Fotos

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O desgaste e a inutilidade da ansiedade



O desgaste e a inutilidade da ansiedade

Não andeis ansiosos de coisa alguma”. (Fp 4.6)

Foto: pixabay.com
Foto: pixabay.com

A ansiedade crônica rouba alguns anos de vida, porque provoca um acentuado dispêndio de energia. Além de ser inútil, ela entristece, adoece — física e emocionalmente — e envelhece. O pior de tudo é que a ansiedade rotineira não prejudica apenas o ansioso, mas também aqueles que convivem com ele em casa, na igreja e no trabalho, incluindo o cônjuge, os filhos e os amigos.

É para evitar esse desperdício de saúde emocional e de alegria que Paulo condena a ansiedade e oferece uma alternativa aos ansiosos. Em última análise, a ansiedade, seja ela esporádica ou crônica, é uma violência contra Deus, porque obriga o ansioso a pôr em dúvida o cuidado que Deus dispensa mais ao ser humano que às aves do céu e aos lírios dos campos (Mt 6.25-31). Jesus coloca o discípulo ansioso no mesmo nível dos pagãos, que vivem correndo de um lado para outro atrás do que comer, beber e vestir (Mt 6.32). O Senhor se sente injustiçado com o comportamento ansioso de seus seguidores, porque a ansiedade rouba tempo e energia que deveriam ser gastos na difícil construção de Seu Reino (Mt 6.33). Quanto mais tempo se gasta na tentativa de eliminar o vício da ansiedade, mais difícil é livrar-se dela. É por isso que o pastor cubano Rafael Cepeda escreve em seu livro “O Tempo e as Palavras”: “A preocupação é, talvez, o pecado mais universal, o mais esgotante, o mais bobo e o mais inútil”.

É bom fazer um inventário de nossas possíveis causas para a ansiedade, classificando-as em determinados grupos. Mesmo que seja longa, a lista certamente não será completa. Os motivos para a ansiedade variam de pessoa para pessoa e de circunstância para circunstância.

Ao mesmo tempo que condena a ansiedade, Paulo ensina o caminho para livrar-se dela:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).

O esquema é muito simples: toda vez que surgir uma preocupação, deve-se apresentá-la diante de Deus por meio da oração suplicante misturada com ação de graças, antes que essa sensação se transforme em ansiedade. A mistura de súplica com agradecimento faz bem, pois obriga a memória a enxergar e localizar as coisas boas da vida e os livramentos passados, diminuindo a tensão interna, encorajando a oração e trazendo a tranquilidade.

O resultado não demora: a paz de Deus, “que ninguém consegue entender” (Fp 4.7, NTLH) ou “que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender” (Fp 4.7, BV) ou “que transcende toda a compreensão humana” (Fp 4.7, Phillips), ocupará o lugar que seria da ansiedade.
A pastoral de Paulo é reforçada pela pastoral de Pedro: “Lancem sobre Ele [Deus] toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1 Pe 5.7).

Tanto um como outro aprenderam com Jesus, que mostrou a inutilidade da ansiedade (“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”, Mt 6.27) e o cuidado de Deus (“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”, Mt 6.30).

:: Ultimato

Confira a lista com os cinco livros cristãos mais comprados da última semana


Resultado de imagem para Confira a lista com os cinco livros cristãos mais comprados da última semana
Na lista de livros cristãos mais vendidos na última semana, estão títulos que falam sobre o processo de transformação através da Palavra e o estudo das Escrituras.

A lista semanal dos cinco livros mais vendidos é elaborada para incentivar a leitura, dado que a literatura é a ferramenta intelectual mais poderosa desenvolvida pela humanidade, com contribuição de extrema relevância para o crescimento pessoal e coletivo. Uma arte de expressão nobre, que sintetiza conhecimento, inspiração, sentimentos e pode ser transformadora.


Falando especificamente da literatura cristã, ao longo dos séculos os livros têm desempenhado um papel fundamental para a difusão do saber entre os servos de Deus, e na edificação da Igreja.
Confira quais são os cinco livros mais vendidos da semana aos leitores do Gospel+ na livraria virtual Amazon e conheça um pouco sobre os títulos:

Fundamentos do Grego Bíblico

 

No kit “Fundamentos do Grego Bíblico – Livro de Gramática” (compre aqui) o autor William D. Mouce identificou o padrão nas gramáticas do grego bíblico, e apresenta uma abordagem integrada no ensino e no aprendizado do grego do Novo Testamento.

Noções do Grego Bíblico – Gramática Fundamental

O livro “Noções do Grego Bíblico” (compre aqui) traz um conteúdo de gramática fundamental para o estudo do grego do Novo Testamento e foi escrito sob medida para o estudante que vive no contexto educacional brasileiro. A preocupação dos autores está sempre voltada ao aluno: seja no método de ensino, seja na forma, seja no conteúdo. Esta é a terceira edição, e passou por mais uma revisão cuidadosa, além da adequação ao Novo Acordo Ortográfico.

Não sou a Mulher Maravilha, mas Deus me fez Maravilhosa

 

A cobrança do dia-a-dia e da sociedade moderna sobre as mulheres pode levá-las a uma vida de estresse e preocupação. Mas a autora Erin McPherson assegura que não é preciso cair nesta armadilha. Descubra em “Não sou a Mulher Maravilha, mas Deus me fez Maravilhosa” (compre aqui) como contornar as pressões e viver uma vida plena e maravilhosa.

Teologia Sistemática

 

A terceira edição de “Teologia Sistemática” (compre aqui) teve certas partes das edições anteriores condensadas ou eliminadas. O autor Millard J. Erickson procurou levar em conta o retorno de professores e alunos que utilizaram seu livro texto. Um comentário comum foi o de que uma porcentagem significativa de estudantes não tinha o conhecimento necessário para obter o maior benefício possível dos aspectos mais técnicos da seção metodológica do livro. Consequentemente, o material sobre a crítica bíblica e sobre a linguagem religiosa foi reduzido, simplificado e combinado em um só capítulo. Na conclusão deste livro, o autor trata do progresso necessário da teologia sistemática e reflete os debates teológicos atuais, trazendo um material adicional sobre propiciação, justificação e presciência divina.


A Mente Renovada por Deus

 

De acordo com o autor, o segredo para deixar Deus moldar sua vida está em permitir que sua Palavra molde sua mente. Kimball Hodge compartilha em “A Mente Renovada por Deus” (compre aqui) de que modo Deus, em sua graciosa providência, mudou radicalmente o rumo de sua vida e mostra claramente os desígnios de Deus para mudar também nossas mentes.

Todos os títulos acima integram a lista de milhares de sugestões do canal Glivros, que apresenta os lançamentos do mercado literário cristão, com um resumo do conteúdo e avaliações, proporcionando um excelente guia aos amantes da literatura.

Publicado por Tiago Chagas


Perseguidores são mais astutos e estratégicos



Líderes cristãos recebem presentes caros do governo e fiéis desconfiam de sua idoneidade 31-asia-central-0250100461

Na Ásia Central, os cristãos estão percebendo uma ação mais astuta e ágil por parte dos perseguidores. A vigilância aumentou muito e também a intimidação aos cristãos. As estratégias estão cada vez mais sofisticadas. "Um exemplo disso foi um líder cristão muito conhecido na comunidade, que ganhou de presente uma casa e um carro de luxo. Ele não sabe de onde exatamente vieram estes presentes, mas sabe que foram doados pelo governo a fim de semear suspeita e desconfiança entre sua congregação", comenta um dos analistas de perseguição.


O que ocorre é que agora os cristãos locais estão desconfiados de que ele esteja se corrompendo e se vendendo aos perseguidores da igreja. "Um outro líder foi preso, mas recebeu várias regalias durante seu período de reclusão. Ao ser liberado, percebeu que os cristãos ficaram desconfiados dele. Infelizmente, esse tipo de estratégia tem dado certo, por enquanto, pois está fazendo com que a igreja seja enfraquecida.


A maioria dos países da Ásia Central tem sofrido com o aumento da perseguição. A polícia e os agentes de segurança, ocasionalmente, interrompem os cultos de adoração e recolhem dados pessoais de todos os presentes. Para eles, quem se converte ao cristianismo, perde a identidade nacional. Depois de uma onda de agitação política em diversas regiões, alguns meios de comunicação controlados pelo governo retrataram cristãos como uma ameaça à segurança e à sociedade. As autoridades frequentemente incentivam os cidadãos a tratarem os cristãos com hostilidade. Mas a comunidade convertida cresce em meio a esse cenário, e tem acontecido conforme os relatos bíblicos, que mostram que quanto mais perseguição, mais a semente do evangelho se espalha pelas terras. Ore sempre pelos cristãos perseguidos.

Por Portas Abertas

Universal esclarece polêmica da venda de vassouras ungidas


Resultado de imagem para Universal esclarece polêmica da venda de vassouras ungidas

Os pastores que aparecem no vídeo fazem parte da Igreja Despertar da Fé

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) precisou emitir uma nota para esclarecer que o vídeo que circula nas redes sociais com pastores ungindo vassouras não se trata de uma campanha da denominação.
A igreja faz um alerta para o que é compartilhando na internet e pede compromisso de quem divulga esse tipo de informação, pois no vídeo os pastores afirmam que são da Igreja Despertar da Fé localizada no Centro de Belo Horizonte (MG).

