Fotos

sábado, 26 de setembro de 2015

Grupo terrorista provocou deslocamento de 1,4 milhão de crianças


Ataques do Boko Haram na Nigéria têm deixado milhares longe de casa
Foto: BOUREIMA HAMA/AFP
Foto: BOUREIMA HAMA/AFP

Na Nigéria e em países vizinhos, a situação que milhares de meninos e meninas têm vivenciado é alarmante. Nos últimos cinco meses, cerca de meio milhão de crianças foram deslocadas devido ao aumento do número de ataques do grupo terrorista islâmico Boko Haram. No total, são mais de 1,4 milhão de nigerianos longe de suas casas por causa de conflitos, informou o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) na última semana.

“É verdadeiramente alarmante ver que crianças e mulheres continuam sendo mortas, sequestradas e usadas para carregarem bombas”, lamentou Manuel Fontaine, diretor regional da UNICEF para a África Ocidental e Central.

No início do mês, no nordeste da Nigéria, o campo Malkohi, que abrigava cerca de 32 mil deslocados, foi bombardeado pelo Boko Haram. No atentado, ao menos sete nigerianos morreram e 14 ficaram feridos.
Segundo Chaloka Beyani, relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Nigéria, “os deslocados internos estão entre os mais vulneráveis e, de acordo com os direitos humanos internacionais e a lei humanitária, eles têm que ser protegidos contra quaisquer ataques diretos e indiscriminados ou outros atos de violência contra eles ou seus campos ou instalações”.

*Com informações da ONU
:: Adaptação Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário