texto na minha página foi tão curtido, tão compartilhado, tão comentado e teve um alcance tão grande. Ganhei mais de 20.000 likes na página! E isso me parece um sintoma. E um sintoma de algo que não é muito legal.
Me senti como fazendo parte do “lado errado” desta história toda, mesmo que eu não tenha (na minha opinião) escrito nada errado. Por isso retirei o texto. E estou compartilhando este sentimento com vocês.
Não tenho respostas. Continuo orando pelo Thalles. Mas não quero fazer parte de uma “caça-às-bruxas”. Peço perdão ao Eterno, ao Thalles e a vocês se de alguma maneira o fiz.
P.S.: Curioso: desde ontem, várias músicas dele simplesmente não saem da minha cabeça… (principalmente “D-S me ama”, minha preferida).