Fotos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Warren diz duvidar da fé de quem não ajuda refugiados



Resultado de imagem para Warren diz duvidar da fé de quem não ajuda refugiados    “Ao longo de toda a Escritura, Deus diz que você deve tratar bem os estrangeiros”, afirma o pastor.

O influente pastor Rick Warren, da Igreja Saddleback, usou o encontro para pastores e líderes GC2 Refugee Summit, para fazer afirmações fortes. Ele lembrou a necessidade de os crentes seguirem os passos de Jesus e ajudarem os refugiados que buscam asilo em diferentes países do mundo.

A conferência abordou a crise de refugiados que está “tomando conta do mundo”, com milhões de pessoas fugindo da guerra na Síria-Iraque e da pobreza no norte da África. Warren lembrou que ONGS cristãs como Visão Mundial e World Relief fazem esse tipo de trabalho, mas deveria haver o envolvimento de toda a igreja.

Pediu que os cristãos se preocupem com as mesmas coisas que Jesus se preocupava. “Jesus ama a Igreja, e também ama o mundo”, disse Warren. “Jesus nunca ficou com raiva de pessoas que não seguiam a sua religião. Ele só ficava com raiva dos que diziam ser fiéis religiosos. Todos os problemas em Mateus 23 e Lucas 11 são para pessoas religiosas. É por isso que as pessoas comuns amavam Jesus”, enfatizou.

Traçou um paralelo entre a atitude de Cristo e da Igreja diante das necessidades ao seu redor. “A maior crise de refugiados que já vimos está acontecendo agora, e as pessoas estão ignorando. Na verdade, estão fechando as fronteiras. Estive em alguns dos maiores campos de refugiados do mundo, mas nunca vi nada igual”, asseverou.

Citou como exemplo os esforços da igreja que ele pastoreia, mandando voluntários e suprimentos para os campos de refugiados. Relatou que nos últimos 15 anos a Saddleback enviou mais de 26.000 membros em viagens missionárias para todo o mundo.

“Por que devemos nos preocupar com eles? Por que temos de nos preocupar com os estrangeiros? E com os imigrantes?… Porque Deus ordena. Ao longo de toda a Escritura, Deus diz que você deve tratar bem as pessoas que são de outro país”, continuou. Warren enfatizou que Jesus, Maria e José foram refugiados no Egito, quando fugiam do rei Herodes.

Para ele, se a igreja deseja cumprir a Grande Comissão, as pessoas precisam “amar quem Jesus ama, ser indiferente ao que Jesus é indiferente, e só ter raiva das coisas que Jesus tem raiva. E sobretudo, sacrificarmo-nos como Jesus se sacrificou por nós”.

Encerrou dizendo que “todo o ideal do cristianismo é ajudar ao próximo. Se nós não estamos fazendo isso [ajudar os refugiados], duvido do nosso cristianismo”.

Durante o GC2, os demais preletores: o líder batista David Platt, Richard Stearns, presidente da Visão Mundial e Bill Hybels, da Willow Creek, ecoaram o desafio de Warren e também desafiaram a igreja a se envolver no socorro aos refugiados.

Situação no Brasil

 

O Google indica que os termos “refugiado” e “crise dos refugiados” estão entre os temas mais procurados pelos brasileiros na ferramenta de busca ano passado, segundo o El País.

A Acnur, órgão da ONU que trata de crises humanitárias, divulgou que, no ano passado, havia 7.700 refugiados reconhecidos de 81 diferentes nacionalidades no país. O Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, informou serem 7.946 refugiados em 2015.

Segundo dados do Conare, 2.077 sírios receberam status de refugiados do governo brasileiro de 2011 até agosto de 2015, quando o último relatório oficial foi divulgado. É a nacionalidade com mais refugiados reconhecidos no Brasil, à frente da angolana e da congolesa.

Contudo, o governo não tem dado condições para a maioria deles viver no país, sendo que muitos apenas recebem o bolsa-família e uma parcela já está em situação de rua.

Até o momento, nenhum líder cristão brasileiro de renome se pronunciou publicamente sobre essa situação. Com informações de Christian Post

por Jarbas Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário