Fotos

domingo, 26 de junho de 2016

Você vai até onde?



Resultado de imagem para caminhos  

Você vai até onde?

Mateus 26:69-75
Às vezes não conseguimos chegar até o final, mas até aonde fomos precisa ser valorizado. Pedro foi o primeiro dos discípulos a se recuperar quando estavam em fuga. Mesmo que fosse de longe, ele acompanhou Jesus até o fim. João se apresentou como um amigo do acusado, porém Pedro, visivelmente abalado e nervoso, logo foi denunciado pela criada da porta. Pedro havia desembainhado a espada contra os empregados da casa.

Chego à conclusão que as atitudes de Pedro tinham relevância e que nossos erros são mais lembrados que nossos acertos. A indiscrição da mulher que denuncia o apóstolo é repetida, em nossos dias, toda vez que as pessoas insistem em nos lembrar dos erros que cometemos. A criada se irritou pelo fato de Pedro se aproximar dos empregados e não ser identificado.

Pedro fica tão confuso que nem percebe que perto do fogo poderia ser reconhecido por alguém. Somos denunciados quando nos aproximamos do fogo. Ele poderia ter ficado com o outro discípulo dentro da antessala, mas saiu para o alpendre e logo para o átrio. Ele estava se sentindo fora daquele contexto, mas ainda havia a esperança de que Jesus sairia de mais uma perseguição, só que para sua surpresa, Jesus saiu dali preso, açoitando.

O Getsêmani de Jesus começou com pavor e fraqueza e terminou na paz e na conquista. O Getsêmani de Pedro começou audacioso, correndo riscos em sua alto afirmação e terminou na miséria lamentável. Por três vezes, antes do galo cantar, teve a oportunidade de assumir quem era e não o fez: “Não sei o que dizes”; “Não conheço este homem”; e “Eu não conheço este homem”. Enquanto negava, Jesus estava sendo conduzido para fora do seu julgamento e, possivelmente, ouvindo as últimas negações de Pedro. É nesse momento que aparece o arrependimento de Pedro, que chora amargamente. Pedro saiu para a noite, mas não para a mesma que Judas entrou. Sua noite era a da amargura da traição.

Até onde você chegou? Mesmo que não tenha chegado ao final, alegre-se, você fez o melhor que pode. Mas não pare, você ainda pode tentar de novo.

“O Getsêmani de Jesus começou com pavor e fraqueza e terminou na paz e na conquista. O Getsêmani de Pedro começou audacioso, correndo riscos em sua alta afirmação e terminou na miséria lamentável”.

:: Joel Pereira

Ateus tentam remover placa que atribui autoridade sobre o país a Deus, mas têm pedido negado



Imagem para o resultado de notícias   A entidade ateísta Freedom From Religion Foundation (FFRF) tentou fazer a prefeitura da cidade de Hondo, no Texas (EUA), remover uma placa que alerta os motoristas a dirigirem de forma segura e, ao mesmo tempo, destaca que aquele território pertence a Deus.

A FFRF é uma entidade que se dedica a limitar as expressões de fé em espaços públicos. Nos últimos anos, vem constrangendo – através de ameaças de processos – escolas a proibirem que seus alunos façam manifestações religiosas durante atividades curriculares e/ou esportivas.

A iniciativa da FFRF, no entanto, não foi bem-sucedida em Hondo. O prefeito da cidade, se negou a remover a placa com os dizeres “This Is God’s Country. Please Don’t Drive Through it Like Hell”, que pode ser interpretada como “Este país pertence a Deus. Por favor, não dirija por ele como um demônio”.

Em entrevista ao San Antonio News, o prefeito James Danner foi categórico na negativa: “Nem pelo inferno iríamos tirar essas placas”, garantiu.

As placas foram instaladas há mais de 80 anos nas entradas e saídas da cidade, como uma forma de alertar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito, usando um jogo de palavras, com referência direta à religião majoritária do país.

Annie Laurie Gaylor, co-fundadora da FFRF, afirma que os dizeres enviam “a mensagem de que os não-religiosos não são bem-vindos na cidade”, segundo o The Wall Street Journal.

Por isso, ela resolveu pedir que Danner “encontre uma forma alternativa de promover a condução segura, para que não endosse uma mensagem religiosa”, alegando que do jeito que está, a placa favorece o cristianismo, o que vai contra o princípio de não favorecimento a uma religião específica.

Contexto

 

Considerando o contexto sociocultural do Texas, um dos estados norte-americanos que mais expressa a fé, a iniciativa da FFRF pode não ser frutífera.

Um dos casos que ilustra a cultura de demonstração pública de fé é o da frota de viaturas da Polícia da cidade de Diboll, que usam adesivos com a frase “In God W eTrust” (“em Deus nós confiamos”, em tradução livre).

Recentemente, porém, o chefe de Polícia da cidade autorizou a inserção do versículo “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”, de Mateus 5:9, nas viaturas.

“Com tudo o que está acontecendo no mundo agora e os ataques contra policiais… Sabe, existem agentes sendo alvejados e mortos. Eu queria uma espécie de referência para o que fazemos”, justificou Steve Baker.

Por Tiago Chagas

Medo do zika vírus aumenta procura por pílula abortiva



Resultado de imagem para Medo do zika vírus aumenta procura por pílula abortiva    No Brasil a busca por esse medicamento cresceu 50%, segundo pesquisa internacional 

Uma publicação científica divulgou nesta semana uma pesquisa que aponta o aumento de 50% do número de pessoas procurando por pílulas abortivas depois do alerta do vírus da zika.

O”The New England Journal of Medicine” mediu a reação das grávidas nos países onde o aborto é limitado ou proibido, como é o caso do Brasil, desde novembro de 2015 até março de 2016.

Com mais de 1.600 casos de microcefalia confirmados, e atrelados ao vírus, muitas mulheres ficaram com medo e resolveram recorrer às pílulas abortivas disponibilizadas na internet, encontradas em uma agência de assistência sem fins lucrativos.

A co-autora do estudo, doutora Abigail Aiken, afirma que é compreensível esse aumento identificado também em países da América Latina como El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Honduras e Venezuela.

“Quando você emite esse tipo de conselho, mas não os relaciona com caminhos para cuidados seguros e legais, cria uma situação realmente difícil para as mulheres”, afirmou.

Alguns países alertaram as mulheres a evitar a gravidez diante do surto da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aconselhou que os casais que moram em áreas de transmissão adiem as gestações.

Mas os conselhos não impedem que muitas gestantes busquem caminhos ilegais para realizarem o aborto como acontece com essa medicação que é oferecida para ser tomada nas dez primeiras semanas de gravidez. Com informações G1

por Leiliane Roberta Lopes

Cristãos continuam sendo alvo de extremistas islâmicos



O extremismo islâmico é responsável pela instabilidade e insegurança de várias regiões do país, o que faz aumentar a violência contra os cristãos24 Mali_2099_0430100798

A violência contra os cristãos no Mali ainda tem um nível elevado, e fica ainda mais crítica quando as forças de segurança do país falham em defender os cidadãos dos ataques de grupos extremistas. Com base em relatórios da Human Rights Watch, uma organização internacional não governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos, recentemente, os militantes islâmicos no Mali mataram mais de 25 pessoas por execução.

O governo maliano tem falhado em suas estratégias de proporcionar a paz à nação e há muitos relatos de que as forças de segurança têm cometido vários abusos, além de ferir gravemente as leis de direitos humanos. No entanto, a liderança do exército afirma ter prendido Yacouba Toure, um dos membros influentes do grupo islâmico Ansar Dine (Defensores da Fé), que é liderado por Iyad Ag Ghaly, fundador desde 2012. Yacouba é suspeito de realizar o tráfico de armas que são usadas em ataques, tanto no Mali quanto em países vizinhos.

A prisão dele indica um passo à frente para o governo maliano que tem lutado contra o extremismo islâmico. O grupo é responsável pela instabilidade e pela insegurança de várias regiões do país e enquanto eles estiverem em ação, aumenta o risco do aumento da violência contra os cristãos. Por outro lado, se as tropas estrangeiras se retirarem do país, a Al-Qaeda também pode assumir o controle de outras áreas. Cada vez mais os cristãos do Mali necessitam de orações. Interceda por eles.


Por Portas Abertas

Matriarca da família de André e Ana Paula Valadão faleceu nesta quarta-feira


Resultado de imagem para Matriarca da família de André e Ana Paula Valadão faleceu nesta quarta-feira        A avó dos cantores e pastores André, Ana Paula e Mariana Valadão faleceu na última quarta-feira, 22 de junho. Dona Theonila era mãe da pastora Renata Valadão, esposa do pastor Márcio Valadão.

Os netos de Theonila usaram as redes sociais para deixar mensagens de homenagem à avó, e compartilharam a admiração que nutriam por ela, que tem a história intimamente ligada à Igreja Batista da Lagoinha (IBL), onde fez amigos e atuou por muitos anos, segundo informações do site oficial da denominação.

“Hoje minha avó materna, Theonila, partiu para estar com o Senhor. Ela sempre foi uma guerreira na história da nossa amada Igreja Batista da Lagoinha, cantora, adoradora, regente do coral e uma evangelista que marcou a vida de milhares de pessoas”, disse André Valadão. “Sou fruto dela, e hoje com coração apertado reconheço mais e mais a benção que existe em viver em uma família que teme a Deus. Meu primeiro solo em um coral foi com ela, minhas primeiras notas tocadas em um piano foram com ela… E muito das minhas gargalhadas e senso de humor veio dela. Vó Theó, em breve estaremos juntos no grande coral!”, acrescentou o cantor.

A líder do Ministério Diante do Trono destacou o relacionamento que mantinha com a avó: “Hoje nossa família e amigos se despedem da minha vovó Theonila. Meu coração está em paz porque como neta vivi intensamente esse presente de curtir minha avó e demonstrar meu amor a ela! Desde minha primeira viagem missionária, aos 16 anos, trouxe presentes de cada nação que visitei. Na infância, e por toda a vida, fui profundamente marcada por ela. Se você pensar em um modelo ideal de avó, ela foi tudo isso”, destacou Ana Paula Valadão.

  theonila - matriarca dos valadao“Carinhosa (seu colo era o melhor e ainda sinto seu cheiro e aconchego), atenciosa (percebia nossas necessidades e nos supria. Certa vez trocou todos os meus cadernos para diminuir o peso da minha mochila escolar), prendada (cozinhava maravilhosamente… saudades da maionese, do pernil, pudim, biscoito frito, rabanada e etc), costurava (usei muuuuitas roupinhas que ela fez, e até as togas dos corais eram feitas por ela!), bordava (tecia tapetes arraiôlo, fazia tricô, cortava cabelo, etc e etc), talentosa (dela veio a cantoria e unção dos descendentes, tinha uma voz linda, tocava piano, regia corais de crianças, de jovens, de homens, e assim discipulou e marcou a vida de centenas de pessoas), serva (não tinha preguiça… cuidava da casa, da família e se dispunha a fazer a obra de Deus. Eram muitos ensaios, cantatas, cultos, fim de semana na igreja), generosa (ninguém saía de sua casa sem a barriga cheia, e os obreiros sempre recebiam uma ofertinha), hospitaleira (recebeu tantos ‘Eliseus’ em sua casa, e a família reunida enchia os quartos e até a sala com colchões e uma boa bagunça, comilança e diversão), batalhadora (criou os quatro filhos vencendo as dificuldades e ajudou meu avô com sua criatividade e as atividades que desenvolveu), vaidosa (sempre bem arrumada, de unhas feitas, batom, cabelo bonito, sapato e bolsa combinando, roupas simples, mas com estilo), mulher de Deus (frequente em reuniões de oração que aconteciam também em sua casa, experimentou e foi agente de milagres, curas, libertação… temente ao Senhor), boa esposa (leal ao meu avô. Celebraram quase 65 anos de casamento… e bem casados).

Palavras não serão suficientes para expressar toda minha gratidão e saudades. Até a eternidade!”, acrescentou Ana Paula.

A irmã de Ana Paula, Mariana, publicou fotos nas redes sociais da infância com os avós e informou os horários do velório, culto fúnebre e sepultamento, que aconteceu dia, 23 de junho, às 10h30, no Cemitério da Paz.


Por Tiago Chagas

Obama quer obrigar igrejas a pagarem por abortos



Resultado de imagem para Obama quer obrigar igrejas a pagarem por abortos    Plano obrigatório de saúde é contestado por grupos religiosos 

Na terça-feira, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos confirmou que as igrejas na Califórnia terão de pagar por abortos eletivos. O órgão federal abriu uma investigação depois que igrejas evangélicas entraram com uma ação em outubro passado, tentando mudar essa lei. Elas alegam que a legislação americana garante seus “direitos de consciência”.

Em 2014, o Departamento de Saúde reclassificou o aborto, passando a considerá-lo um “cuidado básico de saúde”, seguindo o plano nacional do governo Obama de exigir que todos os planos de seguro cubram abortos cirúrgicos.

As organizações religiosas também são obrigadas a oferecer seguro médico a seus funcionários. Portanto, ela e seu afiliados – como escolas, orfanatos, asilos e clínicas – na prática estão ajudando a custear procedimentos de interrupção de gravidez.

O deputado Chris Smith, um dos líderes da frente Pró-Vida da Califórnia, acusou o governo de impor “flagrante desrespeito ao Estado de Direito”. Para ele, “Esta decisão só confirma a falta de limites da ideologia radical pró-aborto de Obama, que força até mesmo comunidades de fé que têm convicções pró-vida a participardo programa federal”.

A ONG Aliança pela Defesa da Liberdade, lideradas por cristãos, afirmou que vai recorrer a um tribunal federal para revisar o veredito. O processo foi aberto em nome das Igrejas Foothill, Calvary Chapel de Chino e The Shepherd of the Hills.

Em 2012, a Arquidiocese de Nova York entrou com um processo parecido, alegando que as instituições religiosas não poderiam ser obrigadas a pagar por abortos, o que seria uma intolerável intromissão do governo sobre a liberdade religiosa. Acabou perdendo.

Banheiros transgêneros e trocas de sexo

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos tem exigido que todos os fornecedores de serviços que recebem financiamento federal ofereçam o custeio de “transição de gênero”, sob pena de interrupção da ajuda governamental. Além disso, podem ser encaminhadas ao Departamento de Justiça e processadas.

Durante uma cerimônia recente na Casa Branca, Obama defendeu a obrigação das escolas do país a disponibilizar banheiros e vestiários para “transexuais”. Agora existe um condicionamento federal para o cumprimento desta norma. Ou seja, se não criar esses tipos de banheiro, as instituições de educação perderiam repasses de verbas. Com informações de Breitbart 

Por Jarbas Aragão

Cristãos enfrentam uma severa crise financeira




 O presidente afirma que potências estrangeiras e forças de direita estão travando uma verdadeira guerra contra o país latino-americano

26 venezuela-economy

Na Venezuela, a maior fonte de perseguição aos cristãos é a opressão comunista que restringe a liberdade de expressão e de religião de forma sutil, como acontece em outros países da América, como Cuba, México e Colômbia, esses dois últimos, porém, num nível mais intenso. Além da criminalidade, narcotráfico e violência, algumas igrejas já são atacadas e cristãos são vigiados em suas rotinas e, mesmo que não haja uma motivação puramente religiosa para esses ataques, eles contribuem para colocar os cristãos em área de risco. O outro problema enfrentado também nesses países é a instabilidade econômica.

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela declarou que o estado de emergência econômica da nação é ainda mais elevado e disse que potências estrangeiras e forças de direita estão travando uma verdadeira guerra contra o país latino-americano. A taxa de inflação de 180% é a mais alta do mundo e os cidadãos sofrem com a escassez de produtos básicos, além de faltar energia elétrica, entre outros problemas enfrentados pelos venezuelanos. Maduro tenta se manter no poder, enquanto os políticos de oposição estão solicitando um referendo para derrubá-lo antes do final de seu mandato, em 2019.

A igreja tem sido afetada pela situação política complexa de vários países da América Latina, produzindo de alguma forma a perseguição aos cristãos, ainda que seja num nível imperceptível. Quando um governo alcança esse nível de incerteza pelo futuro econômico do país, assuntos como direitos humanos e religiosos são os menos comentados, e ainda, qualquer tipo de incidente ocorrido e que envolva os direitos da igreja no país, não são relevantes para os tribunais. Em suas orações, interceda pela igreja na Venezuela.


Por Portas Abertas

Ministério Público proíbe crianças de fazerem a oração do Pai Nosso em escola pública



Resultado de imagem para Ministério Público proíbe crianças de fazerem a oração do Pai Nosso em escola pública             A oração que Jesus ensinou vem se tornando objeto de reprovação pelas autoridades públicas, em especial, o Ministério Público, ignorando a liberdade religiosa preconizada na Constituição Federal. Uma escola pública em Barra Mansa (RJ) foi proibida de reunir os alunos para recitar o Pai Nosso.

A Secretaria de Educação do município recebeu uma notificação do Ministério Público pedindo que a oração realizada pelos alunos fosse suspensa, devido a uma denúncia anônima que acusava a direção da escola de coagir e constranger os alunos, além de favorecer as religiões cristãs.

A diretora da escola, Maria Aparecida Almeida, argumentou que o momento de oração era feito como uma reunião para reflexão, e os alunos eram livres para manifestar qualquer pensamento: “Esse momento foi proposto pelos professores e os próprios alunos para que eles ficassem mais tranquilos ao subir para as salas de aula e expusessem qualquer manifestação, como poesias, avisos, orações. É um momento espontâneo, não forçado, em que poderia ser de qualquer cunho religioso, mas no momento apenas os cristãos sentiam essa vontade de realizar suas orações. Utilizamos para dar dicas como sobre a dengue, zika, por exemplo”, explicou a diretora, segundo informações do jornal A Voz da Cidade.

Maria Aparecida afirmou que agora apenas o hino nacional e os avisos serão realizados no momento de reflexão, para evitar ações judiciais.

Luciana Barbosa Borges de Sá, subsecretária de Educação, comentou que na última reunião com os diretores foi tratado o respeito à laicidade na escola pública, embora haja o ensino religioso: “No ensino religioso são tratadas todas as religiões e doutrinas, é falado de uma forma pluralística assim como determina o MEC”, explicou.

Por Thiago Chagas

Jesus tem aparecido de modo milagroso em todo o mundo, afirma pesquisador



Resultado de imagem para Jesus tem aparecido de modo milagroso em todo o mundo, afirma pesquisador   O pastor e estudioso do Novo Testamento Jeremiah Johnston passou seis anos fazendo coleta de dados para escrever o livro UnAnswered [Sem Resposta]. O objetivo é analisar temas que parecem esquecidos por muitas igrejas hoje em dia. Ele afirma que Deus continua se manifestando claramente através de milagres

Um dos focos da obra é identificar os relatos de que Jesus está se manifestando de forma sobrenatural para muçulmanos em diversas partes do mundo. O autor admite que isso deixa “alguns crentes desconfortáveis”, mas é um assunto que não tem uma resposta fácil, daí o título.

Segundo Johnston, quando as pessoas duvidam desses relatos, sua resposta é: “Você já leu o capítulo 9 do Livro de Atos, recentemente? Para quem Jesus apareceu na estrada para Damasco? Saulo de Tarso. Não precisamos colocar Deus em uma caixa. Acredite, Deus pode agir sem precisar de nós”.

O escritor explica que essas aparições ocorrem de formas variadas, sem que isso anule a veracidade dos fatos, pois é uma decisão de Deus fazê-lo. “Embora muitos dos milagres atuais possam não ser exatamente iguais nem ter a mesma aparência que os que aconteceram quando Jesus andou como homem na terra, histórias milagrosas de triunfo e perseverança dos seguidores de Cristo estão acontecendo como nunca antes, especialmente dentro da Igreja perseguida”, assevera. 

Aparições na China

O pastor explica que embora sejam mais conhecidos, os relatos não são apenas entre islâmicos. Ele ouviu histórias diferentes de líderes de igrejas perseguidas. Em viagem à China, encontrou-se com um líder local e ficou admirado. Esse homem é um líder de missões que possui mais de 5.000 missionários ligados a ele em uma rede de igrejas subterrâneas.

Lembra o que o missionário disse a ele e sua esposa: “Jeremiah e Audrey, tudo que lemos no Livro de Atos está acontecendo na China agora. O Espírito de Deus está trabalhando poderosamente. Tudo o que lemos no livro de Atos, Deus está fazendo hoje”.

A maioria das igrejas cristãs chinesas precisam funcionar na clandestinidade, tornando-se subterrâneas. Elas são alvo constante de agente de repressão do governo. Em várias regiões, o Partido Comunista Chinês tenta conter o crescimento da religião organizada.

Mesmo assim, o número de fiéis tem se multiplicado. Estima-se que somente na última década, aumentou em 700%. Com informações de Christian Post

Por Jarbas Aragão

Proposta para integrar islâmicos pede mesquitas no lugar de igrejas na Alemanha



Resultado de imagem para Proposta para integrar islâmicos pede mesquitas no lugar de igrejas na Alemanha  Proposta de arquiteto reflete o pensamento multiculturalista

Um conhecido político progressista Joaquim Reinig apresentou uma proposta polêmica que, segundo ele, irá ajudar a Alemanha a integrar mais rapidamente os milhares de imigrantes islâmicos que chegam à Europa todas as semanas. As igrejas cristãs deveriam ser demolidas, dando espaço para que mesquitas sejam construídas nos mesmos espaços.

Morador da cidade de Hamburgo, Reinig que fez fama como arquiteto, advoga que apenas a religião poderia alcançar as pessoas de uma maneira que as autoridades alemãs não conseguem.

Embora o senso comum aponte que isso iria apenas “perpetuar a forma de vida ancestral” dos islâmicos, a abordagem do progressista é que isso daria confiança aos novos moradores do país. A construção de mesquitas com “Um minarete [torre que anuncia a oração] visível na arquitetura moderna dá uma mensagem aos imigrantes: Não tenham medo de perder sua identidade na sociedade”.

O discurso de Reinig, pautado pela ideia de multiculturalismo, é baseado em um relatório de 2013 que ele ajudou a preparar, que identificava uma “necessidade urgente” para a construção de mesquitas na região.

Segundo o senado de Hamburgo, que também produziu um assunto sobre o tema, o ideal seria uma “mesquita em cada bairro”. A principal justificativa para isso é o importante “trabalho comunitário” promovido por elas.

Reinig, que serviu como consultor para o Senado de Hamburgo, a necessidade de demolição de igrejas ocorre pela falta de espaços disponíveis para novos templos religiosos. Um levantamento do governo indicou que apenas dos 3% dos cristãos (23.000 pessoas) vão às igrejas na região de Hamburgo, cerca de 50 delas estão fechadas.

Em comparação, a maior parte dos 17.000 muçulmanos de Hamburgo frequentam as mesquitas semanalmente. Questionado sobre o fato de que as mesquitas por vezes foram identificadas como as principais fomentadoras de ataques terroristas, o arquiteto explica que em “comunidades habitadas por muçulmanos não são alvo dos terroristas”.

Enquanto a Igreja Luterana, a maior do país, faz preparativos para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante, o Ministério da Justiça da Alemanha investiga mais de 180 suspeitos de terrorismo, a maioria possui alguma ligação com o Estado islâmico. Com informações de Die Tageszeitung   

Por Jarbas Aragão