Fotos

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dois pastores são mortos em ataques na República Centro-Africana


Os pastores Thomas Ouanam, de 60 anos, e Pierre Bapteme, de 46, foram mortos com quase uma semana de intervalo em dois ataques atribuídos a rebeldes Seleka


30_CAR_0430101121.jpg

Os pastores foram assassinados juntamente com mais de 100 civis, por membros do Seleka, uma força de coalizão islâmica radical que assumiu o governo centro-africano em março do ano passado e manteve-se no poder até ser deposta em dezembro. Após o massacre, as tropas de paz das Nações Unidas tomaram o controle do país das mãos da União Africana que, por 9 meses, tentou, sem sucesso, gerenciar a crise.
A ONU assumiu a manutenção da paz no país em meio a uma onda de violência que deixou dezenas de mortos, incluindo os dois pastores.
Thomas Ouanam, da Evangelical Church of Brethren, foi morto em 2 de setembro, quando homens armados invadiram o norte da cidade de Nana Bakassa. Os agressores chegaram em motos e, em aproximadamente cinco horas, saquearam propriedades antes de sair da cidade, segundo fontes locais do World Watch Monitor. Três pessoas foram mortas, enquanto outras se refugiaram na mata ou em cidades vizinhas, como Bossangoa. Ouanam deixa esposa e quatro filhos.
No segundo ataque, em 8 de setembro, Bapteme, um diácono e três membros do coro foram mortos a tiros no complexo da Igreja Elim, em Ngakogbo, a 70 quilômetros de Bambari. O local foi palco de confrontos mortais em julho e agosto. Bapteme também deixa esposa e quatro filhos.
Durante o ataque, mais de 100 pessoas foram mortas – algumas com tiros e outras com facões. O massacre também provocou a fuga de moradores aterrorizados em busca de segurança.
Ore pela República Centro-Africana!


Antigo manuscrito bíblico pode revelar “segredos”


Especialistas acreditam que livro mostre fatos inéditos sobre transmissão da fé

Diferentes especialistas e líderes cristãos esperam revelar um texto “oculto” no Codex Zacynthius, antigo manuscrito do Novo Testamento, datado do sexto ou sétimo século.
Durante mais de 200 anos o Codex estava no museu da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, que decidiu vende-lo recentemente para arrecadar fundos. A Biblioteca da Universidade de Cambridge pagou 1.700.000 dólares por ele.
Agora, os peritos da universidade se dedicam a analisar suas 176 páginas. Cerca de 700 anos após ser escrito, partes do texto do Evangelho de Lucas desapareceram e novas entradas foram feitas sobre o original. Eles acreditam que a análise com a tecnologia atual oferecerá revelações sobre como o evangelho foi transmitido.
Conhecido desde 1861, quando foi traduzido pela primeira vez, acredita-se que continha erros e partes dele foram raspadas e reescritas no século 13. Embora fosse prática comum numa época em que era rara a redação desse tipo, agora poderá mostrar que tipo de modificação foi feita nas suas folhas de couro de animal tratado.
trecho do codex zacynthius Antigo manuscrito bíblico pode revelar segredos
Trecho do Codex Zacynthius
“A descoberta e identificação do texto apagado é uma fascinante história de detetive,” disse o Dr. Rowan Williams, ex-líder da Igreja da Inglaterra. “Ao analisar o manuscrito, esperamos que técnicas de imagem multiespectrais permitam que os estudiosos recuperem totalmente o texto oculto”. O que faz o Codex Zacynthius ser tão valioso é o fato de ser o mais antigo manuscrito do Novo Testamento com um comentário ao lado do texto, que poderá lançar uma nova luz sobre o desenvolvimento e a interpretação do Evangelho de São Lucas.

300 mil exemplares da Bíblia em farsi serão distribuídos no Irã.


Os livros serão incluídos secretamente dentro do país nos próximos três anos

300 mil exemplares da Bíblia em farsi serão distribuídos no Irã300 mil exemplares da Bíblia em farsi serão distribuídos no Irã
Segundo o The Times, 300 mil exemplares da Bíblia serão distribuídos no Irã de forma secreta. O livro sagrado é uma versão em farsi (persa), língua oficial do país que tem mais de 75 milhões de pessoas.
Essa quantidade de livros deve entrar no país nos próximos três anos com o objetivo de auxiliar os cristãos locais e evangelizar. Os missionários que trabalham na região afirmam que a comunidade cristã no país é a que mais cresce no mundo, chegando a 20% ao ano.
Hoje o Irã tem cerca de 400 mil cristãos, uma minoria religiosa que sofre com a perseguição. O clero muçulmano é contra a difusão da Bíblia no país e persegue os cristãos.
O transporte desses livros precisa ser feito secretamente, pois ser visto com uma Bíblia pode ser motivo de prisão. A ideia é incluir os exemplares da Bíblia aos poucos para evitar confrontos, prisões e mortes.

Estudante nigeriana é libertada pelo Boko Haram.


Outras 218 continuam desaparecidas, há esperança de que outras tenham sido libertadas, mas ainda não encontraram o caminho para casa.

Estudante nigeriana é libertada pelo Boko HaramEstudante nigeriana é libertada pelo Boko Haram
Uma adolescente nigeriana sequestrada pelo Boko Haram foi libertada pelos terroristas e conseguiu encontrar o caminho de casa. A jovem pode ser filha de um carpinteiro que deixou o Chade para viver na cidade de Chibok, onde em fevereiro deste ano 276 meninas foram sequestradas da escola.
A menina passou a primeira noite em uma igreja e segundo o reverendo Enoch Mark, que acompanhou a jovem durante toda a noite, ela estava aterrorizada e não dormiu. A jovem gritava “eles vão me matar! Eles vão me matar”.
A jovem afirma se chamar Susannah Ishaya, mas há quem duvide de sua identidade, pois ela não fala o dialeto. Ela foi a primeira das 219 meninas que estão sob a ameaça dos terroristas do Boko Haram a ser libertada. Nos dois primeiros dias de sequestro, 57 das jovens conseguiram fugir.
O reverendo Mark, pastor da Igreja dos Irmãos, diz que a aparição da garota gera esperança nas famílias das 218 que continuam desaparecidas. A adolescente afirma que outras garotas reféns também foram libertadas, pois os terroristas as consideraram doentes . Nenhuma outra conseguiu encontrar o caminho de casa.
O desafio de agora é confirmar a identidade da adolescente para levá-la até seus pais. O vice-diretor da escola onde ocorreu o sequestro está tentando que o hospital militar no Norte da Nigéria faça essa identificação.
Até o momento o carpinteiro que seria pai da garota ainda não foi encontrado. Segundo relatos a jovem foi deixada em um arbusto no dia 19 de setembro e andou desorientada por quatro dias até chegar a uma vila.

Líder religioso mata fiel para ressuscitá-lo em seguida e provar que realizava “milagres”


Líder religioso mata fiel para ressuscitá-lo em seguida e provar que realizava “milagres”
Um líder religioso foi preso por matar um fiel durante um culto para provar que ele poderia trazê-lo de volta à vida com suas preces.
Um porta-voz da Polícia de Punjab disse que o pir Saddar Muhammad Sabir, da aldeia Mubarakabad em Bahawalnagar, ganhou popularidade ao longo dos últimos cinco anos por conta de sua suposta capacidade de realizar “milagres”.
No dia 16 de setembro, uma terça-feira, ele anunciou que ele podia trazer a vida de volta a um homem morto. O pir (título dado a anciãos que exercem liderança religiosa em um segmento do islamismo) estabeleceu como requisito que o voluntário deveria ser casado e ter filhos.
Sabir escolheu Muhammad Niaz, 40 anos, um trabalhador diarista e pais de seis filhos e que havia se candidatado para o “milagre”. Na quarta-feira (17), Niaz foi colocado sobre uma mesa em uma praça, onde foi teve suas mãos e pernas amarrados.
De acordo com a Polícia, Sabir cortou a garganta do voluntário sob o olhar das pessoas. Uma das testemunhas, indignada, ligou para a Polícia e contou sobre o ritual que estava sendo feito em praça pública.
Quando a Polícia chegou ao local, constatou que o voluntário estava morto e não havia ocorrido nenhum “milagre”.
Segundo informações do site Express Tribune, o pir havia proferido algumas palavras para trazer Niaz de volta à vida, mas se deu conta de que o “milagre” não aconteceria e tentou fugir.
Ele foi detido pelos moradores e entregue à Polícia, que constatou que ele costumava pedir ao dono de uma loja de animais para doar aves e cães,para que pudesse salvar os moradores de magia negra.
Samina, irmã da vítima, disse que Niaz havia se sacrificado para ajudar o líder espiritual a provar o “milagre”: “Por que eu deveria chorar quando eu sei que o meu irmão está no céu?”, questionou. “Ele vai ser recompensado por seus serviços para o líder espiritual em vida após a morte”.

