Fotos

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

12 motivos para orar pelo Iraque

O país que já teve um dos maiores números de cristãos do Oriente Médio precisa de intercessão


Veja 12 motivos de intercessão pela nação que ainda suporta as faltas de paz e infraestrutura:

1 - Ore pelas famílias cristãs forçadas a deixar Mosul em 2014. Elas não têm condições de voltar para suas casas porque a cidade está destruída e a segurança local é instável. Clame pela igreja em Mosul, para que o cristianismo lá não tenha um fim.

2 - Interceda por proteção e segurança das pessoas que estão viajando pelas estradas do Iraque. As principais vias e suas infraestruturas estão precárias e isso tem causado muitas mortes por acidentes de carros. Nossos parceiros e membros 

O Iraque já foi um dos maiores países cristãos do Oriente Médio
Um dos berços do cristianismo, o Iraque ocupa a 13ª colocação na Lista Mundial de Perseguição e enfrenta a opressão islâmica, o antagonismo étnico, a corrupção e o crime organizado. Apesar da derrota territorial do Estado Islâmico (EI), o país que já foi uma das maiores comunidades cristãs do Oriente Médio precisa de oração.

Derivado de um braço do grupo extremista Al-Qaeda no Iraque, o Estado Islâmico foi uma reação à entrada dos Estados Unidos em 2003 no país. Em 2014, o EI instituiu um “califado” na região do Iraque e Síria que perseguiu, escravizou e assassinou milhares de pessoas de minorias religiosas e até mesmo de muçulmanos não radicais. Desde então, uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, foi formada para impedir o avanço e domínio desse grupo. Os deslocamentos, as mortes e a destruição da infraestrutura desses países são alguns dos rastros deixados pelo EI. 

Veja 12 motivos de intercessão pela nação que ainda suporta as faltas de paz e infraestrutura:

1 - Ore pelas famílias cristãs forçadas a deixar Mosul em 2014. Elas não têm condições de voltar para suas casas porque a cidade está destruída e a segurança local é instável. Clame pela igreja em Mosul, para que o cristianismo lá não tenha um fim.



2 - Interceda por proteção e segurança das pessoas que estão viajando pelas estradas do Iraque. As principais vias e suas infraestruturas estão precárias e isso tem causado muitas mortes por acidentes de carros. Nossos parceiros e membros das igrejas locais também correm esse risco porque viajam pelo país.

3 - Peça a Deus pelo início do novo ano letivo no Iraque. O país precisa oferecer melhor estrutura, recursos e estabilidade aos alunos e professores. Os educadores necessitam de sabedoria e coragem para enfrentar os desafios de ensinar toda uma geração, e assim elevar o nível de educação na nação.
4 - Shmon Al Safaa, a antiga escola cristã de Mosul criada em 1855, foi uma das mais importantes instituições do Iraque. Mas desde a ocupação do Estado Islâmico, a escola se tornou um depósito de lixo e tem nas paredes as marcas do período da invasão. Interceda para que os cristãos consigam voltar à cidade e ocupar o espaço de aprendizado novamente.

5 - Ore pela juventude e pelo futuro do Iraque. Graduados protestaram em frente ao Ministério de Educação Superior no centro de Bagdá, pois precisam de trabalho. Milhões de pessoas que saíram das faculdades estão sem serviço e lutam para encontrar empregos.

6 - Clame pelo fortalecimento dos nossos irmãos, irmãs e líderes das igrejas em Bagdá para que permaneçam firmes em meio à violência e ataques à bomba. O número de cristãos vem declinando há anos no país.

7 – Após a invasão do Estado Islâmico na cidade de Qaraqosh no dia 6 de agosto de 2014, Sanaa teve o marido e filhos sequestrados. Ela está ansiosa esperando o retorno deles, e deseja pelo menos notícias sobre seus paradeiros. Ore para que Deus a fortaleça e dê paciência nesse momento delicado.

8 - Interceda pelos fazendeiros do Iraque que têm enfrentado uma queda da produção devido à falta de investimentos governamentais em agricultura moderna. Os produtos nacionais são negligenciados e o país está dependendo de importação dos países vizinhos. Isso tem resultado no crescimento do desemprego.

9 - Peça ao Pai pelo programa de treinamento de jovens da Planície do Nínive, para que eles sejam capacitados por Deus para tomar decisões certas em suas vidas e recebam coragem para enfrentar as dificuldades.

10 - Famílias cristãs da Planície do Nínive precisam de orações. Muitas delas enfrentam dificuldades por causa dos deslocamentos e do desemprego. Os que já retornaram sentem a instabilidade em relação à segurança, já que há presença de grupos milicianos e alguns conflitos ainda continuam. Ore pela paz e por projetos que impulsionem o desenvolvimento financeiro dessas famílias e comunidades.

11 - Os serviços administrativos do governo do Iraque têm desacelerado causando dificuldades para muitas pessoas que enfrentam processos burocráticos. Peça a Deus para colocar um fim na corrupção e dar sabedoria aos departamentos governamentais.

12 - Anos de guerra no Iraque têm destruído a infraestrutura do país e muitos monumentos culturais e históricos, assim como o sistema econômico. Isso tem causado sofrimentos psicológicos e físicos para muitas pessoas. Ore por paz e conforto aos que enfrentam as consequências da guerra.

Invista na reconstrução de casas de cristãos no Iraque!
Após a retirada do EI, os cristãos estão retornando para suas cidades com o objetivo de restabelecer a vida em meio às ruínas. A Portas Abertas apoia um projeto de reconstrução de casas e igrejas e convida você para transformar o presente e futuro dessas vidas marcadas pela guerra. 

Com uma contribuição de R$ 94,80, você ajuda os iraquianos a voltarem para seus lares e ainda permite que eles tenham um lugar de culto onde poderão aprender a serem discípulos de Cristo mesmo em meio às dificuldades. Doe agora!

por Portas Abertas

Meu coração é de filho ou de órfão?

Não podemos apenas direcionar nossas orações ao Pai sem nos comportar como verdadeiros filhos.


Pai e filha. (Foto: Carly Rae Hobbins / Unsplash)

Será que realmente adotamos uma postura de filho (a) de Deus? O que significa ser filho na prática? Tenho refletido sobre os versículos que Paulo escreveu:

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.  (Romanos 8:14,15)
Portando, filhos são aqueles que se deixam guiar pelo Espírito de Deus em todas as ações e situações de nossas vidas. Somos o suficiente livres para optar em viver a vontade do nosso Pai, que é boa, perfeita e agradável. Não somos escravos de nada, nem do pecado e nem da Lei, graças ao Espírito de adoção.
Quero apresentar nesse artigo dez situações que aprendi durante a minha última escola de adoração profética, do norte-americano Nic Billman e residente no Brasil. Facilmente percebemos em como a prática revela-nos que ainda possuímos um coração órfão e o que de fato reverte tal situação para um coração de filho.
1 – Quando reflito sobre Deus com um coração órfão penso Nele como um mestre. Mas todo filho vê Deus como um Pai amoroso.
2 – Quando estou em posição de servir com o coração órfão tenho motivações erradas: geralmente são necessidades pessoais com intuito de impressionar pessoas, até mesmo Deus, quero mostrar-me eficiente ou qualquer outra motivação além da profunda gratidão por ser amado incondicionalmente por Deus.
3 – Quando olho para mim mesmo sinto auto-rejeição por me comparar com os outros. Um filho de Deus reconhece o valor próprio sendo positivo e afirmado em Deus.
4 – Quando me relaciono com os outros estou sempre em competição, rivalidade, sinto inveja do sucesso alheio. Um filho de Deus está em humildade e unidade, é capaz de se alegrar com o sucesso e posição dos outros reconhecendo seus valores.
5 – Quando alguém erra busco rapidamente um meio para acusação e exposição para me mostrar bom o suficiente e fazer com que o outro pareça inferior a mim. Um filho age com amor, busca restauração do outro.
6 – Quando estou submetido a alguma autoridade vejo como fonte de dor, sem confiança e tenho dificuldade em receber ordens. Um filho respeita, honra e se alegra reconhecendo autoridades como ministros de Deus colocados em tal posição para crescimento espiritual em sua vida.
7 – Quando sou admoestado tenho dificuldade em receber, sempre busco estar certo, sinto-me envergonhado e fecho meu espírito para disciplina. Um filho recebe a admoestação e facilmente percebe que é uma fonte de ensino para que suas falhas sejam aprimoradas.
8 – Meu senso da presença de Deus é condicionado, distante e inconstante. Um filho se sente sempre próximo de Deus e com livre acesso a Sua presença.
9 – Quando busco conforto procuro estar afeiçoado em vícios, compulsões, ocupações e atividades super religiosas. Um filho busca momentos de solitude para descansar na presença e amor do Pai.
10 – Quando penso no futuro enxergo que apenas a luta é o que me faz conseguir algo. Um filho entende que é a filiação em Deus que libera sua herança.
Com certeza esses dez pontos práticos irão facilmente nos fazer perceber em como temos ainda um coração de órfão. Não podemos apenas direcionar nossas orações ao Pai sem nos comportar como verdadeiros filhos. Reconhecendo em que área ainda somos órfãos e deixando o coração aberto para que o Espírito de Deus nos guie, com certeza fará toda a diferença na caminhada da vida.
Avatar
 por  ( Gospel Prime)

Sem liberdade para adorar


No Irã, os cristãos não podem cantar e louvar a Deus de forma aberta

Maryam espera poder cantar e louvar ao Senhor com liberdade em seu país (foto representativa)
Maryam espera poder cantar e louvar ao Senhor com liberdade em seu país (foto representativa)
Como você adorou na igreja no último domingo? Você cantou em voz alta com toda a igreja? Tinham alguns instrumentos ajudando o grupo a cantar? Talvez até algumas luzes coloridas iluminando o palco? Após conhecer Farideh e Layla, duas cristãs que participaram de um treinamento realizado para jovens líderes no Irã, vamos saber mais sobre Maryam, uma jovem de 21 anos.
Para ela, uma adoração como a descrita acima só existe em seus sonhos. Talvez tenha visto algo parecido ao pesquisar secretamente on-line, mas definitivamente nunca participou de um culto como esse. Ainda assim, ela quer se tornar uma líder de adoração.
“Eu costumava ser a rainha das festas. Sempre gostei de música, mas agora, uso meu interesse de uma forma diferente”, Maryam admite. Dois anos atrás, a jovem deu seu coração ao Senhor depois dos pais o fazerem. “Levou um tempo para eu deixar para trás as festas. Mas em minha igreja doméstica, eles oravam intensamente por mim. Um dia, enquanto estavam orando, eu senti a vontade de ir para festas e beber apenas saindo do meu corpo”, ela explica.
Agora, as únicas festas que Maryam participa são aquelas em que Jesus está. Em sua igreja doméstica, ela canta, e também no treinamento usou seus talentos pegando o microfone e conduzindo a adoração todas as vezes que tinha chance. Ela acredita que um dia também será capaz de cantar para Deus abertamente em seu país. “Eu realmente acredito que Deus está abrindo nosso país para um reavivamento”, diz.
Pedidos de oração
  • Peça em favor das igrejas locais do Irã, para que tenham liberdade de culto.
  • Interceda por Maryam, para que ela seja grandemente usada no ministério de louvor e adoração.
  • Clame para que um verdadeiro avivamente invada o Irã.
por Portas Abertas

População cristã dos EUA cai 12% em dez anos



65% da população se identifica como cristã, o menor número desde a independência dos EUA.

Evangélicos na Elevation Church. (Foto: James Barr / Unsplash)

O estudo do Conselho de Pesquisa Pew revelou nesta quinta-feira (17) que cristianismo nos Estados Unidos está em declínio a um ritmo sem precedentes e que atingiu o nível mais baixo de todos os tempos.

Em apenas dez anos, a porcentagem de adultos norte-americanos que se identificam como cristãos caiu ​​12%. A pesquisa anterior mostrava que 77% da população dos EUA se identificavam como cristãos, hoje apenas 65%, o número mais baixo da história do país.
pesquisa mostra que o protestantismo e o catolicismo sofreram perdas significativas. Em 2009, 51% da população era protestante, agora são 43%. Os católicos eram 23%, hoje são 20%.
Enquanto isso, o número de não-religiosos, incluindo ateus e agnósticos, cresceu 17% no mesmo período, chegando a passar de um quarto da população (26%).
Separando este grupo, o ateísmo cresceu 2% na última década, dobrando seu número e alcançando 4%. Os agnósticos agora representam 5% da população adulta, contra apenas 3% em 2009, enquanto aqueles que descrevem sua religião como “nada em particular” saltaram de 12% para 17% nesse período de dez anos.
Jovens e adultos são maioria entre os religiosos não afiliados, menos da metade dos millenials (49%) se descrevem como cristãos, enquanto quatro em cada dez se identificam como religiosos (outras religiões) e outros 10% se identificam com crenças não-cristãs.
por Redação Gospel Prime

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo



O que a Bíblia fala sobre o pecado imperdoável.

Chama de fogo. (Photo by Paul Bulai on Unsplash)

“Portanto, eu vos digo: toda forma de pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (Mateus 12.31-32)

A orientação apresentada por Jesus neste relato difere a blasfêmia contra o Espírito Santo de todos os outros tipos de pecado dentro da narrativa bíblica. Desta feita, é preciso analisar, à luz da exegese do Novo Testamento, a relação das expressões usadas neste período.
A tradução da versão inglesa King James traduz a expressão hamartia por “toda forma de pecado”. É evidente, no entanto, que o sentido da expressão é “toda outra espécie de pecado”. Portanto, a blasfêmia contra o Espírito Santo não está inclusa nesta expressão.
As traduções de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Atualizada no Brasil (Sociedade Bíblica do Brasil) e Revista e Corrigida, vindo literalmente do grego, trazem-nos que todo pecado, obscurece o sentido mais amplo. Todavia, existem várias possibilidades sobre o que realmente é blasfemar contra o Espírito Santo.
Acerca deste tema tão difícil, começam a surgir várias opiniões, como por exemplo o que ocorre entre alguns dos pentecostais extremados, os quais afirmam que “blasfemar contra o Espírito Santo” é:
  • Descrer, duvidar de alguém que fala em línguas;
  • Rir ou escarnecer;
  • Não crer na ação do Espírito Santo durante o culto;
  • Duvidar de qualquer coisa que seja sobrenatural.
Por outro lado, os cessacionistas (os que não creem em dons de sinais), ou os mais tradicionais, chegam a afirmar que os exageros do movimento pentecostal ou do neopentecostalismo não deixam de ser uma espécie de blasfêmia contra o Espírito Santo.
Contudo, tanto os ultrapentecostais como os cessacionistas, ou tradicionais extremados, demonstram muito exagero e até mesmo fanatismo na exposição destas opiniões, ausentes de coerência teológica. Poucos se detêm a examinar o contexto das passagens bíblicas alusivas à blasfêmia contra o Espírito Santo, como acontece na maioria dos casos dos assuntos aparentemente divergentes na Bíblia. A análise do texto elucida alguns pontos aos quais devemos nos atentar. Os textos relevantes são encontrados nos três primeiros evangelhos, chamados “evangelhos sinóticos” (que devem ser vistos em conjunto). Em Mateus 12, as afirmações de Jesus sobre blasfemar contra o Espírito Santo ditas foram quando Ele curou um homem possesso de demônios cujo domínio o havia feito cego e mudo. Em Marcos 3, a cura não é mencionada; Lucas registra a cura no capítulo 11, e menciona a blasfêmia contra o Espírito Santo em 12:10.
Considerar o mal como bem ou que luz eram trevas, era prática comum entre os fariseus. Esse ato traz em si mesmo um alerta anunciado pelo profeta Isaías (Is 5:20), e agora reinterpretado por Jesus como blasfêmia contra o Espírito Santo.
Ao longo da história, muitos estudiosos emitiram sua opinião sobre este tema. Segundo Irineu, blasfêmia contra o Espírito Santo seria a rejeição do evangelho. Para Atanásio, a negação da divindade de Cristo, a qual teve sua evidência ao homem pela concepção do Espírito Santo. Já para Orígenes, toda a quebra da lei após o batismo. Finalmente, Agostinho acreditava que a blasfêmia contra o Espírito representada era pela dureza do coração humano, rejeitando a obra de Cristo.
Vemos que a acusação feita contra Jesus em Mateus 12:24 (“Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios”) denuncia, erroneamente, que ele não passava de um simples curandeiro, cujos exorcismos eram feitos pelo poder do Maligno, acusação que se repete nos evangelhos. Contesta-se, assim, o verdadeiro significado e a semântica do poder e das obras do Messias. Não vemos, no texto, a negação da realidade do milagre, mas a acusação de que o mesmo é diabólico, negando-o como sinal do poder soberano de Deus.
A reação de Jesus acontece por meio de uma série de parábolas rápidas que demonstram ser ilógico pensar que Satanás daria poderes a
Jesus a fim de destruir a si próprio. A última parábola (Mt 12:29), acerca de apoderar-se dos bens do valente, pode ser uma alusão a Isaías 49:24-25, em que Deus descreve a salvação futura com o mesmo tipo de figura de linguagem.
A existência de um pecado imperdoável tem mexido com a mente dos cristãos em todo mundo e em todos os séculos do cristianismo. Podemos observar, no contexto apresentado pelo evangelista, que a advertência de Jesus se dirige contra os que rejeitam sua mensagem, ao chamá-la de satânica. No entanto, vemos que, se há preocupação pelo fato de que algo possa eliminar o ato do perdão de Cristo, isso é, ironicamente, evidência de que o homem crê em Cristo, e que o mesmo fora enviado por Deus, provando que tal pessoa, Jesus, não cometera o pecado contra o qual o Senhor adverte.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é rejeitar a graça preciosa para a salvação em Jesus Cristo


Desta forma, podemos concluir que apenas aqueles que se declaram apáticos às boas novas do Cristo poderiam blasfemar contra o Espírito Santo, e não os cristãos, conforme recomendação do apóstolo Paulo em Efésios 4:17-22: “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano (…)”.
Acerca desse terrível pecado, o mundialmente pregador Billy Graham declara em seu livro “O Espírito Santo“, nas páginas 134 e 135, o seguinte: “O pior pecado que um ser humano pode cometer contra o Espírito Santo é blasfemar contra Ele. A razão disto é clara: para este pecado não há perdão. Todos os outros pecados contra o Espírito Santo são cometidos por crentes. Podemos nos arrepender deles, receber perdão, e fazer um novo começo. Com a blasfêmia contra o Espírito Santo é diferente. Este pecado, chamado de “o pecado imperdoável”, é cometido por descrentes Os inimigos de Jesus, quando O acusaram de expulsar demônios pelo poder de Satanás apesar de Ele ter dito antes que os expulsava pelo poder do ‘Espírito de Deus’, cometeram este pecado. Então Jesus continuou: ‘Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isto perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo nem no porvir’ (Mt 12:31, 32)”.
Enquanto o Espírito estiver se ocupando de uma pessoa, esta não comete tal pecado imperdoável. Porém, quando alguém tanto se opõe ao Espírito Santo que Este o deixa de lado, então esta pessoa está em perigo. Noutras palavras, o pecado imperdoável implica na rejeição total e irrevogável de Jesus Cristo. Creio que é sobre isso que Estêvão estava falando no sermão que pregou pouco antes de ser martirizado: “Homens de dura cerviz [teimosos, BLH]! Vós sempre resistis ao Espírito Santo” (Atos 7:51).
Portanto, acredito que a chave está na afirmação de Billy Graham: “o pecado imperdoável implica na rejeição total e irrevogável de Jesus Cristo (…)”.
Louis Berkhof, em sua “Teologia Sistemática”, página 249, expressa:
“Não é tanto um pecado contra a pessoa do Espírito Santo, como contra a Sua obra oficial, que consiste em revelar, tanto objetiva como subjetivamente, a Graça e a Glória de Deus em Cristo. A raiz desse pecado é o consciente e deliberado ódio a Deus e a tudo quanto se reconhece como divino. É imperdoável, não porque a sua culpa transcende os méritos de Cristo, ou porque o pecador esteja fora do alcance do poder renovador do Espírito Santo, mas, sim porque há também no mundo de pecado certas leis e ordenanças estabelecidas por Deus e por Ele mantidas. E, no caso de pecado particular, a lei é que ele exclui toda a possibilidade de arrependimento, cauteriza a consciência, endurece o pecador e, assim, torna imperdoável o pecado. Daí, nos que cometeram esse pecado podemos esperar ver um pronunciado ódio a Deus, uma atitude desafiadora para com Ele e para com tudo quanto é divino, um prazer em ridicularizar e difamar aquilo que é santo, e um desinteresse absoluto quanto ao bem-estar da alma e à vida futura. Em vista do fato de que esse pecado não é seguido pelo arrependimento, podemos estar razoavelmente seguros de que os que receiam havê-lo cometido e se preocupam com isso, e desejam as orações doutras pessoas por eles, não o cometeram.”
por Orlando Martins ( Gospel Prime)

Grupo ateu denuncia escola que permitiu batismo no campo de futebol



Dois jovens foram batizados no campo de futebol diante do time e os treinadores compartilharam a experiência nas redes sociais

Jogadores sendo batizados. (Foto: Reprodução / Twitter)

O grupo ateu Freedom From Religion Foundation (FFRF) processou a escola Springfield High School, no Tennessee (EUA), por conta de uma foto que mostrava uma cerimônia de batismo realizada no campo de futebol.

A FFRF resolveu escrever uma carta ao distrito escolar dizendo que os treinadores do ensino médio devem parar de promover e endossar a religião para os alunos e acusaram a escola de violar a Constituição dos Estados Unidos.
O fato criticado pelo grupo ateu foi divulgado pelo treinador do time de futebol Chad Diehl que também é pastor da Igreja Batista de Bethlehem, em Greenbrier.
Ele batizou dois jogadores em frente a equipe e o treinador Jake Buttram compartilhou no Twitter dizendo: “Ótimo dia para dois jovens serem batizados na frente de nossa equipe e de nosso campo. Melhor do que ganhar qualquer jogo ou troféu. #SptBrand”.
O diretor de escolas do condado de Robertson, Chris Causey, confirmou que os batismos ocorreram após o treino de futebol na escola em 7 de agosto.
A queixa do grupo ateu chegou na direção da escola e o distrito escolar analisou o caso, mas entendeu que nenhuma lei, regra ou política foi violada.
“As atividades foram iniciadas pelo aluno, conduzidas pelo aluno e ocorreram após o término da sessão de treinos e após o horário escolar. Toda a participação foi voluntária, sem necessidade de participação, declarada ou implícita”, diz o comunicado do distrito.

Causey declarou ainda que ninguém da comunidade se queixou do batismo dentro daquela escola e reclamou da entidade ateísta não ser do Tennessee e ter se envolvido no caso.
por Redação Gospel Prime

Ministérios somam forças para traduzir a Bíblia para linguagens de sinais


Brasil faz parte dos países que já estão com projetos em andamento

Bíblia e a linguagem de sinais. (Foto: Reprodução)

Menos de 2% dos surdos em todo o mundo conhecem Jesus e nenhuma das mais de 400 línguas de sinais que existem tem uma Bíblia completa traduzida.
Para reduzir esses números e alcançar esta comunidade, a Sociedade Bíblica de Surdos trabalha ao lado de tradutores da Bíblia em linguagem de sinais que já possuem projetos em andamento nas Américas, segundo informações do MNN Online.
O mais interessante é que o projeto é coordenado por Azael BuPerry, um surdo que tem esperanças de que todos poderão “ouvir” a mensagem do Evangelho.
As barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes são um desafio constante, e a Wycliffe USA tem trabalhado com a Sociedade Bíblica de Surdos (Deaf Bible Society – DBS em inglês) e com a The Seed Company para traduzir a Palavra de Deus para as línguas gestuais da Colômbia, Honduras, El Salvador e Brasil.
No próximo ano, eles esperam expandir e começar um novo trabalho de tradução no Equador, Guatemala, República Dominicana e Costa Rica.
Versões da Bíblia em espanhol e inglês já estão disponíveis gratuitamente em várias plataformas.
No entanto, o texto escrito não atende às necessidades espirituais das comunidades surdas.
“Eu sei ler e escrever em inglês, e consigo entender. Mas, quando eu realmente assisto as Escrituras na linguagem do meu coração, posso entender claramente o que as Escrituras estão dizendo”, diz BuPerry que usa a Linguagem de Sinais Norte-americana (American Sign Language).
por Redação Gospel Prime

“Clamei por Jesus”, diz pedreiro que ficou soterrado


Ele trabalhava no momento que uma barreira deslizou sobre o imóvel onde ele estava

Gilberto Cordeiro. (Foto: Reprodução / TV Jornal)

No último sábado (10), o pedreiro Gilberto Cordeiro, 46 anos, ficou soterrado por quase 10 minutos após uma barreira deslizar por cima dele enquanto ele trabalhava na construção de um muro de arrimo na cidade de Recife (PE).
“A minha fala era clamando por Jesus. Só clamando por Jesus. Por eu servir a Ele há 26 anos e por saber que só Ele, somente Ele poderia me socorrer”, disse ele ao relembrar os momentos que ficou soterrado.
Gilberto é evangélico e declarou ao programa Notícias da Manhã que o caso fez sua fé aumentar.
“Se eu tenho lutado até aqui para ser fiel a Deus, daqui por diante serei mais fiel ainda”, completou ele.
Ele foi socorrido pela população que se juntou para retirá-lo debaixo do barro.
Em seguida, ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
por Redação Gospel Prime

Governo da Eritreia fecha instituições de ensino



Após apreensão e fechamento dos centros de saúde administrados pela igreja, sete escolas também tiveram que encerrar atividades

Todas as escolas fechadas eram dirigidas por organizações religiosas e, por isso, tiveram que encerrar as atividades
Todas as escolas fechadas eram dirigidas por organizações religiosas e, por isso, tiveram que encerrar as atividades
Após a notícia de que os centros de saúde administrados pela igreja da Eritreia foram fechados neste ano, o governo já apreendeu sete escolas secundárias. Todas essas escolas eram dirigidas por organizações religiosas: católicos, outras denominações cristãs e muçulmanos. A Eritreia ocupa hoje a 7ª posição na Lista Mundial da Perseguição, e os irmãos precisam do nosso apoio em oração.
A ordem de entrega das escolas foi dada na terça-feira, 3 de setembro. O governo da Eritreia diz que os fechamentos estão alinhados com os regulamentos que foram introduzidos em 1995, que impõem um limite às atividades das instituições religiosas. Esses regulamentos raramente foram aplicados e acredita-se amplamente que os fechamentos sejam na verdade uma retaliação às críticas da igreja ao presidente Isaias Afwerki.
Após o acordo de paz com a Etiópia, os bispos católicos da Eritreia fizeram um apelo público à reforma do governo em uma carta de 30 páginas. As escolas que foram fechadas são frequentadas em grande parte por estudantes de origens economicamente desfavorecidas, e várias delas foram fundadas há mais de 70 anos. Tudo isso revela que a perseguição a cristãos no país está se intensificando.
Além da apreensão e fechamento dos centros de saúde administrados pela igreja em junho, mais de 150 cristãos foram presos por serem membros de igrejas pertencentes a denominações não registradas. A polícia invade regularmente as casas dos cristãos de denominações “ilegais”. Quando os cristãos são presos, muitas vezes lhes é pedido que renunciem à fé como condição para libertação. Centenas de membros de igrejas ainda estão na prisão, com alguns sendo mantidos em cativeiro por mais de uma década.

Pedidos de oração
  • Peça que Deus conceda sua paz a estudantes e professores no meio desta situação.
  • Clame em favor dos alunos, que estão enfrentando vigilância e forte pressão para ceder às demandas relacionadas às práticas religiosas.
  • Interceda por coragem e sabedoria para os pais cristãos, para que ajudem os filhos a ficarem firmes na fé.
por Portas Abertas

Menina de 13 anos é sequestrada para casar com muçulmano


Ação é comum na Nigéria, onde meninas cristãs são tiradas da família e forçadas a se converter ao islamismo

Christiana, de 13 anos, ficou sequestrada por 5 meses, adotada legalmente por um muçulmano e forçada a se casar
Christiana, de 13 anos, ficou sequestrada por 5 meses, adotada legalmente por um muçulmano e forçada a se casar
Christiana, de 13 anos, filha dos cristãos Jacob e Blessing Abimaje é uma estudante da escola secundária do governo em Zaria, no estado de Kaduna na Nigéria. Eles moravam no campus da bem conhecida universidade Ahmadu Bello, uma das melhores instituições educacionais da África. Em março de 2017, Christiana desapareceu; ela foi levada pelo hakeemi (título honorífico dado a um líder muçulmano local; em hausa significa “sábio”) do estado de Borno.
Após procurar a filha por uma semana, Jacob foi chamado ao palácio do hakeemi, onde encontrou a filha totalmente vestida em trajes muçulmanos, coberta da cabeça aos pés, inclusive os olhos. O hakeemi disse a Jacob que a filha dele, Christiana, agora era muçulmana e que ficaria com ele, negando o pedido de Jacob para que devolvesse sua filha.
Jacob e Blessing são da etnia igala, do sul da Nigéria. Pelo fato de seu povo ter uma posição desprivilegiada, eles acharam que não faria diferença levar o caso à polícia. Na verdade, eles até temiam serem mortos. Quando os pais de Christiana deixaram um pouco de ir atrás da filha, os captores dela foram ao tribunal com uma declaração juramentada para mudar o nome dela para Aisha Yakubu Suleiman, um nome muçulmano. Isso também significou que um teólogo islâmico se tornou seu pai perante a lei, com o direito de decidir qualquer coisa sobre ela. Então, Christiana foi prometida em casamento, apesar de ter apenas 13 anos de idade.
Em 29 de julho de 2017, depois de 5 meses, Christiana foi devolvida aos pais, na semana em que se casaria com um muçulmano. Foi uma operação bastante conturbada, com fugas e conspiração com a polícia. Mas, finalmente o delegado sênior da delegacia de Saramu entregou Christiana aos pais biológicos. A Constituição da Nigéria regula que um menor está sob responsabilidade dos pais biológicos e ninguém tem o direito de tirá-lo à força dos pais, nem em nome da religião.
No próximo dia 25 de dezembro de 2019, Christiana completará 15 anos. Que você ore por ela, para que não haja dúvidas em seu coração quanto a sua identidade em Cristo. Interceda também por tantas outras famílias cristãs que enfrentam situações semelhantes a essa, tendo as filhas sequestradas para casamento forçado com homens muçulmanos. Clame pelo fim desses ataques e para que as meninas cristãs sejam guardadas e protegidas de todo mal.
Revista Portas Abertas
Na revista deste mês relembramos a história das 276 meninas sequestradas em Chibok, na Nigéria, em abril de 2014. Muitas delas continuam em cativeiro e os pais seguem aguardando a volta delas. Para saber mais notícias sobre a Igreja Perseguida, assine a Revista Portas Abertas e receba em casa, todo mês, informações, testemunhos e pedidos de oração atualizados.
Centro Shalom na Nigéria
A Portas Abertas ajuda cristãos que passaram por situações traumáticas de perseguição. Em março de 2019, foi inaugurado na Nigéria o Centro Shalom, que recebe esses cristãos para temporadas de aconselhamento pós-trauma e também oferece treinamento nessa área. Com sua contribuição, mais líderes podem ser treinados como conselheiros. Leve cura para a Nigéria.

por Portas Abertas

Médicos preferem deixar trabalho a serem obrigados a fazer aborto ou cirurgia de gênero


Governo Trump tenta aprovar leis para garantir a liberdade de consciência dos profissionais de saúde

Médico. (Foto: Online Marketing / Unsplash)

Nos Estados Unidos há um crescente debate acerca do direito de consciência que tem colocado médicos e enfermeiros contra seus empregadores quando estão diante de casos onde são obrigados a fazer procedimentos aos quais se opõem por razões morais.

Dois exemplos são a realização do aborto e realização de cirurgia de mudança de sexo.
O caso é tão intenso que o governo de Donald Trump está executando novos regulamentos para implementar e fazer cumprir cerca de 25 leis de consciência.
À CBN News, o Dr. Davis Stevens, CEO emérito da Christian Medical & Dental Associations (CMDA), explicou que a importância da defesa do direito de consciência.
“O direito de consciência é a liberdade de praticar atendimento médico de acordo com suas convicções religiosas, morais ou éticas profundamente enraizadas”.
Uma pesquisa realizada pela Heart + Mind Strategies mostra que os norte-americanos estão ao lado dos médicos e do direito de consciência deles.
Para 83% dos entrevistados, médicos e enfermeiros não devem ser forçados a executar procedimentos que eles rejeitam moralmente. O estudo também revelou que 85% das mulheres mantêm essa visão.
“Também vimos um forte acordo entre as filiações partidárias: 93% dos republicanos, 78% dos democratas, 81% dos independentes e 76% dos libertários”, disse Greg Schleppenbach, da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), que co-patrocinou o pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, 91% dos médicos cristãos disseram que iriam embora de seus trabalhos caso fossem obrigados a violar sua consciência.
“Enquanto conversamos com nossos membros, essa é a questão mais importante para eles. E eles percebem que se perdermos essa batalha, eles não estarão mais praticando medicina”, observou Stevens.
A pesquisa mostra também que 97% dos profissionais de saúde baseados na fé insistem em cuidar de pacientes em necessidade, independentemente de sua orientação sexual, identificação de gênero ou casamento homossexual.
Contudo, eles relatam serem vítimas de preconceito por conta de sua fé. Um caso clássico foi da enfermeira de Vermont que foi forçada a participar de um aborto e depois foi demitida, o que gerou um processo contra o Estado.

Na Flórida, uma médica foi rejeitada para o emprego em uma clínica porque os ginecologistas e obstetras daquele hospital tomaram conhecimento de que ela era membro de uma associação pró-vida.
por Redação Gospel Prime

Alisson recebe prêmio como melhor goleiro do mundo: “Valorizei no pouco, Deus me honrou no muito”


Ele foi indicado pela primeira vez em 2017, mas ficou em oitavo lugar

Alisson Becker. (Foto: Reprodução / Youtube)

Atualmente vestindo a camisa 1 do Liverpool, o brasileiro fez questão de agradecer à sua família e a Deus pelo prêmio recebido.
“É um grande prazer receber esse prêmio porque representa tudo o que eu trabalhei para chegar até aqui. Gostaria de agradecer especialmente à minha esposa, minha filha, Helena, meu filho, Matteo, recém-nascido, aos meus pais e a todos aqueles que me ajudaram a chegar até aqui. Realmente, obrigado a Deus por me abençoar com tanta honra de estar aqui, num lugar como esse, recebendo este prêmio das mãos de uma grande atleta, a rainha Marta, do nosso país”, disse.
Ainda em seu discurso ele citou a parábola bíblica de Mateus 25:21 que diz: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.
Sobre isso ele declarou: “Acredito que eu represento todo jovem brasileiro que sonha em ser jogador de futebol. Gostaria de dizer a todos vocês para não desistirem dos seus sonhos. Lutem sempre porque eu saí do nada, lutei e valorizei o que sempre tive. Valorizei o pouco, honrei a Deus no pouco e Deus está me honrando no muito. Muito obrigado”, completou Alisson.

por Redação Gospel Prime

Feiticeiro que matou mãe, esposa e filho para ter “poder” se rende a Cristo


Conversão o fez ser expulso da aldeia onde era o feiticeiro chefe.

Jacob e outros irmãos. (Foto: The Timothy Initiative)

Um senhor africano se tornou feiticeiro após a morte de seu avô, seguindo então a tradição de seu povo e mantendo-a viva.
Identificado com Jacob, o homem se tornou muito poderoso e passou a ser procurado por pessoas de outros países que chegavam até a sua tribo interessados no seu poder.
Muitas pessoas o procuravam para pedir por cura, morte, para acalmar mentes e até mesmo para enlouquecer outras pessoas.
Mas para se manter poderoso, ele precisava sacrificar pessoas e em nome dessa magia, ele sacrificou seu primo, sua mãe, sua esposa e um filho.
Realizar esses sacrifícios o deixou aflito e ele se tornou alcoólatra, procurando no álcool uma forma de amenizar a dor, a culpa e o sofrimento pelo que ele fez.
A vida de Jacob começou a mudar quando um dia, dentro do bar, ele ouviu algumas pessoas comentando sobre um filme que estava sendo exibido na vila naquela noite. Curioso, ele decidiu participar.
O filme em questão era sobre a história de Jesus, um projeto realizado por missionários ligados à The Timothy Initiative, que prepara e envia plantadores de igrejas para várias partes do mundo, inclusive para a África.
A mensagem do filme tocou a vida de Jacob que entendeu sua necessidade de ter Jesus como Salvador. Foi por isso que ele procurou o missionário Alex, confessou as atrocidades que havia feito e entregou sua vida para Jesus.
Cansado da vida que levava e da culpa que o consumia, Jacob resolveu apagar os laços com o passado e queimou todos os seus amuletos diante da vila, o que deixou a todos furiosos, forçando-o a abandonar a aldeia.
Alex levou Jacob para sua casa e começou a discípula-lo. Ele o encorajou a crescer em sua fé e a se tornar um discípulo, passando a compartilhar o Evangelho com pessoas que o procuraram anteriormente em busca de magia e muitos deles aceitaram a Jesus.
por Redação Gospel Prime

Cientistas descobrem Edom, reino fundado por Esaú

Equipe analisou o resíduo restante da extração de cobre que era o material explorado e que fazia de Edom uma terra rica.

Arqueólogos escavam em Edom. (Foto: E. Ben-Yosef e do Projeto Central Timna Valley)

Pesquisadores israelenses descobriram evidências que sustentam o relato bíblico do antigo reino de Edom, citado em Gênesis 36 como sendo fundado por Esaú.
Edom existiu durante os séculos 12 a 11 a.C, e estava localizado na Transjordânia, entre Moabe, a nordeste, Arabah, a oeste, e o vasto deserto da Arábia, ao sul e leste.
Os relatos bíblicos dizem que a terra de Edom era muito próspera antes de “qualquer rei israelita reinar”, mas não havia nenhum registro arqueológico confirmando que essa terra realmente existia, levando muitos estudiosos a duvidarem do relato bíblico.
Um estudo inovador publicado no PLOS One fala sobre o achado de uma equipe de cientistas israelenses e americanos que descobriu que Edom realmente existia na época que a Bíblia descreve.
“Usando a evolução tecnológica como proxy dos processos sociais, fomos capazes de identificar e caracterizar o surgimento do reino bíblico de Edom”, explicou o professor Ben-Yosef, da Universidade de Tel Aviv, no Central Timna Valley Project .
“Nossos resultados provam que aconteceu antes do que se pensava anteriormente e de acordo com a descrição bíblica”.
Ben-Yosef, o professor Tom Levy, da Universidade da Califórnia, em San Diego, e sua equipe foram ao deserto de Arava, no atual Israel e na Jordânia, para analisar a fonte da riqueza do reino: o cobre.
Especificamente, a equipe analisou a escória, o resíduo restante da extração de cobre, para determinar que Edom não só existia no momento em que a Bíblia descreve, mas também que era poderoso e tecnologicamente avançado.
“Com técnicas avançadas de análise química, análise arqueológica e investigação microscópica, conseguimos entender como as pessoas produziam cobre e descobrir se ele era organizado por um corpo central de pessoas. Os resultados são surpreendentes e eles nos dizem que algo o grande estava acontecendo muito cedo, pelo menos no século 11 a.C”, disse Ben-Yosef à CBN News.
A análise do cobre data o reino de Edom cerca de 300 anos antes do que se pensava – exatamente na época em que a Bíblia diz e antes de qualquer rei governar os filhos de Israel.
“Ele apóia a noção de que de fato não só havia pessoas na região naquele período, mas um reino forte. Foi responsável por tornar essa indústria de larga escala na produção de cobre. Você não pode exagerar a importância do cobre na época”, completou o pesquisador.
O cobre era um material precioso usado nos tempos antigos para criar armas, ferramentas agrícolas e muito mais. “Se você queria ser forte, precisava ter cobre”, disse Ben-Yosef.
A equipe também encontrou evidências ligando Edom a outro grande evento bíblico – a invasão da Terra Santa pelo faraó Shoshenq I (o bíblico “Shishak”), que despediu Jerusalém no século 10 a.C.
Ben-Yosef disse que o faraó não estava interessado em destruir os edomitas, mas apresentou-os à tecnologia de cobre que transformou completamente a região.
“Como consumidor de cobre importado, o Egito tinha um grande interesse em agilizar a indústria. Parece que, através de seus laços de longa distância, eles foram um catalisador de inovações tecnológicas em toda a região. Por exemplo, o camelo apareceu pela primeira vez na região imediatamente após a chegada de Shoshenq I”, disse ele.
Ben-Yosef explicou que suas novas descobertas sugerem fortemente que a Bíblia estava certa, mesmo quando as evidências arqueológicas originais não pareciam somar.
“Nossas novas descobertas contradizem a visão de muitos arqueólogos de que o Arava foi povoado por uma aliança frouxa de tribos, e eles são consistentes com a história bíblica de que havia um reino edomita aqui”, concluiu Ben-Yosef.
Por Redação Gospel Prime

Jovem cristão se torna médico de comunidade tribal em Bangladesh



Após orar pedindo por mudança na situação médica em sua comunidade, Deus respondeu o preparando para o serviço

Philip, um médico rural, realizando um atendimento a paciente
Philip, um médico rural, realizando um atendimento a paciente
Philip, jovem cristão que hoje atua como pastor e médico em Bangladesh, tem um pequeno lucro de sua farmácia, cerca de 8 dólares por mês. Ele até poderia ganhar mais, mas não cobra pelas visitas às casas e serviços. O pastor está muito feliz com o valor que ganha, já que ajuda a prover as necessidades de sua família e de outras famílias.
Agora, Philip é muito conhecido pelos moradores locais por seus serviços à comunidade. ”Pessoas vêm à nossa vila e perguntam sobre mim quase todos os dias. Eu também conheço muitas pessoas. Elas ouvem minhas opiniões e dão importância às minhas palavras. Realmente gosto de servi-las”, diz.
Ao ser avaliado, seis meses após Philip completar o treinamento de médico rural, ele manteve boas práticas e realizou serviços efetivos para os pacientes. Porém, como possui uma renda limitada, não pode comprar remédios caros e mantém apenas um número limitado de remédios na farmácia. O jovem pastor está interessado em adquirir mais conhecimentos sobre medicina e deseja participar de futuros treinamentos.
Graças a suas orações e apoio, a Portas Abertas vai prover apoio financeiro para que Philip possa expandir seus serviços. Ele é grato ao Senhor pelo privilégio de fazer esse trabalho. “Eu nunca imaginei que um dia eu pudesse me tornar um médico rural. Tudo mudou. Para os moradores, não sou apenas um curandeiro, sou um bom médico”, compartilha.
Pedidos de oração
  • Que Philip trabalhe com um coração disposto a servir, como pastor e médico rural. Ore para que ele transmita alegria e paz e que os outros vejam e perguntem sobre isso.
  • Peça a Deus que muitos de seus vizinhos encontrem salvação em Jesus por meio desse ministério.
  • Interceda para que Deus o ajude a crescer em suas habilidades e conhecimentos médicos.
  • Por Portas Abertas