Fotos

Devocional

 

________________________


Todas as coisas cooperam para o bem


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)
Quando Deus fala conosco e nós obedecemos, fazemos isso por fé. Em geral não temos nenhuma circunstância na esfera natural que nos faça saber se estamos fazendo a coisa certa ou a coisa errada. É assim que a fé funciona. Temos de agir crendo, sem saber no sentido natural se estamos segundo a direção de Deus. Temos de agir, crendo que ouvimos a Sua voz. A experiência com Deus é uma excelente professora e em geral nunca saberemos se estamos certos ou não a não ser que “tomemos uma atitude e descubramos”.
Algumas vezes podemos estar errados. Podemos cometer um erro. Esse pensamento pode ser assustador, então costumamos pensar: é melhor ficar parado e seguro, do que vir a se lamentar. Se fizermos isso, porém, logo nos sentiremos miseráveis se Deus realmente nos disse para seguirmos em frente. Não apenas ficaremos tristes, como também viveremos uma vida monótona e sem acontecimentos especiais. Temos sede de aventura, mas o medo nos impede de conhecermos a alegria que ela proporciona.
Descobri que se o nosso coração estiver reto diante de Deus e fizermos o melhor possível na nossa jornada para aprender a ouvi-lo, Ele honrará os nossos esforços e os nossos passos de obediência. Se avançarmos com a confiança de uma criança para obedecer ao que acreditamos no nosso coração que Ele nos disse para fazer, então, mesmo que não façamos tudo exatamente certo, Deus fará com que até os nossos erros cooperem para o nosso bem.
            Sileucia M.Terra

  

________________________

Se não fosse o medo…

medo 1
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1João 4.18 (NVI)
 Imagine se Adão e Eva, depois de pecarem, ao invés de se esconderem atrás de um arbusto de tanto medo, se apresentassem a Deus com suas deficiências, e se arrependessem?
Imagine se todos os doze príncipes de Israel enviados para espiar a terra de Canaã, olhassem para os desafios dela como Josué e Calebe, e não cedessem a tanto medo?
Imagine se Pedro não se deixasse dominar pelo medo quando dava alguns passos sobre as águas em direção a Jesus?
Imagine se o homem que recebeu um talento em uma das parábolas de Jesus, não tivesse medo e considerasse investir ao invés de enterrá-lo?
Imagine você e eu sem o império do medo? Onde estaríamos?
Medo de tentar, medo de não dar certo, medo de não dar conta, medo de não se aprovado, medo de seguir a direção proposta por Deus, medo de dizer não… Medo, medo, medo… Até de avião!
Medo, um terrível resultado do desconhecimento de Deus. Adão e Eva desconheciam o tamanho do amor de Deus. Os príncipes espias não conheciam o tamanho do poder de Deus. Pedro ainda não conhecia o tamanho do alcance das palavras e das mãos de seu Mestre. O homem, que enterrou o talento, desconhecia que seu Senhor era justo e piedoso.
Nós? Bem, muitas vezes desconhecemos o tamanho do Deus que opera em nós e ao nosso favor. Infelizmente, ainda olhamos para a força do pecado, para o ajuntamento de inimigos, para o mar em fúria, e, muitas vezes escondemos o dom e a orientação que Deus nós dá no silêncio. Temos medo e não avançamos.
Imagine se Abraão diante do medo do desconhecido ficasse em Harã? Imagine se Davi diante do gigante corresse de medo? Imagine se Jesus decidisse ficar no jardim do Getsêmani e rejeitar a cruz por medo?
Estes são homens que conheciam a Deus e sabiam que não estavam sozinhos, então apesar do medo, continuaram até o fim.
Medo, todos nós temos, o que fazemos apesar do medo, nos revela e nos difere. Corajosos ou medrosos?
Existe um lugar que podemos habitar, onde o medo não nos domina. Esse lugar é o conhecimento do amor de Deus. Ele se chama, Jesus! Busque o conhecimento de Deus e do que Ele diz a seu respeito. Viva de acordo com essa palavra e mande o medo embora!
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Provérbios 9.10

