Fotos

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Teologia é coisa do diabo



Resultado de imagem para Teologia é coisa do diabo         Esta tem sido a conclusão que alguns tem chegado com relação a esta disciplina.

Bem, pelo menos esta tem sido a conclusão que alguns tem chegado com relação a esta disciplina.

Sabendo-se que a Filosofia é a mãe de todas as ciências, a  Teologia é o estudo que tem por objetivo elucidar as demandas referentes a todas as coisas relativas a Deus.

Atribuir ao inimigo de nossas almas a atividade que tem por objetivo trazer à luz o conhecimento e a possibilidade de nos aproximar do Criador é, no mínimo, um contra senso. O adversário não tem interesse algum que venhamos a ter um relacionamento mais estreito com o Eterno. Entretanto ele fará o possível para distorcer todo o entendimento bem como bloquear  a jornada daqueles que escolheram mergulhar na senda da Luz.

A Teologia sã é a Teologia Bíblica, que apresenta o Deus amoroso, justo, imparcial, perdoador, que não mediu esforços para resgatar a humanidade perdida, a ponto de oferecer Seu próprio Filho em resgate dela. Deus é real, está vivo, reina, governa e sustenta todo o universo. Seu amor não tem fim, Ele não tem prazer na morte dos ímpios, antes que estes venham ao arrependimento. É um Deus Pai, que prometeu estar conosco nos momentos mais difíceis de nossas vidas através da pessoa bendita do Espírito Santo, que se preocupa com os detalhes de nossas petições, se compadece do aflito, que faz milagres tremendos, cura as enfermidades, liberta os oprimidos com o poder do nome de Jesus, que escolheu fazer morada em nós e nos levará para estar Consigo Eternamente em Glória.

Aqueles que se levantam contra a Teologia, atribuindo-a ao diabo, provavelmente o fazem por terem tido uma amarga experiência em sua vida espiritual, quando se depararam com ensinos realmente engendrados no inferno tipo:
  • Teologia Aberta – Esta falsa doutrina ensina que Deus é Todo-Poderoso e conhece todas as coisas, entretanto Ele não conhece as coisas que ainda não aconteceram. Em virtude de não terem ocorrido (ainda) elas não estariam na presença de Deus.
  •  
Ora, Deus é todo poderoso, Eclesiastes 3.14,15 é enfático: “Sei que tudo quanto Deus faz, durará para sempre; nada se lhe pode acrescentar, e nada tirar; Deus o faz para que os homens temam diante dele. Aquilo que é, já foi; e aquilo que há de ser, já foi; Deus fará vir outra vez o que já se passou.”
Não há nada que Deus não conheça, simples assim.

  • Teologia Cessacionista – Cessacionismo é a visão cristã de teólogos reformados e batistas fundamentalistas, geralmente de origem puritana. Estabelecem que alguns dons do Espírito Santo foram úteis apenas para o início da igreja cristã, tendo cessado essa manifestação no período da Igreja Primitiva.
Paulo em I Coríntios 14.12 nos deixa registrado que, em relação aos dons, os crentes devem “abundar neles, para edificação da igreja”. Os dons não cessaram.


       “Nada em Paulo sugere que os chamados “dons espirituais” cessariam até o tempo em que “conheceremos como somos conhecidos”. O Espírito continua a soprar à vontade e qualquer um que disser “eu sei donde Ele vem” ou “eu sei para onde Ele vai” é melhor encarar João 3.8 e, assim, pensar novamente.” [N.T. Wright]

  • Teologia Liberal – No ensino “cristão liberal”, que na realidade não tem nada de cristão, a razão do homem é o foco principal e é considerada como a autoridade final. Teólogos liberais procuram conciliar o Cristianismo com a ciência secular e “pensamento moderno”. Ao fazerem isso, atribuem à ciência poderes de onisciência e à Bíblia é relegada a posição de um mero livro falso, repleto de fábulas. Negam a inspiração da Bíblia, que Moisés tenha escrito os cinco primeiros livros da Bíblia, o inferno, o nascimento virginal de Jesus, os milagres, a ressurreição em forma corpórea de Cristo Jesus, etc.
Existem vários registros das Escrituras contra aqueles que negam a divindade de Cristo, o que o Cristianismo liberal faz (2 Pedro 2:1); e contra quem pregar outro evangelho além do que foi pregado pelos apóstolos, o que os teólogos liberais fazem ao negarem a necessidade da morte expiatória de Cristo e pregarem um evangelho social em seu lugar (Gálatas 1:8).
Paulo ainda nos ensina em II Tm 3.16:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver”

A ordem expressa de Jesus é que estudemos as Santas Escrituras, fazendo, assim, uma Teologia saudável, pura e santa:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5:39)       

Ou quem sabe, ainda, estes que desfazem da Teologia saudável tenham se intoxicado com as vãs Filosofia Gnósticas, Pelagianas, Arianas, o Ceticismo, o Deísmo ou Ateísmo.

