Fotos

terça-feira, 24 de março de 2015

Asia Bibi é honrada com o título de cidadã honorária de Paris


Asia Bibi, a primeira mulher cristã a ser condenada à morte sob as leis de blasfêmia do Paquistão, foi homenageada com o título de cidadã honorária de Paris pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo


23_Paquistao_AsiaBibi
Em sua declaração, a prefeita afirmou que receber o prêmio é uma "rara distinção concedida aos defensores mais emblemáticos dos direitos humanos no mundo. Devemos apoiar Asia Bibi, porque as mulheres em todas as regiões do globo são as primeiras vítimas de uma ordem de teocratas, que torcem as mensagens de todas as religiões, com o objetivo de impor o seu ponto de vista".
Asia Bibi foi condenada à morte em 2010 por, supostamente, fazer comentários depreciativos sobre o profeta Maomé durante uma discussão com mulheres muçulmanas.

Protesto na Índia revela insatisfação pelos 168 ataques contra cristãos


Cristãos e muçulmanos se juntaram a ativistas seculares e líderes políticos em um protesto em Nova Deli, no dia 19 de março, que marcou os 300 dias de governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi


24_India_0430101763
Na ocasião, foi divulgado um relatório que listou 168 incidentes de assédio e violência anti-cristã desde que Modi tomou o poder, e 222 ocasiões de "discurso de ódio e campanhas de mídia" por parte de fundamentalistas hindus.
Banners levados no dia do protesto relatavam as atrocidades contra os cristãos. O autor do relatório, o ativista cristão John Dayal, subiu ao palco ao lado de líderes de partidos da oposição e ativistas e falou sobre a intolerância religiosa.
"O que nós compilamos é talvez um décimo do número real de incidentes", disse Dayal, cujo relatório é intitulado, “300 dias – Documentando o ódio e a violência pública sob o regime Modi”.
"Profanação e destruição de igrejas, ataques a pastores, detenção ilegal de membros da igreja, e negação dos direitos constitucionais de liberdade de fé agravaram a coerção e o terror desencadeados em campanhas [para forçar os convertidos ao cristianismo a retornarem ao hinduísmo]", afirma o relatório.
Dayal disse ao World Watch Monitor que, no total, foram mais de 600 casos de violência, 168 especificamente contra os cristãos e o restante contra muçulmanos.
“Cristãos e igrejas estão sendo atacados. Essa não é uma questão apenas da comunidade cristã. Todo mundo está preocupado”, disse Raghuvansh Prasad Singh, um hindu e ministro no governo anterior.
"Se este é o estado das coisas depois de 300 dias”, disse Singh," qual será a condição depois de cinco anos de governo? A nação não é construída com tijolos e cimento, mas com a união de mentes e corações. Se a unidade do povo é destruída, não haverá progresso”.
Cinco dias antes do protesto que tomou as ruas da Índia, uma cristã de 71 anos foi atacada por uma gangue hindu (leia aqui). Em janeiro desse ano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou a Índia e fez um apelo pela liberdade religiosa no país 

Vacina contra dengue pode ser lançada até o final do ano


Imagem: DivulgaçãoUma vacina contra a dengue será lançada até o final deste ano ou no início de 2016. O produto já está pronto, mas precisa ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo informações da Sanofi Pasteur divulgadas nesta segunda-feira (23).
“Estamos reunindo toda documentação para enviar às agências reguladoras de vários países, entre elas a do Brasil, ainda no primeiro semestre”, afirmou Sheila Homsani, do departamento médico da Sanofi.
A empresa vem investindo no desenvolvimento clínico da vacina há 20 anos e destaca que, atualmente, é a que está em estado mais avançado. O Instituto Butantan, de São Paulo, também desenvolve uma vacina contra a dengue, mas os testes estão na segunda fase – a terceira e última fase pode levar três anos. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) quer antecipar o uso da vacina no Estado de São Paulo, que está à beira de uma epidemia. A terceira fase de testes seria ampliada para atingir um maior número de pessoas. O pedido de antecipação será apresentado à Anvisa.
A Sanofi Pasteur informou que a fase três de testes é fundamental para análise de eficácia da vacina em diferentes contextos epidemiológicos. Um dos estudos, realizado na América Latina, incluindo o Brasil, envolveu mais de 20 mil participantes em cinco países – crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos. O estudo mostrou que a vacina reduziu 60,8% dos casos de dengue na população vacinada e foi eficaz contra os quatro sorotipos da doença. Também reduziu em 95,5% os casos graves e em 80,3% o risco de internações.
A vacina da Sanofi deve ser aplicada em três doses, uma a cada seis meses, para dar uma resposta equilibrada para os quatro tipos de vírus. A empresa investiu na construção de uma fábrica próximo de Lyon, na França, com capacidade para produzir 100 milhões de dose por ano. O custo da vacina ainda não foi dimensionado. Até esta segunda-feira, 23, a empresa não havia sido procurada por órgãos do governo estadual e federal para apresentar sua vacina.

Hipersensibilidade: uso de ‘tecnologias’ pode causar náuseas e dores


Imagem: DivulgaçãoA chamada hipersensibilidade eletromagnética é um problema real, pouco conhecido e que divide especialistas. Os portadores do problema não conseguem ficar perto de aparelhos que emitam ondas eletromagnéticas. Quando expostos à eletricidade, sentem reações na pele, zumbido, vertigem, falta de ar e queimação. Dores de cabeça, perda de memória e fadiga são outros sintomas.
Em uma matéria do site ‘O Dia’ sobre o assunto, Álvaro Augusto de Salles, engenheiro do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defende a existência da hipersensibilidade. Ele explica que os portadores da doença têm a capacidade de perceber quando estão em campos eletromagnéticos — como áreas com wi-fi. Alterações no organismo, como as que fazem surgir problemas no sistema nervoso, seriam a explicação para os sintomas que dos pacientes.
Mas, para o especialista, há um benefício no transtorno. Ele explica que essas pessoas já sentem desde o início os efeitos das ondas, não toleram boa parte da tecnologia e, com isso, mudam de ambiente antes de desenvolverem males ainda mais graves. “A exposição prolongada a celular e wi-fi, por exemplo, pode trazer câncer e problemas de fertilidade”, alerta.
A Organização Mundial de Saúde não reconhece a oficialmente a hipersensibilidade como doença, assim como alguns neurologistas.
Origem psicológica
Segundo Álvaro, é pequena a porcentagem de casos de origem ‘psicológica’. Para ele, as pessoas podem nascer com a hipersensibilidade ou desenvolvê-la ao longo da vida.
“Os pacientes não conseguem ficar com o celular. Também sentem-se mal se morarem perto de estações base de celular”, aponta, acrescentando que, na Europa, há sistema de blindagem da casa de hipersensíveis que moram em locais ‘de risco’.

Jovem criada por lésbicas diz que sentiu falta do pai e critica gays: “Seus filhos estão sofrendo”


Jovem criada por lésbicas diz que sentiu falta do pai e critica gays: “Seus filhos estão sofrendo”
A militância homossexual tem, entre suas principais bandeiras, a adoção homoparental como um dos pontos símbolos de sua luta por mais leis que os beneficie. Dentre os opositores dessas questões, a adoção de filhos por casais homossexuais é também um dos pontos de maior estresse. E essa semana, o debate ganhou um capítulo extremamente curioso.
Uma mulher norte-americana de 31 anos, criada por um casal de lésbicas, escreveu uma carta aberta aos ativistas gays falando de sua experiência de vida e alertando os homossexuais de que o modelo proposto por eles para criar seus filhos traz efeitos colaterais indesejados.
Intitulada “Querida Comunidade Gay: Seus Filhos Estão Sofrendo”, a carta de Heather Barwick é uma crítica aberta e pontual à adoção homoparental: “Não é porque vocês são gays. Eu amo muito vocês. É pela própria natureza do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo”, explica a autora da carta.
No texto, Heather conta que sua mãe deixou seu pai quando ela tinha dois ou três anos e passou a morar com outra mulher, que a tratava “como se fosse sua própria filha”, porém ela sentiu falta do pai na infância.
Heather explica ainda que foi criada em um ambiente de bastante liberdade, cercada por homossexuais amigos de sua mãe e sua madrasta, porém, sofreu com a falta de referência masculina: “Casamento entre pessoas do mesmo sexo significa privar a criança de um pai ou uma mãe dizendo que não importa, que é tudo o mesmo. Mas não é”, observa.
Na carta, ela explica que teve preocupações de como seria encarar a vida matrimonial quando ela se casasse, já que não é lésbica e não sabia como seria o casamento entre dois heterossexuais: “Eu não sou gay, mas a relação que tinha como modelo antes era entre duas mulheres”, destaca, lembrando que não tem ódio dos homossexuais ou daqueles que adotam crianças: “Muitos de nós, muitos de seus filhos, estão sofrendo. A ausência do meu pai criou um grande vazio em mim e eu sofria todo dia por não ter um. Eu amo a parceira da minha mãe, mas outra mãe nunca substituirá o pai que eu perdi”, conclui. Hoje, casada, Heather tem quatro filhos.
A defesa da família tradicional vem ganhando força entre os próprios homossexuais, que acreditam que o direito dos gays em formar suas próprias famílias não torna o modelo baseado em um homem e uma mulher esteja ultrapassado ou seja prejudicial. O caso recente mais vultoso foi o da dupla de estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, que discutiram publicamente com o cantor Elton John a respeito da adoção de crianças por casais gays.


Florianópolis aprova lei que obriga escolas a terem Bíblias em “local de destaque”


Florianópolis aprova lei que obriga escolas a terem Bíblias em “local de destaque”
Uma lei aprovada e sancionada pela prefeitura de Florianópolis (SC) obriga as escolas da cidade a terem exemplares da Bíblia Sagrada em local de “destaque”.
O projeto que deu origem à nova legislação foi apresentado pelo vereador Jerônimo Alves (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. De acordo com informações do G1, a lei não faz menção à obrigatoriedade de livros de outras religiões.
De acordo com o texto da lei nº 9.734, de 11 de março de 2015, diz que “os exemplares deverão ficar em local de destaque, sendo disponibilizados na forma impressa, em braile e áudio” nas bibliotecas das escolas.
No entanto, o custo da aquisição dos exemplares da Bíblia ficará a cargo de cada instituição de ensino. Um dos artigos da lei sugere que a direção das escolas distribua exemplares do livro nos pátios durante a semana que antecede o Dia do Livro, e deixa claro que essa questão fica a cargo de cada instituição.

Contramão

Enquanto Florianópolis aprovou uma lei que incentiva a leitura da Bíblia Sagrada, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, quer o fim da obrigatoriedade da presença do livro nas bibliotecas e escolas públicas.
Janot apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro ações diretas de inconstitucionalidade que questionam leis estaduais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Mato Grosso do Sul e do Amazonas sobre a obrigatoriedade da existência dos exemplares à disposição dos usuários dessas instituições.
Fora isso, o procurador-Geral também moveu ação contra o estado de Rondônia, que tem uma lei em vigor que estabelece a Bíblia como uma publicação-base de “fonte doutrinária para fundamentar princípios, usos e costumes de comunidades, igrejas e grupos”.

Agressor da pastora Renee Murdoch, agredida no Rio de Janeiro, não responderá pelo crime


Agressor da pastora Renee Murdoch, agredida no Rio de Janeiro, não responderá pelo crime
O homem acusado de agredir a pastora Renee Murdoch na orla da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, não responderá pelo crime por uma determinação da Justiça.
Alexandre Luiz de Oliveira Francesco, o agressor, foi considerado pelo juiz Jorge Luiz Le Cocq D’Oliveira, da 2ª Vara Criminal, como inimputável por ser portador de esquizofrenia, e será internado Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros, no Complexo de Gericinó, em Bangu.
Segundo informações do jornal Extra, a sentença que o magistrado determinou a Alexandre o livre da responsabilização criminal, e foi baseada no relatório da perícia médico-legal feita no acusado.
Assim, o juiz D’Oliveira determinou que alteração da prisão preventiva para uma medida cautelar de internação provisória, até a próxima audiência do caso, que acontecerá no dia 27 de abril.
Morador de rua, Alexandre agrediu a pastora norte-americana com um pedaço de madeira enquanto ela caminhava na ciclovia da orla, depois de ter deixado os filhos na escola. Contido por populares, o agressor foi preso em flagrante pelos agentes da Guarda Municipal e indiciado por tentativa de homicídio.
Na época, o delegado-adjunto da 16ª delegacia da Barra da Tijuca, Paulo Roberto Mendes, disse que informou as testemunhas do crime contaram que nunca viram o criminoso consumindo drogas e descartou a hipótese de tentativa de roubo: “Foi uma agressão gratuita. A aparência dele é de louco, por isso estou pedindo um exame de sanidade mental. Não posso afirmar que ele seja viciado em crack”, observou.
Socorrida, a pastora foi atendida no Hospital Miguel Couto, onde foi colocada em coma induzido para o tratamento do traumatismo craniano. Na sequência, ela foi transferida para o hospital particular Copa D’Or, onde passou 28 dias.
Quando recebeu alta, Renee voltou aos Estados Unidos e testemunhou estar totalmente recuperada: “Deus é tão poderoso que me curou completamente. Nem fez um ano ainda, e eu estou muito bem”.