Marina Silva encontra-se com líderes evangélicos e reafirma compromisso com valores cristãos.


Marina Silva encontra-se com líderes evangélicos e reafirma compromisso com valores cristãos
A candidata Marina Silva (PSB) participou de um encontro com líderes evangélicos em São Paulo e reafirmou seu compromisso pessoal com os princípios cristãos.
Essa foi a primeira visita de Marina a uma reunião com evangélicos desde que ela apresentou o então candidato Eduardo Campos a pastores assembleianos em São Paulo, no dia 04 de agosto, menos de dez dias antes do fatídico acidente aéreo que ceifou a vida do ex-governador pernambucano.
O encontro reuniu mais de 1.500 pessoas de diversas denominações evangélicas, incluindo pentecostais e tradicionais. Em seu discurso, Marina disse que seu compromisso com a fé cristã segue inalterado, mas ressaltou que é importante defender o Estado laico, para que direitos e deveres sigam respeitados.
“Não quero transformar os púlpitos das igrejas evangélicas em palanques”, disse a ex-senadora, acrescentando que crê que os votos que receberá serão dados por conta de suas ideias: “As pessoas não votam em mim porque eu sou evangélica, mas porque acham que tenho as melhores propostas para o Brasil. O Estado laico é uma conquista da sociedade brasileira, bom para quem crê e para quem não crê”.
Durante o discurso, Marina também recitou um poema de sua autoria e que fala sobre a importância de ter um propósito pelo bem.
Do arco que empurra a flecha,
Quero a força que a dispara.
Da flecha que penetra o alvo
Quero a mira que o acerta.
Do alvo mirado
Quero o que o faz desejado.
Do desejo que busca o alvo
Quero o amor por razão.
Sendo assim não terei arma,
Só assim não farei a guerra.
E assim fará sentido
Meu passar por esta terra.
Trecho do poema Arco e Flecha, de Marina Silva

Apoio das Assembleias de Deus

O pastor Lélis Marinho, responsável pela Comissão Política da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) esteve presente no evento e afirmou que a entidade ainda não definiu seu apoio a nenhum dos presidenciáveis, mas que o encontro de Marina – que é missionária da denominação – com as lideranças evangélicas era um passo substancial: “A partir desse encontro abre-se uma porta importante”, afirmou o pastor.

Dilma anuncia ter apoio dos evangélicos e internautas reagem contrariamente: “Mentira!”


Dilma anuncia ter apoio dos evangélicos e internautas reagem contrariamente: “Mentira!”
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que sua candidatura à reeleição conta com o apoio dos evangélicos, mas a declaração não foi legitimada pelos fiéis nas redes sociais.
Após um encontro com lideranças evangélicas em São Paulo no último sábado, 27 de setembro, a página oficial de Dilma no Facebook publicou uma nota afirmando que a reunião serviu para “oficializar o apoio à reeleição”
Uma imagem com o título “Evangélicos oficializam apoio à reeleição de Dilma” também foi compartilhada pela página junto à nota.
O pastor Luciano Luna, líder da denominação que recebeu a candidata à reeleição e o candidato petista ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, afirmou que “o estado está saturado de 20 anos da mesma coisa”, e acrescentou que “existe um sentimento de mudança na governabilidade”.
Luna afirmou também que, a seu ver, o PT é uma boa opção de governo para o país e o estado, declarando assim seu apoio à plataforma de governo do partido.
No entanto, a reação dos internautas à nota publicada na página oficial de Dilma Rousseff no Facebook foi de descontentamento: “Sou evangélica e não apoio a reeleição de Dilma!”, escreveu Alice Barros.
A pastora e jornalista Adriana Bernardo comentou a nota de Dilma: “Me ‘incluam’ fora dessa! Como assim: todos! Estão bem enganados, hein…”, escreveu Adriana, fazendo referência àao slogan da campanha que diz “Todos com Dilma” e que foi usado para sugerir que todos os evangélicos apóiam a candidatura da presidente.
“Mentira! Sou evangélica e não voto nunca na Dilma”, afirmou Midian Araújo, que foi acompanhada por Alcibiades Santos: “Sou evangélico e não compactuo com isso!”.
O internauta Henrique Morais argumentou sobre o motivo que o fez decidir não votar pela reeleição da presidente: “Sou um servo de Deus e não faço parte deste grupo, acho que deve ser mais um daqueles grupos que só existe na propaganda da Dilma, francamente”.
Jonathan Santos foi ainda mais longe em sua opinião: “Sou evangélico e não voto nem apoio esse governo de esquerda. Tudo que Dilma falou nas igrejas em 2010 foi contrário às suas atitudes depois de assumir a presidência”, protestou.


Pastor Silas Malafaia desafia pastores a participarem ativamente do processo político do país, e critica a omissão de líderes evangélicos sobre o tema.


Pastor Silas Malafaia desafia pastores a participarem ativamente do processo político do país, e critica a omissão de líderes evangélicos sobre o tema; Assita
O pastor Silas Malafaia publicou em seu canal no YouTube um vídeo no qual desafia os cristãos a participarem dos processos políticos e sociais do país. Afirmando que é dever do cristão estar no “mundo” para manifestar o Reino de Deus, ele ataca as criticas de que os cristãos devem limitar às paredes da igreja e afirma que isso é um discurso criado para alijar os evangélicos do processo político.
Malafaia inicia o vídeo afirmando que iria “desafiar os evangélicos desse país e a sua liderança”, e cita o texto de 2 Coríntios 13:8 para iniciar seu discurso de que os cristãos devem, sim, ser atuantes e produtivos politicamente como qualquer outro setor da sociedade.
O pastor criticou líderes cristãos que se omitem do processo político afirmando que se esses se calarem sobre a política outros setores da sociedade iriam influenciar suas ovelhas.
Ele afirma que uma das piores coisas já ensinadas aos crentes é que eles não têm nada a ver com a política e que não devem se misturar nas discussões sobre o tema, dando a entender que os cristãos deveriam se afastar da vida social e em comunidade, se isolando em seu próprio meio.
- Meu filho, quando Deus mandou o seu povo, em Jeremias 29, para uma terra estranha, para a Babilônia, aonde eles iam passar 70 anos, você sabe quais foram as instruções de Deus para o seu povo em uma terra estranha: Foram as seguintes: Vocês têm que ser produtivos, vocês têm que construir casas, vocês tem que interagir na sociedade, vocês tem que ser promotores da paz, vocês têm que ser aqueles que vão interceder pela cidade – afirmou o pastor.
Malafaia diz ainda que quando Jesus disse “dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus”, ele estava sinalizando para a “cidadania terrena” e para a “cidadania celestial”, e ressalta que uma não anula a outra,
- Será que vamos ser tão alienados e ignorantes, que nos consideramos como estando fora do contexto social, como os ímpios querem nos colocar? – questionou.
- Qualquer pessoa pode dar palpite, quando um pastor fala é religião – completou Malafaia, citando que qualquer segmento da sociedade pode falar livremente sobre a política nacional, mas que quando um religioso se levanta sobre o tema ele é criticado e rechaçado. Segundo o pastor, trata-se de “um jogo sujo, nojento e antidemocrático” para alijar os cristãos do processo social.
Malafaia criticou ainda os cristãos que concordam com o discurso de que os religiosos devem limitar seu discurso aos seus templos, afirmando que “a igreja só é igreja quando sai das suas quatro paredes” e que “a igreja só é igreja quando está no mundo para implantar o Reino de Deus”.
- Eu vou fazer um desafio aos pastores do Brasil. Há trinta dias que na igreja em que sou pastor, ou em todas as igrejas que estão debaixo da minha direção, em todo culto eu mando levantar um clamor exclusivo pelo Brasil. Eu queria desafiar, temos uma semana para as eleições: em todos os cultos até as eleições, levantem um clamor para que a roubalheira, para que a safadeza venha à tona para que o povo não seja enganado – afirmou Malafaia, que também desafiou todos os cristãos a fazerem um clamor diário em suas orações pelo país.