Deus não está morto, como o “falecido” Friedrich Wilhelm Nietzsche afirmou, muito menos é um “delírio”, título do livro do evolucionista Richard Dawkins, Ele era, É e sempre Será o Eterno Deus Criador e Sustentador de todas as coisas.

A existência de Deus é evidente, como diz o salmista no salmo 19.1: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos”.

A sã Teologia, então, é divina, pois:
  • nos fará saber a razão da nossa esperança,
  • nos fará crescer em graça na direção de uma fé inteligente,
  • nos capacitará para uma melhor atuação pastoral,
  • nos fará crescer em espiritualidade,
  • nos auxiliará a conhecer com profundidade a Palavra de Deus,
  • nos fará compreender as raízes históricas do cristianismo,
  • nos prepara para o diálogo com outras religiões,
  • nos faz compreender de modo sistemático e científico a fé cristã,
  • nos capacita a ler e interpretar os documentos da Igreja,
  • nos proporciona a conhecer as belezas das tradições e da ética cristã,
  • nos abre um amplo leque cultural, notadamente com o conhecimento das línguas grega e o hebraica.
  • nos exercita o raciocínio lógico e equilibra a mente e o coração, inteligência racional e inteligência emocional e
  • nos prepara para um ministério glorioso.
Sendo assim, certo é que todo o pregador ou “conferencista” que desperdiça o precioso tempo da exposição da Palavra de Deus para falar mal da Teologia está, inconscientemente, fazendo uma confissão pública de que, a causa da superficialidade Bíblica de seus sermões, é uma consequência de sua preguiça em estudar”.

Que o Senhor nos abençoe.

por Armando Taranto Neto
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog

Papa diz que existe uma guerra mundial para destruir o casamento



Resultado de imagem para Papa diz que existe uma guerra mundial para destruir o casamento           Francisco falou sobre a ameaça da "ideologia de gênero"   

O papa Francisco fez um discurso contundente neste sábado (01), onde destacou que existe uma “guerra mundial para destruir o casamento”. Também citou as ameaças oferecidas pela chamada “ideologia de gênero”.

No encontro que teve com cerca e 300 seminaristas, religiosos e fiéis na igreja da Imaculada, em Tbilisi, Geórgia, ele escutou alguns testemunhos.

Ele ouviu perguntas de pessoas que estavam presentes no evento. Irina, uma mulher casada comentou as dificuldades que afetam as famílias cristãs no país.

Em seu comentário, o pontífice fez o alerta: “Existe uma guerra mundial para destruir o casamento. Mas não é feito com as armas, mas com ideias. Há colonizações ideológicas que destroem. Há certas formas ideológicas de pensamento que estão destruindo nossa sociedade. Temos de nos defender dessa colonização ideológica”, sublinhou.

Na prédica que durou cerca de meia hora, Francisco destacou que “o casamento é o mais belo que Deus criou”. Lamentou que perante “as dificuldades, incompreensões, tentações, tudo se resolve pelo caminho do divórcio”. Segundo o papa, nos divórcios além dos cônjuges, “também sofrem Deus e as crianças”.

“É preciso fazer de tudo para salvar o casamento”, pediu. Ao falar sobre outros inimigos do casamento, citou “a ideologia de gênero”, mas sem elaborar sobre o assunto. No mês passado, ele afirmou que esse pensamento, “aniquila a ideia do homem como imagem de Deus”. Com informações de Crux

por Jarbas Aragão

Nova série se passa em um céu sem Deus e com casais gays



Resultado de imagem para Nova série se passa em um céu sem Deus e com casais gays   The Good Place faz piada com questões teológicas e filosóficas

Uma das novas séries da rede NBC, a comédia The Good Place [O Lugar Bom] fez uma aposta arriscada ao tentar fazer piada com assuntos religiosos. Criada por Mike Schur (de Brooklyn Nine-Nine), o roteiro mostra a luta de uma mulher comum para mudar seu comportamento, caso contrário não poderá permanecer no céu. No caso, a versão ‘excêntrica’ do paraíso retratado na telinha.

