Fotos

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pastor Claudio Duarte - 01/06/2014 - A História de Uma Família (Nova)



Leandro Marques recebe Disco de Ouro. Confira!

Lyric Video Eyshila - Jesus, o Brasil quer te adorar

Aline Barros, Bruna Karla e Comunidade Internacional a Zona Sul - Herdei...

Rayssa & Ravel - O Teatro (Clipe Oficial MK Music)

Liz Lanne - Enquanto Deus Trabalha (Clipe Oficial MK Music)

Ministério Unção de Deus - Confia - Vídeo da LETRA Oficial HD MK Music (...

Curta Nossas Paginas



Informativo


HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA MINISTÉRIO DA RESTAURAÇÃO - CCA MR

Irmandade da CCA MRA CCA - Congregação Cristã Apostólica - é uma igreja evangélica pentecostal, cujo nome e estilo das igrejas são parecidos com os da CCB-Brás.
A CCA foi fundada em 11 de novembro de 2001, em Aparecida de Goiânia, Goiás, pelo ex-Cooperador da CCB-Brás nosso Irmão Antonio Silvério Pereira, acompanhado por familiares e outros Irmãos que saíram com ele da CCB-Brás.



Tomaram parte nesta empreitada os membros da Igreja Renovação Cristã, sob a liderança de outro ex-CCB-Brás Irmão Fleury Rodriguez de Oliveira. Desta união surgiu a CCA, Congregação Cristã Apostólica.
A CCA tem como pontos básicos de Doutrina os doze artigos de fé apostólica determinados em maio de 1927, em Niagara Falls (Nova Iorque, EUA), por ocasião de uma Assembléia do movimento pentecostal italiano-americano; estes pontos de fé e Doutrina são os mesmos da CCB-Brás - sendo que a CCB-Brás, em 1995, de maneira apóstata modificou o seu primeiro ponto de Doutrina acrescentando a palavra “CONTENDO” a ele.

Assim como na CCB-Brás, o Ministério não recebe salário, adota o sistema de ofertas e coletas voluntárias e as práticas administrativas também são bem semelhantes às da CCB-Brás.
Diversas características na liturgia e nos costumes são herdados da CCB-Brás, porque a igreja nasceu de um sentimento de reforma no coração de ex-membros da CCB-Brás.

A CCA afirma ter como finalidade principal, proclamar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é a melhor proposta para o mundo, no sentido de agregar valores familiares e sociais. A CCA pretende ser uma colaboradora das demais denominações evangélicas no trabalho de evangelização e estabelecimento do Reino de Cristo.
Tem um propósito também de resgatar aqueles evangélicos que estão desviados de alguma igreja. Membros e pessoas que foram líderes na CCB-Brás ou outras Igrejas, que desejam voltar a servir a Deus com sinceridade são bem-vindos na CCA podendo, até, ocupar Ministérios nesta Obra.

Antônio Silvério Pereira

Antônio Silvério, é apresentado em biografia pelo Ancião da CCA, nosso Irmão Elias, como pessoa íntegra, de bom testemunho cristão e de franqueza no falar. Era conhecido como “o doutrinador” que procurava manter a ordem e a disciplina, e também era perfeccionista no uso da Palavra que ensinava, pois não tolerava erros que feriam a ética moral e espiritual e não havia quem escapasse de sua autoridade e de sua franqueza quando tinha que dizer algo a alguém. Por conta desta franqueza, acabou por granjear amigos como, também, inimigos.

Defensor da Doutrina, franco, amoroso e capaz para o Ministério, são adjetivos atribuídos ao ex-Cooperador.

Relata que houve diversos embates entre Antonio Silvério e o Ministério de Anciães de Goiânia, por causa da Igreja e da Doutrina; esse foi justamente um dos fatos que o levou a sair da CCB-Brás.

Acusando a CCB-Brás de apostasia e o Ministério de se corromper desligou-se para fundar uma Igreja conforme acreditava que deveria ser. Foi seguido por cerca de 80 a 90 membros.

Antonio Silvério morreu pouco tempo depois de fundar a nova Igreja, vítima de um acidente de trânsito.

Fleury Rodriguez de Oliveira

Na década de 70 o Ancião da CCB-Brás em Goiás José Valério se desligou fundando uma dissidência chamada Congregação Cristã Renovada. José Valério voltou para a CCB-Brás, re-integrando cerca de 30 igrejas que o acompanharam. Fleury foi ordenado ao Ministério de Ancião nesta extinta dissidência, mas durou pouco na Renovada, por não encontrar nela nenhuma novidade de renovação ou restauração espiritual, e então fundou a Igreja Renovação Cristã.

Após entendimento entre ele e Antônio Silvério em 2001, a Igreja Renovação Cristã passou a se chamar Congregação Cristã Apostólica.

Fleury renunciou ao Ministério de Ancião na CCA, logo no seu início, desligando-se. Atualmente, ele está numa igreja da Assembléia de Deus.

Com a morte de um e a saída do outro, a CCA, que hoje existe, pouco tem do trabalho de seus dois pioneiros, sendo fruto do trabalho dos crentes que deram prosseguimento ao movimento após a perda do seu líder e de outros que ingressaram nas suas fileiras.
 
CCA x CCB

A CCA é uma nova Igreja, diferente da CCB-Brás em muitos aspectos.

Já nasce com a implementação de diversos pontos defendidos pelos reformistas, que desejavam ver estas mudanças ocorrerem na CCB-Brás. Não romperam totalmente com os costumes, mas os mantiveram de forma opcional, sem o rigor exigido na CCB-Brás.
Possui Hinário próprio.

Atualmente, ao nome CCA foi acrescentado a sigla MR significando Ministério da Restauração.
A sede nacional da CCA-MR fica na cidade de Nova Venécia, no Estado do Espírito Santo, Brasil.
Sede nacional da CCA MR no Espírito Santo

 
Algumas características:

1. Finalidade da CCA Fundar e administrar através de seus órgãos competentes, outros grupos, escolas e entidades de cunho filantrópico.

2. Afastamento de membros Os membros - no exercício de qualquer Ministério ou Cargo - poderão ser afastados de suas funções, por deliberação em Assembléia Geral, sob a guia do Espírito de Deus, por diversos casos, mas não estão incluídos na lista, os casos de adultério e fornicação.

3. Conselho Ministerial É composto de Anciães, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas, Obreiros (Evangelistas) que zelam pela vida espiritual e moral da igreja. Todos trabalham no Ministério da Palavra de Deus de forma voluntária para o crescimento e progresso da Igreja.

4. Nepotismo Ao Conselho Ministerial é vedado a prática do Nepotismo e Abuso de Hierarquia, sob pena de destituição do Cargo ou Ministério.

5. Ancião Tem a liderança da igreja de modo geral; promove Palestras e Ensinamentos, entre outras funções importantes. Não precisa ter o dom de línguas.

Batismo da CCA MR6. Presbítero Auxiliar ao Ancião; tem função de presidir Batismos (somente na ausência do Ancião), Santa Ceias, discipular novos convertidos, entre outras.

7. Diáconos e Diaconisas Dentre outras, recepcionar e listar visitantes

8. Obreiros (Evangelistas) Presidir os cultos normais na falta ou quando solicitado pelo Ministério; auxiliar os Diáconos e Diaconisas

9. Conselho de Ética e Disciplina Composto de quinze membros, com mandato de (04) quatro anos, tem a função de receber e processar as denúncias de irregularidades contra os membros, procedendo a investigação e instauração do processo de cassação do cargo, e , quando for o caso, promover a instauração do processo judicial ou extrajudicial para a responsabilização do denunciado à reparação dos danos materiais e morais causados à CCA; Receber e instaurar o processo de apuração de faltas e irregularidades contra os Membros no exercício de suas atribuições que procederem contra os ensinamentos da Fé e Doutrina propagada pela CCA, ou contra a sã Palavra de Deus.

10. Membros Todos os membros (a) da CCA são registrados e terão direito ao documento (carteira) de identificação de membro da igreja.

11. O Corpo Ministerial da CCA será composto de pessoas, casadas ou solteiras, no padrão homem e mulher. Valoriza-se o conhecimento teológico para ocupar cargos.

12. Santas Ceias Uso do pão asmos (sem fermento), do suco de uva (no lugar do vinho) e com taças individuais.

13. Véu Considerado um costume oriental, usa quem quer.

14. Saudação Considera válida e aceita toda Saudação Cristã.

15. Rebatismo Não pratica rebatismo de pessoas já batizadas em outras denominações de acordo com o mandamento.

16. Escola Dominical Ensino Bíblico para as crianças com exercícios e testes de avaliação.

17. Unção Qualquer membro que esteja apto poderá proceder à unção, porém na igreja a prática será procedida sempre, primeiramente, pelo Corpo Ministerial (Ancião, Presbítero, Diácono e Diaconisa).

18. Exclusão Todo transgressor ARREPENDIDO tem de Deus o perdão instantâneo, mas na igreja física deve permanecer, temporariamente, tolhido de seu Ministério, por causa da Irmandade e do escândalo; mas nada o impede de orar, pedir hinos, testemunhar, cantar e viver socialmente entre a Irmandade até que o mesmo se regenere. Havendo frutos de arrependimento e consenso entre a Irmandade local a obra da restauração, ensinada por Jesus, ainda é válida.

