Fotos

domingo, 20 de dezembro de 2015

Você é mesmo independente?

Você é mesmo independente?

 
Eu amava quando meu pai me levava de um lado para o outro no pescoço dele. Do alto a visão era privilegiada. Mas fui crescendo, senti vergonha, quis ser independente e caminhar sozinho! Os tombos eram inevitáveis, mas o meu pai, claro, sempre estava por perto e prontamente me colocava de pé outra vez. Mas fui crescendo, e mesmo caído tive vergonha, quis ser independente e me levantar sozinho!
 
Quando a gente ia pra uma cidade grande segurava a mão dele na hora de atravessar a rua. Tinha medo dos acidentes. Mas fui crescendo, senti vergonha, quis ser independente e me livrar do perigo sozinho!
 
Na escola tudo era novo e estranho. Chorei e por muitas vezes desejei ficar em casa. Para me incentivar, meu pai me levava até a sala de aula e fazia questão de me ensinar o que ele sabia. Mas fui crescendo, senti vergonha, quis ser independente e aprender sozinho!
 
Nos fins de semana amava passear com meu pai. A gente ia pra praça durante à noite, comia pipoca e comprava balões de ar. Mas fui crescendo, senti vergonha, quis ser independente e me divertir sozinho!
Como qualquer adolescente, sonhei em crescer rápido, completar dezoito anos, tirar a carteira de habilitação, ser maior de idade e totalmente “independente”!
 
Por que buscamos tanto essa independência? O pior é que também agimos assim com Deus.
 
Quando foi que você achou que poderia caminhar e chegar ao alto sozinho? Você acredita mesmo que não precisa do Pai para te levantar quando está prostrado diante dos problemas da vida? Você realmente acha que a mão forte Dele não é necessária para te livrar do mal? Será que você já sabe tudo para recusar o ensinamento Dele? É mesmo possível ter alegria, satisfação e se divertir sem a presença do Pai? O que te faz pensar que pode viver longe só porque acredita ser independente?
 
Hoje aprendi o verdadeiro sentido do crescimento. Grandes não são aqueles que acreditam poder tudo sozinhos. Maiores são os que não se envergonham de admitir a dependência!
 
::Juliano Matos
jornalista e palestrante
julianomatos@gpsdavida.com.br
www.gpsdavida.com.br
Colaborador do portal Lagoinha.com

O Deus de toda esperança

O Deus de toda esperança

Foto: Internet
Foto: Internet

Quando olhamos com perspicácia parece que foi ontem o dia 1º de janeiro e, agora, já estamos no meio do mês de dezembro, o último mês do ano. Terminando 2015. Os dias passaram numa velocidade tão grande, não é mesmo? Parece que o tempo voou!

Talvez você olha para a sua vida e diz: “Voou mesmo”. Além disso, começa a refletir sobre alguns alvos que não foram alcançados; sobre as dificuldades que enfrentou, sente-se tão sozinho e abatido, entre outras situações desanimadoras. Mas não fique olhando para trás. Deixe o seu coração ficar cheio de uma esperança e de uma certeza de que o melhor de Deus estar por vir.

Anida neste mês, Deus pode lhe abençoar de modo extraordinário e fazer além do que fez nos 11 meses que ficaram para trás. Então, levante a cabeça. Deus é Deus. Deus continua sendo Deus e tendo um plano magnífico para sua vida.

Neste mês fecharemos o ano de 2015 e vamos fechá-lo dando fim às brechas. Também acertaremos as coisas que precisam ser acertadas. Dezembro é um mês muito forte. Forte no sentido de reconhecermos como os dias têm passado tão rápido. A Bíblia diz que parece que a gente está até voando. Então, como viver e terminar bem o mês de dezembro?

Em 1 Pedro 1.3-5, o apóstolo nos traz uma mensagem como se fosse um ensino para fechar bem o ano de 2015. Ainda neste mês você pode pela, bondade do Senhor, conquistar tudo o que em 11 meses não conseguiu conquistar e ter mais experiências com Ele do que nos 11 meses que já se passaram.