No primeiro episódio, Eleanor (Kristen Bell), uma jovem que nunca foi uma pessoa boa durante sua vida na terra, morre e descobre que todas as religiões estavam erradas. Ela desperta num lugar que se parece muito com o planeta que vivemos e precisará passar a eternidade ao lado de sua “alma gêmea” em um local dirigido por um tipo de guia espiritual chamado Michael (Ted Danson).

Quando as coisas começam a dar errado, Eleanor descobre que ela não poderia estar ali. Segundo é explicado, quem não merece o “lugar bom” acaba indo para o “lugar ruim”, que se aproxima da descrição bíblica do inferno como local de sofrimento eterno.

Os diálogos da série abordam questões filosóficas e teológicas, que tentam mostrar ao telespectador que a vida humana deveria ser baseada na busca em se fazer o bem para o próximo. A certa altura, Michael explica que cada ação na terra pode acrescentar ou tirar pontos, e que a ida para o bom lugar é por “mérito”.

Não há nenhum tipo de menção a Deus, Jesus ou qualquer outra figura religiosa. Segundo o personagem de Danson, as religiões só acertaram “uns 5%” do que acontece com o ser humano após a morte.

A série mostra um céu muito parecido com a terra, onde há espaço para fofocas, medos, mentiras e intrigas. Em um dos primeiros episódios, o casal de “almas gêmeas” que passarão a eternidade juntos é formado por dois homens.

De uma forma sutil e pretensamente divertida, o céu “politicamente correto” tenta ensinar que o que realmente vale a pena na vida é ser bom. O par de Eleanor é Chidi Anagonye (William Jackson Harper), um professor de ética senegalês que se esforça para ajudar a personagem principal a aprender o altruísmo como o verdadeiro sentido da vida.

Com 13 episódios programados para a primeira temporada The Good Place não alcançou índices de audiência que garantam sua continuação no ano que vem, mas vem se somar a uma lista de seriados recentes que abordam questões espirituais de uma maneira que confronta diretamente o que a Bíblia ensina sobre a vida.

Assista ao trailer:


por Jarbas Aragão

Líderes evangélicos pedem que cristãos deixem de ser pacifistas



Resultado de imagem para Líderes evangélicos pedem que cristãos deixem de ser pacifistas      Documento foi assinado por mais de 50 lideranças influentes

De acordo com o Christian Today, um grupo com mais de 50 líderes evangélicos, manifestou sua opinião de forma oficial em meio ao debate político que toma conta dos Estados Unidos.

Dependendo do resultado das urnas, o país com o maior complexo industrial militar do planeta – cerca de 30% da produção mundial – poderá sofrer mudanças drásticas em sua política externa. Desde o início dos anos 2000, os EUA se envolveram em guerras no Afeganistão, Iraque, Síria, Iêmen, além de participar indiretamente de muitas outras.

Há movimentos que pedem a diminuição da interferência norte-americana em questões internacionais. Na contramão, diferentes eruditos, jornalistas e líderes de movimentos sociais fizeram uma crítica pública, pedindo que se abandone a ideia cristã de pacifismo.  Alguns deles vêm de universidades evangélicas bem conhecidas, como o Wheaton College e a Duke University.

A declaração de sete páginas é parte da Providence, uma revista que aborda questões teológicas e políticas do momento.

“Cristãos de outros países têm errado, usando para o estado o mesmo padrão da igreja ou do indivíduo, resultando em pacifismo e no que acreditamos ser uma abdicação das responsabilidades legítimas do governo”, dizia o material.

A declaração analisa séculos de ensinamentos da Igreja sobre o tema do pacifismo e da guerra justa, além de considerar crucial o momento delicado que o mundo atravessa, com a crise humanitária dos milhares de refugiados pedindo abrigo na Europa e nos Estados Unidos.

“Fazemos uma declaração de princípios seguindo a tradição da reflexão cristã sobre o papel do Estado e o uso da força, desde Agostinho e Tomás de Aquino, passando por Lutero e Calvino até Niebuhr e Elshtain”, afirmam, citando teólogos importante que escreveram sobre a guerra e a violência no mundo.

Também faz considerações bíblicas sobre a criação e a prerrogativa do homem de dominar sobre a terra. “Em alguns casos, o governo pode ser uma ferramenta de grande poder satânico, mas se exercido justamente, de acordo com o projeto de Deus, esse mesmo poder será uma ferramenta de bênção, justiça e ordem”.

A declaração não se posiciona contra o pacifismo em si, nem contraria os ensinamentos de Jesus sobre a paz. Contudo, afirma que “Todas as nações podem e devem participar no esforço coletivo para promover uma governança responsável e de segurança mútua”.