 ::Nilma Gracia Araujo

______________________

Comunhão interrompida

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)
Muitas vezes me pergunto como um ser humano consegue viver um dia sequer sem Deus. Se sinto que estou sem a presença de Deus, mal consigo suportar. Sou como uma criancinha que perdeu a mãe dentro de uma loja; a única coisa que consigo fazer é tentar voltar para minha mãe. Não quero ficar sem o convívio com o Senhor. Preciso Dele para poder atravessar cada um dos meus dias.
Através da minha consciência, o Espírito Santo me faz saber se estou fazendo algo errado que entristece o Senhor, ou que interfere em nosso convívio.  O Espírito me mostra se fiz algo errado e me ajuda a voltar aonde deveria estar. O Espírito me dá convicção e me convence de algo, mas nunca, jamais me condena.
Se a condenação está enchendo sua consciência, isso não provém de Deus. Ele enviou Jesus para morrer por nós, para pagar o preço pelos nossos pecados. Jesus levou sobre Ele o nosso pecado e condenação (veja Isaías 53). Devemos nos livrar do pecado, e não guardar a  culpa. Quando Deus quebra de sobre nós o jugo do pecado, Ele também remove a culpa. Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar continuamente de toda injustiça.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

_____________________

As tatuagens de Deus

Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a Tua mão direita me guiará e me susterá. (Salmos 139: 7-10)
Às vezes tentamos arduamente entrar na presença de Deus, mas a verdade é que é impossível se esconder Dele. Ele está constantemente nos buscando. Talvez você sinta que o Senhor não está perto de você, mas é por isso que é tão importante conhecer a Palavra. O profeta Isaías fez uma reclamação perante o Senhor, contando-lhe o que o Seu povo dizia: “Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim”. E o Senhor responde ao povo: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Isaías 49: 14-16).
Os pais não foram os primeiros a terem a ideia de carregar sempre fotos de seus filhos – Deus carrega uma foto de Seus filhos por toda a parte. Da próxima vez que questionar seu valor como pessoa, lembre-se que Deus tem uma foto sua tatuada nas palmas de Suas mãos.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

_____________________

Tempo para a quietude
De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. (Salmos 5:3)
Ao aprender a reconhecer a voz de Deus, você precisa encontrar momentos de quietude a fim de poder ouvir a orientação de Deus em sua vida. Um estilo de vida ocupado, corrido, frenético e estressado é um grande desafio para ser capaz de ouvir Deus.
Encontre um local para estar quieto diante de Deus. Fique sozinho com Ele e lhe diga que precisa Dele, que deseja que Ele lhe ensine como ouvir a Sua voz. Peça-lhe para dizer o que tem preparado para a sua vida. Pergunte-lhe o que Ele quer que você faça. Peça-lhe para mostrar a você se está fazendo alguma coisa que Ele não quer que faça.
Coloque-se diante de Deus e escute. Mesmo que não consiga escutá-lo, estará honrando a Deus ao buscá-lo. Ele promete que, se você buscá-lo, o encontrará – ouvirá uma Palavra vinda de Deus. Ele o guiará através de uma certeza interior, do bom senso, da sabedoria e da paz.
Aprendi que Deus nem sempre fala conosco imediatamente nem necessariamente durante nosso tempo de oração. Talvez Ele acabe falando com você dois dias mais tarde quando estiver no meio de uma atividade completamente diferente. Honestamente não sei por que Deus às vezes demora a responder; mas sei que, se formos diligentes em buscar a Deus, se mostrarmos que desejamos a Sua vontade, Ele falará conosco. “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele” (Isaías 30:21, ARC). Talvez não seja na hora que queremos, mas Deus falará conosco e nos mostrará o caminho que devemos seguir. Enquanto espera as respostas de Deus, concentre-se em obedecê-lo para manter a consciência limpa. Não terá alegria se souber que Deus lhe falou para fazer algo e você não obedeceu. Mas se seguir a voz de Deus, será grandemente e radicalmente abençoado.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.
______________________________

Medite nas coisas certas

Meditarei em todas as Tuas obras e considerarei todos os seus feitos. (Salmos 77:12)
O salmista Davi falou frequentemente sobre meditar em Deus, na Sua bondade, nas Suas obras, e nos Seus caminhos. É extremamente edificante pensarmos na bondade de Deus e em todas as obras maravilhosas de Suas mãos. Gosto muito de assistir aos programas na televisão sobre natureza, animais, vida marítima, etc., porque eles mostram a grandeza e a maravilha de Deus, Sua criatividade infinita e como ele controla todas as coisas pela força de Seu poder (ver Hebreus 1:3). Se você quiser viver a vitória, precisará aprender a meditar regularmente em Deus, Seus caminhos e Suas obras.
Um dos meus versículos favoritos é o Salmo 17:15, no qual o salmista diz do Senhor: “Mas eu te verei, pois tenho vivido corretamente; e, quando acordar, a tua presença me encherá de alegria”. Passei muitos dias infelizes porque começava a pensar em todas as coisas erradas logo que acordava pela manhã. Por outro lado, descobrir que escolher pensar no Senhor e ter comunhão com Ele bem cedo pela manhã é uma das maneiras certas de começar o dia e desfrutar a vida. Posso verdadeiramente dizer que tenho sido totalmente satisfeita desde que o Espírito Santo me ajudou a pensar mais com a mente de Cristo (a mente do Espírito) do que com a minha


   Arlei Terra
Pastor e Teólogo

_____________________

Deus procura ajuda de pessoas experientes

Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. (Hebreus 5: 8-9).
Você já precisou de um emprego, mas cada anúncio que lia pedia alguém com experiência, e você não tinha? Você queria o emprego, mas não tinha nenhuma experiência, e isso o frustrava. Eu já estive nessa situação e me lembro de pensar, Como vou conseguir experiência se ninguém me dá um emprego? Deus também quer pessoas com experiência. Quando vamos trabalhar para Deus em Seu reino, Ele usa todo o nosso passado, não importa quão doloroso tenha sido. Ele considera tudo experiência. Passamos por dificuldades e essas dificuldades é o que nos qualificam para ajudarmos outros a passar pelas suas. Até mesmo Jesus adquiriu experiência através das coisas que sofreu.
Eu o encorajo a ver sua dor de uma perspectiva diferente. Ter a perspectiva certa poderá fazer toda a diferença. Procure ver como pode usar a sua dor para o benefício de outra pessoa. Será que a sua dificuldade pode se tornar o seu ministério? Você talvez tenha passado por tantas coisas que acha que já teve experiência o suficiente para ser o especialista em algum assunto.
Sou especialista em superar a vergonha, a culpa, uma autoimagem ruim, fala de autoconfiança, medo, ira, rancor, autoconsideração, etc. Vá além da sua dor e adquira um “diploma de mestrado” para poder trabalhar no Reino para Aquele que é mestre em restaurar os que sofrem.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.
_______________________________________________

Pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. (Tiago 1:8)
Uma pessoa de mente dividida é hesitante, dúbia, irresoluta, instável, alguém de quem não se pode depender e incerta sobre tudo o pensa, sente, ou decide. A Bíblia diz que na passagem acima que “alguém que tem mente dividida é instável em tudo o que faz”. Eu não acho que devamos ter a mente dividida. Pelo contrário, devemos ser pessoas determinadas. Líderes devem ser capazes de tomar decisões e ir até o fim com elas. Se tomamos uma decisão e então continuamos titubeando com relação a ela, duvidando se foi a coisa certa, seremos instáveis em tudo o que fizemos.
Precisamos fazer o melhor que pudermos para ouvir a Deus, e então tomar uma decisão baseados no que Ele nos disse. Assim que decidirmos algo, precisamos fazer tal coisa de todo o coração. Não importa o que tenhamos resolvido fazer, precisamos nos empenhar totalmente, dar tudo de nós. Em Romanos 12, o apóstolo Paulo fala sobre os diferentes dons segundo a graça que é dada a cada indivíduo, cada membro do corpo de Cristo. Nesse capítulo ele nos diz que se somos professores, devemos nos dedicar ao ensino. Se somos contribuidores, que contribuamos generosamente. Se exortamos, devemos fazê-lo com zelo.
Em outras palavras, não fique preso ao chamado das outras pessoas e que não é o seu chamado na vida. Lute para permanecer centrado no que Deus o chamou para fazer. Não tenha uma mente dividida. Se você acredita que tem um chamado na vida, então creia nisso – consistentemente. Não acredita na segunda-feira, duvide na terça-feira, e volte a acreditar na quarta-feira, e então na sexta-feira está pronto para desistir porque as circunstâncias não são favoráveis. Não importa qual seja o seu chamado, faça o melhor que pode, acreditando que você ouviu a voz de Deus.



    Arlei Terra
Pastor e Teólogo

_______________________________

O dom do favor de Deus

Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava. (Gênesis 39.20-23)
Embora José estivesse sendo punido injustamente por ter sido preso por algo que não fizera, o Senhor ainda estava com ele e cuidou dele. Uma pessoa não está tão mal assim, mesmo se acabar na prisão, se Deus o conceder o seu favor e o colocar encarregado de tudo o que acontece por lá. Deus quer lhe favorecer, da mesma que favoreceu José, mas para receber esse favor você precisa fazer o que José fez e acreditar. José manteve uma boa atitude numa situação ruim. Ele tinha uma “atitude de fé” e Deus o favoreceu. Quando Deus deposita o Seu favor sobre você, as pessoas gostam de você sem nenhuma  razão em particular,e querem abençoá-lo.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

 

________________________

Nossa confiança está em Jesus

Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)
Satanás não quer que você cumpra o plano de Deus para sua vida porque ele sabe que você faz parte da derrota final dele. Se ele conseguir fazer você pensar e acreditar que é incapaz, então você nem chegará a tentar realizar qualquer coisa que valha a pena. Mesmo que você se esforce, seu medo de falhar selará sua derrota, derrota esta que você esperava desde o início, devido à sua falta de confiança. É a isso que frequentemente nos referimos como “síndrome do fracasso”. O diabo quer que você e eu nos sintamos tão mal a nosso próprio respeito que perdermos qualquer confiança em nós mesmos.
Mas eis a boa notícia: Não precisamos ter qualquer confiança em nós mesmos, precisamos ter confiança em Jesus! Eu tenho confiança em mim mesma apenas porque sei que Cristo está em mim, sempre presente e pronto para me ajudar em tudo que tento que fazer por Ele. Um crente sem confiança  é como um jumbo parado na pista do aeroporto sem combustível; tem uma aparência ótima por fora, mas não há força nem poder em seu interior. Com Jesus dentro de nós, temos o poder de fazer o que jamais poderíamos fazer sozinhos.
Depois que aprender essa verdade, quando o diabo mentir e lhe disser: “Você não consegue fazer nada direito” você deveria lhe responder: “Talvez não consiga, mas Jesus em Mim consegue, porque eu me apoio Nele e não em mim mesmo. Ele me fará ser bem-sucedido em tudo que colocar a minha mão para fazer” (veja Josué 1:7). Ou se o inimigo lhe disser: “Você não é capaz de fazer isso, portanto, nem tente, porque vai ser apenas mais um fracasso, exatamente como falhou no passado”. Sua resposta pode ser: “É verdade que sem Jesus não sou capaz de fazer nada, mas com Ele e Nele, posso fazer tudo o que for preciso” (veja Filipenses 4:13).
Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)
Satanás não quer que você cumpra o plano de Deus para sua vida porque ele sabe que você faz parte da derrota final dele. Se ele conseguir fazer você pensar e acreditar que é incapaz, então você nem chegará a tentar realizar qualquer coisa que valha a pena. Mesmo que você se esforce, seu medo de falhar selará sua derrota, derrota esta que você esperava desde o início, devido à sua falta de confiança. É a isso que frequentemente nos referimos como “síndrome do fracasso”. O diabo quer que você e eu nos sintamos tão mal a nosso próprio respeito que perdermos qualquer confiança em nós mesmos.