Por meio dessa passagem podemos também concluir que se chegamos até aqui é tão somente por causa das misericórdias do Senhor. A Bíblia nos diz que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Se eu estou vivo até hoje é por causa da misericórdia do Senhor para comigo. Se você chegou até aqui, também é por causa da misericórdia dele. Não é pelo fato de você ser forte, jovem ou ter saúde. 

Mas por causa da misericórdia Dele. E, também, porque o Senhor continua tendo uma plano e um propósito para sua vida. Não se esqueça! Você pode terminar muito bem este ano. Creia!

Oro para que, ainda, em 2015, você possa dizer: “Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança”.

Algumas pessoas dizem que a esperança é a última que morre, mas se morreu não é esperança. A Bíblia nos diz que Deus é o Deus de toda esperança. Então, neste último mês deixe o seu coração se encher de esperança. A esperança de Ele fazer na sua vida a vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável, porém, até agora você não permitiu fazê-la.

Saiba que a esperança do Senhor nos renova, enche nosso coração, nos dá força e age a nosso favor. Ela é uma esperança viva. Nossas raízes estão firmadas nessa certeza transmitida pelo apóstolo Pedro. Nossas raízes estão firmadas na certeza de que Cristo ressuscitou e está vivo. Eu não prego o evangelho porque aprendi a pregá-lo, mas porque eu o vivo a cada dia. Porque no meu coração queima essa realidade.

Neste último mês você não consegue consertar os meses que ficaram para trás ou recuperar o tempo que ficou afastado de Deus. Mas ainda há tempo de você voltar para Ele e experimentar essa viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Você precisa ter a compreensão de que Jesus está vivo. A Bíblia diz que Jesus é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo para sempre. Mas você e eu não. Nós somos limitados. Nós temos nossa vida, aqui, na terra, com um limite. No entanto, podemos herdar a eternidade e sermos eternos como Ele é. Porém, para que isso aconteça é necessário que nos entreguemos totalmente a Ele.

Ainda neste ano renda-se aos pés de Cristo. Termine 2015 sob o senhorio Dele. Viva com Ele, para Ele e para a glória Dele.

Deus abençoe!

Palavra do Pastor Márcio Valadão

Arqueólogo diz que Jesus Cristo nasceu em “outra Belém”


Gruta na Igreja da Natividade é considerado local do nascimento do Salvador


Arqueólogo diz que Jesus Cristo nasceu em “outra Belém” Arqueólogo diz que Cristo nasceu em "outra Belém" 
 


Todos os anos muitos cristãos de todo o mundo visitam Israel e querem conhecer o local onde Jesus Cristo nasceu. Em geral eles visitam a Igreja da Natividade, o local tradicionalmente apontado como o local do nascimento. Mas nem todos concordam com isso.

“A Igreja da Natividade foi construída em 326, quando o imperador Constantino decidiu que o cristianismo seria a religião oficial do Império Romano”, explica o professor Qustandi Shomali, da Bethlehem University. “É o lugar onde o cristianismo começou.”

Dentro da igreja, as colunas originais do século 4 ainda estão de pé. Conta-se que foi a rainha Helena, mãe de Constantino, que mandou construir a igreja. “Os indícios que seja este o local  onde Jesus nasceu remontam a meados do primeiro século,” disse Shomali.

No primeiro século, o imperador romano Adriano destruiu Belém. Depois de ter destruído a cidade, mandou construiu um templo e plantou um bosque sobre o local onde os peregrinos cristãos vinham para homenagear o lugar onde Jesus nasceu. “Na verdade, este templo em vez de destruir, preservou o lugar”, acrescentou Shomali.

O historiador Jerônimo escreveu em 396 d.C, “Mesmo aqueles que são estranhos à fé sabem que dentro daquela gruta nasceu o rei que é adorado e glorificado pelos cristãos.”

A entrada principal da Igreja da Natividade é chamada de Porta da Humildade, pois todos precisam se curvar para passar por ela. Foi originalmente construída pelos cruzados e alterada pelos otomanos, a fim de manter cavaleiros montados fora da igreja.

No lugar central dentro da gruta, uma estrela marca o local exato onde Cristo teria nascido. Os peregrinos costumam tocar a estrela e registrar em fotos o momento em que veem o local do nascimento de Jesus. Para muitos, é uma profunda experiência emocional e espiritual.

Outro evento registrado na Bíblia aconteceu depois que Jesus nasceu. Shomali fala sobre um aspecto pouco conhecido da Igreja da Natividade.

“Este é o lugar onde temos o túmulo dos filhos inocentes”, disse o professor. “Herodes matou cerca de 6.000 crianças nessa região a fim de tentar eliminar Jesus, pois ele não queria um novo rei para substituí-lo.”

 Abaixo da igreja estão os ossos de algumas das crianças que teriam sido mortas por ordem de Herodes.

Mas os milhares de peregrinos que visitaram Belém todos estes anos foram ao lugar errado?

O arqueólogo israelense Aviram Oshri acredita que o nascimento foi numa cidade chamada Belém mais ao norte, perto de Nazaré, onde Jesus passou a infância.

Sua tese que questiona uma das mais antigas tradições cristã baseia-se em dados históricos, citações do Antigo e Novo Testamentos e mais de dez anos de escavações.

Oshri está convicto de que Jesus nasceu em Belém da Galileia, e não em Belém da Judeia, como é chamada pelos arqueólogos a cidade na Cisjordânia que atualmente faz parte da Autoridade Nacional Palestina.

O Evangelho de Mateus narra que Maria viajou em um burro de Nazaré, na Galileia, até Belém, onde Jesus nasceu. A distância de quase 100 km entre as cidades era enorme para a época.

“Se ela percorresse mesmo essa distância teria dado à luz muito antes. Faz muito mais sentido que a Belém do nascimento seja a da Galileia, que fica a apenas 7 km de Nazaré”, garante o arqueólogo.

Sua tese não é original. Ao longo da história muitos estudiosos questionam o local. Mas Oshri diz ter reunido indícios arqueológicos para provar esse “erro histórico”. Um de seus  argumentos mais contundente é que em Belém da Judeia jamais foram encontrados sinais da Roma antiga.

Porém, em Belém da Galileia, Oshri achou diversos vestígios de atividade humana da época de Jesus. Entre eles, há restos de uma muralha que foi construída para proteger a recém-criada comunidade cristã.

Historiadores sugerem que os autores do Evangelho trocaram propositalmente as Beléns para associar Jesus ao rei Davi, que era da Judeia. Cristo era seu descendente, segundo as Escrituras.

Até 1948, Belém da Galileia foi habitada por uma comunidade do grupo religioso alemão dos templários. Após o estabelecimento do Estado de Israel, a aldeia tornou-se uma comunidade agrícola. Com cerca de 800 habitantes, hoje mais parece um condomínio de alta classe. São raros os vestígios de atividade arqueológica.

Em 2005, após divulgar sua tese, Oshri foi rebaixado de posto na Autoridade de Antiguidades de Israel. Ele busca financiamento para continuar as escavações e conseguir provar seu argumento.

Yossi Yeger, dono de um hotel em Belém da Galileia, diz que o boicote a Oshri faz parte de uma série de conspirações ao longo da história. “Se José nasceu em Nazaré e Maria em Belém, a 100 km de distância, como eles se conheceram, pelo Facebook?”, ironiza.

Por Jarbas Aragão
 

Aplicativo mantém você informado sobre a Igreja Perseguida


Você pode acompanhar pelo celular ou tablet as informações sobre os cristãos perseguidos em todo o mundo e ajudar esses trabalhos  


Aplicativo mantém você informado sobre a Igreja Perseguida App mantém você informado sobre a Igreja Perseguida 
 


A organização Portas Abertas desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que vai atualizar os interessados em informações sobre a Igreja Perseguida.

O app “Portas Abertas” oferece notícias, vídeos, devocional, fotos, pedidos de oração e outras informações para quem gosta de acompanhar e ajudar os irmãos perseguidos em todos os países do mundo.

Quem já acompanha o site da instituição pode acessar o conteúdo diretamente do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente tanto no App Store (aqui), como no Google Play (aqui).