19. Casamento O casamento dos Membros da CCA terá um culto alusivo à cerimônia a pedido dos noivos, porém em locais apropriados e não nas Casas de Orações.

20. Outros serviços no Culto Nos Cultos realizados na CCA poderá haver mediante pedidos, menções de Ação de Graças tais como: apresentação de recém-nascidos, aniversário, livramento em situações sinistras e adversas, libertações e outros.

21. Oração em pé Ora-se de joelhos, mas quando recebem visitantes de outras denominações oram em pé.

22. Palestras Bíblicas Ministradas pelos Anciães e Presbíteros ou por qualquer Irmão ou Irmã que seja idôneo e conhecedor do assunto. Nas Palestras Bíblicas são abordados diversos temas do dia à dia e com isso, através de convite; é dada a liberdade para Irmãos de outras denominações também.

23. Pregações A oportunidade é dada para todos que sejam cristãos e que tenham Conhecimento Bíblico e principalmente: BOM TESTEMUNHO.

Irmandade da Congregação Cristã Apostólica24. Ensinamentos Só com a Bíblia Sagrada ou Artigos Bíblicos que contenham versículos para análise; são lidos juntos em conferência. O ensinamento é dado pelos Anciães e Presbíteros, mas toda Irmandade tem direito de manifestar sua opinião ou dúvida à respeito.

25. Encontro de jovens Poderá promover e participar de encontros de jovens e de crianças, como também estabelecer o intercâmbio dessa natureza com outras denominações evangélicas.

26. Encontro de casais Poderá promover encontro de casais e aconselhamento para futuros casais.

27. Instrumento musical A igreja poderá adquirir e emprestar instrumento ao membro até este poder comprar. Havendo afastamento do membro, o instrumento volta para a igreja.

28. Orquestra Composta por homens e mulheres, as Irmãs podem tocar outros instrumentos além do órgão.

29. Liberdade Para Testemunhos, Leituras Bíblicas, Ensinos Bíblicos e Louvores individuais que podem ser executados com violão, playback ou acompanhados de orquestra.
30. Liturgia Segue o modelo CCB, mas não sendo fixo, pode ser alterado, a critério de quem preside.

31. Leitura da pregação Feita com todos em pé.

32. Intercâmbio Os Membros da igreja CCA serão livres e incentivados a freqüentarem Cursos, Palestras e Seminários Bíblicos em outras denominações religiosas e filantrópicas.

33. Bibliotecas Poderá adquirir Bibliotecas para fins de Estudo e Pesquisa.

Conheça mais sobre esta importante Igreja através do seu site: www.ccamr.org.br

Conhecendo Algumas das dissidências da Congregação Cristã no Brasil !!!

Já ouvi irmãos se referirem a Assembléia de Deus com seus inúmeros ministérios como uma colcha de retalhos. Alguns agem como se na história da CCB nunca houvesse tido qualquer tipo de dissidência, talvez façam isso por falta de conhecimento.

Segue abaixo um breve relato das principais dissidências da CCB que surgiram desde a década de 1950.
.
.
.
.
.
.

1953: Igreja Renovadora Cristã

No dia 21 de fevereiro de 1953, a edição do diário Jornal Folha de Pinheiros destacou o primeiro batismo da Igreja Renovadora Cristã, ao que se sabe até então, a primeira dissidência da Congregação Cristã no Brasil. 

Fundada pelo cooperador Aldo Ferretti na década de 1950, tem sede na Vila Madalena – SP, num prédio que imita os traços da Congregação Cristã. 

Aldo Ferretti tinha laços estreitos com Luis Francescon, como é possível verificar em cartas trocadas por eles entre os anos de 1937 e 1951, digitalizadas e disponibilizadas no site institucional da Igreja Renovadora Cristã. 

Segundo os relatos de Ferretti, as motivações que fizeram com que ele deixasse a CCB foram: à falta de humildade de alguns do “Colégio de Anciães”, a quem Aldo classificava como homens poderosos que preferiam acatar as tradições em detrimento da Palavra de Deus. Entre os motivos estava à ostentação de “vaidades” e uso e a conivência dos abusos com a bebida alcoólica, que na época rendiam criticas a CCB tanto por parte dos cristãos  quanto os não cristãos. 