Mas eis a boa notícia: Não precisamos ter qualquer confiança em nós mesmos, precisamos ter confiança em Jesus! Eu tenho confiança em mim mesma apenas porque sei que Cristo está em mim, sempre presente e pronto para me ajudar em tudo que tento que fazer por Ele. Um crente sem confiança  é como um jumbo parado na pista do aeroporto sem combustível; tem uma aparência ótima por fora, mas não há força nem poder em seu interior. Com Jesus dentro de nós, temos o poder de fazer o que jamais poderíamos fazer sozinhos.
Depois que aprender essa verdade, quando o diabo mentir e lhe disser: “Você não consegue fazer nada direito” você deveria lhe responder: “Talvez não consiga, mas Jesus em Mim consegue, porque eu me apoio Nele e não em mim mesmo. Ele me fará ser bem-sucedido em tudo que colocar a minha mão para fazer” (veja Josué 1:7). Ou se o inimigo lhe disser: “Você não é capaz de fazer isso, portanto, nem tente, porque vai ser apenas mais um fracasso, exatamente como falhou no passado”. Sua resposta pode ser: “É verdade que sem Jesus não sou capaz de fazer nada, mas com Ele e Nele, posso fazer tudo o que for preciso” (veja Filipenses 4:13).
Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)
Satanás não quer que você cumpra o plano de Deus para sua vida porque ele sabe que você faz parte da derrota final dele. Se ele conseguir fazer você pensar e acreditar que é incapaz, então você nem chegará a tentar realizar qualquer coisa que valha a pena. Mesmo que você se esforce, seu medo de falhar selará sua derrota, derrota esta que você esperava desde o início, devido à sua falta de confiança. É a isso que frequentemente nos referimos como “síndrome do fracasso”. O diabo quer que você e eu nos sintamos tão mal a nosso próprio respeito que perdermos qualquer confiança em nós mesmos.
Mas eis a boa notícia: Não precisamos ter qualquer confiança em nós mesmos, precisamos ter confiança em Jesus! Eu tenho confiança em mim mesma apenas porque sei que Cristo está em mim, sempre presente e pronto para me ajudar em tudo que tento que fazer por Ele. Um crente sem confiança  é como um jumbo parado na pista do aeroporto sem combustível; tem uma aparência ótima por fora, mas não há força nem poder em seu interior. Com Jesus dentro de nós, temos o poder de fazer o que jamais poderíamos fazer sozinhos.
Depois que aprender essa verdade, quando o diabo mentir e lhe disser: “Você não consegue fazer nada direito” você deveria lhe responder: “Talvez não consiga, mas Jesus em Mim consegue, porque eu me apoio Nele e não em mim mesmo. Ele me fará ser bem-sucedido em tudo que colocar a minha mão para fazer” (veja Josué 1:7). Ou se o inimigo lhe disser: “Você não é capaz de fazer isso, portanto, nem tente, porque vai ser apenas mais um fracasso, exatamente como falhou no passado”. Sua resposta pode ser: “É verdade que sem Jesus não sou capaz de fazer nada, mas com Ele e Nele, posso fazer tudo o que for preciso” (veja Filipenses 4:13).
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

___________________________________

Seu valor está baseado no sangue do Cordeiro

“Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”… (Apocalipse 1:5, ARA)
Precisamos chegar ao ponto em que nos sentimos seguros o bastante em quem somos em Cristo para não permitir que nosso senso de valor seja baseado nas opiniões ou ações de outros.
Não tente encontrar seu próprio valor na sua aparência. Não tente encontrar seu valor no que faz. Não tente encontrá-lo na maneira como as outras pessoas o tratam. Você tem valor porque Jesus derramou Seu sangue por você.
Talvez você tenha falhas, e talvez haja certos aspectos onde precisa mudar, mas Deus trabalha em cada um de nós. Não deixe ninguém jogar seus problemas em cima de você. Não permita que ninguém faça você sentir que não tem valor ou que não serve para nada só porque não sabem tratar você direito e amá-lo como merece ser amado por ser um filho de Deus, comprado pelo sangue de Cristo.
Não passe toda sua vida tentando ganhar a aceitação ou aprovação das outras pessoas. Lembre-se de que você já foi aceito e aprovado por Deus. Certifique-se de que sua afirmação, sua autenticidade e seu senso de valor pessoal procedem de Jesus.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

 ___________________________________

Três tipos de pai que nenhum filho gostaria de ter




1- Pais ausentes -
A falta da relação afetivo/corporal entre pais e filhos é o primeiro passo para o estabelecimento de um comportamento agressivo. Pais distantes, que têm pouco ou nenhum contato afetuoso, podem desenvolver em seus filhos uma relação de afastamento com a figura de "poder", gerando em seus filhos uma relação de amor e ódio muito forte. Esta relação amor/ódio é um dos principais fatores do com-portamento agressivo. Neste caso, o amor é dirigido a "objetos", ou melhor, a "posses" materiais, e o "ódio", a quem "tem" (materialmente ou hierarquicamente) essas "posses". TER significa PODER. SER é secundário, pois SOU na medida que TENHO. Quanto mais TENHO, mais EXISTO. Acontece que, na maioria dos casos, estas crianças, por falhas em sua formação, têm dificuldades em investir DE SI para OBTER ou ATINGIR algum objetivo. Assim, podem partir para comportamento SOCIOPÁTICOS na vida adolescente e,ou, adulta. É uma porta para o uso de DROGAS (criar um mundo artificial)...
2- Pais superprotetores -
São aqueles pais extremamente presentes, que superprotegem e inibem a liberdade de expressão dos filhos, podem gerar a "IDÉIA" de que eles são "INATINGÍVEIS", são o "CENTRO DO MUNDO". Este "EGOCENTRISMO" gera quase sem-pre um comportamento agressivo contra figuras hierarquicamente superiores, pois é difícil seguir ou obedecer regulamentos. Eles "ME IMPEDEM OU DIFICULTAM" fazer "O QUE QUERO, DA FORMA QUE QUERO, NA HORA QUE QUERO"! "Tudo que é contrário a meus interesses ou à minha ideologia tem que ser afastado, pois está errado".
3- Pais agressivos -
Pais que usam bater como "FORMA PEDAGÓGICA", ou que agridem para impor "RESPEITO", podem estar gerando uma repetição "AMPLIADA" deste comportamento nos filhos. "Aquilo que quero consigo sempre, nem que for preciso usar da minha força, da agressividade, ou de qualquer forma que eu consiga me impor. Tudo que é contrário aos meus interesses ou à minha ideologia tem que ser destruído pois está errado".
www.amofamilia.com.br


 ________________________________________

 Conheça seu inimigo

“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6.12)
Satanás usa pessoas e circunstâncias, mas elas não são os nossos verdadeiros inimigos, e sim ele. Satanás encontra coisas e pessoas através das quais operar, e se deleita em nos observar lutar e guerrear sequer percebermos que ele é a fonte do problema. Quando usou Pedro para tentar desviar Jesus de ir à Jerusalém para completar a tarefa pela Deus O havia enviado, “Jesus virou-se e disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim. ’” (Mateus 16.23, ênfase da autora). Satanás usou Pedro, mas Jesus sabia que ele não era o verdadeiro problema. Ele virou-se e não olhou para Pedro, mas se dirigiu à fonte de Sua tentação.
Precisamos ver além do que está diante dos nossos olhos ou da primeira coisa que sentimos e também procurarmos conhecer a fonte do nosso problema. Geralmente culpamos as pessoas e ficamos zangados com elas, o que só complica e aumenta o problema. Quando nos comportamos dessa maneira, na verdade estamos fazendo o joguinho de Satanás e ajudando os seus planos. Também culpamos muitas vezes as circunstâncias e às vezes até Deus, e Satanás se deleita com isso.
De fato, precisamos conhecer nosso inimigo – não apenas quem ele é, mas o seu caráter. A Bíblia nos encoraja a conhecermos o caráter de Deus para que possamos depositar nossa fé Nele e no que Ele diz. Da mesma forma, deveríamos conhecer o caráter de Satanás para não ouvirmos nem acreditarmos nas suas mentiras.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

__________________________________

Delegue ou esgote-se

“Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinha” Êxodo: 1818
Aprendi por experiência que é prudente estabelecermos certos limites apropriados para nós mesmos. É um sinal de força, não de fraqueza. Pedir ajuda também é algo bom. Deus colocou certas pessoas na vida de cada um de nós para nos ajudar. Se não recebermos a Judá delas, ficaremos frustrados e com trabalho demais nas nossas costas, e elas ficarão insatisfeitas porque não estão usando seus talentos. Lembre-se que Deus não o chamou para fazer tudo para todo o mundo em todas as situações.  Você não pode ser tudo para todos o tempo todo. Você tem necessidades legítimas.
Não está errado precisar de ajuda e pedi-la. Por outro lado, é errado precisar de ajudar,  mas ser orgulhoso demais para pedi-la. Em Êxodo 18.12-27, vemos que Moisés era um homem com muitas responsabilidades. As pessoas o buscavam para tudo, e ele tentou satisfazer todas as suas necessidades. O sogro de Moisés sugeriu que ele delegasse um pouco de sua autoridade a outros. Ele disse que Moisés deveria deixar os outros tomarem as decisões menos importantes e cuidar apenas dos casos mais difíceis.
Moisés fez o que seu sogro lhe sugeriu, e isso lhe permitiu aguentar a pressão de tudo o que tinha para fazer. E os outros se beneficiaram com o sentimento de realização pelas decisões que tomaram conta própria. Muitas pessoas ou reclamam o tempo todo do que espera que façam ou acabam esgotadas emocional e fisicamente porque não deixam ninguém ajudá-las a fazer nada. Elas não encontram ninguém tão qualificado para a tarefa como elas.
É fácil se considerar mais importante do que realmente se é. Aprenda a delegar. Permita que o máximo de pessoas o ajude. Se fizer isso, você vai durar muito mais e desfrutar muito mais a vida.
Para adquirir outros textos como este, acesse o site da Bello Livraria.

____________________________________

O social e o espiritual


Pr. Russell Shedd
O cristão, por ser uma criatura social, se encaixa dentro de uma cultura.
A cultura brasileira é formada por uma mistura de vida dominada por patrões, chefes, coroneis, políticos. Estes, pouco se interessam no conforto e bem-estar dos que procuram manter, pelo menos, o mínimo das necessidades fisiológicas e psicológicas para viver.
A vida na roça foi substituída pela vida na periferia das cidades, que aglomeram casas, com o mínimo de conforto. As longas viagens para o trabalho em ônibus lotado tomam o lugar da vida sem futuro no campo. O ato de capinar e colher os frutos da terra enriquece o latifundiário, mas não o trabalhador. Será que melhorou a qualidade de vida na favela?
A.H. Maslow, psicólogo renomado, criou um modelo em forma de hierarquia em que ele imaginou que, enquanto as necessidades básicas do nível mais baixo na pirâmide não são satisfeitas, não adiante tentar suprir as necessidades dos níveis superiores. Segurança, seguida por amor, afeição e sentimento de pertencer a um grupo, somente ganham espaço na mente, quando estas exigências básicas são supridas. Depois destas necessidades secundárias serem alcançadas, o homem se concentra na auto-estima e, finalmente, na auto-realização.
Enquanto a preocupação com as necessidades fundamentais, para manter a vida, não for satisfeita, não adianta tentar apelar para seres humanos se entregarem a Deus e se tornarem membros fieis da igreja em busca de santidade e a vida eterna. Maslow não percebeu que fé e esperança para o futuro fazem parte das necessidades humanas mais prementes!
Talvez, não entendamos bem porque o sertão do nordeste brasileiro seja a região em que a porcentagem da população evangélica seja menor, enquanto, na periferia das grandes metrópoles, com sua alta proporção de imigrantes do nordeste, encontramos mais abertura para receber o evangelho. Nas áreas mais abastadas destas cidades encontramos forte resistência ao evangelho.
Na Europa, as igrejas perdem membros, enquanto, no terceiro mundo, o crescimento numérico dos evangélicos supera em muito essa perda. Na Escócia, o abandono da igreja Presbiteriana (a igreja nacional) alcança 400 pessoas por semana. O acréscimo na África ao sul, no Saara e na China, excede as perdas da Europa "cristã". Há mais anglicanos na Nigéria que em toda a Inglaterra e a América, juntos. Comentou um holandês: "Preciso de Deus para que? Tenho tudo que preciso..."
Há muitos fatores que levam os pecadores a curvarem diante do Senhor Jesus, que se sacrificou na cruz para salvar-los. Provavelmente, um deles é a vida apertada, sem propósito ou esperança. Jesus notou as multidões e teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor (Mt 9.36). O sertão brasileiro tem forte inclinação para a religião popular. A tradição reina. Quanto tempo demorará, para todo o Brasil reconhecer sua necessidade de uma fé bíblica, inspiradora e cheia de esperança para a vida eterna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário