Fotos

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Psicólogo ensina como falar sobre abuso sexual com as crianças



A maioria dos casos acontecem dentro de casa



O psicólogo Samuel Vermelho, coordenador da Clínica Infância Protegida, foi entrevistado no programa “De Tudo Um Pouco”, da Rede Super, e ensinou como os pais podem falar com seus filhos sobre abuso sexual e a importância de abordar esta questão.
Os números apresentados pelo psicólogo sobre abuso sexual são assustadores: 85% dos casos acontecem dentro de casa. “As famílias desestruturadas têm maior risco de sofrer abuso sexual”, completa ele.
Como então falar de abuso sexual com crianças? A primeira lição é desenvolver um relacionamento de confiança e usar uma linguagem adequada para cada idade.
“A linguagem da criança é lúdica, a melhor forma para explicar situações sérias como essa é no brincar, de uma forma que ela vai entender”, ensinou.
Os pais precisam contar para as crianças que ninguém tem o direito de mexer no seu corpo e que este ensinamento pode começar a partir dos 3 anos, ensinando a criança a tomar banho sozinha e a se limpar no banheiro.
“Não é só tocar na partes íntimas, é ensinar para crianças que existem situações como alguns tipos de abraços e beijos que a criança não quer e é preciso respeitar esse desejo delas”, completa Samuel.
Também é necessário que os pais criem códigos para que as crianças possam mostrar que estão desconfortáveis com alguma situação, inclusive gritar para denunciar algum abuso, ainda que seja cometido por outras crianças.
Outra lição dada é para que os pais ensinem os filhos a nomearem as partes do corpo corretamente e dizer quais delas não devem ser tocadas por outras pessoas. Dessa forma eles saberão como denunciar qualquer ato abusivo.
por Redação (GospelPrime)

Nenhum comentário:

Postar um comentário