Ao mesmo tempo, defendem que é papel dos Estados Unidos “encorajar uma cultura de ordem liberal em todo o mundo”, mesmo que para isso necessite usar a força, no caso, ações militares.

Sendo assim, para eles vale a antiga máxima que os que desejam a paz devem se preparar para a guerra.

 Ainda que não falem diretamente de terrorismo nem de extremismo islâmico, asseveram que os problemas atuais passam pela falta de liberdades, entre elas a religiosa.

por Jarbas Aragão

Igreja alimenta milhares em meio à crise na Venezuela



Resultado de imagem para Igreja alimenta milhares em meio à crise na Venezuela    Ação evangelística e humanitária cumpre mandamento bíblico, afirma pastor

Por causa do regime comunista bolivariano implantado na Venezuela, a fome tem sido uma constante no país. Imagens recorrentes mostram a falta de alimentos nos supermercados e até pessoas comendo do lixo.

Em meio a crise política e econômica que arrastou a nação para o caos, uma igreja evangélica decidiu enfrentar o problema oferecendo sopa para mais de 1.500 pessoas. O esforço evangelístico e humanitário do Centro Evangelístico Vida Nova, da cidade de Valencia, estado de Carabobo, atraiu atenção da imprensa do mundo todo.

Usando o lema “Jesus Cristo dá a vida eterna”, o ministério liderado pelo pastor Ernesto Ojeda acredita que oferecer comida aos famintos é um mandamento bíblico. “No meio dessa crise que estamos vivendo na Venezuela, a igreja de Jesus Cristo se levantará e será reconhecida por alimentar os necessitados”.

Chamado de “Sopaço Ágape”, a divulgação do evento nas redes sociais dizia “Uma sopa que alimenta junto à Palavra de Deus que sustenta”.

Além de comer, as pessoas que estiveram no local ouviram a palavra de Deus, assistiram uma peça de teatro e as crianças tiveram atividades adequadas para sua faixa etária. Há testemunho de muitas famílias que foram alcançadas após ouvir sobre a grandeza do amor de Jesus por suas vidas, traduzido pela ação do Corpo de Cristo na terra.

Segundo o pastor, mais de mil pessoas aceitaram a Jesus no final do evento, no que foi classificado por ele de “avivamento”. Com informações de Biblia Todo

por Jarbas Aragão

Maior youtuber do Brasil, Whindersson Nunes atribui o sucesso a Deus



Resultado de imagem para Maior youtuber do Brasil, Whindersson Nunes atribui o sucesso a Deus     Criado na Assembleia de Deus tem 12,646,621 inscritos em seu canal, passando Porta dos Fundos

O piauiense Whindersson Nunes, 21 anos, passou o Porta dos Fundos e agora é o dono do maior canal do YouTube no Brasil. Atualmente ele tem 12.646.621 inscritos em seu canal, enquanto o canal de humor de Fabio Porchat e companhia possui 12.630.068.

Whindersson ficou famoso por causa de suas paródias musicais, que incluem de Adele a Luan Santana. Recentemente começou uma nova carreira como dublador, fazendo um dos personagens de A Era do Gelo 5.

Em postagens nas redes sociais nesta terça-feira (4), ele comemorou a conquista do primeiro lugar no Youtube com um longo texto. “Não sei no que você acredita, meu amigo, mas eu não cheguei aqui sozinho, e quando me perguntam ‘Whindersson, parabéns, tu agora é o MAIOR CANAL DO YOUTUBE DO BRASIL! Como tu conseguiu isso só com uma câmera, sem camisa, sem microfone, sem cenário, só com uma camerazinha?’ Eu sempre respondo, ‘Pergunta pra Deus’”, escreveu.

A foto que ilustra a postagem o mostra apontando para cima, como fazem alguns jogadores de futebol evangélicos após marcar um gol.

O contraste do trabalho do jovem com o PDF é bastante grande. Enquanto ele faz tudo sozinho, e faz shows de stand up pelo país – mesclando piadas e música – o Porta reúne vários roteiristas, tem grandes patrocínios e o apoio da grande mídia por causa dos outros trabalhos de seus integrantes na TV e no cinema.

Outro aspecto que chama atenção é que no humor “vale tudo”, os esquetes de Gregório Duvivier e sua turma por várias vezes provocaram indignação por ridicularizarem as religiões, sobretudo as crenças cristãs. Já Whindersson passou alguns anos de sua infância frequentando uma Assembleia de Deus onde, segundo ele mesmo, aprendeu a falar em público e a tocar instrumento.

por Jarbas Aragão