Porém o jornal Gazeta Mato Grosso divulgou em seu site o vídeo com o título: “Pastores da Igreja Universal vendem vassouras ‘ungidas’ por mil reais para varrer a casa do ‘mal’, ver vídeo”.

O vídeo postado pelo jornal está no canal “Caminho Antigo” do Youtube dizendo que os pastores são da IURD, atingindo mais de 274 mil visualizações desde quando foi publicado, isso em fevereiro de 2015 (a notícia do jornal de MS foi publicada em 29 de dezembro do ano passado).


“A farsa do momento atribui à Universal a comercialização de ‘“vassouras ungidas’. Na verdade, basta assistir ao vídeo utilizado para espalhar a mentira para constatar que se trata de um evento realizado por outra instituição religiosa”, diz a nota da Universal.

Para a IURD, ligar o nome da igreja a assuntos tão polêmicos quanto a venda de vassouras ungidas é uma estratégia para espalhar o ódio contra a denominação e seus mais de 8,2 milhões de membros.

“Chama atenção, contudo, que alguns veículos de comunicação social do Mato Grosso, que deveriam exercer com responsabilidade a grave missão de informar a população, tenham caído na armadilha de quem pretende apenas difundir o ódio e o preconceito contra a Universal. Ao dar eco a esse boato delinquente, mesmo sabendo que se tratava de uma mentira, tornam-se cúmplices da intolerância religiosa no Brasil.”

por Leiliane Roberta Lopes

 

Na estreia de “Os Dez Mandamentos”, salas vazias geram polêmica; Record critica “preconceito”



Resultado de imagem para Na estreia de “Os Dez Mandamentos”, salas vazias geram polêmica; Record critica “preconceito”  

O filme “Os Dez Mandamentos” estreou na última quinta-feira, 28 de janeiro, em 1.100 salas em todo o Brasil e com a estrondosa venda antecipada de 3,2 milhões de ingressos e com uma polêmica sobre quem seriam os compradores dessas entradas.

Durante a pré-venda dos ingressos, diversas reportagens lançaram dúvidas sobre a espontaneidade do público na aquisição dos bilhetes. Uma reportagem alegou que os pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, além de incentivar a ida aos cinemas, estariam pedindo aos fiéis mais abastados que comprassem ingressos extras para doar aos que tinham menor condição financeira.

Em outro caso, uma rede de cinemas de Recife (PE) revelou que um único homem, ligado à denominação do bispo Edir Macedo, havia comprado, por telefone, 22,7 mil ingressos, ao custo de R$ 220 mil.

Na estreia do filme, o portal Uol publicou uma matéria sobre uma sala vazia e que supostamente estaria com os ingressos para aquela sessão esgotados.

“O filme chegou nesta quinta-feira (28) aos cinemas com mais de 3 milhões de ingressos vendidos com antecedência em todo o país. Em São Paulo, porém, algumas salas que já estavam com as entradas esgotadas não lotaram. O Cinemark do shopping Boulevard Tatuapé, na zona leste de São Paulo, 

computava quatro sessões esgotadas: 12h45, 15h30, 17h15 e 18h15. O local é um dos preferidos pelo 
público que mora na região e também um dos mais próximos ao Templo de Salomão, que pertence à Igreja Universal do Reino de Deus. O movimento por ali, no entanto, passou longe da lotação. A cinco minutos da primeira sessão, às 11h45, a reportagem do UOL contou apenas 75 pessoas ocupando a sala 2, com capacidade para receber um público de 230”, dizia trecho da reportagem.

Nas redes sociais, a matéria repercutiu e ganhou ares de teoria da conspiração, o que motivou a Record Filmes, produtora do longa, e a Paris Filmes, principal distribuidora, a divulgarem um comunicado conjunto, criticando a forma “tendenciosa” com que o portal Uol retratou os fatos.

“A Record e a Paris Filmes fazem questão de esclarecer ao público e à imprensa como a matéria ‘Os Dez Mandamentos’ estreia com lugares vagos em sessões esgotadas’’, veiculada hoje pelo UOL – Universo Online, denigre de forma preconceituosa e mal-intencionada a audiência efetiva do filme. Segundo a gerência do cinema visitado na matéria, o Boulevard Tatuapé, a reportagem do portal entrou em uma sala que não fazia parte da pré-venda, e sim com ingressos vendidos hoje de forma avulsa, na qual os espectadores ainda entravam quando foi tirada a foto”, pontuava o comunicado.

Publicado por Tiago Chagas

Igreja realiza cultos em inglês para comunidade nigeriana



Resultado de imagem para igreja realiza cultos em inglês para comunidade nigeriana     Muitos vieram ao Brasil como refugiados, fugindo da violência do Boko Haram

Em Guaianases, zona Leste de São Paulo, encontramos uma igreja evangélica com cultos em inglês que atende principalmente a comunidade de nigerianos que se instalou no bairro.

Na Igreja Glorious Destiny of Kings In Christ (Destino Glorioso dos Reis em Cristo) dezenas pessoas assistem ao culto do pastor Richmond Chukwemeka.

Pelos relatos do O Globo, a cerimônia segue a liturgia de muitas igrejas evangélicas, com momentos de adoração e ministração da Palavra.

A diferença é que a cultura africana está bastante presente na música, os fiéis dançam e cantam animadamente. Em alguns momentos além do inglês, um dos idiomas oficiais da Nigéria, os membros também falam algumas palavras em Igbo, outra língua falada no país.

Os trabalhos da igreja Glorious Destiny of Kings In Christ completou dois anos e tem ao todo 80 fiéis que assistem aos cultos realizados dentro de um galpão simples.

Muitos dos membros da igreja vieram para o Brasil fugindo da violência contra cristãos promovida pelo Boko Haram. Os refugiados encontram em nosso país a liberdade de crença que está sendo tirada pelos extremistas.

“É igualzinha à Igreja em que eu ia em casa. Me sinto mais perto de Deus, da minha família, de quem eu sou”, disse um dos nigerianos entrevistados pelo O Globo.

Na igreja eles encontram não apenas um local para adorar a Deus, mas também uma forma de se conectar com suas raízes e vivem como uma comunidade onde um ajuda o outro.

“A família que eles têm é a igreja. Atrás das cortinas há comida que damos para os que precisam mais, na semana passada ajudei um deles a pagar o aluguel. Acontece todo o mês”, disse o pastor Richmond.

por Leiliane Roberta Lopes

Segurança salva igreja com a própria vida


Os cristãos reconheceram que foi um ato corajoso e ele morreu como um mártir, na intenção de proteger a igreja 1-pakistan-0290100059

O Paquistão nunca esteve numa posição tão alta na Classificação da Perseguição Religiosa. Esse ano, ele se junta à Nigéria ao atingir a pontuação máxima no quesito violência contra os cristãos e a própria igreja. 

Agora o país ocupa a 6ª posição, dentro de um contexto de perseguição extrema, onde as leis do país tiram toda a liberdade de um cristão, levando-o à prisão, tortura e até morte.

Mesmo assim, há milagres acontecendo por lá, já que Deus não desampara os filhos que Ele tanto ama. Há também notícias que chegam como um verdadeiro refrigério, dando esperança aos cristãos locais. "Em uma cidade paquistanesa, um cristão que trabalhava como segurança de uma rua, viu dois homens bombas se aproximarem de uma igreja. Ele os abordou, tentando fazê-los parar, mas os homens acionaram as bombas antes mesmo de chegar à igreja e os três morreram. Na semana seguinte, a igreja que foi poupada do atentado estava lotada de pessoas", conta um dos analistas de perseguição.

Ainda que triste, pela perda do segurança, os cristãos reconheceram que foi um ato corajoso e ele morreu como um mártir, na intenção de proteger a igreja. Os ataques à bomba não impedem que os cristãos frequentem as igrejas, mesmo sabendo que correm risco de vida. Lembre-se dos cristãos paquistaneses em suas orações. Eles precisam de forças para seguir em frente.

Pedidos de oração
  • Ore para que Deus console a família do segurança que protegeu a igreja com a própria vida.
  • Peça ao Senhor para que a igreja paquistanesa continue crescendo, com fé e coragem, a fim de alcançar mais pessoas através da Palavra.
  • Ore também pelos perseguidores para que sejam tocados pelo Espírito Santo e também aceitem a Jesus como Salvador.
Por Portas Abertas

“Mão de Deus” é vista nos céus da Europa



Resultado de imagem para “Mão de Deus” é vista nos céus da Europa       Imagem é vista por muitos como sinal divino 

o começo da semana, os portugueses da Ilha da Madeira foram surpreendidos por uma imagem curiosa nos céus. Em tons de laranja brilhante, pairava no céu o que parecia ser um punho fechado em chamas.

A nuvem colorida foi fotografada pelo blogueiro Rogerio Pacheco. Em pouco tempo chamou a atenção nas mídias sociais, recebendo o apelido de “Mão de Deus”.

Alguns sites cristãos como o da revista Charisma e o Christian Today, questionaram se haveria um significado nesse tipo de imagem.

Uma grande quantidade de pessoas acredita que esse tipo de situação é um tipo de “sinal divino”, que deveria fazer as pessoas pensarem em Deus e no seu poder. Entre os comentários mais comuns nas redes sociais estavam a menção de versículos como Atos 2:19 “Mostrarei maravilhas em cima, no céu, e sinais embaixo, na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça” e 1 Pedro 5:6 “humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus”.

O fato chama atenção de modo especial por causa de outros “sinais” vistos nos céus dos Estados Unidos recentemente. Eram imagens no céu que se assemelhavam a anjos e cruzes em diferentes locais, desde o Havaí até Nova York.

Dois anos atrás, uma “Mão de Deus” foi fotografada por um telescópio espacial da NASA. Tratava-se de um pulsar, produzido pela explosão de uma estrela.

De acordo com a ciência, este é um exemplo de pareidolia, fenômeno que nos faz perceber formas familiares em imagens aleatórias. Formas comuns de pareidolia incluem ver animais ou rostos nas nuvens, por exemplo.

por Jarbas Aragão

Ex-presidente de escola de samba se converte em Manaus



Resultado de imagem para Ex-presidente de escola de samba se converte em Manaus     Foram 30 anos de trabalho na escola A Grande Família e hoje ele deseja apenas adorar a Deus 

Por muitos anos o nome de Luiz Gilberto Ferreira Lima, 58 anos, esteve diretamente ligado ao Carnaval de Manaus, por ele estar à frente da escola de samba A Grande Família.

Mas o ex-sambista da escola se tornou evangélico e desde agosto do ano passado tem trocado o mundo do samba para se dedicar ao Evangelho, como relata o jornal A Crítica.

A decisão de mudar de vida aconteceu após ele passar por problemas de saúde (dele e de seus familiares), além de não conseguir encontrar tempo para ficar com a família.

Mesmo se afastando dos trabalhos, Luiz Gilberto ainda mantém contato com a escola porque muitos de seus filhos ainda trabalham na vermelho e branco do bairro São José.

Um de seus filhos é o presidente de A Grande Família, outro é mestre de bateria e sua esposa, Ermozinda Andrade Lima, trabalha como cozinheira na escola de samba.

Porém ele não tem ido na quadra todos os dias, sua rotina não é mais viver do samba 100% do dia. Nas terças e domingos, por exemplo, Luiz Gilberto frequenta os cultos da Assembleia de Deus na zona Norte de Manaus.

“Eu ainda estou de corpo na A Grande Família porque preciso ajudar meu filho. Mas espiritualmente a minha cabeça e o meu coração estão na igreja”, diz ele.

Foram 30 anos de trabalho na escola de samba, tempo que chegou ao fim após a escolha de seguir o Evangelho. Seus filhos e esposa também devem deixar A Grande Família, assim que acabar o mandato de Luizinho.

Mas a decisão deles de deixar o Carnaval não é religiosa, pois os filhos do ex-sambista não se converteram. “Um dia hei de vê-los aqui comigo na Igreja. Eu acredito muito que meus filhos vão me seguir. Há cinco meses ninguém imaginava que eu iria entrar para a igreja evangélica”, afirma Luiz.

Seguir a religião não é fácil, muitos acreditam que ele não ficará muito tempo longe do samba e da bebida.
“Muitos dizem para mim: Glória a Deus, Gilberto, que bom. Feliz por você ter encontrado um caminho de paz e sossego na sua vida. Já os irônicos dizem: ‘Isso é fogo de rabo de palha. Quando passar o primeiro balde de cerveja ele toma uma latinha’. E eu digo: já passaram mais de 100 e a tentação não me bate.

Quando alguém me oferece uma cerveja eu só faço rir. Se quiserem me pagar um refrigerante eu aceito”, afirmou ele ao jornal.

Entre os vários milagres que já viveu, Luiz Gilberto testemunha a cura de sua mãe, Leonília Ferreira Lima, hoje com 89 anos, que chegou a ser desenganada pelos médicos e que hoje está curada.

“Hoje minha mãe anda, sem inflamações, come de tudo, é sã, também está na igreja. Já viajou para o Ceará e até foi à praia. Ela é um milagre vivo de que Deus existe após todo esse sofrimento grande pelo qual passamos”, relata Luiz Gilberto.

por Leiliane Roberta Lopes