Silas Malafaia choca com imagens fortes e afirma: “Nem gays ou negros, quem mais sofre violência são os cristãos”


Silas Malafaia choca com imagens fortes e afirma: “Nem gays ou negros, quem mais sofre violência são os cristãos”; Assista
O pastor Silas Malafaia publicou um vídeo com imagens chocantes do assassinato de cristãos pelos terroristas do Estado Islâmico para alertar os fiéis da perseguição que acontece contra os seguidores de Jesus ao redor do mundo.
No vídeo, Malafaia critica duramente a postura da presidente Dilma Rousseff (PT), que há dois anos discursou na Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que existia no mundo um preconceito contra os muçulmanos.
“Em 2012, a presidente Dilma esteve na abertura da [Assembleia Geral] da ONU  e na ocasião ela dá uma palavra dizendo que no mundo existe uma ‘islamobofobia’. Eu quero dizer que a presidente está um bocado, ou estava e continua um bocado equivocada. Desde aquela época, no mundo não tem um ‘islamofobia’. Tem sim, uma contrariedade com o radicalismo islâmico, não com as pessoas que tem a fé no islamismo. ‘Islamofobia’ não tem no mundo”, opina o pastor.
Na sequência, Malafaia reproduz dados sobre a perseguição religiosa contra cristãos no mundo: “Em 2013, foram assassinados no mundo, 115 mil cristãos por causa da sua fé. Nenhum grupo social [sofreu perseguição como os cristãos]. Não tem homossexuais, negros, ninguém. O grupo social que teve o maior índice de violência contra eles foram os cristãos. Repito: 115 mil cristãos assassinados no mundo em 2013 pela sua fé”.
O pastor também comentou o discurso da presidente na Assembleia Geral da ONU este ano e, novamente, a criticou por não mencionar a perseguição contra cristãos nos demais países: “90% da nossa nação é cristã. A presidente Dilma esteve agora em 2014 na ONU. Em 2012, ela falou e defendeu o pessoal da fé islâmica. Em 2014 [no seu discurso] não tem uma palavra para falar da ‘cristofobia’ que é real e verdadeira no mundo. Não tem uma palavra da presidente da nação onde 90% dos brasileiros são cristãos”, lamenta Malafaia.
“Mas aí vem o pior: ela tem uma fala ambígua. Numa entrevista com jornalistas ela diz que [com] os terroristas do Estado Islâmico não deve haver confrontação, e sim diálogo. Gente, deixa eu falar uma coisa pra vocês: o Estado Islâmico não é uma nação. É um grupo terrorista dos mais cruéis que assassina cristãos na Síria e no Iraque, cometendo genocídio, tanto é que as nações do mundo, numa coalizão, querem combatê-los. Com terrorista assassino não tem diálogo, tem enfrentamento. Lamento a omissão da fala da presidente Dilma com os assassinatos em massa de cristãos em 2013”, dispara o pastor.
Em sua conclusão, após mostrar cenas fortíssimas do assassinato de cristãos em países onde os radicais islâmicos atuam, Silas Malafaia protesta contra a candidatura de Dilma à reeleição: “Essa mulher, nem pra ganhar para síndico de prédio merece, que dirá para presidente da nação onde 90% da população é cristã. Isso é uma afronta, uma vergonha. Onde é que estão os líderes evangélicos e católicos?”, questiona.

Padre é denunciado pelo desvio de R$800 mil de paróquia no Paraná.


Nos últimos anos, tem crescido o número de escândalos envolvendo desvios de verbas de igrejas e outras instituições religiosas por seus líderes. O caso mais recente aconteceu na cidade de Cascavel, no Paraná, onde um padre foi denunciado pela paróquia na qual atua pela suspeita de ter desviado R$ 800 mil da igreja.
Padre é denunciado pelo desvio de R$800 mil de paróquia no Paraná

O padre e outros três funcionários foram denunciados pelo Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Segundo o Arcebispo Metropolitano de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, houve falsificação de assinaturas em documentos para o desvio dos recursos financeiros.
- Os integrantes do conselho disseram que a assinatura do tesoureiro foi falsificada – afirmou o Arcebispo.
Segundo o G1, o religioso explicou que dois padres foram designados para investigar o caso e que o padre denunciado pelo crime e diversas testemunhas já foram ouvidos. A suspeita é de que o padre tenha desviado dinheiro da igreja desde 2011.
Os responsáveis pela investigação têm até o fim de setembro para apresentar um relatório e depois disso um promotor de Justiça, que é formado em direito canônico, será nomeado pelo arcebispo para tratar do caso. Após analisar o relatório feito pelos padres responsáveis pela investigação, o promotor irá decidir se sugere ao bispo a abertura de um processo canônico ou o arquivamento do processo.
Caso seja aberto um processo canônico, o padre será julgado pelo tribunal eclesiástico. O arcebispo explicou ainda que o caso pode ser levado à justiça comum, caso algum membro da paróquia se sinta prejudicado e decida prestar queixa contra o padre.
- Se um membro que está ali se sentir prejudicado e quiser ir à Justiça Civil é direto deles – explicou Dom Mauro.