Filme sobre a vida do bispo Edir Macedo já tem data de estreia prevista, diz jornalista


Filme sobre a vida do bispo Edir Macedo já tem data de estreia prevista, diz jornalista
O filme que contará a história de vida do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, está em produção e já tem data de estreia prevista.
A direção do projeto será assinada por Alexandre Avancini, profissional da TV Record que comanda a produção de novelas na emissora do biografado.
A proposta do filme de Edir Macedo é usar as narrativas da trilogia Nada a Perder, escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro, como base do roteiro. O ator que interpretará o bispo ainda não foi definido pelos produtores do filme.
“A Record Filmes será reativada com um projeto ambicioso: levar às telas a versão cinematográfica de Nada A Perder, o livro de memórias do bispo Edir Macedo, cuja trilogia já vendeu 5 milhões de exemplares. No momento, busca-se uma produtora americana para dar vida ao filme, que deverá ser lançado no final de 2016. A direção será de Alexandre Avancini, da Record. Mas o ator que encarnará Macedo ainda não foi escolhido”, escreveu o jornalista Lauro Jardim, no site da revista Veja.
Quando o projeto do filme biográfico de Edir Macedo começou a ser discutido, cogitou-se a ideia da contratação do ator Wagner Moura, porém as negociações não avançaram e a ideia foi abandonada.
A negativa de Moura veio antes mesmo do convite ser feito: “Não vou interpretar o Edir Macedo, como já sugeriram. Sei que a Record, há muito tempo, convidou o [José] Padilha (Tropa de Elite, Robocop) para dirigir a biografia dele, mas nunca me chamaram. E se me chamarem, não farei, porque já tenho um projeto com o Karim Ainouz (diretor de Praia do Futuro) de fazer um filme tendo um pastor evangélico como personagem principal”, disse o ator à época, numa entrevista àPurePeople.
Há mais ou menos um ano, quando os primeiros relatos de que o filme seria produzido começaram a circular pela imprensa, houve a especulação de que existe a ambição por parte dos produtores de tornar o filme uma das dez maiores bilheterias do cinema nacional.

Pastor afirma que Os Dez Mandamentos é uma profanação e prega boicote à novela da Record


Pastor afirma que Os Dez Mandamentos é uma profanação e prega boicote à novela da Record
A “novela bíblica” da TV Record ainda nem estreou e já recebeu sua própria campanha de boicote. E a iniciativa partiu do meio evangélico: o pastor Israel Gonçalves publicou uma lista de motivos para que os fiéis não assistam Os Dez Mandamentos.
Em uma publicação no Facebook, Gonçalves elencou “10 razões porque a novela Os Dez Mandamentos é tão prejudicial quanto a novela Babilônia”, da TV Globo.
O líder da Assembleia de Deus Ministério do Madureira, em Paragominas (PA), comparou a “novela bíblica” com a “doutrina de Balaão”: “Trata do seu conselho a balaque para que corrompesse o povo, que ele não podia amaldiçoar”.
Dentre os motivos apontados pelo pastor estão o fato de “ser uma ‘novela’ e não uma leitura real dos textos bíblicos”, que segundo Gonçalves, “tem muitos invencionismos e mentiras”.
O segundo motivo seriam as “distorções e criação de histórias fictícias aos fatos bíblicos”. O pastor também chama a atenção para o fato de que a emissora do bispo Edir Macedo se valer da Bíblia Sagrada para ganhar dinheiro: “Por se vestir de algo aparentemente bíblico, quando na verdade é um produto comercial e patrocinado pelo que julgamos pecado”.
Em seu quarto motivo, o pastor aproveita para atacar o público que teria sido definido como alvo pela Record: “Por tentar alvejar prioritariamente os ‘cristãos’ que não congregam e nem tem compromisso com o reino de Deus (noveleiros que deixam de estar no templo pra assistir novelas em casa)”.
Em quinto lugar, Gonçalves diz que a novela usará a Bíblia mas “em ‘nada’ evangeliza ou contribui pra edificação espiritual de ninguém”, e aponta, em sexto lugar, que enquanto Babilônia é “é declarada profana, a outra ultrajada de cristã, também é”.
“Enquanto uma é transmitida por um grupo na sua maioria espírita a outra será transmitida por um grupo que se esconde atrás do nome de Deus, para derramar suas mazelas na mídia”, escreveu o pastor, apontando seu sétimo motivo.
Para o líder assembleiano, o oitavo motivo está no fato de que “a novela Os dez Mandamentos, tão etiquetada de ser a primeira ‘novela’ bíblica, se interessa exclusivamente em Ibope, em audiência, em te prender a cada capítulo em tua casa. Isso é briga por telespectador, aonde você é a vítima”
Israel Gonçalves afirma ainda que “enquanto numa tem cenas de beijos e pares de pessoas do mesmo sexo, na ‘novela bíblica’ tem até envenenamento, traições e aborto e outras coisas mais abomináveis ainda”, e coloca essas questões como o nono motivo para que os fiéis boicotem o folhetim da Record.
Por fim, o pastor diz que “se você é um servo e uma serva de Deus, use seu tempo pra servir a Deus, ninguém pode servir a dois senhores. O inimigo não está vindo de chifres e nem assombrando ninguém, ele está se utilizando da sutileza, para enganar os incautos da fé, os ignorantes bíblicos e os que perderam o primeiro amor”.