Fotos

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Suas expressões refletem aquilo que Deus é?



Suas expressões refletem aquilo que Deus é?

Foto: pixabay.com
Foto: pixabay.com

Como seres humanos, nossos sentimentos são vulneráveis, variáveis e, às vezes, instantâneos. Em questão de segundos, a alegria intensa pode se transformar em tristeza profunda, a calma, em forte nervosismo, a tranquilidade, em ansiedade.

E esses sentimentos são perigosos, uma vez que podem prejudicar não só quem os sente, mas o próximo também. A expressão, principalmente verbal, deles pode machucar outras pessoas. A Bíblia diz que difícil é para o homem dominar a própria língua, e que ela pode até matar (Tiago 3:8-13). Realmente, como muitos dizem, palavras podem doer mais que um soco. Elas têm o poder de transformar vidas, tanto para o bem quanto para o mal. Se as pessoas soubessem o poder das palavras, pensariam muito antes de falar – escrever/digitar – qualquer coisa.

Sempre me preocupo muito com a forma com que me comunico com as pessoas, principalmente no ambiente virtual, onde é preciso ter muito cuidado com o jeito de escrever para que o outro não entenda de forma errada. É claro que nem sempre as pessoas entenderão 100%, mesmo com um ótimo texto, por isso é melhor mandar áudio, ligar ou deixar para conversar pessoalmente. Mas sempre precisamos nos preocupar com a maneira com a qual nos comunicamos.

Acredito que pensar antes de falar nunca é demais. Seja por telefone, computador ou cara a cara, não é bom expressar-se logo após uma decepção ou quando a ansiedade, a tristeza e o nervosismo estiverem intensos. É melhor deixar os ânimos se esfriarem, pensar e, depois, falar.

Se for o caso, diga que prefere conversar mais tarde, quando o sentimento passar, para que a emoção não influencie e acabe atrapalhando tudo. Ou então, se precisar responder na hora, respire, pense, escreva/digite/fale, pare, apague/redima-se, volte a escrever/digitar/falar, pense de novo e conclua. É melhor demorar do que deixar tudo mal entendido e desgastar o relacionamento com palavras destrutivas.

Podemos contar com a ajuda do Espírito Santo, pois Seu fruto é “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22,23). Se Ele faz morada em nós (1 Coríntios 6:19), a forma como nos expressamos deve refletir aquilo que Deus é: amor (1 João 4:8).

“Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”. (Tiago 3:13)
Se você já “falou demais” e se identifica com o que está neste texto, uma boa solução é pedir perdão à pessoa com a qual conversou, mesmo que você tenha razão. E, das próximas vezes, pense antes de falar.

Você gostaria de ouvir o que diz da forma como diz? Se não, certamente os outros também não. Jesus falaria desta forma? Se não, está na hora de rever algumas coisas. Reflita.

:: Dayane Nascimento [@dayanecristinan]

Nenhum comentário:

Postar um comentário