Cantora é perseguida por radicais hindus por ter se convertido ao cristianismo

Uma popular cantora e atriz do Nepal têm sofrido com a perseguição de radicais religiosos desde que se converteu ao cristianismo. Anju Panta afirma que se converteu ao cristianismo porque encontrou “paz” no Senhor, mas sua decisão tem tido uma grande repercussão no país, de maioria hindu.
Cantora é perseguida por radicais hindus por ter se convertido ao cristianismo

O Nepal é uma nação de maioria hindu e, segundo informações do ministério Portas Abertas, existe um movimento crescente de radicais nacionalistas que querem fazer do país uma nação oficialmente hindu.

Tal movimento tem levado muitos cristãos, principalmente aqueles que se convertem a partir de outras religiões, a se tornarem alvo de forte rejeição por causa de sua nova fé. Alvo de muitas críticas, Anju Panta afirma que não precisa dar explicações sobre sua fé para aqueles que a criticam.
- Não tenho nada a dizer para aqueles que estão me criticando. Pode ser que seja o plano de Deus e agora estou sob a graça dele – afirmou a cantora, respondendo às críticas que sua conversão provocou entre os radicais hindus e à campanha de difamação lançada por eles.
Um dos principais motivos das criticas contra a cantora é o fato de ela não ter mais em seu repertório músicas relacionadas às divindades hindus, que são adoradas pela maioria da população do país.
- Minha fé não me permite adorar a divindade hindu através da música – afirma a cantora, ao comentar a decisão desencadeou a fúria de grupos radicais hindus, mas também a admiração da comunidade cristã.
No Nepal, 81% da população são de fé hindu: de 26,6 milhões de pessoas, enquanto os cristãos são pouco mais de 150 mil (0,4%). Silas Bogati, um dos líderes cristãos do país aconselha a comunidade cristã local a permanecer firme na fé, e afirma que Deus dará o poder para superar tais obstáculos.


Cid Moreira diz que narrar a Bíblia é a “fase derradeira e gloriosa” de sua trajetória de 70 anos de carreira.


Cid Moreira diz que narrar a Bíblia é a “fase derradeira e gloriosa” de sua trajetória de 70 anos de carreira
Famoso por sua voz grave e firme, o jornalista, narrador e apresentador Cid Moreira está prestes a comemorar 70 anos de carreira profissional e afirma que a fase mais “gloriosa” dessas décadas de trabalho é a atual, em que se dedica a gravar a Bíblia em áudio.
Ex-âncora do Jornal Nacional – que apresentou por 27 anos – Cid Moreira tem dedicado os últimos anos a narrar os livros bíblicos e afirma que essa é sua “derradeira” missão
“Olha, a minha vida é de fases. Tive fase do rádio, fase de cinema, fase de TV, e agora estou na fase bíblica. Estou divulgando a Bíblia. Tenho conseguido resultados maravilhosos”, disse Cid às jornalistas Carolina Dantas, Fernanda Perrin, Flávia Faria e Natália Portinari, colaboradoras da coluna de Mônica Bergamo no jornal Folha de São Paulo.
Cid explica que ao longo dos anos, os projetos de transformar a Bíblia em áudio foram sendo aperfeiçoados e popularizados. “Por exemplo, a Bíblia que eu gravei, com trilha de cinema, efeitos, personagens, vamos dizer assim, o cego vê as imagens. A intenção é que as pessoas vejam. Essa Bíblia foi incluída num aplicativo que tem acesso de mais de cem milhões de pessoas no mundo”, comemorou.
Questionado se a prática religiosa era algo presente na sua vida, Cid não titubeia em responder: “Não era, mas agora eu sou. Milagre da Bíblia. Você começa a ler a Bíblia, trabalhar com a Bíblia, e as coisas vão acontecendo”, disse o apresentador, que espera concluir seus projetos em breve.
O interesse pela Bíblia, diz ele, surgiu “no início da década de 1990, quando gravei Salmos” para um projeto isolado. “A Globo me ajudou muito. Gravei vários clipes, trechos da Bíblia, enfim. [Agora] começou a fase que vai ser a minha fase derradeira e gloriosa. Estou completando no final do mês 70 anos de carreira”, finalizou.