Fotos

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O melhor lugar do mundo



Permanecer na vontade de Deus não é simples. Estar constantemente sob a tutela do Eterno significa esvaziar-se de si mesmo e encher-se do divino.




Quando pensamos na palavra “lugar”, geralmente nos vêm ao pensamento dimensão espacial, espaço geográfico. Ao consultarmos vários dicionários de língua portuguesa, veremos que isso é verdade. Contudo, esses léxicos também declinam os seguintes significados para o termo “lugar”: “Posição, situação adequada a alguém”[1], “posto, posição ou sítio onde se exerce qualquer função ou mister”[2], “função exercida por uma pessoa”[3].
A partir de algumas definições dos dicionários que utilizamos para a consultar da palavra “lugar, passamos a entender que este termo relaciona-se também com o sentido de permanência em uma função ou posição. E, quando atentamos para algumas histórias bíblicas, observamos que o ato de “ficar no lugar espiritual” ordenado pelo Senhor foi crucial para que Deus pudesse abençoar os seus servos (Dn 1.1-21Lc 24.49At 2.1-4). Isso quer dizer que permanecer na posição em que o Senhor quer que fiquemos é o reflexo de uma vida submissa à vontade de Deus. É a certeza de que as bênçãos do Pai serão derramadas sobre os que lhe obedecerem.
Permanecer na vontade de Deus não é simples. Estar constantemente sob a tutela do Eterno significa esvaziar-se de si mesmo e encher-se do divino. “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20), disse o apóstolo Paulo aos gálatas. A fé de Paulo estava fundamentada em Jesus, o Filho de Deus, que nos amou incondicionalmente.
O modo de pensar de Paulo nos desafia a repensarmos nossas obras na Casa do Senhor. Mas onde fica o melhor lugar do mundo, então? Como o próprio apóstolo disse, em permitir que Cristo governe nossas vontades e ações. Porque o lugar que o Senhor quer que fiquemos não está no afã de atividades que, porventura, fazemos com o intuito de agradá-lo. Mas está na forma com a qual servimos a Ele. Ou seja, o melhor lugar do mundo fica na obediência irrestrita aos mandamentos de Deus (1 Sm 15.22).
Diante do que dissemos, resta-nos permanecermos ou retornarmos para o lugar que Deus nos designou. Somente assim seremos verdadeiramente abençoados pelo Deus de Abraão, de Jó, de Davi e de tantas outras pessoas piedosas mencionadas na Bíblia.
[1] Dicionário Aulete Digital
[2] Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
[3] Dicionário Eletrônico Houaiss
João Paulo Souza
 - Gospel Prime
Casado. Serve a Cristo como diácono na Igreja Batista Missionária Kadosh, em Recife - PE; é blogueiro evangélico desde abril de 2010; cursa Teologia (bacharelado livre). No âmbito secular e profissional, é professor, pedagogo e pós-graduado em Coordenação Pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário