Enquanto tentarmos resolver os nossos problemas, só ficaremos mais e mais frustrados e confusos. Isso porque tentamos operar sem a graça de Deus.
Em meu ministério, o pedido de oração que mais recebo é geralmente por orientação. Muitas pessoas parecem não saber o que fazer. Elas estão frustradas e confusas com as situações com as quais se depararam no seu cotidiano. Precisam de ajuda, e não sabem onde procurar ajuda.
Se eu tiver um problema, não preciso tentar resolvê-lo, preciso sim de discernimento. Preciso ouvir o Senhor e aplicar a Palavra de Deus à minha situação. Preciso que o Senhor me mostre o que fazer. Discernir é ter sabedoria de Deus para qualquer situação da vida. É um “entendimento espiritual” de como lidar com a situação.
Certa vez eu estava orando e pedi a Deus para me dar discernimento, e o Senhor falou comigo e disse: “Joyce, você nunca terá discernimento até parar de tentar racionalizar as coisas”. Ora, note que o Senhor não disse “até Eu a livrar de racionalizar as coisas”, Ele disse “até você parar de racionalizar as coisas”.
Se você está tentando entender tudo na vida, deve perceber que isso é simplesmente um hábito, um mau hábito, um hábito que não lhe dará sossego. Sua mente talvez seja como a minha costumava ser. Eu era viciada em racionalizar demais sobre tudo. Com certeza não há nada de errado em usarmos a nossa mente. Deus nos abençoou com mentes fortes para realizarmos coisas grandiosas. Mas assim que você começar a se sentir frustrado e confuso, assim que começar a perder sua paz interior, precisa dizer consigo mesmo, “Opa, fui longe demais”. Você deve abrir mão dos seu próprios esforços e confiar inteiramente no Senhor, e colocar a situação nas mãos de Deus.