Na noite de 14 de maio de 1952, após o culto, na reunião dos ministros, Aldo fez sua exposição, apontando os prejuízos que as vaidades e álcool permeando na igreja, o quanto isso afrontava a Palavra de Deus. Alertou também para que os seus pares não se alegrassem com o número crescente de fiéis, mas que tomassem cuidado com a pregação parcial do evangelho que contribuía para a desobediência não só no meio do povo, mas do próprio ministério. De acordo com Aldo, houve uma forte reação a sua exposição, cujas conseqüências e criticas não se limitaram aquela noite, e nem apenas aquela região, visto que o ministério emitiu circular para ser lida em todas as Congregações Cristãs, do Brasil, a partir deste dia Aldo Ferreti não mais compôs o Colégio, bem como, para não deflagrar uma guerra interna e ter paz consigo mesmo, voluntariamente deixou a CCB, tempo depois alguns irmãos passaram a se reunir com ele em reuniões familiares,  que mais tarde deu origem a Igreja Renovadora Cristã. Ainda segundo Aldo, alguns dos que estiveram junto dele na fundação de Igreja Revovadora retornaram a CCB, pois, tinham dificuldade de se enquadrar no que Aldo classificava como “lei seca”. 

Atualmente, a Igreja Renovadora Cristã está presente em diversas localidades espalhadas pelo Brasil. 

Aldo Ferreti além de fundador da Igreja Renovadora Cristã, também foi ancião desta denominação, onde pregou até os  seus 96 anos de idade, quando dormiu no Senhor. 


1967: Igreja Cristã Remanescente 

Foi fundada no ano de 1967, em Telêmaco Borba - PR, pelo ancião Nilson Santos, que antes de ingressar na CCB frequetava a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Mais tarde a Igreja Cristã Remanescente filiou-se a Igreja Maranata, uma igreja alemã de linhagem adventista de doutrina pentecostal.

Da mesma forma que a CCB, mantém assentos separados para homens e mulheres, são adeptos da saudação com ósculo e uso do véu pelas mulheres. Uma particularidade desta denominação é a pratica do lava-pés.

Atualmente a denominação possui congregações em diversa localidades dos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
.
.
1991: Congregação Cristã no Brasil Renovada 

Fundada em Goiás, no ano de 1991, pelo ancião José Valério, na época o ancião da CCB, o mais velho naquele Estado, foi o movimento que mais ameaçou a hegemonia do Brás. 
. 
Sediado em Roraima, o movimento encabeçado pelo ancião Valério teve a adesão de vários ministros da CCB nos estados de: Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. 
.
Em dois anos, a Congregação Cristã Renovada já contava com 30 casas de orações, porém, no ano de 1993 o grupo se dissolveu, e se reintegrou a Congregação Cristã no Brasil, inclusive, concedendo-lhe direitos de propriedade sobre o patrimônio construído pela CCB-Renovada. 


1993: Congregação Cristã do Sétimo Dia

Fundada em Santa Catarina no ano de 1993, pelo ancião Luis Bento Machado, na época, um dos anciães mais antigos naquele estado. 

O ancião Luis Bento se afastou da CCB em 1993, quando fundou a Congregação Cristã do Sétimo dia, uma característica particular desta dissidência da CCB é que além de guardar o sábado, eles também celebram a santa ceia com pão ázimo e suco de uva. 

Na ultima Assembléia Anual, no Brás, em que Luis Bento participou, presidida pelo então ancião presidente Vitório Angare, o ancião Luis Bento sendo um dos mais velhos anciães do Brasil, e representante do Estado de Santa Catarina, foi um dos que se reuniram as portas fechadas com o Conselho de Anciães. Nesta reunião foi lido na integra pelo irmão Vitório o principio da criação, contido no capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, logo em seguida Angare discorreu com a pregação da Palavra, porém, a pregação abordou até o sexto dia. Foi quando o ancião Luis Bento se diz ter sido tocado pelo Espírito Santo e enxergou que a CCB se omitia acerca da guarda do sétimo dia. 

Após alguns meses, se valendo que da grande amizade que mantinha com o ancião Vitório Angare, Luis Bento entrou em contato com Vitório, que sugeriu uma reunião em sua residência para tratar desse particular. A reunião aconteceu e pacificamente trataram do assunto, e ao que relata Bento, Angare não o contradisse em nenhum momento, assim, o ancião Luis Bento retornou a Santa Catarina, onde por mais dois anos esteve a frente da CCB. 

Porém, a noticia de Luis Bento reconhecia o sétimo dia como um dia a ser guardado por orientação da Palavra de Deus vazou a nível nacional. Para tratar dessa questão Vitório Angare convocou uma Assembléia Geral Extraordinária, que foi realizada na sede da CCB em Itajaí - SC, a reunião foi presidida pelo próprio ancião Luis Bento, e Vitório Angare por motivo de enfermidade não participou desta reunião, mas enviou Luiz Sanches e Silas Pedrozo para representar a cúpula da CCB. A reunião teve duração de 8 horas, os presentes na reunião manifestaram o desejo de que Luis Bento continuasse a liderar a CCB em Santa Catarina, mas determinaram que o mesmo deveria fazer uma retratação publica sobre a questão da guarda do sábado, reconhecendo que era um equivoco da sua parte. Era dia de sábado, a reunião se encerrou e em seguida deu-se inicio ao culto daquele dia, o ancião Luis Bento deu inicio ao serviço de culto e fez o seguinte pronunciamento:

"Fazem 36 anos que eu palmilho neste caminho, e TUDO o que eu fiz aqui, foi por amor a obra de Deus! Se algum dia, eu fiz alguma coisa errada, aqui dentro da igreja, à algum irmão, que me perdoe! Porque fazem 2 anos que Deus me revelou acerca do sábado, e a Congregação Cristã no Brasil (apontava para saudosos representantes da CCB que se encontravam sentados no primeiros banco), não reconhece este dia como mandamento da Lei de Deus!!!, e por "este motivo" eu me afasto do ministério, oreis a Deus por mim, que nas minhas orações eu orarei por todos vós... Deus Seja Louvado!".

 Após este pronunciamento, deixou o púlpito e se sentou junto ao ministério ali presente, então, Luiz Sanches subiu ao púlpito e disse: "Tudo foi feito para que o nosso irmão Luiz Bento Machado ficasse no nosso meio, mas não foi possível; doravante ele continua sendo nosso irmão, mas como um irmão qualquer!". Muitos membros choraram com aquela cena, talvez, inédita em se tratando de Congregação Cristã. 

Representantes do ministério central (Brás), procuraram Luis Bento Machado para que assinasse sua carta de renúncia como ancião da CCB, porém, Luis Bento não assinou tal carta assim se justificando: “não estou renunciando.., eu estou APENAS me afastando do ministério, este ministério que me fora confiado, como "ancião" foi Deus quem me deu! E por isso, não devo assinar a carta de renúncia para nenhuma sociedade religiosa, mas sim, levarei comigo para a sepultura”.

Ao contrário de Aldo Ferretti, Luis Bento Machado não sofreu nenhum tipo de perseguição, ou seja, nenhuma circular foi expedida, talvez, para não chamar a atenção dos membros.


2001: Congregação Cristã Apostólica

A Congregação Cristã Apostólica – CCA  - foi fundada por Antônio Silvério Pereira, que tinha 40 anos de CCB, e atuava no ministério como cooperador, no dia 11 de novembro de 2001, em Aparecida de Goiás-GO. Resulta de uma fusão entre membros da Congregação Cristã no Brasil e da Igreja Renovação Cristã pastoreada por Fleury Rodrigues de Oliveira. 

Atualmente a Congregação Cristã Apostólica possui congregações em algumas cidades dos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, e São Paulo. 


2004: Associação de Membros da Congregação Cristã no Brasil

O movimento iniciou-se em 2002, por Jahyr Ferreira do Amaral, Osni R. Santos, e Reginaldo Fernandes, influenciados por Ricardo Adam. Mas somente em 2004, a AMCCB - Associação de Membros da Congregação Cristã no Brasil - se tornou uma realidade. Pouco tempo após sua fundação, Jahyr Ferreira e Ricardo Adam deixaram o movimento, pois, os ministros e membros da AMCCB não concordavam com a posição de ambos em relação a fazer oposição a CCB.

O fato da AMCCB ter se formalizado como “Associação de Membros da CCB”, e não ter sido contestada juridicamente  pela CCB em seus dois primeiros anos lhe confere alguns privilégios, tal como, usar o mesmo hinário que a Congregação Cristã no Brasil. Uma das particularidades da AMCCB é que ela se dedica a resgatar os “parados na graça”, e esclarecê-los de que homem algum pode cortar sua liberdade, e que havendo sincero arrependimento há perdão da parte de Deus, e que todos os pecados Deus perdoa, exceto, a blasfêmia contra o Espírito Santo. 

A denominação passou a se expandir em 2010, quando em Assembléia se uniram a Congregação Cristã no Brasil - Ministéirio Jandira, movimento dissidente iniciado pelo ancião Samuel Trevisan.

.
.
2005: Igreja Congregação Cristã
.

A Igreja Congregação Cristã, foi fundada em 2005, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, pelos ex-cooperadores da CCB José Bezerra de Freitas, José Carlos Menezes e o ex-ancião Emilson Bernardo da Silva.

Atualmente, a dissidência Igreja Congregação Cristã tem templos nos estados do Ceará, Rondônia e Paraná, além de trabalhar para a expansão da denominação dos estados em que já atua, a ICC está em trabalho permanente para abertura de congregações nos estados de Goiás e São Paulo.
 
. 
.
2010: Congregação Cristã no Brasil - Ministério Jandira
. 
Ninguém deu valor para aquela salinha que se intitulava “Associação de Membros daCongregação Cristã no Brasil” localizada próximo a estação de Armênia na capital paulista, talvez, imaginando que ela definharia por falta de recursos ou membros, ledo engano, após a ordenação de 3 anciães em Jandira em maio de 2010, interior de São Paulo, sem a aprovação do Conselho de Anciães, conforme determina os estatutos da CCB, o impasse foi resolvido pelo Brás destituindo do cargo  todos os envolvidos, inclusive, o ancião Samuel Trevisan, que após o ocorrido construiu um templo em Jandira, usando a mesma fachada e nome de CCB, para formalizar a instituição  Trevisan se juntou a AMCCB, que tem sede no bairro Ponte Pequena, da capital paulista, mas tem congregações em Juquitiba e Jandira, outros templos estão sendo construídos no interior de São Paulo e um no Mato Grosso. 

Não sabemos se a particularidade legal da AMCCB, que está registrada como Associção de Membros da CCB confere direitos sobre o uso do nome CCB sem qualquer distinção.

Existem outras denominações que se originaram a partir de integrantes da CCB, mas esses são os mais expressivos.

É lógico que se todos esses dissidentes concordassem plenamente com as doutrinas da Congregação Cristã no Brasil eles não teriam deixado a instituição, muito menos fundado novas denominações. 

Quase todas as denominações dissidentes  citadas tem em comum  a maneira de acolhimento ao pecador, elas  também se reformularam nos itens que rendem criticas internamente e externamente a CCB, principalmente, o exclusivismo e relacionamento interdenominacional.

Quanto ao credo doutrinário e liturgia são similares a CCB, já na questão dos usos e costumes, são mais flexíveis por entenderem que contribuem para a disciplina, mas não são doutrinas bíblicas, faz-se exceção ao Igreja Renovadora Cristã, cujo um dos principais motivos para o surgimento foi a questão das vaidades, o excesso de zelo no tocante a vaidade faz com que os membros  da  Renovadora Cristã não usem vestido de noiva e nem mesmo aliança de casamento. 

.
.
REFERÊNCIAS BIBLÍOGRAFICAS / SAIBA MAIS


Vereador entra com projeto de Lei que propõe leitura obrigatória da Bíblia em escolas públicas e privadas de Fortaleza


Vereador entra com projeto de Lei que propõe leitura obrigatória da Bíblia em escolas públicas e privadas de Fortaleza
O vereador Mairton Felix entrou recentemente com o Projeto de Lei 0179/2014 na Câmara Municipal de Fortaleza, texto que tem como objetivo tornar obrigatória a leitura da Bíblia em escolas públicas e privadas da capital do Ceará.
No texto do projeto, o vereador afirma que a leitura bíblica obrigatória nas instituições de ensino “visa trazer os conhecimentos cultural, geográfico científico e de fatos históricos bíblicos” aos estudantes do município.
- A bíblia é um conjunto de livros (Escritura Sagrada), para muitos um livro religioso, porém o seu conteúdo é universal, científico, arqueológico, cultural, geográfico e histórico, a sua abrangência da escrita é fantástica e corresponde a um período de 1.600 (hum mil e seiscentos anos) – diz a justificativa do projeto.
O texto comenta ainda que a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso no mundo, e fala sobre sua diversidade de autores ao longo do tempo, que a escreveram, apesar de separados por longas distâncias e períodos de tempo, “com uma harmonia excepcional entre eles”.
O vereador fala ainda em seu projeto que seu projeto não fere o caráter laico de estado determinado pela Constituição Federal, e que o projeto “tem a finalidade de enriquecer o conhecimento dos alunos, pois os conhecimentos norteiam as atitudes humanas e até servem para consulta de cientistas, como exemplo de Galileu”.
- O projeto é de cunho educacional e não religioso, a leitura bíblica proporcionará aos alunos fundamentos históricos e sua iniciativa não se contrapõe ao estado laico. Proibir a leitura bíblica nas escolas é uma intolerância que leva ao preconceito e um ato de discriminação – finaliza Mairton Felix em sua justificativa.
Ao divulgar o texto de seu projeto nas redes sociais, o vereador afirma se tratar de uma medida feita “em benefício para toda coletividade, pois as escolas terão desta vez a melhor forma de conhecer a palavra de Deus”.
projeto foi autorizado pelo Plenário e foi encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania do município.

Anthony Garotinho irrita Valdemiro Santiago com sua presença em culto da Igreja Mundial

 

Anthony Garotinho irrita Valdemiro Santiago com sua presença em culto da Igreja Mundial
Uma recente visita do pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) a um templo da Igreja Mundial do Poder de Deus teria irritado o líder da denominação, o apóstolo Valdemiro Santiago.
Segundo o jornalista e colunista da revista Veja Lauro Jardim, Garotinho esteve em um templo da Igreja Mundial durante um culto dirigido por Santiago. Acompanhado pelo deputado Francisco Floriano, o pré-candidato chegou a discursar durante o culto. Jardim afirma que a atitude de Anthony Garotinho não agradou em nada o líder da Mundial. 
Conhecido em todo o país por ser evangélico, Garotinho cometeu ainda uma gafe ao falar durante o culto, confundindo referências bíblicas. Ao citar o Vale dos Ossos Secos, ele afirmou se tratar de uma expressão do livro de Isaías quando na verdade é um trecho do livro de Ezequiel.
Francisco Floriano, que levou Garotinho ao culto, é próximo de Valdemiro Santiago há mais de 30 anos. Em março desse ano chegaram a circular informações de que as relações entre o deputado e o pastor estariam estremecidas, por Valdemiro não apoiar a campanha de Anthony Garotinho. Porém, Floriano afirma que não há nenhuma desavença entre ele e o líder da Igreja Mundial.
- Nos conhecemos há mais de 30 anos, nada vai nos colocar um contra o outro – afirma o deputado

Pastor evangélico é assassinado a tiros na Paraíba, polícia acredita se tratar de uma execução

Pastor evangélico é assassinado a tiros na Paraíba, polícia acredita se tratar de uma execução
Na última semana o pastor evangélico José Carlos Barbosa da Silva, de 46 anos, foi encontrado morto no município de Guarabira (PB), no Brejo paraibano. De acordo com a polícia, Silva, que é pastor da Igreja Presbiteriana Pentecostal do Bessa, em João Pessoa, foi assassinado após realizar um culto na cidade de Alhandra.
A Polícia Militar afirma que o religioso estava voltado para sua residência em João Pessoa após celebrar o culto, dirigindo um veículo Toyota Hilux, quando foi interceptado por quatro homens. De acordo com a perícia, ele foi assassinado com três tiros, sendo um no queixo, outro na cabeça e mais um no tórax.
De acordo com o Portal Correio, o corpo do pastor foi encontrado às margens de um lago na cachoeira do Ouricuri, em Pilões. Seu veículo foi encontrado, queimado, dias depois no sítio Cipoal, zona rural do município de Araçagi, a cerca de 6 km do centro da cidade.
Após uma denúncia feita por moradores de uma grande bola de fogo, peritos do Instituto de Polícia Científica foram até o local e identificaram o carro pelo modelo, cor e número do chassi, confirmando se tratar do carro pertencente ao pastor. Nas redondezas foram encontrados também alguns pertences pessoais do pastor como roupas utilizadas na igreja.
A polícia está investigando o caso e ainda não têm informações sobre a autoria do crime ou a possível localização dos suspeitos. Os investigadores do caso não descartam a hipótese de latrocínio, mas, como nada foi roubado, indícios de execução estão cada vez mais fortes.

Ignorância bíblica chegou a um ponto crítico, afirma teólogo


A autossuficiência, distração com as redes sociais e o distanciamento da igreja seriam algumas das causas


Ignorância bíblica chegou a um ponto crítico, afirma teólogoIgnorância bíblica chegou a um ponto crítico, afirma teólogo
O professor de Novo Testamento, Kenneth Berding, afirmou que a nova geração de alunos do curso de teologia na Biola’s Talbot School of Theology sabe menos sobre a Bíblia do que seus alunos de 15 anos atrás.
“Minha própria experiência com calouros da faculdade de teologia nos últimos 15 anos, me faz pensar que, apesar dos estudantes de 15 anos atrás saberem muito pouco sobre a Bíblia, os estudantes de hoje sabem ainda menos”, disse ele ao The Christian Post.
Berding escreveu um artigo falando sobre o que ele chama de “ignorância bíblica” para a Universidade de Biola descrevendo o problema e comparando com uma estiagem. “Os cristãos costumavam ser conhecidos como ‘o povo de um livro só’. Nós o memorizávamos, meditávamos sobre ele, conversávamos sobre ele e ensinávamos aos outros”, disse ele afirmando que hoje os cristãos não buscam mais ensinamentos na Bíblia.
“Nesses tempos, muitos de nós sequer sabemos fatos básicos sobre a Bíblia”, disse ele.
O professor não está sozinho nessa afirmação. Uma pesquisa do Grupo Barna em parceria com a American Bible Society mostrou que muitos americanos, 81% dos entrevistados, dizem saber pouco ou moderadamente sobre a Bíblia. Apesar dessa afirmação, apenas 43% deles conseguiram falar os nomes dos primeiros cinco livros da Bíblia.
A pesquisa é de 2014 e faz parte do relatório “The State of the Bible” e mostra dados semelhantes ao da pesquisa de 2013 quando apenas metade dos entrevistados sabiam que João Batista não era um dos 12 apóstolos de Jesus.
Para Berding Adams há um motivo para essa falta de conhecimento bíblico: os americanos desacreditaram do Livro Sagrado. “Muitos americanos não creem na autoridade da Bíblia, isto é, eles não consideram que a Bíblia tem um chamado para as suas vidas”, lamentou.
Berding defende que a Bíblia é essencial para a vida cristã, pois na mensagem do Evangelho é que a salvação é revelada. O professor disse também que não se interessar pela Palavra é pecar contra Deus. “Negligenciar a ler o mais precioso de todos os livros, a revelação de Deus para nós na Bíblia, é pecado”, disse ele citando Tiago 4:17.
Outro ponto que apresentado pelo professor pode explicar a falta de envolvimento bíblico é a autossuficiência dos americanos e as distrações como a internet. Com informações Christian Post.

Professor recebe indenização após ter promoção negada por sua fé

 

Ele foi impedido de se tornar professor titular por ser cristão e ter ideais consideradas “conservadoras” 

Professor recebe indenização após ter promoção negada por sua féProfessor recebe indenização após ter promoção negada por sua fé
Um professor universitário teve uma promoção negada por sete anos por ser um profissional considerado “conservador” pelos padrões da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos.
Mike Adams entrou com um processo contra a instituição onde trabalhava dizendo que foi vítima de discriminação religiosa. Cristão, ele afirma que não pode se tornar professor titular por conta de sua crença.
O processo contra a UNC foi aberto em 2007, a vaga que lhe foi negada esteve aberta em 2006. Ele contestou a falta de promoção e o processo se estendeu nesses anos tendo em 2010 uma sentença favorável à faculdade.
Os advogados de Adams fizeram uma apelação junto ao tribunal federal e conseguiram reverter a decisão anterior dando causa ganha ao professor.
Agora a Universidade da Carolina do Norte terá que pagar uma indenização de 698,131,50 dólares ao professor. A decisão foi assinada pelo juiz sênior da corte distrital dos Estados Unidos Malcolm J. Howard.
“A UNC poderia ter evitado cada centavo se tivesse reconhecido seu erro em 2006, confirmando que Adams era totalmente qualificado para sua promoção, e assim teriam tratado de forma justa como tratam professores de outras convicções e visões de mundo”, disse o advogado Travis Barham que defende o professor. Com informações The Christian Post

Nacional Gospel aparece entre as rádios mais ouvidas na AM

 

         Entre as FMs a rádio Vida é a única emissora religiosa no top 15 de audiência 


Nacional Gospel aparece entre as rádios mais ouvidas na AMNacional Gospel aparece entre as rádios mais ouvidas na AM
A rádio “Nacional Gospel” 920 AM é a 7º emissora entre as AMs da Grande São Paulo em número de audiência. A emissora pertence à Igreja Paz e Vida Ministério Zona Sul que tem como presidente o pastor Hideraldo Pagliarin.
De acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, da Folha de São Paulo, a audiência da rádio tem crescido nos últimos meses passando de 10º para o 7º, ficando a frente da rádio CBN, uma das mais tradicionais emissoras do país.
A Nacional Gospel afirma que desde 2011, além de operar em São Paulo também emite sinal para os estados do Paraná (100.5 FM), Rio Grande do Norte (102,1 FM) e Minas Gerais (90,5 FM), sempre mostrando grandes sucessos da música gospel além de trazer mensagens cristãs e notícias.
Já entre as rádios mais ouvidas da banda FM temos a rádio Vida ocupando também o 7º lugar. Apesar da troca de programação (a Igreja Paz e Vida que antes operava a emissora alugou uma nova frequência), a emissora continua sendo a rádio evangélica mais ouvida em São Paulo ocupando a frequência 96,5 FM.
A Vida FM é a única rádio religiosa a estar no ranking das 15 rádios mais ouvidas na Grande São Paulo, estando à frente de emissoras como a MIX FM, Metropolitana, Antena 1 e Jovem Pan que já ocuparam os primeiros postos da lista.