Fotos

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Irã diz que nuclearização “não reconhecerá limites”


Regime islâmico pode colocar fim em acordo contra nuclearização.

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei durante reunião em Teerã. (Foto: AFP)
,
O Irã anunciou neste domingo (5) que “não reconhecerá limites” às suas atividades de enriquecimento de urânio para expansão do seu programa nuclear.
Segundo o regime islâmico, agora o enriquecimento ocorrerá baseado em “necessidades técnicas”, sem que seja detalhado os possíveis patamares, afirmando que manterá a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica.
A reação é uma resposta de Teerã a morte do general Qassem Soleimani, morto em um ataque com mísseis realizado pelos Estados Unidos em Bagdá. Soleimani era considerado um dos mais importantes do Irã, pois chefiava a Força Quds.
Com a resposta em relação ao acordo, que havia sido firmado em 2015 com França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China, além dos EUA, que deixaram o pacto em 2018, o país deve deixar totalmente o acordo.
EUA deixou o acordo por considerar que o regime não estava cumprindo totalmente com o que havia sido acordado e que era praticamente impossível acompanhar a nuclearização no país.
O Irã foi um dos primeiros signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear, nos anos 1960. Na prática eles estarão colocando um ponto final no pacto e possivelmente com objetivos bélicos.
por Michael Caceres

Nenhum comentário:

Postar um comentário