Fotos

terça-feira, 14 de junho de 2016

O líder precisa ser “adaptável”



  Liderança é algo pertinente às pessoas que exercem influência sobre outras pessoas, seja no mais restrito ambiente familiar, no grupo de amigos, na escola ou até mesmo no trabalho, sendo este numa pequena ou grande instituição. Sendo assim, é importante conhecer algumas habilidades necessárias para você se tornar um verdadeiro líder, que inspire as outras pessoas, que é admirado e seguido. E a primeira habilidade que refletimos aqui é a capacidade de ser “adaptável”. Mas por quê? 

Porque as situações que um líder enfrenta nem sempre são as mesmas. Não acontecem sempre da mesma maneira. Você pode se deparar a todo instante com uma situação nova que nunca presenciou antes. E aí? Como fazer? Se você estiver programado para agir sempre no mesmo padrão, enfrentará dificuldades de liderar frente a situações novas. É por isso que o líder precisa ser adaptável, flexível e conduzir as pessoas sob sua influência a desenvolver essa habilidade, agindo dessa maneira também.

A flexibilidade e a criatividade permitem extrair o que há de melhor nas pessoas integrantes da equipe. O sucesso de todos é uma consequência de ser adaptável às pessoas e situações. Quando a pessoa é adaptável, o desafio de lidar com o novo nunca será um problema, mas, ao contrário, pode se tornar um estimulante desafio a ser vencido. A inflexibilidade é um dos piores defeitos humanos. Rigidez pessoal e rigidez no trabalho em equipe são coisas que não combinam. Se você quiser trabalhar bem com os outros e ser um bom membro de equipe, é preciso estar disposto a adaptar-se a ela, a moldar-se de acordo com a necessidade.

Pessoas adaptáveis são receptivas ao ensino, à instrução, à correção. Aceitam a visão do outro como uma possibilidade de um novo caminho, uma nova saída, e estão dispostas a mudar. São pessoas seguras emocionalmente e não veem tudo como uma ameaça, não ficam nervosas diante de uma mudança necessária. São pessoas criativas, buscam novas opções, novas maneiras de fazer, tentam enxergar novas soluções não convencionais, pensam além do limite. São pessoas que sabem servir aos outros em vez de pensarem somente nelas. Buscam se colocar no lugar do outro para entender as situações. Sabem adaptar-se à equipe em vez de ficar esperando o contrário.

E você? Já sei que é um líder, mas você tem sido adaptável? Consegue enxergar essa habilidade em você? Pode prestar mais atenção nisso daqui pra frente e se avaliar. Pode ficar mais atento em ser assim e o mais importante: procurar desenvolver essa habilidade cada vez mais! Peça a Deus que lhe revele como tem sido e esteja disposto a desenvolver essa característica. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Filipenses 2.3,4).

Vai valer a pena! Deus abençoe.

:: Fernando Borja


Nenhum comentário:

Postar um comentário