Para quem não conhece, a Portas Abertas é um ministério internacional que atua em prol dos cristãos perseguidos através de ações que visam contribuir e ajudar aqueles que sofrem por conta da fé, levando mensagens de encorajamento e ajuda financeira para diversos projetos de evangelização.

“Nossa missão é divulgar essa dura realidade vivida por cristãos, ao redor do mundo, que são perseguidos por causa de Jesus, encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida”, diz a instituição.

Para acompanhar de perto o que a Portas Abertas tem desenvolvido e se envolver nesses projetos você pode fazer o download do app em seu smartphone ou tablet.

Google Play –

App Store –

por Leiliane Roberta Lopes


Para brasileiros, blasfemar é mais grave que pequenas fraudes


Estudo avalia a moral e ética brasileira


Para brasileiros, blasfemar é mais grave que pequenas fraudes "Blasfemar é mais grave que pequenas fraudes" 
 


A empresa Flyfrog, especializada em pesquisa de mercado, realizou um estudo a respeito da moral e da ética dos brasileiros e identificou que reclamar de Deus é mais grave do que pequenos delitos.

A pesquisa ganhou o título de “Moral e Ética: Quais os Valores que Norteiam os Brasileiros” e diversos comportamentos foram comparados pelas perguntas. Entre as respostas, os entrevistados disseram que é dez vezes mais grave praticar um aborto do que pagar comissão ilegal por um negócio ou votar em um político corrupto.

Ainda para os participantes do estudo é dez vezes pior blasfemar do que comprar mercadoria roubada e ainda é pior se divorciar do que furar a fila.

“Queria tentar entender se as atitudes dos brasileiros no dia a dia condizem com essa briga generalizada que se vê contra a corrupção e crimes de colarinho branco. Em outras palavras, se as pessoas de fato praticam aquilo que cobram das autoridades”, disse o sociólogo Rodrigo Toni, líder da pesquisa.

A corrupção, assunto tão debatido nos últimos meses, aparece em 18º lugar entre as 34 situações mais reprováveis pelos brasileiros que moram na região Norte. No Nordeste ela aparece na 14ª posição, no Sudeste em oitava e no Sul na sétima posição.

Ainda em relação à corrupção, a pesquisa mostrou que brasileiros com ensino superior consideram as atitudes corruptas 57% mais sérias do que aqueles que não possuem diploma de graduação.

No topo da lista das ações mais condenadas pelos brasileiros estão o aborto, a violência doméstica e a omissão de socorro em caso de acidente com índices de 8,31, 3,80 e 3,18, respectivamente. Pela pesquisa, 1,0 é o ponto de equilíbrio onde quanto maior que 1, mais grave é considerado o comportamento e quanto menor, mais aceitável.

Entre os mais aceitáveis temos achar algo perdido e não devolver ao dono com 0,23 ponto; e transferir pontos da carteira de habilitação para outra pessoa com 0,19.

“A consciência popular não aceita que certas contravenções ou infrações à lei devem ser reprovadas. Existe uma grande flexibilidade na cultura brasileira em relação ao que é certo e errado”, aponta o estudo. Com informações Estadão

por Leiliane Roberta Lopes 

Papa não tem medo do Estado Islâmico e se nega a usar colete à prova de balas, diz porta-voz


 Papa não tem medo do Estado Islâmico e se nega a usar colete à prova de balas, diz porta-voz     O papa Francisco decidiu que não vai se acovardar diante das ameaças do Estado Islâmico contra sua vida, e que, no dia 25 de dezembro, quando entregar a mensagem de Natal, chamada Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro, vai fazê-lo normalmente.  

O porta-voz do papa, padre Ciro Benedettini, disse que Francisco está ciente das ameaças feitas contra a sua vida feitas pelo Estado Islâmico, mas disse que ele “não tem medo” de radicais islâmicos e não usará um colete à prova de balas como vem sendo fortemente sugerido por seus assessores de segurança.

Em entrevista ao site Express, do Reino Unido, Benedettini afirmou que o Vaticano já reforçou a segurança policial após a divulgação do vídeo com as ameaças dos terroristas muçulmanos. A cidade de Roma, capital italiana, também está sob alerta, após o FBI repassar informações sobre um iminente atentado, similar ao ocorrido em Paris no dia 13 de novembro.

“O papa se recusa a mudar seu estilo de liderança descontraído não se importa com as ameaças do Estado Islâmico”, disse o porta-voz. “[Ele] sabe tudo [sobre as ameaças], mas ele não quer perder o contato com as pessoas […] É compreensível em sua posição, ele não querer usar um colete à prova de balas. Isto é ridículo ir ao altar com um [colete]. É compreensível, obviamente, que a polícia e a Gendarmerie queiram que o papa esteja mais protegido, mas é algo que não pode ser alterado”, acrescentou.

O porta-voz lembrou a recente viagem de Francisco à África, e disse que o pontífice se recusou a cancelar a visita ao continente mesmo com todos os alertas de risco: “Ele foi lá, ele não teve qualquer perigo, ele foi capaz de convidar o imã para vir com ele no papamóvel. Ele sabe tudo [sobre a alegada ameaça], obviamente, mas ele não está muito preocupado”, afirmou.

Publicado por Tiago Chagas 




Pai de menina sequestrada tem fé de reencontrá-la



"Estamos sobrevivendo pelas orações dos irmãos" 20-nigeria-0270100083

A filha do líder religioso conhecido como Ayuba*, que estava entre as mais de 200 meninas sequestradas pelo Boko Haram, na escola de Chibok, disse que sente saudade da filha e que não deixar de orar um dia sequer pelo seu retorno.

Na ocasião do sequestro, os extremistas também queimaram a sua igreja e levaram todos os seus pertences, obrigando a família a se mudar para outro lugar. Num encontro com a equipe da Portas Abertas, ele revela que busca respostas na Bíblia. "Sem a Palavra de Deus não suportaríamos viver tudo isso, além do mais, nós estamos sobrevivendo pelas orações dos irmãos", diz Ayuba.

"Minha filha Amina* faz muita falta. Minha esposa chora muito, até hoje, todos os dias falamos dela. Mas concordamos que devemos confiar em Deus, e vamos continuar esperando. Eu creio que Deus pode nos trazer ela de volta e também as outras meninas. Pode parecer impossível aos nossos olhos, mas nós servimos ao Deus dos impossíveis. Nós oramos e jejuamos sempre. Por favor, continuem orando por todos nós", pede o pai.*Nomes alterados por motivos de segurança.

Por Portas Abertas

Evangélicos são roubados e espancados enquanto oravam no monte


Crime ocorreu em Açailandia, Maranhão

Evangélicos são roubados e espancados enquanto oravam no monte Evangélicos são espancados enquanto oravam no monte 
 


O município de Açailandia, no Maranhão, tem pouco mais de 100 mil habitantes. Mas esta semana a pacata cidade foi surpreendida por um caso de violência urbana pouco comum.

Uma quadrilha de sete assaltantes (incluindo menores de idade) atacou um grupo de evangélicos que estavam orando em um monte localizado nas proximidades do bairro Sarney Filho. Armados com uma arma do tipo “garrucha” e facões, levaram celulares, joias, dinheiro e chave dos veículos.

Segundo as vítimas, eles também espancaram bastante as pessoas que estavam no local. Para o pastor, que prefere não se identificar, pois teme represálias, isso é um verdadeiro absurdo. “Aonde vamos chegar com tanta violência? Não será nenhuma surpresa se qualquer hora dessas formos abordados por marginais, dentro de nossas Igrejas”, desabafou.

A Polícia Civil e Militar da cidade deflagrou uma operação batizada de “Peniel”. Comandada pelo capitão Deocelio e o delegado Tiago Gardon, realizou as prisões de quatro adolescentes e um adulto que fazem parte da quadrilha. Os outros membros fugiram da cidade.

Todos os apreendidos foram reconhecidos pelas vítimas, mas os objetos roubados das vítimas ainda não haviam sido recuperados. Com informações A Marcos

por Jarbas Aragão